Que universidade escolher?

Status
Fechado a novas mensagens.

Arkarus

Membro
Olá a todos,venho vos pedir ajudar porque, como alguns de vocês sabem as o periodo pra as candidaturas para as universidade ja começou. Ora eu vou escolher eng. informatica, mas tou muito indeciso na universidade que vou escolher estou essencialmente indeciso entre 3 universidades: UNL, UL e ISEL
Tambem gostava de saber qual destas é a melhor pra no que toca a programação(pois é o que quero essencialmente aprender)?

Opinioes sff e se souberem outras universidades boas digam(o IST esta fora de questao pois n tenho fisica,e se disserem outras, que nao sejam muit longe de lisboa :| )
 
Última edição:
Pois... isso tem tantas opinioes que ainda fico mais confuso :S
mas pelo que li tou a ver que a UL deve ser a melhor no que toca a programaçao entres as 3 que referi inicialmente :), o pior vai ser as cadeiras de fisica pois sei pouco ou nada de fisica :'(
 
Ando na UL, mais propriamente na FC, a tirar LEI.
Em qualquer Engenharia, e sobretudo informática, é raro(senão inexistente) que no plano curricular não esteja incluído física, ponto final.

Escolhe a Universidade que pelo parecer pessoal e da experiência de outras pessoas seja a mais rentável(aquela que dá mais saídas, que tem mais prestigio, que tem melhor ambiente académico, em suma: a que regista mais pontos a favor).

Estou na FCUL, como referi, e gosto muito da faculdade em todos os aspectos(bem quase todos), como tal, não posso avaliar as outras universidades porque não as conheço por dentro.

Dá uma olhada na thread que o arkannis postou, tem lá muita informação detalhada, perde uma hora a ler a thread.

Cumps
 
Olá a todos,venho vos pedir ajudar porque, como alguns de vocês sabem as o periodo pra as candidaturas para as universidade ja começou. Ora eu vou escolher eng. informatica, mas tou muito indeciso na universidade que vou escolher estou essencialmente indeciso entre 3 universidades: UNL, UL e ISEL
Tambem gostava de saber qual destas é a melhor pra no que toca a programação(pois é o que quero essensialmente aprender)?

Opinioes sff e se souberem outras universidades boas digam(o IST esta fora de questao pois n tenho fisica,e se disserem outras, que nao sejam muit longe de lisboa :| )

Tenho bastantes colegas no IST que não tiveram física no 12º e depois fizeram Física 1. Também são só umas 2 ou 3 cadeiras, e o que um gajo aprende lá é suficiente para passar, embora talvez exija um bocado mais trabalho.

A título de exemplo, para veres que o que interessa às vezes é o empenho: eu tive 20 no exame de Física do 12º e 11 a Física 1. Tenho colegas que não tiveram Física no secundário e passaram com 14 :-D
 
Não sei a matéria que se dá na univ a fisica, mas a matéria de 12º de fisica nao é muito dificil, além disso uma boa parte não deves sequer usar no curso (nao me parece que se vá falar de mecanica de fluidos, teorias da relatividade, atritos ou leis do movimento, que constituem para ai 3/4 do programa de 12º)
 
Então se me esforçar consigo passar nas cadeiras de fisica, na UL,mesmo tem ter tido F.Q. ou Fisica no secundário?

Ja agora MadOnion, que linguagens de programação aprende-se na UL?
 
Última edição:
Oi! Outro da FCUL! Digo também que é quase perfeito! Gosto muito da FCUL.

Linguagens.... bom... Java ao pontapé. C com fartura. Algum assembly (pouco acho que é só mesmo um cheirinho) e prolog (acho)


Cumps
 
Então se me esforçar consigo passar nas cadeiras de fisica, na UL,mesmo tem ter tido F.Q. ou Fisica no secundário?

Ja agora MadOnion, que linguagens de programação aprende-se na UL?

Ah e isto já é um caso diferente!
Pensei que tinhas tido 2 anos de FQ, e que só nao tinhas escolhido era fisica no 12º.
Com esforço tudo se faz... mas isso é capaz de ser mais complicado para fazer as cadeiras de fisica... , nao faço ideia, alguem que ja la ande que te elucide.

Mas como ja disseram aqui, se tu fores ver, todos os cursos de E.I. têm fisica, aliás, praticamente todas as engenharias têm fisica, portanto não baseies a tua escolha nesse ponto.
 
Este pessoal do secundário sempre com as duvidas habituales :-D

Tu já tiveste bases de programação no secundário?Não?E não tens medo?:o
E se já tiveste...Aprendeste, sei lá...Haskell?No teu primeiro emprego podem-te pedir isso(ou não:002:) e podes até nem sequer ter na tua Universidade...
E funções diferenciais?E séries de Fourrier?E matemática discreta?Pensas que só por ter lá matemática no nome já tens bases?
Tipo,vais aprender montes de coisas novas na Universidade,se já tiveres algumas bases tens menos dificuldades, se não...estudas mais um pouco...LOL.
E então física...Pelo menos na minha Universidade a 1 era igualzinho a 12º..Ou seja...Dado que Universidade costuma ser um pouco mais complicado que no Secundário teres uma cadeira que das a mesma coisa que davas lá -> Fácil...Portanto não te preocupes muito com ela..2 cadeiras ou três que se fazem bem!
 
Oi! Outro da FCUL! Digo também que é quase perfeito! Gosto muito da FCUL.

Linguagens.... bom... Java ao pontapé. C com fartura. Algum assembly (pouco acho que é só mesmo um cheirinho) e prolog (acho)


Cumps

Basicamente a linguagem mais abordada é java, e é utilizada em todos os semestres da Licenciatura:
1º semestre em IP
2º semestre em LabP
3º em SIBD(algum java)
4º em DCO
5º em IIA(penso eu)
6º em Segurança
Levas também com C em algumas cadeiras do tipo, Sistemas Distribuidos e Sistemas Operativos.
Haskell em PP (Principios de programação).
Prolog em IIA.
Php em PSI.
JavaScript em IPM(em conjunto com HTML e CSS)
Assembly notação GAS/GNU em ISC(Introdução aos sistemas computacionais).

Não sei se falhei alguma, mas no geral é assim.
 
Basicamente a linguagem mais abordada é java, e é utilizada em todos os semestres da Licenciatura:

Levas também com C em algumas cadeiras do tipo, Sistemas Distribuidos e Sistemas Operativos.
Haskell em PP (Principios de programação).
Prolog em IIA.
Php em PSI.
JavaScript em IPM(em conjunto com HTML e CSS)
Assembly notação GAS/GNU em ISC(Introdução aos sistemas computacionais).

Não sei se falhei alguma, mas no geral é assim.

Ainda te falta ai Jess a EC
Html e um pouco de JavaScript a IPM
Um pouco de ShellScript a SO.
E C# a CM(agora só em mestrado)
 
ja agora uma pergunta offtopic alguem sabe +- qual é o nº de alunos que costuma ir para informática na FCT?

O último ano em que encheu logo na primeira fase foi o meu :P Há 5 anos atrás :D

Devido à restrição da nota de candidatura ter de ser >= 13 ficam sempre vagas por encher, a média na primeira fase deve rondar os 130 colocados.

Sobre a faculdade..., anda cá apenas conhecer ;) Depois decide por ti ;)

Sobre a parte de programação..., não conheço todas as faculdades mas o panorama actual tem sido mais ou menos isto:

EngªInformática == Engªda Programação
EngªElectrotécnica e de Computadores >= Engª Informática com parte de Hardware

EngªInformática é quase a verdadeira Computer Science.

HecKel
 
Ja agora...o que m edizem da FEUP?

moro na povoa de vazrim, e de metro chegava la num instantinho. e ja ouvi dizer que esta univ é muito boa no que toca a eng. informatica

Cumps
 
O pessoal em vez de dizer "na minha aprende-se esta e aquela" não deveria falar deste e daquele paradigma?
Olha que fixe, na minha aprende-se a programar em C#, Java, dotNet, python... oba oba... e eu respondo, então aprendes uma valente maravilha. :P
E mesmo assim, há muito mais na informática para além de aprender a bater código, para isso existem cursos de programação específicos.
 
O pessoal em vez de dizer "na minha aprende-se esta e aquela" não deveria falar deste e daquele paradigma?
Olha que fixe, na minha aprende-se a programar em C#, Java, dotNet, python... oba oba... e eu respondo, então aprendes uma valente maravilha. :P
E mesmo assim, há muito mais na informática para além de aprender a bater código, para isso existem cursos de programação específicos.

Não trouxeste novidades a quem frequenta cursos de Engenharia Informática(aliados à programação).
Na universidade/faculdade aprendes as bases da programação, e a dominar algumas técnicas de programação, desenvolver a capacidade de criar bons algoritmos etc etc.
Não se espera que na faculdade se ensine como usar um if ou for, mas sim desenvolver a capacidade de raciocinio e criar programadores versáteis em várias áreas, etc etc.
Já agora, uma LEI (pos-bolonha) aborda áreas além da programação, mas isso deves saber.

Deixemos isso para os cursos técnicos de programação e tal.
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo