Maquina porreira até 400€

IndridC

Power Member
Viva... procuro uma maquina até 400€ para oferecer.

e gostaria de esclarecimento nas seguintes duvidas.

-quero saber quais sao as cracteristicas a ter em conta numa maquina, para conseguir tirar fotos de pequenos pormenores, tipo uma pequena formiga ou assim.

-para editar uma foto, uma grande resolução (7/8Mpx) é bom ou mau?


e para finalizar... o que recomendam (se a maquina tiver possibilidade de posteriormente se comprar uma boa lente será mto porreiro), e que lojas fixes há para se comprar.

tks

EDIT:

Resultado:
Acabei por comprar a Fuji 6500fd, na *****.pt.

Por 350€ comprei:
  • Fuji 6500fd (273€ =258€maq + 15€transporte) - Pacote vinha com fita de pescoço, cabo usb, cabo para tv, 4 pilhas, tampa lente, e um encaixe que n sei o nome ( isto ), e um cartao xd 256mb tipo H. (não vei com instruções em portugues... >()
  • Olympus 2gb tipo M(46€) - na *****
  • Carregado sony + 4 pilhas 2500 (35€) - na *****
Proximos passos, comprar um tripe porreiro e uma bolsa para transportar esta coisa :D
Obrigado a quem ajudou :)
 
Última edição:
Não estou muito dentro das novidades, por isso não te posso aconselhar nenhuma máquina.
Quanto às tuas duvidas, para tirar macros o mais importante é ter a menos distancia de foto possível.
Os Mpx ajudam se precisares de recortar (crop) um área da fotografia, mas mais Mpx não significam melhor qualidade de imagem.
Se queres qualidade procura uma que tenha um sensor grande, mesmo que tenha menos Mpx :)
 
Quanto às tuas duvidas, para tirar macros o mais importante é ter a menos distancia de foto possível.
a menor distancia cm? aproximar o mais possível daquilo que queremos fotografar? ou seja procurar um amaquina que tenha uma focagem o mais perto (pequeno?) possivel...

Se queres qualidade procura uma que tenha um sensor grande, mesmo que tenha menos Mpx :)
sensor grande? :P não sei o que é isso.... podes explicar?
 
Queres uma compacta (mais fraquinhas mas mais pequenas), ou uma bridge (com mais funções mas maiores) ?


Para o primeiro caso, tens a Canon G7
http://www.*****.com/pt/pt/401410/art/canon/powershot-g7.html
g_00015074.jpg

A Canon apresenta a sua PowerShot G7. Câmara de estilo clássico, a nova PowerShot G7 integra uma resolução de 10 megapixels, objectivas de zoom com estabilizador óptico de imagem 6x e o novo processador de imagem Canon DIGIC III. O ecrã LCD de 2.5 polegadas de alta resolução oferece um ângulo panorâmico e um revestimento anti-reflexo que permite visualizar e reproduzir as imagens de forma mais fácil.
A PowerShot G7 está também equipada com suporte exterior para unidades de flash Speedlite e é compatível com uma gama opcional de objectivas de conversão.




Se quiseres algo mais completo, tens a Canon S5is
http://www.*****.com/pt/pt/551203/art/canon/powershot-s5-is.html
g_00036691.jpg

Graças a um arsenal de melhorias técnicas de ponta, a PowerShot S5 IS estabelece novas normas.A Bridge PowerShot S5 IS é uma máquina fotográfica da Canon de gama alta com zoom óptico 12x e um sensor de 8 megapixeis. Dotada de um estabilizador de imagem óptico e um processador Digic III, a S5 IS é eficaz para lhe proporcionar belas fotografias. Esta Powershot dispõe igualmente da tecnologia de detecção de rostos para uma luz mais homogénea. Além disso, a S5 IS possui uma sensibilidade ISO que atinge 1600, um balanço de brancos muito completo e vários modos de fotografia para se adaptar a cada situação e a cada condição de luminosidade. Esta máquina também inclui um porta-acessórios para uma compatibilidade perfeita com os flashs Canon Speedlite EX. Assim, as suas imagens desfrutarão do melhor da Canon para um resultado excelente de realismo e durável. A Powershot 5S IS dispõe também de uma ligação USB 2.0 e da tecnologia Pictbridge para fazer impressões directas.
A Powershot 5S IS possibilita-lhe o controlo das suas criações graças ao seu ecrã LCD rotativo de 2,5" (6,25 cm). Capaz de gravar sequências de vídeo com som, esta Bridge oferece-lhe maravilhosas recordações digitais.
Tanto uma como a outra são mesmo muito boas, e ambas permitem a troca das lentes. Se quiseres tirar fotos a formigas e outras coisas mesmo de muito perto (chama-se macro) vais mesmo precisar de uma lente de macro.
Sem ela também as tiras, mas com a lente é como da noite para o dia.
 
O tamanho do sensor refere-se mesmo ao tamanho físico do sensor (CCD ou CMOS) que capta a imagem...

Até 400€ encontrarás basicamente duas grandes categorias de sensores.. Os mais pequenos de 1/2,5", e os maiores, na casa dos 1/1,8" a 1/1,6"..

O problema dos sensores pequenos é mais a dificuldade em tirar fotos boas com muito pouca luz.. Mas há muitas outras coisas que influenciam.. Como a qualidade e abertura das lentes.. E a qualidade e tecnologia do proprio sensor..

A vantagem dos sensores pequenos é que permitem fazer as maquinas muito mais compactas e muito mais baratas..



De qualquer forma, convinha saber que tipo de maquina estás a pensar oferecer.. Porque se falas em posteriormente comprar uma lente, penso que tens em mente comprar uma DSLR.. E ai talvez 400€ seja apertado.
 
De qualquer forma, convinha saber que tipo de maquina estás a pensar oferecer.. Porque se falas em posteriormente comprar uma lente, penso que tens em mente comprar uma DSLR.. E ai talvez 400€ seja apertado.

A maquina é oferecer à minha namorada que é aluna de belas artes, e para alem de gostar de fotografia (gostar, porque na pratica a maquina dela é "bosta") vai ter uma cadeira de fotografia.

E queria oferecer-lhe uma boa maquina, que ao contrario de mta gente não me interessa que seja de 8Mp ou 10Mp, (porque na realidade quase ninguém tira proveito dessas resoluções), mas sim que tenha um bom CCD ou CMOS (porque acredito que é aqui que pode haver uma boa diferença), e a possibilidade de dps usar lentes/objectivas para macro, e daquelas que parece um canhão dum tanque :P

Pela minha ingunurancia as DSLR são tipo o topo de gama das maquinas... (e para isso realmente os 400€ é pco)....
 
Última edição:
Pra tudo o que disseste, ambas as maquinas que postei são boas. Mas a S5is é bem melhor em termos de funcionalidades e longevidade.

Tenho a minha canon há quase 4 anos e continua como nova.
 
Pra tudo o que disseste, ambas as maquinas que postei são boas. Mas a S5is é bem melhor em termos de funcionalidades e longevidade.

Tenho a minha canon há quase 4 anos e continua como nova.

o "problema" das maquinas que recomendas-te, é que só elas já excedem um pco o meu orçamento.... e os 400€ já são a minha meta bastante final.... e para incluir cartao de memoria, e eventualmente alguns acessorios.....
 
Para poderes mudar as lentes livremente teria que ser uma DSLR.. Mas ai as maquinas começam nos 600 e tal euros, e depois tens o preço da objectiva..


Um degrau abaixo tens as bridge.. Que penso que pelo que dizes terá que ser a tua opção..

Se o orçamento maximo for os 400 euros, e sabendo que nunca se compra só a maquina, porque é preciso cartões, bolsa, etc.. etc.. Penso que uma das melhores opções será a Fuji Finepix S6500fd: http://www.*****.com/pt/pt/382527/art/fuji/finepix-s6500fd.html

É uma maquina com o famoso SuperCCD HR da Fuji de 1/1,7" que são CCD's que têm um excelente comportamento com pouca luz. Tem um zoom de 10X que vai dos 28 aos 300 mm.. E tem 6 Mpixels..

É uma das melhores na gama no que toca ao value for money..



Depois, um pouco mais caras, tens a Fuji Finepix S9600, também com um SuperCCD HR, mas neste caso de 6ª geração com 9Mpixels.
http://www.*****.com/pt/pt/392384/art/fuji/finepix-s9600.html

Neste caso além da resolução maior, tens mais controlo manual na maquina, como
o anel do focagem e zoom manual.


Ou a Panasonic FZ50.. http://www.*****.com/pt/pt/389362/art/panasonic/lumix-dmc-fz50-prata.html

A Panasonic tem um CCD de 1/1.8" de 10 Mpixels, Zoom de 12 X e uma série de funções avançadas que permitem tirar excelentes fotos, como o estabilizador óptico da imagem, velocidades do obturador até 60 segundos (para tirar fotos noturnas), etc.. etc...


A grande diferença entre a Fugi S6500 e as outras duas é que a S6500 não oferece muitos controlos manuais, enquanto que as outras duas podem ser operadas de forma completamente manual, com o tradicional anel de focagem. Para quem anda a aprender a tirar fotos é algo importante...


MAs relativamente as bridges tens muitos topicos muito bons que é por onde deves começar a investigar...
 
Última edição:
fuji 6500fd e um set de close up

lolol

desculpa a ignorancia.... mas fui abalroado com essa do set de close up... :P
dá para perceber que será algo para macros, a minha duvida está no que consistirá esse set... :P


Vou fazer cm o mundano disse e vou investir umas horitas a ler outros posts sobre bridges e tal, e amanha já estou um prozão.. ;)

tks pelas respostas
 
Para poderes mudar as lentes livremente teria que ser uma DSLR.. Mas ai as maquinas começam nos 600 e tal euros, e depois tens o preço da objectiva..

Não, ambas as maquinas que postei podem levar lentes, e nenhuma delas é D-SLR.

Aliás, 99% das canon podem levar lentes, mesmo as compactas.

Até a minha A75 pode levar...
 
mais um voto para a s9600.

a s6500fd também é uma muito boa opção, e tem a vantagem de te deixar com mais algum dinheiro a sobrar, para acessorios, como cartão de memoria, Um bom conjunto de pilhas recarregaveis, estojo ou mala de transporte, tripé... no fundo é capaz de ser a escolha mais acertada para ti.

a nivel de optica a s6500 e a s9600 são a mesma coisa, a nivel de corpo também são praticamente a mesma coisa, a s9600 leva CF e XD a s6500 so suporta XD.

a s6500 até acaba por ter alguma vantagem, se bem que pequena, na qualidade fotografica face a s9600. mas a s9600 dá-te certamente mais resolução.

o conjunto optoca+sensor+processador de imagem da fuji, sinceramente, acho que esta bastante acima das mais caras panasonic FZ50 e canon s5is e g7. e a qualidade preço da fuji é imbativel.
 
lolol

desculpa a ignorancia.... mas fui abalroado com essa do set de close up... :P
dá para perceber que será algo para macros, a minha duvida está no que consistirá esse set... :P


Vou fazer cm o mundano disse e vou investir umas horitas a ler outros posts sobre bridges e tal, e amanha já estou um prozão.. ;)

tks pelas respostas

https://www.amazon.com/dp/B00009WBBU/ref=nosim?tag=zwame-20
basicamente são uns filtros que enroscas na lente e que actuam como uma lupa. geralmente são sets de 3 com +1 diopetria, +3 diopetrias e +5 diopetrias
existem vários preços, geralmente os da hoya apresentam optimos resultados.
no caso da 6500 é uma bridge com zoom e foco manual na lente (na opção de foco manual, tb tem auto focus)
uma bridge é mt semelhante a uma slr, menos trocar de lentes. de resto podes configurar td manualmente (possivelmente com alguma limitações que n encontras numa bridge, mas por metade do preço n querias caviar né? :D )
mas visto o curso da tua namorada é mt possivel que ela vá necessitar de uma slr. qd me fui informar sobre esses cursos em alguns deles era necesário uma reflex.
se estás a pensar fazer uma surpresa tv seja melhor falares com ela 1º, n vá dps a máquina n servir po curso e ela ter que comprar outra na mm

@roadster_brabus

nenhuma daquelas máquinas troca de lentes. o que elas permitem é usar conversores que alterem as distancias focais.
 
Não, ambas as maquinas que postei podem levar lentes, e nenhuma delas é D-SLR.

Aliás, 99% das canon podem levar lentes, mesmo as compactas.

Até a minha A75 pode levar...

essas coisas tem que ser ditas com alguma moderação. as unicas máquinas que levam lentes são as reflex!
tds as outras podem levar complementos opticos que alteram as distancias focais (tele conversores ou conversores grande-angular) ou filtros no caso de terem rosca na lente
 
Não, ambas as maquinas que postei podem levar lentes, e nenhuma delas é D-SLR.

Aliás, 99% das canon podem levar lentes, mesmo as compactas.

Até a minha A75 pode levar...


Nessas maquinas podes montar um conversor Wide, Tele, ou Close up sobre a lente que ela já tem.. Que permite ter um pouco mais de zoom, um pouco mais de amplitude, ou tirar fotos "macro" melhores.. Tal como nas Fuji, ou na Panasonic que eu falei.. Não podes simplesmente retirar a lente e meter outra de melhor qualidade, ou com mais abertura.

Enfim.. Tenta não induzir as pessoas em erro com a tua ânsia de vender as Canon..
 
mas visto o curso da tua namorada é mt possivel que ela vá necessitar de uma slr. qd me fui informar sobre esses cursos em alguns deles era necesário uma reflex.

No curso dela, tenho quase a certeza que não vai precisar de grande pistola....
Ela vai ter uma optativa que é fotografia (podes ver aqui que não é nada de especial mesmo), e ai uma maquina deste estilo já deve fazer grande diferença face à maquina dela ou minha (Sony P32 e S90 respectivamente).
 
Nessas maquinas podes montar um conversor Wide, Tele, ou Close up sobre a lente que ela já tem.. Que permite ter um pouco mais de zoom, um pouco mais de amplitude, ou tirar fotos "macro" melhores.. Tal como nas Fuji, ou na Panasonic que eu falei.. Não podes simplesmente retirar a lente e meter outra de melhor qualidade, ou com mais abertura.

Enfim.. Tenta não induzir as pessoas em erro com a tua ânsia de vender as Canon..
Só vendo o peixe que me foi vendido a mim :lol:

Praquilo que ele quer a camera, nem precisa duma SLR. Basta uma com uma boa macro ou que leve essas tais conversoras (ou lentes, whatever)
 
Para aquilo que ele quer a camera, nem precisa duma SLR. Basta uma com uma boa macro ou que leve essas tais conversoras (ou lentes, whatever)

Exactamente.... SLR nunca na vida.... lol (porque não se adequa as necessidades)

Pelo que andei a ver fiquei com estas maquinas em olho: (estes valores já incluem um cartão de 2gb, por forma a eu ter a percepção do impacto que tb têm diferentes formatos de cartões)

Fuji 6500fd - 345€
Fuji S5700 - 225€ (esta é tipo a opção low budget, pois se servir para as necessidades parece-me porreira)
Canon G7 - 459€ (já escede um pco o meu orçamento)
Canon A710 PowerPlus - 320€
Sony T100 - 390€ (duvido mto que será opção apesar de me parecer aceitável.... mas cm é bonitinha... e é para mulher é ajuizado ter sempre uma opção "estética")

Por hj não vou "perder" mais tempo a procurar informações.... tenho mesmo de trabalhar, senão fico aqui colado a querer descobrir este novo mundo e dps lixo-me :P

Se quiserem tecer algum comentario às 5 maquinas que tenho em olho, seria bom para mim, e para quem tiver duvidas tb.

tks
 
Back
Topo