Techzone Wiki - Sugestão

OdracirPT

Power Member
Ultimamente tenho estado a pensar numa ideia para este fórum...

Este fórum podia ter uma enciclopédia tipo Wikipédia para o pessoal poder consultar informações.

Não sei se com isso vai mexer muito neste fórum, mas eu tenho o conhecimento de sites que já têm um "Wikipédia próprio" com questões e dúvidas para o outro pessoal de fora poder ver.

Na minha opinião, seria bom que este fórum tivesse um Wikipédia próprio. O pessoal inscrito neste fórum (só os power members) é que podiam deixar o seu contributo ou informação essencial para os outros verem, desde que não sejam contributos inúteis ou ofensivos.

Espero que estejam a entender.
 
Última edição:
parece-me uma ideia porreira...

so não sei é se existe disponibilidade para avançar com conteudos para um projecto desse tipo...

o forum tem muita informação, mas é preciso adaptar as coisas ao contexto...
 
:003: parece-me uma óptima ideia! Nas threads há sempre um ou dois posts muito informativos que deviam ficar para a posterioridade, e um wiki era uma óptima maneira de organizar isso.
 
Isso ou então um search, apesar deste ultimo devolver alguns resultados que não convêm, mas para isso tens sempre os post's em Sticky, post colocados por users que foram aprovados por membros da administração e ou moderação como sendo informação útil e colocados em destaque em cada sub-forum. Por isso acho que neste caso não valerá muito criar um "techzone wikipedia".

Sem mais nada a acrescentar

Fou-Lu
 
Era um projecto engraçado, pelo menos para livrar as variadas secções dos stickies, que já ocupam um espaço considerável.

Cumprimentos.
 
Última edição:
É um projecto interessante e ambicioso, mas como já foi referido, requer muita disponibilidade e dedicação por parte do staff, e levaria eventualmente a um aumento de colaboradores, pelo que duvido que seja sustentável.
 
Isso ou então um search, apesar deste ultimo devolver alguns resultados que não convêm, mas para isso tens sempre os post's em Sticky, post colocados por users que foram aprovados por membros da administração e ou moderação como sendo informação útil e colocados em destaque em cada sub-forum. Por isso acho que neste caso não valerá muito criar um "techzone wikipedia".

Sem mais nada a acrescentar

Fou-Lu

é certo que o nosso search, não funciona com palavras de 3 ou menos letras, mas pelo menos temos um search... o proprio google também permite encontrar varias coisas neste forum... não percebi a ideia.
 
A ideia do wiki é bastante boa mesmo, mas impraticável a meu ver, não seria necessários apenas alguns colaboradores mas sim bastantes colaboradores, pelo menos um em cada quadro.

Threads boas, felizmente, até aparecem com alguma regularidade, e com mais regularidade ainda aparecem bons posts que ficam perdidos pelo meio de threads menos importantes e teria todo o interesse centralizar essas informações, mas isso é quase um trabalho a fulltime, não é um simples mover de threads ou outros tipos de moderação que um fórum possibilita.

Com um fórum tão grande, julgo que a ideia é impossível de realizar. Já foi criado o quadro dos Tutoriais para centralizar threads boas e importantes, com um wiki criado este quadro deixaria de ter sentido.

Mais realço, que para quem já está familiarizado com este ambiente (da techzone), dificilmente irá usar um wiki para pesquisar seja o que for, e quem é novo, dificilmente se vai dar ao trabalho de ir ao wiki procurar antes de abrir thread a postar, isto já é um problema crónico de todos os fóruns, postar antes de pensar.

Sinceramente acho que o resultado final vai ser um wiki muito bom com pouca procura, ou seja, desperdício de recursos.

HecKel
 
A meu ver temos informação muito importante e preciosa aqui no forum. Se fosse possível organiza-la numa "wikipedia" seria muito bom para todos.
 
Sox isso não está em questão, é evidente que é uma excelente ideia. Agora tu disponibilizarias-te para organizar essa informação? Percorreres todas as threads do fórum e ver o que é realmente importante, organizar toda a redundância que um fórum possibilita, filtrar a informação importante de cada post/thread, etc e tal?

Eu não. O trabalho que iria exigir tal organização é mesmo muito grande, e sinceramente não compensa, pois não seria dado o devido uso.

HecKel
 
E porque começar com o arquivo gigantesco? Porque não começar pelo mais facil, e fazer a wiki com as coisas mais recentes (estou a pensar em resoluções de problemas, tutorials, etc) e com o tempo apanhar os temas mais antigos (ou eventualmente apanha-los com a sua repetição no forum)
 
parece-me uma ideia interessante :) mas como foi referido pelo Konkaman, rodaco e HecKel é necessária muita gente com disponibilidade para um projecto destes...nada como testar as águas e ver a desão do pessoal ;)
 
Mas se cada vez que alguem fizer um tutorial o meter lá, ou cada vez que se apresenta uma app no sub-forum apple, a wiki vai certamente crecer (ao seu próprio ritmo, claro, não se pode querer compilar todo o forum numa wiki de uma vez!)
 
Analisando com mais calma, começo a ver que é um projecto que, a longo prazo, poderá converger para variadíssimas áreas, já que o fórum lida com bastantes temas. A única forma de tornar isto realizável seria permitir todos os utilizadores deste fórum ter permissões para edição, criação de artigos, etc. Partindo desse princípio, e supondo que existe boa fé da maioria dos utilizadores deste fórum (o que me parece verdade), a consulta e edição da wiki provavelmente tornar-se-ia um procedimento rotineiro para um utilizador regular deste fórum, e uma referência a nível nacional de repositório de conhecimento informático/tecnológico.
 
Sox isso não está em questão, é evidente que é uma excelente ideia. Agora tu disponibilizarias-te para organizar essa informação? Percorreres todas as threads do fórum e ver o que é realmente importante, organizar toda a redundância que um fórum possibilita, filtrar a informação importante de cada post/thread, etc e tal?

Eu não. O trabalho que iria exigir tal organização é mesmo muito grande, e sinceramente não compensa, pois não seria dado o devido uso.

HecKel

Da mesma forma que existem moderadores e colaboradores (que até na NL participam activamente), poderiam ser seleccionados voluntários para essa tarefa. A falta de disponibilidade nunca foi problema, tendo em conta o universo de users aqui da TZ.

Com tempo, sem pressas, acho que poderia ser uma ideia viável. Percebo porque pensas que não seria dado o devido uso, mas isso seria algo a longo prazo, pois demoraria a estar incrementado e demoraria a ser divulgado.

Demoraria também a ganharmos o habito de usar essa feature mas depois de percebidas as vantagens não tenho dúvida que seria algo bastante usado.
 
Da mesma forma que existem moderadores e colaboradores (que até na NL participam activamente), poderiam ser seleccionados voluntários para essa tarefa. A falta de disponibilidade nunca foi problema, tendo em conta o universo de users aqui da TZ.

Com tempo, sem pressas, acho que poderia ser uma ideia viável. Percebo porque pensas que não seria dado o devido uso, mas isso seria algo a longo prazo, pois demoraria a estar incrementado e demoraria a ser divulgado.

Demoraria também a ganharmos o habito de usar essa feature mas depois de percebidas as vantagens não tenho dúvida que seria algo bastante usado.


eu concordo
e como disse antes eu estou disposto a ajudar!!:):)
 
Sox, talvez eu esteja a ser céptico demais, até concordo que estou a fechar-me demasiado na minha opinião, mas um wiki é uma ferramenta mesmo muito poderosa, no entanto precisa de estar sempre actualizado.

Olhem o caso do iGama e do Wiki dele, está constantemente a actualizar o mesmo, e é algo de um tema mais restrito, este seria algo mesmo muito abrangente.

E vejam a redundância de informação que existe, uma mais completa que outra, uns posts completam outros. Seria necessária uma manutenção mesmo grande, mesmo que seguindo a sugestão do lammer.pt de começar pelo fim, pelos post que vão aparecendo.

Nem mesmo um moderador consegue controlar tantos reposts e afins, grande parte das threads bloqueadas por repost é devido a report de utilizadores ou posts a indicar o mesmo, agora imagina evitar esse redundância num wiki? Claro que uma boa estrutura do wiki evita esses problemas, mas depois tens os casos de temas mais ambiguos, que tanto encaixam numa área como noutra, é meio caminho andado para a redundância. E redundância é meio caminho andado para incompatibilidade de informação (uma mais actualizada do que outra).

A ideia de deixar o wiki aberto a qualquer um é uma boa solução, aliás, é essa a filosofia principal de um wiki, e de facto evitava tanto trabalho..., mas aí perdia-se a fiabilidade da informação, mais uma vez alguém teria de ir verificar todos os conteúdos e verificar se a informação disponibilizada é de facto útil ou correcta. Nem mesmo um moderador faz isto num fórum, a própria discussão que um fórum possibilita evita um moderador de se preocupar com isto, ou seja, desta forma os moderadores do wiki teriam a dupla preocupação de manter a fiabilidade da informação e de a ter devidamente organizada.

O único ponto positivo que consigo encontrar sobre esta sugestão, é o próprio wiki. Mas não podemos descartar toda a manutenção que o mesmo exige. Isto se querem um wiki digno de ter a etiqueta da techzone.

Desculpem se o meu cepticismo incomoda alguém...

HecKel
 
acho a ideia interessante.. mas como iria ser organizado, em termos de conteudo digo? seriam posts soltos? ou divididos por certos temas?
 
Um projecto desta magnitude tem os seus riscos. Mas penso que as vantagens dele os cobrem.

Embora reconheça que o HecKel tem razão, principalmente devido a redundância de informação, já que há temas intrinsecamente relacionados e que não podem ser univocamente classificados.

Mas vejo isso como um pequeno mal para uma boa causa. Penso que é pouco correcto partir do pressuposto de que toda a informação colocada nesta wiki seria errada. E é algo para ser construido com tempo e espero que com a contribuição de todos.

Penso que a Techzone tem os utilizadores com conhecimento necessário para realizar algo desta magnitude. E não esperaria que tal fosse feito sem qualquer tipo de risco.

Por outro lado, provavelmente deixaria de lado todos os assuntos "instáveis", passíveis de mudança a curto prazo. Por exemplo, a secção de novidades de Hardware, em que existe grande teor especulativo.

Cumprimentos.
 
Back
Topo