A que linguagem me dedico??

LuisPitbull

Power Member
Boas a todos!!

Estou já a algum tempo no mundo da programação mas nunca nada a sério e decidi-me dedicar a 100% a uma linguagem de programação dedicada a construir aplicações web.

Assim, venho perguntar a todos os utilizadores, experts, programadores e gurus qual na vossa opinião a linguagem a que me devo realmente dedicar a 100% as minhas pesquisas e leiturar?

Gostaria que me dessem motivos e/ou exemplos do porque da escolha dessa linguagem.

Neste momento a que mais me atrai é o PHP pela facilidade de encontrar servidores gratuitos para testes e por já ter elaborado algumas aplicações nessa linguagem...

Obrigado a todos!!
 
php é a escolha.

Tens que instalar o servidor APACHE, MYSQL, PHP para poderes testar o teu código, para isso existem pacotes com todas as ferramentas necessárias:
  • LINUX - LAMP
  • WINDOWS - WAMP
  • MAC - MAMP

Podes ver aqui -> Link
Subforum respectivo -> Web Development

Podes em detrimento, começar com um misto de HTML + JAVASCRIPT + CSS(para os estilos), só que vais precisar sempre de PHP, pois fica melhor para fazer as bases de dados, autenticação de dados, etc etc.
 
Tens que instalar o servidor APACHE, MYSQL, PHP para poderes testar o teu código, para isso existem pacotes com todas as ferramentas necessárias:
  • LINUX - LAMP
  • WINDOWS - WAMP
  • MAC - MAMP
Podes ver aqui -> Link
Subforum respectivo -> Web Development

Podes em detrimento, começar com um misto de HTML + JAVASCRIPT + CSS(para os estilos), só que vais precisar sempre de PHP, pois fica melhor para fazer as bases de dados, autenticação de dados, etc etc.

Mad, obrigado pelo teu post mas o que eu estava a perguntar mesmo éra se acham melhor dedicar-me a outra linguagem senão o PHP.
 
Depende muito do que fores fazer.
C, C++, D - programação 3D, algoritmos, drivers, em resumo "coisas que tem de correr mesmo rápido"
Scheme/Lisp - Inteligência Artificial
Java, C# - menos eficientes que as anteriores mas mais alto-nível, o que se reflecte na quantidade e qualidade das bibliotecas. Bastante populares em meios empresariais ou que envolvam grandes grupos de trabalho.
Python/PHP/Perl/Ruby - Ainda menos eficientes mas mais alto nível (variáveis não tipificadas). Ideais para alguns trabalhos simples e para ambientes onde a eficiência é um factor menos importante como a Web. Abro uma excepção para o Perl e para o Python que têm bibliotecas vastissimas e podem ser usados para produzir aplicações de maior dimensão.
SQL - é a linguagem standard das bases de dados, apesar de haver ORM's para várias linguagens que te evitam andar a escrever SQL. Acho que é indispensável a qualquer programador saber trabalhar com SQL. Escolher uma base de dados é outro assunto.
 
A minha itenção é a criação de aplicativos web. Programas de gestão com a implementação de base de dados MySQL ou SQL.
Por isso me dediquei inicialmente ao PHP.

O que posso usar sem ser o PHP? Ou melhor, aconselham outra linguagem? O pode ser alguma alternativa o ASP.NET ou o ColdFusion, ou não vale a pena começar do zero visto ja ter bastantes bases de PHP?
 
PHP já foi um projecto com futuro mas agora que vejo melhor, reparo que é uma linguagem colada com cuspo, sem principio meio e fim e com falhas imperdoáveis (namespaces anyone?)
A minha sugestão vai para Python, mais concretamente para o Django que é uma framework web escrita em Python. Tem atenção é se o teu webhost suporta scripts python.
 
PHP já foi um projecto com futuro mas agora que vejo melhor, reparo que é uma linguagem colada com cuspo, sem principio meio e fim e com falhas imperdoáveis (namespaces anyone?)
A minha sugestão vai para Python, mais concretamente para o Django que é uma framework web escrita em Python. Tem atenção é se o teu webhost suporta scripts python.

O Python parece-me interessante mas não será uma linguagem complexa de começar do zero?
Por onde devo começar?
 
para design e visual html, css, asp


para funcionamento vb ou c#

para bd mysl ou sqlserver

a escolha é tua , ve as varias para veres com qual te das melhor

eu utilizo html, asp e css , vb e sqlserver

e dou-me bem
 
O meu conselho: escolhe a que quiseres de acordo com o tipo de projectos com que te vais confrontar (isto é: se vais programar para a web, o C pode não ser a mais indicada). Aprende tudo o que houver sobre essa linguagem. Quando 'sentires' que não tens mais nada a aprender, dedica-te a outra. Há quem opte por aprender um 'bocadinho' de cada, mas acaba por não dominar uma linguagem de programação - 'dá uns toques' em várias mas nada de profundo.

O ideal é teres uma linguagem há qual dedicas a maior parte do teu tempo e aprenderes outras que um dia poderão fazer-te falta.

Hoje em dia, as linguagens de programação têm comunidades mais ou menos activas. Integrar essas comunidades também faz parte da aprendizagem e do domínio da linguagem.
 
C is the way!! Dá um background muito grande a nivel do sistema e tem coisas muito avançadas. Claro que não aprendes logo tudo de uma só vez. Tem coisas mais complexas como pointers por exemplo, o que é excelente. Custa a entrar mas depois é de uma utilidade incrivel, da-te background maior em debugging e a preocupares-te com gestão de recursos.

Sinceramente C!
Se não quiseres começar já já com C, para compiladas é mesmo Pascal a aconselhada para aprenderes e interpretadas apostava no Python.

Na minha experiência comecei mais a serio a fazer TCL scripts para o eggdrop e alguns PHP em 2000. Mas durante esse ano e mais concretamente em 2001 virei-me para o C e é até hoje a minha linguagem de eleição, se não tivesse dedicado tanto tempo a ela se calhar hoje seria um programador diferente, talvez pior.
 
PHP, ou frameworks.

Ruby On Rails - que se fala tanto no mundo técnico como empresarial.

Ou uma qualquer framework de Python (tenho andado a aprender Pylons, mas existem mais). E pelo contrário do que pensas, Python é a linguagem perfeita para começar do zero. Podes começar por aqui.

No final, não é a linguagem que interessa mas o que fazes com ela. E frameworks deixam-te chegar lá mais rápido.

C is the way!! Dá um background muito grande a nivel do sistema e tem coisas muito avançadas. Claro que não aprendes logo tudo de uma só vez. Tem coisas mais complexas como pointers por exemplo, o que é excelente. Custa a entrar mas depois é de uma utilidade incrivel, da-te background maior em debugging e a preocupares-te com gestão de recursos.

Sinceramente C!
Se não quiseres começar já já com C, para compiladas é mesmo Pascal a aconselhada para aprenderes e interpretadas apostava no Python.

Na minha experiência comecei mais a serio a fazer TCL scripts para o eggdrop e alguns PHP em 2000. Mas durante esse ano e mais concretamente em 2001 virei-me para o C e é até hoje a minha linguagem de eleição, se não tivesse dedicado tanto tempo a ela se calhar hoje seria um programador diferente, talvez pior.
Ao menos lê o primeiro post antes de começares a desbobinar. Descansa que não foste o primeiro. Web!
 
Última edição:
PHP, ou frameworks.

Ruby On Rails - que se fala tanto no mundo técnico como empresarial.

Ou uma qualquer framework de Python (tenho andado a aprender Pylons, mas existem mais). E pelo contrário do que pensas, Python é a linguagem perfeita para começar do zero. Podes começar por aqui.

No final, não é a linguagem que interessa mas o que fazes com ela. E frameworks deixam-te chegar lá mais rápido.

Ao menos lê o primeiro post antes de começares a desbobinar. Descansa que não foste o primeiro. Web!

E quem disse que não se pode usar C em webdev, cgi anyone? :007:
Seja como for claro que não aconselho a se desenvolver coisas para a web em C. No entanto aconselho a programarem primeiro aplicações "normais", se querem aprender a programar é a melhor situação. Mas isso é a minha opinião.
 
Depende dos teus objectivos..

Neste momento em Portugal a minha escolha seria ou ASP.NET ou PHP.

Se pretenderes um emprego com um vencimento razoável ou queres mais ter mais opções em termos de mercado: C# e ASP.NET

Se pretendes desenvolver uma actividade (criação de websites) a solo: Escolhe um CMS que utilize PHP, de preferência algo como o Drupal e aprende a costumizá-lo e a criar módulos.

Depois como já disseram existem várias outras alternativas, mas se queres construir aplicações web e não websites, é importante que percebas conceitos de programação orientada a objectos, seja em qual for a tua escolha, e que analises bem as várias opções, vantagens e desvantagens em cada uma dela.

Se queres criar aplicações web acho que alojamento gratuito não deve ser um factor decisivo na escolha de uma linguagem. Se for para sites o baixo preço de PHP+MySQL já é um factor a ter em conta.

Um abraço
 
Escolhes duas linguagens, uma mais orientada para web e outra dita "normal" e investe em aprender que uma quer outra e, quando digo aprender não é certamente dominar a 100% a linguagem mas sim a entender o seu conceito e não teres muitas dificuldades em realizar na mesma. Desta maneira depois de despertares para a programação, vais ver que num curto espaço de tempo consegues trabalhar com praticamente todas as linguagens que tenhas à disposição.

O que importa é entender a filosofia de cada linguagem, o que podes fazer e o que deves evitar, a partir daí, quando tiveres necessidade de, investes na aprendizagem da mesma. É um erro estar-se agarrado seja ao que for num mundo tão evolutivo como a informática, ontem estavas em C, hoje em php e amanha a trabalhar em flex.
 
boas, eu já estive a ler alguns tópicos sobre o assunto e estou indeciso sobre o que escolher.
Estou no 11º ano, e como estou a planear seguir Eng.ª Informática gostava de começar agora a programar, ou pelo menos ter umas noções básicas de programação.

Pelo que vi o que é mais aconselhado para beginners é o C, pascal e phython. Mas também vi umas coisas boas sobre o Visual Basic. Qual acham melhor?
 
Pelo que vi o que é mais aconselhado para beginners é o C, pascal e phython. Mas também vi umas coisas boas sobre o Visual Basic. Qual acham melhor?


Acho que mais importante que escolher a linguagem A ou B é aprender a desenvolver algoritmos.

a linguagem é apenas uma ferramenta. é no algoritmo que está a ciencia.
 
Português.

Dedica-te é a aprender os algoritmos e formas de pensar... Qualquer um programa mas nem todos pensam e estruturam as soluções dos problemas.
 
Back
Topo