E6300 com multiplicador desajustado...

Samskeyti

Power Member
Acontece que já tenho o meu Intel C2D desde Outubro do ano transacto. Nunca tinha reparado no que o CPU-Z dizia, mas um dia reparei num certo detalhe. A core speed não era normal, estava a 1596,2 Mhz, ao contrário dos normais 1863 Mhz... Estes valores no CPU-Z mudam de 0.5 em 0.5 segundos, mas quando validei no x86 secret estava assim... Além disso o multiplicador do processador também acusa 6x no CPU-Z, ao contrário dos 7x. Será este problema no multiplicador, que está a baixar a velocidade do core?? Que devo fazer?? Devo acrescentar que não estava em overclock quando exibiu isto, apesar de já ter feito um pequeno incremento no bus há um certo tempo, de 266 para 300 Mhz...

http://valid.x86-secret.com/show_oc?id=216869

Deem uma olhadela e ajudem-me! Quero saber se é um bug do CPU-Z ou um problema sério...!

OBRIGADO.:)
 
Tens o EIST ou Speedstep activos na BIOS. E 1 tecnologia k baixa o valor do multiplicador apenas kando o CPU esta idle de forma a baixar a temp e consumir menos energia. Ao puxar pelo processador voltas a velocidade "normal".
 
Speedstep ligado?? Que baixa a velocidade ou multiplicador do CPU quando este não está a ser utilizado

Podes desligar isso na BIOS (se for isso)
 
Mas porque é que as pessoas querem desligar o speedstep sequer??

Mete o teu PC a "puxar", a fazer alguma coisa (super PI ou orthos) e vais ver que a velocidade fica no normal.. o speedstep existe por um bom motivo.. para baixar a velocidade quando este não está a ser utilizado intensivamente

Mas procura nas opções de CPU configuration ou algo do género..

Cumps
 
sim na cpu configuration tem la intel speedsteep technology
ja agora que board tens ???

de inicio o meu c2d tb estava a funcionar com o multiplicador a 6 e o prob era na board

diz a marca e o modelo da tua board
 
Axo k tbm faz sentido, pois corri o Orthos, verifiquei o CPU-Z e a Core Speed tava normal

Ao menos ja sei o k e o Speedstep...!

OBRIGADO

-----FIM-----
 
a mim também me aconteceu isso com o meu E6300... andei ás voltas e voltas.. e n descobri o que era... até que um dia actualizei a bios e ficou normal... não sei se foi disso ou não :/
 
faz update a bios ha uma versao de 30 de maio deste ano



se nao resultar manda mail po support do site

ou entao abre o pc e vê se o processador nao tem nenhum pin lixado
ou leve o pc há loja
 
o meu so fazia isso depois de eu actualizar a BIOS, acabei por desligar pk a diferença entre a temp n era mt significativa, i se validava nu cpu-z o multi aparecia 6 em vez se 9 =/


na minha board a opçao na bios e C1E , desliguei i voltou ao normal.

cumpz,
 
axo k n vale nd a pena actualizar a BIOS. afinal o spdstep so poupa energia

PS: esse C1E axo k ta activado na BIOS
 
Última edição:
Back
Topo