Ajuda no boot URGENTE!!

Teixa

Power Member
Ora bem agora e que a fiz bonita... Tava com o vista instalado e a funcionar as mil maravilhas mas resolvi instalar o xp pro pra jogar, resultado agora o pc arranca logo com o xp. Tenho particoes separadas para os dois SOs e sao as dua primarias. Como posso recuperar o meu Vista? nao me importo de desinstalar o xp, ate pq instalei o Lastxp e nao gostei.
 
tive a pesquisar e parece que tinha que ter feito o contrario, instalar o xp e so dps instalar o vista dessa maneira o boot loader reconhecia os 2 SOs. Mas agora que a asneira esta feita tenho como a resolver se formatar tudo? Nao queria mm formatar a particao do vista.
 
Desculpa lá mas esse foi um erro de amador... mas enfim, não deve ser mto dificil de reparar. Eu nunca usei o Vista, pelo que nao sei exactamente como solucionar o teu problema. Contudo se não te indicarem melhor soluçao, sugiro que pegues no dvd de instalaçao do Vista e arrankes desse dvd, la devem indicar-te um modo de reparaçao do windows ou em ultimo caso voltas a instalar o vista. NOTA: Não tens de formatar nem apagar nada. O dados de boot sao registados no master boot record, nada a ver com as partições onde tens a instalaçao dos SO.

Se kiseres instalar dois SO Windows (Vista + XP p.e.) sugiro que utilizes um programa como o Partition Magic, já que o instalador do windows é estupido e não te dá a escolha configurares o bootloader ....

Enfim, boa sorte
 
:( foi um erro de amador, mas isso é normal pq sou mm amador :p. As partições que tenho foram criadas com o Partiton Magic, mas entao nao é possivel instalar o xp dps de ter o vista? nao há nenhum boot loader que me possa resolver o problema? Nao posso aceder ao master boot record? Se formatar a partiçao do xp o vista vai arrancar?

Já pareço um puto na idade dos porques, mas na verdade é mm assim que me sinto, um puto que nao percebe nada disto.
 
O que eu vejo é que ninguém se preocupa mesmo em perceber como estas coisas funcionam e só te dão conselhos complicados para uma coisa tão simples que até o bloco de notas resolve, acho que amador é quem recomenda uma espingarda para matar uma melga (e mesmo assim falha).. :-D


Ainda tens o Vista instalado certo?

Fizeste o passo certo (não és amador) - usaste outra partição e isso salvaguarda tudo o que precisas para recuperar o vista.


Creio que tens o Vista instalado na Drive C: certo?

Vamos resolver isto usando o XP.

- Abre o Painel de Controlo
- Selecciona o icone "Sistema"
- Abre o painel "Avançadas"
- Clica em "Definições" dentro do grupo "Arranque e Depuração"

Dentro desse menu controlas todas a definições de arranque do windows

A primeira caixa diz: "Sistema operativo predefinido" - experimenta ver se o teu Vista se encontra listado dentro desta caixa.

Também tens a opção de "Mostrar a lista de Sistemas Operativos durante o arranque" e assim alternar entre sistemas operativos quando te apetecer.


-------------------------------------

Com o bloco de notas??

Na realidade os passos que descrevi anteriormente vão escrever estes valores num ficheiro chamado boot.ini que pode ser encontrado na raíz da tua drive C: (c:\boot.ini)

Este ficheiro costuma estar escondido, mas podes alterar as definições do explorador para mostrar ficheiros escondidos e podes editar com o bloco de notas à vontade.. :)
Código:
[boot loader]
timeout=30
default=multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINDOWS
[operating systems]
multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINDOWS="Microsoft Windows XP Home Edition" /noexecute=optin /fastdetect
multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(2)\WINDOWS="Microsoft Windows XP Professional" /noexecute=optin /fastdetect /noguiboot /bootlogo
Provavelmente o teu boot ini tem algo do tipo:
Código:
default=multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(2)\WINDOWS
Experimenta alterar o valor default (olha a diferença para partition(1))
Código:
default=multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINDOWS
Em caso de dúvida copia o conteúdo do teu ficheiro para aqui e eu explico-te com mais detalhes como deve ser modificado e o que podes experimentar num instante.

Boa sorte! :)
 
Bem.. apesar de se chamar "Vista" o sistema operativo em si segue as mesmas regras do Windows NT desde 1993.. ;)

O boot especifíco do Windows Vista também não é complicado de todo - é um registry hive que pode ser editado com o regedit embora já tenha encontrado algumas chaves que o regedit convenientemente ignora mas que podem ser reveladas em modo raw, encontras um pequeno programa que fiz para esta tarefa aqui.

:)
 
Muitissimo obrigado pela ajuda, fiz o que o Killerbunny990 disse pq ainda nao tinha lido os outros posts e resolveu-me o problema, pus o DVD do vista escolhi la uma opcção para reparar problemas com o arranque e ficou a funcionar.

Agora continuo com duvidas, mas ja mais relaxado :p. É que agora nao arranca o xp, o que nao é grave, mas se fizer:

- Abre o Painel de Controlo
- Selecciona o icone "Sistema"
- Abre o painel "Avançadas"
- Clica em "Definições" dentro do grupo "Arranque e Depuração"

E agora estou a fazer isto no Vista, na lista de SO so aparece o vista. Tenho o vista instalado no c: e o xp na f:

So vos tou a dar trabalho :p quando me resolveram o problema pelo xp eu apareço a aqui a dizer que agora é no vista que gostava de o resolver.

Desculpem la qq coisinha, principalmente o Nuno Brito.
 
Última edição:
Primeiro - no Painel de Controlo --> Sistema --> Avançadas --> Arranque e Depuração --> escolhe a opção para mostrar a lista de sistemas operativos no arranque.

--------------------------------------------------------------

De seguida faz o procedimento que descrevi na segunda parte para poderes editar o boot.ini com o bloco de notas.

Copia tudo o que está escrito nesse ficheiro de texto e publica-o aqui para que possamos trabalhar com as tuas definições de arranque.

--------------------------------------------------------------

Infelizmente o boot.ini que continha o número da partição do XP foi substituído por um novo quando "reparaste" o Vista. (agora temos de adivinhar o valor certo mas creio que é apenas uma questão de voltar a encontrar a partição certa por tentativa e erro - nada de grave)

Creio que a pasta onde o teu Windows XP está instalado chama-se "Windows" certo?

:)
 
O que eu vejo é que ninguém se preocupa mesmo em perceber como estas coisas funcionam e só te dão conselhos complicados para uma coisa tão simples que até o bloco de notas resolve, acho que amador é quem recomenda uma espingarda para matar uma melga (e mesmo assim falha).. :-D

Aceito a critica e admito que realmente não soube ajudar muito.

Axo que as indicações do Nuno Brito são boas. Mas atenção que a escrita no master boot record (que é o que em ultima instancia determina o processo de boot) não pode ser alterada modificando ficheiros do windows. O windows devia ter um configurador do bootloader (algo como o lilo ou o grub em linux) que permitem alterar o que fica escrito no master boot record.
 
Uma maneira mais simples, metes o dvd do vista e fazes repair boot comigo resultou.

Leste a última resposta do Teixa?

Ele acabou por fazer isso mesmo e agora estamos a discutir a maneira de restaurar a opção para arrancar o XP de volta, devias ler as respostas com mais atenção.. ;)


...
O windows devia ter um configurador do bootloader (algo como o lilo ou o grub em linux) que permitem alterar o que fica escrito no master boot record.
...

Da perspectiva do Windows não existe motivação para adicionar suporte para sistemas operativos da concorrência (leia-se SO's que não sejam propriedade da Microsoft)

Mas o que indicas já existe há muito tempo e pode ser usado em conjunto com o boot loader específico do windows sem necessidade de alterar MBR's para nada (e evitar ferramentas que por vezes causam mais chatices do que ajuda)

Podes por exemplo (existem diversas maneiras) adicionar um grbldr ao boot.ini e arrancar a partir daí a maioria dos sistemas operativos compatíveis com a máquina ondes trabalhas. (*nix, (free)dos, bsd, etc..) - podes procurar no google mais informações sobre o grub4dos para ver como tudo isto encaixa de modo bem simples. (exemplo)

É bem mais seguro do que reescrever o Master Boot Record porque podes alterar tudo através de um ficheiro de texto simples sem complicações.


Acho que olhando com um pouco de atenção à forma como o windows funciona conseguimos soluções simples e flexíveis que fazem aquilo que precisamos.. :)
 
Ora vamos la ver se nos entendemos, O PC esta a fazer o boot pelo Vista, tenho o XP instalado numa partição à parte na pasta F:/windows. Ou seja, o que eu tiver que fazer terá que ser pelo Vista.

Se eu for a sistema>>definições avançadas de sistema>>Definições de Arranque e recuperação.

Só me aparece o windows Vista. A partir daqui parece-me que, segundo o Nuno Brito, teria que ver o conteúdo do boot.ini do XP (tipo f:/boot.ini) Certo? é que se for isso tenho um problema... na pa de boot.ini :( o ficheiro não existe será isto possível?
 
hmm.. tenta ler com mais atenção o que eu escrevi antes..

...
Na realidade os passos que descrevi anteriormente vão escrever estes valores num ficheiro chamado boot.ini que pode ser encontrado na raíz da tua drive C: (c:\boot.ini)

Este ficheiro costuma estar escondido, mas podes alterar as definições do explorador para mostrar ficheiros escondidos e podes editar com o bloco de notas à vontade.. :)
...

Agora estou a trabalhar com o XP mas para Vista o procedimento é muito semelhante e podes alterar as definições para ver ficheiros no explorador do windows.

Painel de Controlo --> Opções de Pastas --> Ver --> "Mostrar ficheiros e Pastas ocultos" e "Ocultar ficheiros protegidos do Sistema Operativo"

:)
 
Ok, desculpa la não ter percebido logo :p, aqui esta o conteúdo:

Código:
[boot loader]
timeout=5
default=multi disk rdisk partition(1)\WINDOWS
[operating systems]
multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(2)\WINDOWS="Microsoft Windows XP Professional" /noexecute=optin /fastdetect /noexecute=alwaysoff

Bastara acrescentar:

Código:
multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINDOWS="Microsoft Windows Vista" /noexecute=optin /fastdetect /noexecute=alwaysoff
já agora o que é o /noexecute=optin /fastdetect /noexecute=alwaysoff ?
 
Última edição:
Este boot.ini vem mesmo da partição C: ?

De acordo com ele devias estar a arrancar o windows XP a partir da segunda partição.. :)


Se o windows Vista já vinha instalado por defeito então é mais ou menos seguro assumir que foi instalado na primeira partição (a letra da unidade é irrelevante neste caso).

Quando criaste uma nova partição (assumindo que não existia mais nenhuma anteriormente) então deve ter ficado designada como a segunda partição - o que bate certo com o boot.ini que apresentas, no entanto se o windows fosse mesmo usar esse boot.ini ainda estavas a arrancar o windows xp..


Agora se este é mesmo o boot.ini da primeira partição então complica as coisas porque agora teremos que "adivinhar" (à falta de eu ou qualquer outro membro aqui poder mexer na tua máquina para ver o que realmente acontece quando arrancas o computador) e compreender o que foi alterado nas partições - isso infelizmente requer um pouco mais de aventuras e risco adicional, pelo que te recomendo apenas a deixar tudo como está neste momento e fazer as próximas experiências em máquinas virtuais.. :)

(ou então aproveita desde já para salvar os teus documentos em DVD's ou drives externas antes de continuares..)
 
Hummm parece-me que nao corro grandes riscos pq posso sempre voltar a usar o restore do DVD do Vista.

Se bem me lembro o vista esta na 1ª partição principal e o Xp na 2ª principal.

Logo a noite vou testar este codigo no boot.ini :

Código:
[boot loader]
timeout=10
default=multi disk rdisk partition(1)\WINDOWS
[operating systems]
multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(2)\WINDOWS="Microsoft Windows XP Professional" /noexecute=optin /fastdetect /noexecute=alwaysoff
multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINDOWS="Microsoft Windows vista" /noexecute=optin /fastdetect /noexecute=alwaysoff
Dps digo qq coisa, não posso testar agora pq não tou em casa :p tenho "mexido" no pc atraves de ambiente remoto.
 
Boa noite.

Nada feito, não me parece que o ficheiro boot.ini esteja a ser usado, alterei e aparentemente nada mudou no boot.
 
Back
Topo