Qual é o File system que utilizam nos discos externos?

Metro

Benevolent Dictator For Life
Staff
Uma coisa que me preocupa ao usar o Mac é se ele avaria. Tendo apenas um Mac e não conhecendo mais ninguém proximo com um a coisa complica-se.

Uso 3 sistemas operativos cá em casa. Windows, Linux e o OSX. Tenho usado quase exclusivamente o OSX mas planeio em breve mudar o desktop para Linux. Entre Linux e Windows não tenho problemas com os discos externos. Consigo excrever e ler em Linux em discos NTFS. Mas entre Linux e OS X posso usar FAT 32 mas queria evitar pelo limite máximo dos ficheiros.
Alguma solução?
Andei a ver o Mac Fuse e o Mac Fusion mas os lançamentos não são em simultâneo e para mim está um bocado confuso.
Se conseguisse ler e escrever em NTFS no Mac seria perfeito.
Basicamente preciso que o mac consiga ler e escrever e que monte sem interacção os discos externos sem ser num formato usado em exclusivo pelo OSX. O suporte do HFS+ em Linux parece que não é muito bom.
Os gurus que digam de sua justiça como resolvem este problema. Ficando com o Mac indisponível como é que resolvem.

Outra coisa que me preocupa é os formatos proprietários das aplicações mas isso fica para depois :)
 
Eu tenho um disco externo e uso com FAT32. Dá para Win, OS X e Linux. Agora coisa para cima de 4GB esquece lá. Mas até agora tem dado conta do recado :)
 
Eu tenho um disco externo e uso com FAT32. Dá para Win, OS X e Linux. Agora coisa para cima de 4GB esquece lá. Mas até agora tem dado conta do recado :)

Pois o problema é esse.

Entretanto descobri que há este programa que embora custa 50 dolares pode desenrrascar caso tenha algum problema: http://www.mediafour.com/products/macdrive/
Resolve o problema com o Windows.

E que tal parte em FAT32, parte em HFS+?


Particionar o disco com duas partições?
Isso obrigava-me a ter os ficheiros duplicados para não ter problemas.
 
O HFS+ é bem suportado pelo Linux, provavelmente melhor suportado em escrita/leitura do que o "fechado" NTFS+.

Este assunto já foi debatido muitas vezes. Basta fazer um search por "macdrive" por exemplo.
 
Última edição:
O HFS+ é bem suportado pelo Linux, provavelmente melhor suportado em escrita/leitura do que o "fechado" NTFS+.

Este assunto já foi debatido muitas vezes. Basta fazer um search por "macdrive" por exemplo.


Sem qualquer intervenção?
Ou é preciso andar a mexer no terminal tipo isto: http://jclark.org/weblog/2005/05/24/ubuntumount/

Isto não me agrada.

Outra hipótese é tirar o NSLU2 do armário novamente mas é demasiado lento para o meu gosto. Não serve para o que quero.
 
HFS+ no disco externo. Em Linux o HFS+ é suportado o suficiente para o tipo de utilização de um disco externo. Um gajo que em Linux não sabe fazer um mount de um filesystem precisa de procurar outro SO com que se entreter. Configurar o "automount" nem é assim um bicho de sete cabeças. Usem o Google. Em Window há o Macdrive para montar o HFS+. Não é a solução perfeita mas é o que há, entre várias alternativas talvez menos boas. Podem sempre esperar pelo Leopard e passarem a usar o ZFS.
 
HFS+ no disco externo. Em Linux o HFS+ é suportado o suficiente para o tipo de utilização de um disco externo. Um gajo que em Linux não sabe fazer um mount de um filesystem precisa de procurar outro SO com que se entreter. Configurar o "automount" nem é assim um bicho de sete cabeças. Usem o Google. Em Window há o Macdrive para montar o HFS+. Não é a solução perfeita mas é o que há, entre várias alternativas talvez menos boas. Podem sempre esperar pelo Leopard e passarem a usar o ZFS.

Tenho um disco externo onde faço backups do Mac OS X, com "GUID Partition Table" para fazer boot por disco externo quando preciso. Esse disco está em HFS+ e é complicado utilizá-lo sem ser no Mac por causa do referido GUID.

Nos restantes discos externos, tenho partições em HFS+ que funcionam adequadamente em Linux nas situações em que preciso mesmo de lá os usar.

O único portátil onde ainda tenho Windows instalado (Vista que já vinha com o computador) não precisa de aceder aos discos externos e, se vier a precisar, partilho-os na rede a partir de um dos outros computadores.

Dito isto, o ideal – se houver dinheiro – é ter os discos numa rede gigabit com bons cabos CAT6 para que o filesystem seja irrelevante.
 
Dito isto, o ideal – se houver dinheiro – é ter os discos numa rede gigabit com bons cabos CAT6 para que o filesystem seja irrelevante.

É o que eu tenho em casa e aconselho a qualquer pessoa que vá construir/remodelar/comprar casa. Até na casa de banho tenho rj45s. :D
 
HFS+ no disco externo. Em Linux o HFS+ é suportado o suficiente para o tipo de utilização de um disco externo. Um gajo que em Linux não sabe fazer um mount de um filesystem precisa de procurar outro SO com que se entreter. Configurar o "automount" nem é assim um bicho de sete cabeças. Usem o Google. Em Window há o Macdrive para montar o HFS+. Não é a solução perfeita mas é o que há, entre várias alternativas talvez menos boas. Podem sempre esperar pelo Leopard e passarem a usar o ZFS.

O ZFS realmente promete. Já tinha visto o Macdrive mas tinha-me esquecido :D
Pelo menos resolve os problemas que possa ter. Acho que vou dar uma oportunidade ao HFS+ no disco externo.
Trato do suporte do HFS+ em Linux mais tarde. Não desisto do Linux porque é gratuito e ai tenho ajuda para o que precisar :)

Tenho um disco externo onde faço backups do Mac OS X, com "GUID Partition Table" para fazer boot por disco externo quando preciso. Esse disco está em HFS+ e é complicado utilizá-lo sem ser no Mac por causa do referido GUID.

Nos restantes discos externos, tenho partições em HFS+ que funcionam adequadamente em Linux nas situações em que preciso mesmo de lá os usar.

Qual é a distro que usas e o que tiveste que fazer para funcionar?


Dito isto, o ideal – se houver dinheiro – é ter os discos numa rede gigabit com bons cabos CAT6 para que o filesystem seja irrelevante.

Isso não é problema.
O meu problema e que me motivou a abrir a thread tem muito a haver com usar programas Mac based. Nomeadamente o VoodooPad por exemplo para dar apenas um exemplo. E se os começo a usar é óbvio que faz sentido passar para HFS+ nos discos externos. Neste momento mantenho os ficheiros no PC com o XP. Não tenho qq problema em enviar dados de um lado para o outro. Só me chateia o lixo da indexação. Pensei que resolve-se com um tweak que encontrei na net mas não resolveu.
 
Tenho a dizer que usei o meu disco com duas partições (HFS+ e FAT32) no ubuntu feisty e nao tive de fazer nada, pelo menos a leitura. A escrita não experimentei, ainda. So me lembrei disto agora. E na altura nao precisei de escrever no disco.

Mas olha que teres parte em FAT32 e Parte em HFS+ nao te obriga a ter os ficheiros em duplicado, ora se tanto o OSX como o Ubuntu conseguem ler ambas as partições. Quando trouxer o disco pro pé do PC com linux experimento a escrita.
 
Tenho a dizer que usei o meu disco com duas partições (HFS+ e FAT32) no ubuntu feisty e nao tive de fazer nada, pelo menos a leitura. A escrita não experimentei, ainda. So me lembrei disto agora. E na altura nao precisei de escrever no disco.

Já usei essa combinação em tempos. Tem alguns inconvenientes mas é eficaz. Já nem me lembrava dela. :D A FAT32 era a partição do desenrasca.
 
Já usei essa combinação em tempos. Tem alguns inconvenientes mas é eficaz. Já nem me lembrava dela. :D A FAT32 era a partição do desenrasca.
Yep, serve para não forçar colegas a instalar o MacDrive quando quero passar algo do portatil deles pro meu disco. Serve paara nao dar m**** quando estou em maquinas que não o Mac, tenho quase certeza absoluta que FAT32 funciona em qualquer OS. Se o OS funcionar com o HFS+ tanto melhor.
 
Vou passar um disco de 500 para HFS+ e tenho um de 80GB de 2,5 que fica com FAT 32 just in case.
Parece-me uma boa solução. Qq problema com o Mac uso o MacDrive em Windows em último caso.
 
O unico problema do FAT32 é nao suportar ficheiros de varios GB?

Se for isso...entao nao existe qualquer inconveniente para um user normal, em ter o disco formatado em FAT32? Eu pelo menos julg nao ter nenhum ficheiro assim tao grande.
 
mmm experimenta juntar toda a p0rn armazenada num ficheiro só e vês a dimensão que ele toma ;)

Eu uso Fat 32 no meu disco de 60 Gb, para me garantir portablilidade para pc dos trabalho onde nunca tenho oportunidade de instalar seja o que for... por imposição draconiana dos admins da rede :)
 
Back
Topo