Nikon D50

newcabaret

Power Member
Bem, estou a desesperar :005:...
O Flash da minha máquina dispara, mas os resultados são uma escuridão total...
Isto em modo auto, em manual consigo fotografar controlando a intensidade/potencia.
O flash em modo de disparo "auto" está programado para TTL e não é possivel alterar esta definição. A sério que estou desesperado, dia 20 preciso da máquina para fazer a cobertura de um evento...
Alguma alma caridosa que saiba qual pode ser o problema? :'(
 
Última edição pelo moderador:
pode ser um problema de firmware, vai ao site da nikon e vê se existe algum update (e se esse problema vem especificado), a resolução ou passa por aí ou é mesmo uma avaria...
O que podes fazer para te desenrascares agora é fotografar no modo P, é praticamente tudo automático, mas podes controlar o flash, o ponto de focagem e a exposição.

cumps
 
É o interno...
Já verifiquei actualizações mas não encontro nada... acho que tenho que me desenrascar assim e depois manda-la para a assistencia tecnica :( .

Que azar... um mês e 6 dias... não podia ter acontecido uma semananinha mais cedo? Só espero que a objectiva 50/1,8 chegue durante a próxima semana, era uma boa ajuda para o que pretendo fazer.
Anyway, obrigado pelas sugestões.
 
Provavelmente isso tem a ver com a própria programação do flash

Não conheço bem o sistema i-TTL da Nikon mas se isso fosse o E-TTL da Canon o modo de funcionamento é mesmo diferente consoante o modo de disparo. Conforme o modo, o flash tenta iluminar, a cena principal, o fundo ou os dois.

Acho que precisas de estudar melhor o funcionamento do flash.
 
Provavelmente isso tem a ver com a própria programação do flash

Não conheço bem o sistema i-TTL da Nikon mas se isso fosse o E-TTL da Canon o modo de funcionamento é mesmo diferente consoante o modo de disparo. Conforme o modo, o flash tenta iluminar, a cena principal, o fundo ou os dois.

Acho que precisas de estudar melhor o funcionamento do flash.

pois

olha eu na minha o flash é só calibrar a potencia basicamente e tudo feito pelo ecrã de cima e não pelo LCD.. até porque LCD só uso basicamente pra um review das fotos!
 
nos modos automáticos não é possivel fazer qualquer configuração ao nível de flash (pelo menos na D70). Nos modos P, A, S e M é completamente configurável e bastante simples, basta carregar no botão do flash e com as rodas traseira e frontal definir o tipo de flash que pretendemos e a intensidade, é como o Jamiro diz, nem é preciso utilizar o LCD

cumps
 
Provavelmente isso tem a ver com a própria programação do flash

Não conheço bem o sistema i-TTL da Nikon mas se isso fosse o E-TTL da Canon o modo de funcionamento é mesmo diferente consoante o modo de disparo. Conforme o modo, o flash tenta iluminar, a cena principal, o fundo ou os dois.

Acho que precisas de estudar melhor o funcionamento do flash.
Pois Timber, mas como já foi aqui dito, nos modos de disparo pré definidos pela máquina, o flash não se pode configurar. Apenas em P, M, A e S se pode controlar intensidades, etc...
Ainda por cima já fiz reset à máquina e está "tudo" na mesma...
 
O modo P basicamente é um modo automático e sempre tens algum controlo.

Sinceramente não vejo qualquer interesse em usar os chamados modos automáticos tendo o P disponível
 
Bem, acho que o problema é mesmo o modo de flash TTL. Em manual (modo de disparo) tambem não faz nada - alias, o flash dispara mas não afecta a foto. Tenho que fazer uns testes com o flash em manual durante esta semana.
 
...se necessário. Algumas das fotos do Olhares são em modo Auto, não vejo qual é o problema

nada nada..

é apenas a minha linha de pensamento retrógrada nada mais :)

boa sorte com o flash

btw: o que vês no menu da maquina do modo TTL do flash salvo erro isso serve para a config com um flash externo ;)
penso eu de que :)
 
Última edição:
nada nada..

é apenas a minha linha de pensamento retrógrada nada mais :)

boa sorte com o flash

btw: o que vês no menu da maquina do modo TTL do flash salvo erro isso serve para a config com um flash externo ;)
penso eu de que :)
É obvio que trabalhando em manual consegues resultados muito melhores, mas o modo Auto tambem serve em casos de "emergencia". Sempre que posso (ou seja, com tempo, já que não fotografava com uma máquina deste genero à mais de 10 anos e estou um bocado enferrujado) utilizo o modo manual e faço sempre mais que uma "chapa".
Em relação ao TTL, parece-me que não tem nada a ver com o fash externo, uma vez que é como vem definida a configuração de origem para o flash.
Mas tens razão, com o tempo e com prática, a tendencia é abandonar progressivamente os modos Auto ;)
 
Nikon D50 Firmware

Preciso de ajuda!!!

Sem mais nem porquê, a minha Nikon D50 deixou de funcionar!
O menu não é apresentado, no control panel não aparece o nº de fotografias que restam no viewfinder surge o sinal "sem cartão memória" a piscar.

A bateria está boa (testei-a numa D80 dum amigo), a memória está boa (usei outra e testei-a no PC), a lente funciona, a máquina faz o focus permite em modo manual alterar a abertura e a exposição e abre o flash.

Tudo aponta que, por qualquer razão, o firmware foi apagado.

Alguém conhece algo semelhante e se existe solução que não passe em gastar fortunas numa assistência (a ser assim começo a pensar em comprar uma nova).

Alguém sabe onde posso encontrar um firmware para o colocar na máquina, e como o posso fazer? Eu sei que não há actualizações, mas refiro-me ao firmware actual.

Obrigado,

Toda a ajuda é muito bem vinda.
 
Última edição pelo moderador:
Back
Topo