Plasma Samsung PS50Q91HX/XEC

Punkoiola

Power Member
Após duas semanas, já é possível dizer que estou muito satisfeito.

Imagem espectacular. Burnins não existem. TVCabo rules. DVD ao nível de Pio e Pan. Videos de baixa qualidade como DivX a ultrapassar as expectativas.

Por enquanto, só tenho a dizer bem. A continuar assim, a ver vamos... :)

PK
 
Última edição:
Especificações:
http://www.samsung.com/pt/products/tv/plasma/ps_50q91h.asp?page=Specifications

Minisite:
http://www.samsung.com/id/Microsite/Calla/index.html

Comprei na Worten, 1.999 euros, entrega em casa grátis, o que é muito bom para quem compra uma TV que não cabe num elevador :-D

A configuração standard é qb. O brilho vem regulado a 45%, e apenas por uma questão de segurança afinei para 40%, e mesmo assim vejo bem com o sol a lhe bater em cima :D

O som não é espectacular, mas para isso há o home teather.

Para os filmes em DVD tenho o leitor ligado por componente Y Pr Pb apresentando resultados melhores que a ligação por HDMI. Penso que os protocolos de comunicação no HDMI não são ainda tão standards como era suposto, por isso acredito que uma ligação mais "nativa" como a componente produza melhores resultados. Vou tentar pedir emprestado um outro leitor Bluray ou HD para ver se não é um problema com o meu.

Uma nota curiosa: videos de baixa qualidade como VHS ou DivX ganham imensa qualidade por causa das tecnologias de melhora de imagem da TV. Já tenho um bom PC portátil (HP Pavilion DV9000 com 17" e placa gráfica GEFORCE GO 7600 com 256MB independentes) e mesmo assim os Divx ficam muito melhores na TV... :D

Já agora, este portátil tem uma saída HDMI, e finalmente tenho um output a altura das minhas fotos tiradas numa SLR de topo com 10 megapixel :D

A minha experiência com Samsung resume-se a um único telemóvel, o Z500, que funciona bem até hoje na mão de uma criança... Espero que a TV siga o mesmo exemplo e nunca dê chatices... :007:

PK
 
Última edição:
Parabéns pela compra !

Actualmente é um dos melhores plasmas no mercado e não fica atrás do novo Panny (PV70) nem da geração 7 Pioneer (ainda não vi a 8ª).

Quando referes problemas/dúvidas com a entrada HDMI, poderá ser do leitor dvd ? Qual é a marca/modelo ?

Cumps.
 
Quando referes problemas/dúvidas com a entrada HDMI, poderá ser do leitor dvd ? Qual é a marca/modelo ?

Tenho um Panasonic DVD Blu-Ray DMP-BD10EG. Não creio que seja defeito, pois a imagem é muito boa em HDMI, mas com uma ligeira vantagem para a ligação por componente.

Tenho tb um leitor DVD "normal" com saída HDMI e a imagem é a mesma.

Pensei que poderia ser a qualidade do cabo Eagle, já por si muito boa. Fui comprar um Profigold para tirar a dúvida, e apresentam resultados idênticos. Por isso não acho que seja da qualidade do cabo.

Disse-me um amigo expert em imagem digital que a ligação por componente, feita com cabos RCA de boa qualidade, pode apresentar resultados tão bons ou mesmo superiores ao HDMI. Pelos vistos estou a comprovar a teoria dele...
icon10.gif


PK
 
Última edição:
Punkoiola, só uma dúvida, o teu plasma tem o processamento 100Hz ou algo equivalente ?

Tenho um folheto da Samsung que menciona o processamento de imagem Real Motion Studio (Movie Plus), será isto ?

Cumps.
 
Punkoiola, só uma dúvida, o teu plasma tem o processamento 100Hz ou algo equivalente ?

Tenho um folheto da Samsung que menciona o processamento de imagem Real Motion Studio (Movie Plus), será isto ?

Cumps.

Nop, infelizmente. Em resolução 1360 x 768 faz a 60Hz. Não há, entretanto, um efeito de arrastamento excessivo como já vi em outros modelos.

Quanto ao Movie Plus é apenas uma feature para tornar a imagem mais natural em cenas de movimento. Não faz o milagre dos 100Hz... :'(

Q9_07.jpg


La combinación de características mejoradas, nunca comprometerán los movimientos. El Silhouette Editor redefine las tonalidades de las caras y las formas de la imagen. El Smart Frame Plus elimina los parpadeos y el Movie Plus ofrece movimientos suaves durante escenas de movimiento.
http://www.samsung.com/es/products/tv/plasma2007/ps42q97hdxxec.asp?page=Features
 
Última edição:
Burn in, o primeiro a aparecer após 1 mês de uso

Foi com o logotipo do AXN >(

Felizmente a TV vem equipada para tratar do assunto... 15 minutos de Signal Pattern (imagem de varrimento branco/cinzento) foram suficientes para "limpar" o logo
icon10.gif


Sendo o AXN um canal que gosto de ver, para evitar novos burn-ins deste logo, aumentei o pixel shift (default 2) para 3.

Este assunto leva-me a pensar... a AXN é da Sony... a Sony produz "apenas" LCD's... LCD's não têm burn-ins... a Sony está obviamente satisfeita em ter um logotipo de cores brilhantes... a isto chama-se estratégia!!!
ehehehe :004:

PK
 
Tenho observado este plasma e, em princípio, será um dos ecrãns a considerar em breve mas na versão 42".

Julgo que já deves conhecer esta review da hdtvtest: http://www.hdtvtest.co.uk/Samsung-PS50Q97HDX

Dos aspectos negativos, apenas este achei mais preocupante:

"Reflection moire" when there's external light shining on Ultra Filterbright™


O teu plasma verifica esta "anomalia" ou será que era um display defeituoso em teste ?!?
 
Nop. Funciona na perfeição. Não há pixeis mortos, nem linhas horizontais deformadas como eles dizem. É simplesmente, quase perfeito. Quase perfeição que se pode observar quando o "input" é com qualidade como os canais HD do Meo. Mesmo quando a fonte de sinal é má, como o sinal da powerbox, a imagem que vejo em casa é tão boa ou mesmo superior a muitos topos de gama como Pionners e Toshibas. Perfeita não é, falta-lhe ser 1080p, 100Hz, mas com 2K euros, tens uma boa compra, sim senhor. Não vais ficar arrempendido, a não ser, é claro, que tenhas azar de receber um exemplar defeituoso...
 
Punkoiola, as medidas anti-screen burn funcionam bem (julgo serem três opções para fazer desaparecer a retenção de imagens) ?

Como já li relatos teus acerca dos logotipos dos canais, consegues minimizar essa situação ?
 
Punkoiola, as medidas anti-screen burn funcionam bem (julgo serem três opções para fazer desaparecer a retenção de imagens) ?

Como já li relatos teus acerca dos logotipos dos canais, consegues minimizar essa situação ?

Nos posts que falei sobre logotipos, expressei-me mal dizendo "burn-in", mas de facto isso nunca aconteceu. Burn-in é quando a imagem fica marcada definitivamente, e isso nunca aconteceu comigo até ao presente momento, felizmente
icon11.gif


O que estava (e está) a acontecer no meu caso, e penso eu deve acontecer com quase toda gente que tem plasma, chama-se retenção (ou persistência) de uma imagem que ficou por muito tempo estática. Por exemplo, os logotipos. Tenho observado que acontecem principamente com os que têm predeminantemente vermelhos e brancos como o AXN e o Canal História.

Não sei qual é a experiência que os demais utilizadores têm com este problema, mas com a minha TV a situação é pacífica. É preciso um bom par de horas para marcar alguma coisinha, e fica só por alguns segundos. Qualquer zapping, por mais curto que seja, limpa logo esta imagem marcada. Se isto se deve ao recurso activo do pixel shift, não sei. Só sei que até agora este problema é insignificante.
icon10.gif


Portanto:

Pixel shift = recurso activo (se é isso que está a garantir que eu não estou a ter problemas, ou se é a própria concepção do plasma que está a combater o problema, isso não sei responder. Para testar, teria que deasctivar o recurso, e obviamente não estou disposto a brincar com fogo... :002:)

Ecrã branco e Ecrã cinzento = recursos "curativos" para limpar a imagem retida. Usei uma vez para experimentar e nunca mais, apenas porque nunca precisei.
:x2:
 
Penso que os settings são variáveis que devem ter em conta a luminosidade do local onde está a TV. Tenho sorte em ter a TV num sítio onde por mais claridade que haja ao redor, o ecrã da TV fica sob sombra, ou seja, posso ter quase sempre pouco brilho e contraste e estou bem.

Seja como for, estou com os parâmetro quase de origem, só com uma redução mínimo do tipo 40% de brilho em vez do original 45%, e 90% de contraste em vez de 100%. O resto tá tudo default.
 
Back
Topo