[Guia] Usando PC como Router / Firewall

APLinhares

OpenSource
Máquina Dedicada como Router
router.png

Gnu/Linux permite a liberdade, liberdade de escolha, liberdade de uso. E aliando liberdade de escolha e opensource, encontramos cada vez mais distros específicas para determinada área. Falemos das dedicadas para routing, firewall, permitindo muitas inclusivé server web, mail, ftp, entre outros.

Especialmente concebidas para usar sem um ambiente gráficas, mas tendo acesso à maquina por 1 página Web, várias são as distribuições para o efeito. Muitas delas têm 1 versão gratuita, disponível sem custos, para a comunidade, sendo comum encontrar soluções pagas (também a fim de ajudar ao desenvolvimento dos projectos).


A título de encontramos:
- ClarkConnect
- OpenLinuxRouter
- Vyatta
- Coyote Linux
- Lunar Linux
- Ipcops
- ZeroShell
- RedWall Firewall

E deslocando um pouco para o universo BSD
- m0n0wall
- Freenas
 
Última edição:
Algumas correcções e adições: O FreeNAS é baseado em m0nowall (e não o contrário) e existe ainda o pfSense que é um versão do m0n0wall mais virado para servers (o m0n0wall é do género sistemas embebidos). Além disso o FreeNAS é direcionado para a criação de NAS (Network Attached Storage) e por isso não sei bem se será indicado para criar um router.
 
Última edição:
Algumas correcções e adições: O FreeNAS é baseado em m0nowall (e não o contrário) e existe ainda o pfSense que é um versão do m0n0wall mais virado para servers (o m0n0wall é do género sistemas embebidos). Além disso o FreeNAS é direcionado para a criação de NAS (Network Attached Storage) e por isso não sei bem se será indicado para criar um router.
Tens razao, troquei o freenas pelo m0n0wall :)
Resolvi adicionar o FreeNas, pois como dito, apesar de ser para NAS, permite criaçao de vários tipos de server.
FreeNAS is a free NAS (Network-Attached Storage) server, supporting: CIFS (samba), FTP, NFS, AFP, RSYNC, iSCSI protocols, S.M.A.R.T., local user authentication, Software RAID (0,1,5) with a Full WEB configuration interface
tb se alarga a lista assim :)
 
Eu sei que só estavas a colocar mesmo distros especializadas, já com tudo "preparado", mas é só para dizer que de tudo o que já usei num pc com essa função, debian e freebsd caem mesmo que nem um mimo ;)
 
Qual é o melhor método pra usar uma máquina virtual só a fazer de fw? Fartei-me do outpost e pra tar a aprender a configurar o kerio vou antes pra um linux que sempre aprendo qualquer coisa. Há algum distro pra usar em linux que seja mesmo bom e fácil de configurar? E onde corro a máquina, VMWare continua a ser a melhor?
 
Qual é o melhor método pra usar uma máquina virtual só a fazer de fw? Fartei-me do outpost e pra tar a aprender a configurar o kerio vou antes pra um linux que sempre aprendo qualquer coisa. Há algum distro pra usar em linux que seja mesmo bom e fácil de configurar? E onde corro a máquina, VMWare continua a ser a melhor?

eu usei o ipcop a fazer de firewall pelo vmware. segui este guia aqui : http://www.smokinggun.de/?p=78

mas gastava mais ram que um firewall por software, e se quisesses bloquear um programa de aceder à internet, só se soubesses as portas porque estás a usar uma firewall fora do teu sistema operativo. fora isso fazia bem o seu trabalho e achei bastante fácil de configurar, o que não falta pela internet são guias se tiveres dúvidas.
 
Distro para Servidor

Boas..

Antes demais, espero não estar a ser repetitivo neste post..

Gostava de configurar um PC com LINUX instalado que servi-se como servidor...
Numa faze inicial que me permiti-se filtrar as ligações á internet, ou seja, ligar router net, e todos os outros pcs da rede cerca de 10, ligarem a esse controlando o seu trafego e as páginas que consultam..

Agradeço toda e qualquer ajuda/sugestão..

Desde já os meus cumprimentos,

PS:Espero me ter conseguido explicar..
PS2:Os conhecimentos de Linux são básicos, mas ansioso de uns aumentar...:)
 
fazes o mesmo com todas as distribuicoes, ja k os programas k te vao permitir fazer isso correm nas diversas distribuicoes...
 
Já existem alguns tópicos sobre este tema.

Posso-te já fazer um resumo do que te vão responder:

3 tipos vão dizer Ubuntu porque é a única coisa que conhecem.

4 tipos vão gozar com estes mas não te vão dar uma solução alternativa

2 tipos vão aparecer a falar da vantagem do gentoo e de um arch linux.

10000 tipos vão reclamar que são instaveis para servidores

2 tipos anteriores vão dizer que correm servers em gentoo.

uma pessoa experiente vai-te dizer para usares freebsd, ao qual 10 pessoas te dizem que o netcraft proclamou que este estava morto e que tu queres usar é linux.



No final de leres 20 tópicos ficas a pensar se queres usar Debian, CentOS ou um dos mil vezes referidos Fedora , Slackware ou OpenSuse.


Da minha experiencia profissional o que tenho visto é openbsd a fazer de firewalls e freebsd para tudo o resto, Debian Stable para o que precisa de ser em linux.

Para ambiente de trabalho usa o que gostares mais.
 
Devo dizer que gostei do teu post...:-D (k3ys3r)

Mas penso que tens razão, no que dizes...
Vou precisar é de uns tutorials/livros, para isto...Podem me ajudar?
 
Última edição:
Qualquer distro das ultimas tem documentação bastante boa no site, faz sempre a instalação mínima e começa a partir dai, Para um servidor não vais precisar de X e afins.
 
Olha para começares e visto que não percebes muito do assunto aconselho-te Clarckconnect que vai na versão 4.0 creio eu. Tem um interface web muito facil de configurar e um faq e forum interessantes.
Depois de aprenderes mais de Gnu/Linux e afins aventuras-te numa coisa mais hardcore.
Procura pelo tópico/thread do clarckconnect que tens lá quase toda a informação que precisas.

EDIT:Só mais uma coisa se por acaso for para uma empresa tem de ser pago.
 
Última edição:
Já existem alguns tópicos sobre este tema.

Posso-te já fazer um resumo do que te vão responder:

3 tipos vão dizer Ubuntu porque é a única coisa que conhecem.

4 tipos vão gozar com estes mas não te vão dar uma solução alternativa

2 tipos vão aparecer a falar da vantagem do gentoo e de um arch linux.

10000 tipos vão reclamar que são instaveis para servidores

2 tipos anteriores vão dizer que correm servers em gentoo.

uma pessoa experiente vai-te dizer para usares freebsd, ao qual 10 pessoas te dizem que o netcraft proclamou que este estava morto e que tu queres usar é linux.



No final de leres 20 tópicos ficas a pensar se queres usar Debian, CentOS ou um dos mil vezes referidos Fedora , Slackware ou OpenSuse.


Da minha experiencia profissional o que tenho visto é openbsd a fazer de firewalls e freebsd para tudo o resto, Debian Stable para o que precisa de ser em linux.

Para ambiente de trabalho usa o que gostares mais.

Kayser, que grande post. :-D:-D

Por acaso concordo com a tua parte final, mas sem o openbsd :D

Eu também normalmente é freebsd/debian stable para servidores, firewall e máquinas a fazer routing.
 
Olha para começares e visto que não percebes muito do assunto aconselho-te Clarckconnect que vai na versão 4.0 creio eu. Tem um interface web muito facil de configurar e um faq e forum interessantes.
Depois de aprenderes mais de Gnu/Linux e afins aventuras-te numa coisa mais hardcore.
Procura pelo tópico/thread do clarckconnect que tens lá quase toda a informação que precisas.

EDIT:Só mais uma coisa se por acaso for para uma empresa tem de ser pago.

Depende da máquina que ele tiver. Não te esqueças que o Clarckconnect é muito "comilão" a nível de recursos. Especialmente de RAM. ;)

Talvez uma boa aposta seja IPCop, que se baseia mais ou menos nos mesmos moldes, e é muito, mas muito mais leve.
 
pfSense. Baseado em FreeBSD, foi alterado especialmente para aquilo que queres fazer (router/firewall). Estável que nem um rocha, nunca me deu problemas enquanto o usei.
 
Back
Topo