Novo computador para cálculo dedicado

Speed On

Power Member
Há 3 meses atrás vim a este forum na esperança de que me ajudassem a definir a melhor configuração para o computador que necessito adquirir.

Como na altura já se avizinhava uma substâncial descida de preços na Intel, disseram-me para "aguentar" um tempo, até à referida descida se concretizar. Como, segundo sei, ela já se deu, volto a este forum a pedir-vos ajuda.

Vou apresentar basicamente o que pretendo:

-Terá que ser uma máquina com elevada capacidade de processamento, pois destina-se fundamentalmente a programas de cálculo matemático "multi-threads". Contudo, este irá ser também o meu computador "doméstico multi-usos", pelo que terá de cumprir também outras funcionalidades mais triviais. Quero eu com isto dizer que, quanto à gráfica, não precisando ser o "supra summum" da tecnologia, também não me pode deixar ficar mal se pretender ver um filme ou uma apresentação 3D.

- Os fabricantes dos programas de software que utilizo são unânimes ao referir que a performance dos ditos programas de cálculo é potenciada com processadores Quad a 64 bits. Portanto, o processador terá de ser Quad e o SO a 64 bits.

- Será para trabalhar 24 sobre 24 horas, pois deixo-o a processar em trabalhos de cálculo durante a noite. Obviamente terá de ser bem refrigerado e silencioso, pois tenho um sono leve :-) ...

- Memória: 8GB de RAM é necessária. Já quanto aos discos, tratando-se o computador para cálculo dedicado, creio (...não tenho a certeza) não haver necessidade de utilizar, p.ex, 2 Raptors em RAID 0 e mais um disco para armazenamento. Mas aqui não sou técnico ... Para não encarecer muito o sistema, talvez me fique apenas por 2 discos simples (p.ex de 250GB) já que não tenho necessidade de uma "fulgurante" velocidade de acesso. Agradeço a vossa opinião também aqui.


- Por último, quanto ao processador pretendia o melhor (em termos de relação performance/preço). Colegas de investigação estrangeiros com quem já trabalhei, utilizam sistemas com duplo processador (2 Quad Xeon 5345 a trabalhar em conjunto). São rapidíssimos e o "State of the art" na matéria, ao que julgo saber. Contudo, receio bem que o meu "bolso português" não consiga acompanhar tal despesa. Para além disso, em informática, o que hoje é actual passado uns meses torna-se obsoleto ... Por essa razão, não estou em condições, como compreenderão, de "por dinheiro fora".

Gostaria, pois, que me dessem p.f a vossa opinião e aconselhamento sobre a "melhor" configuração para o computador que vou adquirir e que melhor se ajuste às necessidades de trabalho aqui expostas.

Quanto ao orçamento, tenho uma certa flexibilidade, à volta dos 2.000 / 2.500€. Mas claro, quanto mais baixo melhor. O importante é mesmo a maximização do rácio performance / preço ...

Agradeço antecipadamente a vossa ajuda. Obrigado.
 
Só pretendo acrescentar uma pergunta que me esqueci formular na mensagem anterior (à qual agradecia que me respondessem, claro)... Este "site" está ligado a alguma loja de material informático à qual possa apresentar um pedido de cotação?
 
Bem, se fazes calculo, presumo que ram ddr2 com ECC é aconselhavel..

Em relação ao resto, uma Q6600 (quad = 4 cores num single package, ou seja, não necessitarias de dual socket e com a memoria ECC, tens poucos erros pq a tecnologia serve para isso mesmo) chega para poupares algum dinheiro, investindo o resto nos restantes componentes
 
Última edição:
configuraoworkstationzy8.jpg


Excelente configuração para workstation (A placa serve minimamente para jogos e é boa para vídeo). Parto do pressuposto que tens monitor, caixa, teclado, rato, colunas, etc.

Estão aí colocados 8 GB de DDR2 800 MHZ (PC6400) Dual Channel 4x2GB (aproveita que agora é a melhor altura para comprar memórias, pois estão baratíssimas).

O QuadCore que está aí é exactamente igual à sua contraparte XEON.

Podes fazer raid 0 com os dois discos que te coloquei na configuração.

Esse quadcore pode dar 3.2 GHz sem qualquer tipo de problema e sem teres de mexer nas voltagens.

Podes crer que tem grande capacidade de cálculo.

Se quiseres também posso colocar a configuração dum computador completo.
 
Última edição:
Exactamente. Pretendia a configuração completa, pois também pretendo adquirir monitor plano, leitor de cartões 20/1, teclado e rato cordless e o SO Vista de 64 bits. Tudo menos colunas :-)
Já agora duas perguntas:
a) esse Q6600 já é tecnologia GO?
b) em termos da relação performance/preço e comparativamento com este Q6600, o QX6700 não compensa? (Isto para não falar no Intel QX6850 ... é caríssimo, não é?).
Obrigado.
 
Uma pergunta:

- disseram-me que os novos Xeon 3210 2.13GHz da Intel estão sensivelmente ao mesmo preço dos Q6600 e que são melhores em termos de desempenho pois são a 8MB. Será verdade?

Alguém me pode aconselhar nesta escolha?
 
Boas,

nessa config trocava essa fonte por uma Bequiet 600watts ou Seasonic.

Em relaçao ao processador os Q6600 que estao há venda ainda teem o step B3.

Talvez para a 3º ou 4º semana de Agosto ja começem a aparecer B0's.

O Q6600 tambem tem 8mb de cache. Esse Xeon é 2.13 enquanto que o Q6600 é 2.4GHz's.

cumps
 
Última edição:
Obrigado. "JKL22".
Onde me recomenda que adquira o sistema? Convém que já lhe façam o OC (dentro do estritamente aceitável, esse OC deverá ir até quanto? Como é um computador para trabalhar 24h sobre 24h não pretendo exageros que me "derretam" o material).
Resido na área Porto/Braga ...
Agradeço sugestões estabelecimentos comerciais que, naturalmente, dêem TOTAL GARANTIA do que vendem (e Recibo, claro!).

P.S. Este site está ligado a alguma loja?
 
Este site não está ligado a nenhuma loja :)

Existem muitas lojas boas e que dão garantias pois já são tantos os users que as utilizam e dizem sempre bem! Posso adiantar-te algumas que me deixaram muito satisfeito:
*****
Hypertimetech
*****
*****
Ostek
Y2K-Infosom
Grumitek

E claro tens aqui users que te podem ajudar no overclock. Podes tirar um grande rendimento deste CPU, pois estes novos Intel Core 2 Duo e Quad vieram redefinir o Overclock.

As lojas normalmente não fazem overclock. Mas podes perguntar.
 
Os amigos desculpem mas ... estive ainda há pouco ao telefone, para a Odense, e o meu orientador de doutoramento disse-me que o sistema que melhor compatibiliza o cálculo, deverá estar assente em processadores XEON da Intel. Foi taxativo!

O Prof. dinamarquês considera que os Q6600 tem menores capacidades de processamento do que os 2 Xeons's a trabalhar em conjunto (na tal dupla plataforma ou plataforma para duplos processadores, não sei como traduzir isto).

Portanto, vou ter mesmo de abrir os "cordões à bolsa" e enveredar pelos XEON's! A tese vai-me deixar teso :-(( ...

Algumas sugestões para esses tais XEON's? O Prof. disse-me que tem um computador com 2 Xeon's 5355. Isso existe em Portugal? Há alguma coisa semelhante?

E a configuração do resto do computador, como fica?...

Ainda dou em louco com isto ...

Agradeço ajuda.
 
Desculpa-me a pergunta, mas qual a área técnica/científica dos teus professores?

Tens a certeza que conhecem a taxa de cálculo dum quadcore (o Xeon é básicamente o nome comercial dos Intel quando vendidos para estações de trabalho (ou seja, existe sempre um modelo desktop que corresponde em termos de especificações e de estrutura ao modelo Xeon).

Em quanto tempo esse sistema dos teus professores calcula o SuperPi, essa será uma maneira objectiva de aferires a capacidade de processamento dos dois sistemas.

http://www.*****.pt/forum/showthread.php?t=2767

http://http://icrontic.com/forum/showthread.php?t=51937

Como podes ver alguns Xeons tem capacidade de cálculo inferior ao Q6600, porque simplesmente correspondem a E6600.

Portanto duvido muito que o que os teus professores rte disseram seja sempre verdade.

O dinheiro é teu claro :)
 
eu concordo, penso que a unica maneira de testar a rapidez e demonstrares a velocidade de processamento de um xeon vs a velocidade de processamento de um qx6600, penso que so assim puderas ver realmente a tua compra!

agora se obtare por uma MB de duplo socket irás ter dois xeons a trabalhar, o que vençe um qx6600.
cumps
 
E já agora, nao aconselho a fazer raid0, se o pc é para cálculos não me parece boa ideia correr o risco de ficar sem os resultados. Raid0 é bom para performance de acesso a disco, neste caso, é cálculo de cpu e memorias, logo não ha vantagem em raid0. Mais vale comprar um disco de 10000rpm mais pequeno e outro para guardar os resultados, a fazer de backup. E também me parece que o quad aguenta bem com os 2 xeon..
 
agora se obtare por uma MB de duplo socket irás ter dois xeons a trabalhar, o que vençe um qx6600.
cumps
pelo q entendi é mm esse o objectivo... eu sugeria procurar fornecedores directos das marcas em portugal, mais propriamente ai nessa zona do norte, pois as lojas não dispõem desse tipo de material
 
[AMD fanboy]

O barcelona está a sair em agosto e vai obliterar o Xeon..

[/AMD fanboy]

Quanto aos Xeon como isso é para servidores.. não deves encontrar nas lojas "normais" ao público de informática.. digo eu.

Cumps
 
Boas

Eu optei por fazer dois tipos de configuração, uma com componentes desktop e outra com componentes de Workstation.

Aqui fica a minha opinião:

Desktop:

BE QUIET! 700W STRAIGHT POWER - 135€

THERMALRIGHT ULTRA 120 EXTREME EDITION + SCYTHE S-FLEX SFF21F 120MM RETAIL 28.0dB - 75€

ASUS P5K PREMIUM WIFI-AP CHIPSET P35 SOCKET 775 - 245€

EVGA 8800GTS 320MB DDR3 HDTV PCIe -N811 - 300€

CORE 2 QUAD Q6600 2.4GHZ FSB1066 8MB CACHE BOXED - 270€

2 x G.Skill DDR2 PC2-6400 2x2048MB MQ SERIES DUAL CHANNEL - 500€

WESTERN DIGITAL RAPTOR X 150GB 16MB CACHE SATA - 270€

2 x WESTERN DIGITAL 500GB SATAII 16MB 5000AAKS - 260€

TotAL = 2055€
Worktation:

BE QUIET! 700W STRAIGHT POWER - 135€

TYAN TEMPEST i5000XT SATA 2696A2NRF - 425€

2 x INTEL XEON CLOVERTOWN QUAD 5320 1.86GHz BOX - 1100€ ou 2 x INTEL XEON CLOVERTOWN QUAD 5310 1.6GHz BOX - 790€

EVGA 8800GTS 320MB DDR3 HDTV PCIe -N811 - 300€

4 x TRANSCEND FB-DIMM ECC 2GB DDR2-667MHZ - 1120€ ou 8 x KINGSTON FB-DIMM ECC 1GB DDR2-667MHZ - 880€

WESTERN DIGITAL RAPTOR X 150GB 16MB CACHE SATA - 270€

2 x WESTERN DIGITAL 500GB SATAII 16MB 5000AAKS - 260€


TOTAL = 3610€ ou 3060€

+260Esta configuração com material de worktation é muito mais poderoso que a configuração com material desktop, mas também tem 4 cores extra.
Ambas são soluções de elevado desempenho, agora é uma escolha.
 
Última edição:
Back
Topo