Análise Gigabyte Odin GT 800W

VoRtAn_MaDgE

A.S.Team performed
Ora boas ppl :)

Como o prometido é devido venho por este meio trazer á comunidade uma review caseira da última fonte da Gigabyte... A ODIN GT 800W !!!

Introdução

Após ter ouvido rumores há uns meses atrás de que a Gigabyte se iria estrear no mercado dos utilizadores "entusiastas" relativamente no que toca a fontes de alimentação fiquei deveras curioso.
Fui seguindo via internet rumores e possíveis características da fonte.
Começou-se a especular que a Gigabyte iria lançar fontes de diversas potências com a possibilidade de controlar via software algo que até "hoje" seria impensável, voltagens!
Parece que a Gigabyte não se ficou por aqui...

Vejamos...

Características da Gigabyte Odin GT 800W

- Active PFC
- Overvoltage Protection
- Overcurrent Protection
- Undervoltage Protection
- Short Circuit Protection
- Corresponde á norma Intel V2.2 12V e EPS 12V
- 800W
- 82% Eficácia garantida independentemente da "carga"
- Fonte modular ( excepto cabo dos 12v ( cpu ), atx ,2xpci-ex (vga's) e cabo usb para uso/controlo do software
- Fan de 140mm silenciosa (led's azuis)
- Ruído de 16/43DB
- 4 Rails +12V ( 2x18A + 2x25A, 62A)
- SLI/Crossfire Ready ( certificada para 4vga's )
- Componentes de alta qualidade japoneses.
- Cablagem de elevada qualidade de modo a suportar maior stress quando em "carga"

Possibilidades via software ( Power Tuner )

- Regulação independente dos rails da fonte ( 12v, 5v, 3,3v )
- Monitorização em tempo real da amperagem a ser utilizada em cada rail, assim como os watts em "utilização" no momento bem como o maior "pico" desde que o software começou a monitorizar a fonte
- Regulação da velocidade da ventoinha da fonte bem como 2 fans extras( se ligadas á fonte directamente )
- 4 modos de operação de controlo em todas as fans ( Manual , Silence, Normal e Performante )
- Controlo de temperatura através de 4 sensores em locais á escolha pelo user
- Alarme via software pra valores baixos ou excessivos de ( watts, voltagem, amperagem, temperatura e velocidade das fans )
- On/Off dos led's da fan da fonte



Passemos ás fotos da Odin GT 800W...

4z1cb6b.jpg


53kj3og.jpg


5xngdc2.jpg


521z98l.jpg


4t92r9t.jpg


4ope3id.jpg


5ys412o.jpg


4pxoeoz.jpg



Passemos agora á cablagem e extras...

Cabos "agarrados" á fonte...

Cabo atx 24pinos
Desta forma deixa de haver a possibilidade de haver a utilização dos 20/24 pinos havendo só a 2ª opção
4t6ya8p.jpg


Cabo dos 12v do cpu (4/8)
6bm0h0h.jpg


2x cabo alimentação vga pci-express (6/8)
4mhkbjq.jpg


Cabo usb interno fêmea de ligação á board.
São estes pormenores que gosto de salientar...
Pensando na possibilidade do user final poder ter todas as usb's internos da board ocupadas a gigabyte fornece-nos juntamente com a fonte um adaptador de modo a podermos ligar a fonte a uma ligação usb externa que irá fixar na caixa através dum "bracket" ao que estamos habituados nas vga's por exemplo.
Parabéns Gigabyte!!!
4znwxgm.jpg

61uiyqd.jpg


"Pack" da Gigabyte Odin GT 800W

Fonte,
Cd de instalação,
4 parafusos normais,
4 parafusos de aperto fácil,
Mini-manual com descrição da cablagem,
Cabo de alimentação,
Cabo adaptador de usb interno para usb externo
Cabo Y para controlo de 2 fans

Cabos anexos á fonte

Cabo molex 24pinos
Cabo 12V cpu (4/8)
Cabo usb interno
2x cabos alimentação pci-express (6/8)

Cabos da bolsa

6 cabos dos quais ....
2 cabos alimentação pci-express (6/8)
2 cabos alimentação discos/drives sata (cada um com 3, perfazendo assim 2x3=6 no total)
2 cabos alimentação molex normais ( cada um com 2 molex [2x2=4 no total] e com uma ligação para floppy [2x1=2 no total]
6f6lvnb.jpg
 
Última edição:
Ora tudo isto é muito bonito....mas funciona ???????
Já lá vamos :D

Antes dos testes passemos a alguns prints do software que nos permite fazer tudo o que referi anteriormente... Power Tuner.

Nesta foto podemos ver os cinco grandes campos que este software nos permite analisar:
Watts, Voltagem, Amperagem, Velocidade das fans e Temperatura.


Passemos ao menu "M" (canto inferior esquerdo) - Monitoring
Conseguimos neste caso ver o consumo em watts que o nosso sistema está a ter no momento assim como o maior "pico" que já teve desde que abrimos o software.
Conseguimos também visualizar as temperaturas a que está no momento tanto a fonte em si como os 4 locais possiveis escolhidos por nós aos quais ligámos os sensores.
Por fim também podemos visualizar as rotações da fan da fonte e de outra k podemos ligar através do cabo que nos é fornecido no bundle.
É neste menu também que podemos ligar/desligar os led's azuis da fonte da fan...canto inferior direito - LED.

5xxk67b.jpg


Aqui neste caso estamos a monitorizar em tempo real os amperes e os volts que a fonte está a debitar em tempo real em cada um dos rails.

676yf61.jpg


Passemos agora ao menu "C" - Current
Neste caso podemos através deste menu modificar dois campos... A rotação das fans e a voltagem dos 12, 5 e 3,3v.
Na parte das fans temos os quatro modos de operação das mesmas e em que no modo manual podemos escolher a partir de que temperatura e a partir de que volts é que a fan trabalhe.

6g4jlmd.jpg


Na parte da voltagem não há muito a dizer...é aqui que os entusiastas podem aumentar e diminuir a seu gosto os volts de cada um dos rails e verificar em tempo real caso tenham um multimetro a subida e descida dos valores dos mesmos!!!

4m8tjm0.jpg


Por fim e neste menu não há muito a dizer.
Menu "A" - Alarm.
Este é o menu a que fui logo mal abri o programa e desactivei os alarmes todos de aviso de voltagem excessiva :D
Aqui podem activar e desactivar alarmes para os cinco campos que esta fonte da gigabyte nos permite monitorizar, Watts, Voltagem, Amperagem, Temperatura, Rotação da fans.
630851f.jpg


E pronto em termos de software, de manuseamento do mesmo estamos conversados...não há muita ciência, é tudo muito "user-friendly" ...

Chega de conversa da treta... passemos ao que realmente interessa...
Testes á sério.... :x2:
 
Última edição:
De modo a ter um meio de comparação usei também nos testes que irei revelar a seguir a minha todo o terreno Enermax Liberty de 620W que já me acompanha á muito tempo...

Ambas as fontes foram testadas nas mesmas condições!

Machine setup:

E6700 2,66@4,4Ghz
Mach2 cooled
Asus P5n32E-SLI fully modded
2x1024 TeamGroup Xtreem PC8000 @ DDRII1000 cas4
2x Asus 8800Ultra (SLI mode enabled)
2x drives ópticas
4x discos
5x fans de 120mm
1x fan de 40mm no southbridge
1x controlador de fans

Nota - De realçar que a mh prommy não está ligada á gigabyte, nem á enermax estava pela simples razão de a mh p5n32e-sli fazer shut-off nos reset e assim controlo o on/off da prommy manualmente.

Para ter uma comparação entre ambas optei pê-lo seguinte...

Em ambiente windows (windows vista) li a voltagem em idle da fonte.
Após esse passo corri todos os testes do 3dmark06 seguidos (exceptuando os do cpu) de modo a ler a voltagem da fonte em verdadeira "acção" :D

Poderão perguntar...atão e porque não testar com jogos??? ...resposta fácil...nenhum jogo me colocou carga em cima da fonte de mesma maneira que o 3dmark06!

No caso da gigabyte corri os testes tanto com os valores por defeito da fonte ( sem recorrer a alterações dos valores via software ) assim como após ter alterado os valores dos rails para o máximo...




Ora vamos lá atão ......... :002:




ENERMAX LIBERTY 620W RESULTS

Idle Windows Vista
11.93V...:wow: As 8800Ultras estão a comer a Enermax ao pequeno almoço e em Idle...
Já não antevia coisa famosa para a minha Liberty :'(
4zny2s8.jpg




3Dmark06 GPU tests ( LIBERTY 620W )

674ys1v.jpg


52ciuyp.jpg


52ciuyp.jpg


6evczle.jpg


Nitidimente a fonte não aguenta a pujança desta nova geração gráfica de gráficas de topo em termos de consumo...simplesmente como podem ver a enermax não dá conta do recado...



Passemos á proposta da gigabyte com os valores de origem...



GIGABYTE ODIN GT 800W STOCK

Afinal a fonte bufa ou não bufa ??? :x2:

Idle Windows Vista
12,11V...8|!!! Ultras bem mansinhas desta vez :x2:
4p4ufk6.jpg




3Dmark06 GPU tests ( ODIN GT 800W )

4pxk0ok.jpg


63myxhv.jpg


4qrmnh3.jpg


52g87m0.jpg


Sem espinhas... praticamente não mexe :wow:!!! Grande estabilidade da fonte da gigabyte em stress...
Volto a relembrar...ainda não tinha puxado pelo "colarinho" dela :D



Passemos a outro nível ;)

GIGABYTE ODIN GT 800W SQUEEZED :D

Já satisfeitos???? Naaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa :D


12.29V IDLE no desktop... apenas e somente quase 0.2V de aumento :004:
53r72wx.jpg


3Dmark06 GPU tests ( ODIN GT 800W SQUEEZED)

645mqmw.jpg


536pk5e.jpg


67oid93.jpg


6c7uzig.jpg


Nem vacila de idle pa load com sistema altamente overclockado em todos os sentidos e com duas vga's de última geração em SLI famintas de Watts !!!

É obra!

Tenho de me render ao multimetro e aos volts.
Tenho de confessar que nunca pensei que os resultados fossem estes.
Leituras por software? Todos nós sabemos os erros que elas nos dão.
Pensei para mim...ah e tal meto o multimetro ao barulho e vou-me rir...
Tenho de admitir... a Gigabyte fez uma fonte abismal!!!

Conclusão

Com esta gama de fontes a Gigabyte sem dúvida que inova bastante no mercado.
Com um simples click podermos fazer algo que anteriormente teríamos de fazer abrindo uma fonte para depois calcular valores de resistências e achar circuitos para alterar os mesmos desse modo invalidando a garantia metendo soldas ao barulho???????
Até que ponto daqui a uns tempos esta tecnologia poderá ou não vir a tornar-se standard no mundo das fontes?
Irá a moda pegar???

Enfim só o tempo o dira!

Na generalidade a fonte impressionou-me muito...quando eu digo muito, é muito mesmo!
Roça a perfeição a meu ver...mas...
Há sempre um mas.

Prós e contras...

Prós:
- Possibilidade de alterar tudo e mais alguma coisa na fonte via software
- Elevadíssima estabilidade tanto em idle como em load
- Software super básico
- Potência de sobra para sistemas Hardcore
- Elevado grau de qualidade e sobriedade na construção
- Fan super silenciosa
- Baixo aquecimento mesmo com a fan no minimo


Contras:
- Software ainda com alguns bugs por resolver
- Software ultra pesado após algum tempo de utilização (neste momento tenho o programa da gigabyte aberto e está a ocupar-me + de 200mb)
- Bundle um pouco pobre ( poucas ligações relativamente a outras fontes no mercado )
- Falta de manual, apenas descrição da cablagem


Quanto ao peso que o software tem no sistema existe uma solução que apesar disso não resolve o problema, visto ele existir...
Alterem o que quiserem na fonte...fechem o programa.
A fonte assume as nossas últimas alterações mesmo após um shutdown ;)


Não posso acabar esta review sem realçar o feito que a gigabyte conseguiu com esta fonte.
Quis inovar e conseguiu completamente.
Os meus parabéns á Gigabyte!

Tebdo em conta todos os aspectos desta review não venho aspectos suficientes para não dar a este artigo a classificação de altamente recomendado!

Sendo assim...

53fsxte.jpg
 
Última edição:
muito bom
parabens pela review :D
por acaso nao estava a espera de uma fonte tao estavel a gigabyte nao prima assim tento por estabilidade mas prima imenso por inovação.
pode ser q em breve saia uma versao do software ja com os bugs corrigidos.
 
Excelente review VoRtAn_MaDgE, também pensei que quando pusesses o multímetro ao barulho as coisas ficassem mais "feias" :002:

Grande fonte, uma escolha a ter muito em conta...
 
Boa review sim Sr.
Já agora, algum comentário quanto ao preço? (>166 €, ao que parece) É que pra mim seria definitivamente algo a adicionar na secção dos "contras". Será que vale o "investimento", mesmo para os entusiastas?
 
É carota, sim, mas são 800w :wow:

Vai existir uma versão mais "fraca", tipo 600w? :x2:

Este software dá ca um jeitão! :wow: Alem de subir os volts e pelos vistos praticamente sem erros como pudeste comprovar com o multimetro :wow:

E leitura de amperes e watts, 5* :D
 
kusta 166 euros mais coisa menos coisa.... mas por um pouco menos trazes uma LCPOWER 850w Arkangel que penso ter melhor performance que esta... um abraço
 
Boas!!!

Excelente Review, que cobre todos os pontos essenciais neste tipo de produto...

Em relação á comparação com a LCPower... Lamento desamportar-te mas essas Metraton, são bastante fraquitas em qualidade de sinal e a nível de estabilidade...

Tendo eu já mandado para a sucata 2 em testes com sli de ultras e CPU´s em OC...
São boas para um sistema médio a alto, mas mais que isto esquece...

Troquei-as por uma Seasonic de 700watts, que mostra que a qualidade paga-se!

Cumprimentos

LPC
 
Obrigado pelo feedback pessoal :)
São uma das razões pelo que ainda não deixei de fazer reviews...tÊm sido poucas mas o tempo não tem ajudado.

Quanto ao que escreveram.

Em relação ás LC-Power acho que em qualidade não têm comparação e a diferença de preço que se dá mais por esta em relação á LC-Power de 850W justifica sem dúvida a meu ver.

Se poderem ver uma a trabalhar irão constatar que o ar que a fonte expele é muitissimo mais fresco comparativamente ás outras fontes (pelo menos as que já me passaram pelas mãos) ... garanto-vos que não foram poucas.

Sim existem mais modelos, sim, já existe no mercado nacional a versão de 550W... penso que irá aparecer no mercado ainda este ano um modelo de 1200W certificada para 6vga's, mas acho que ainda não passam de rumores.
Não posso dar 100% certeza.

A solidez nas voltagens de idle para load é incrivel... com um multimetro com duas casas decimais praticamente é impossivel ver a oscilação dela!

Adoro a mh enermax mas com duas vga's a consumirem como consomem as ultras rebentam completamente com ela...

A gigabyte aguenta com ambas com uma perna ás costa.

Sim o software tem bugs, sim tem mas se posso alterar voltagens, fechar o software, desligar o pc, voltar a ligar e a própria fonte "grava" os setting sque pus...que me interessa o que ele ocupa em memória passado um bom bocado ???

Ontem desliguei o pc tinha 12.31V... hj liguei-o tenho exactamente o mesmo!
 
Última edição:
O bom é a leitura em tempo real, mas sempre pode se desligar se for preciso libertar cpu e ram...


Exacto...
Mas ambos sabemos como são as leituras por software.
Após sabermos o erro é k nos podemos fiar...
Por exemplo no pc do bules com uma 2900xt e com um 945 numa dq6 p35 se meter no max os 12v que o software permite (12,36v) tenho 12,5V...real acima do que a gigabyte afirma.
Porém em mh casa a mesma fonte dá 12.31v, abaixo do referido pela gigabyte como max dos 12v...
Td tem a ver com o sistema que tenhamos.
Mas que temos sempre bastante acima dos 12v ai isso temos :D
 
Grande fonte...e mt boa review! :p

Vortan...qual foi o consumo maximo que o software registou durante essa sessão de benchs? :D
 
Mas o offset com o multimetro se for constante e conhecido é na boa, bem que podia ter uma opção para calibrar, como o aquaero tinha para calibrar os sensores de fluxo e temperatura.

Queria saber era a fiabilidade do consumo, mas precisas de ter aquela cena de medir watts e eventualmente, entrar na equação a eficiência da fonte, já que não sei se estes watts medidos é o que a fonte "chupa" da rede ou envia ao PC.
 
em principio vou ter uma nota de credito pra gastar numa loja, agora estou em duvida entre esta, a corsair HX620 ou uma seasonic potente
 
em principio vou ter uma nota de credito pra gastar numa loja, agora estou em duvida entre esta, a corsair HX620 ou uma seasonic potente

Ambas excelentes fontes.
Escolha dificil.

Terás de ponderar consoante o sistema que tens.

O M@ster tem uma corsair de 620w...está muito satisfeito.

A seasonic tem provas dadas.

A gigabyte inovou e mostrou ser uma grande fonte...

Possivelmente até vou ficar com ela para reformar a enermax :)
 
Back
Topo