PC liga mas não arranca

IceTapanho

Power Member
Boas,
Já li posts antigos mas não consegui resolver o meu problema.

Então o que se passa é o seguinte:
Ontem de manhã liguei o PC e uns 10min depois de ligado, ele congelou. Manteve a imagem igual mas o rato parou de mexer, as teclas não respondiam, e então tive de fazer reset ao PC no botão da caixa. Ao reiniciar ele simplesmente deixou de iniciar.

Desliguei então o PC para ele "arrefecer" (não tinha tido sequer tempo de aquecer, mas pronto), e ao voltar a ligar, continuou a nem sequer aparecer o ecrã inicial de detecção de discos e drives ópticas, e nada de bips. Mas ouço ele a ligar os discos e as drives ópticas (as luzes dos gravadores de CD e DVD acendem quando ligo o PC), e liga também as fans. E pronto, não passa daqui. A luz do monitor fica a piscar na mesma como se o PC estivesse desligado.

Resolvi desligar os componentes todos e nada. Liguei só o disco principal e ele fez 1 boot normal, e pensei q fosse de algum componente. Liguei mais 1 disco e ele deu erro ao iniciar (não registei o erro, mas ficou-me na memória algo como: asus 9600xt checksum error). Desliguei o 2º disco, mas ´só com o disco principal ele já não iniciou de novo. Então pensei que fosse da placa gráfica (que é uma ATI 9600xt), mas com outra gráfica que funciona (uma 9200) não arrancou.

Por fim fiz um clear CMOS e também nada... começo a achar que a minha MB pifou-se :(
Alguém tem algum sugestão milagrosa?

Tenho uma asus P4C800 com 3 anos e meio, P4 2.8, 2x512Mb DDR400, e uma ATI radeon 9600XT.

Obrigado por qualquer ajuda desde já
 
verifica se o monitor está a funcionar...e verifica o cabo....verifica se o cpunestá bem colocado e a pasta térmica....
liga só com um disco, só com uma memória....
testa com outra fonte...
 
estás numa situação lixada, eu a ultima vez que passei por isso, fiz tal como tu, peça uma a uma a ver o que dava, mas nunca dava nada, tb pensava ser a MB queimada, e quando estava quase a partir aquilo tudo com os nervos, montei tudo no sitio, arrumei o pc no sitio, e... ehh, deixa lá ver só naquela, e puffff.... funcionou como se nada tivesse acontecido :P
 
luikki, O monitor está bom porque estou com outro PC no mesmo monitor. A fonte também está a funcionar. O CPU não lhe mexi, mas não é um bocado estranho ele deixar de funcionar sem eu lhe ter tocado?

cachirro, pois, não sei mais o que fazer, quem me dera ter a tua "sorte" e ele voltar a funcionar do nada. Já estou a ponderar levar a uma loja para me verem isto, mas já é mesmo desespero de causa porque estou a ver que vou pagar para me dizerem que a board se foi.
 
Vais ter mesmo de testar alternando os componentes, tais com discos e memórias. Normalmente desconfio sempre desses dois componentes, a ordem não interessa. Se não resultar pode mesmo ser da MB
 
O clear fiz mudando o jumper com o computador desligado da corrente durante 5 a 10 segundos como dizia no manual da board. Nunca li nada de tirar a pilha para fazer resets. é preciso tirar a pilha?
 
Bem,
Há bocado só naquela do descargo de consciência fui tentar ligar de novo o PC e o gajo arrancou.

A clear do CMOS funcionou pq tive de meter hora e data de novo e tal na BIOS... mas quando estava a meter a hora e data, o gajo bloqueou de novo.
Começo a ficar inclinado para a hipótese do CPU. Tirei agora o cooler e tinha algum pó acumulado lá por baixo. Estive a limpar com cuidado para tirar o pó e não tocar na parte que toca directamente no processador.

Quanto ao estado da pasta térmica, não sei avaliar porque já montei o PC há 3 anos e tal e nunca mexi no CPU. Não faço ideia se é suposto estar assim como está. Vou tirar uma foto antes de meter o cooler de novo para depois meter aqui caso não consiga resolver isto.

Alguém também acha que pode ser do CPU?
 
Cá estão as fotos que tirei:

Processador na board:


Cooler visto por baixo:


Não sei se importa muito, mas nos últimos tempos (desde que a Primavera chegou, ou seja, aí ha 3 meses) que a temperatura do CPU não baixava dos 40º, e ultimamente andava sempre a rondar os 50º (e chegava aos 55 / 56 quando puxava por ele muito).
Nunca mudei a massa térmica e, como disse, já foi montado há 3 anos e meio este PC.

Será do CPU?
 
Já estive a limpar a grande parte do pó que consegui e nada...

Estou mesmo a ficar limitado a problema de motherboard ou CPU. Será algum mau contacto ou mau isolamento de calor que não permite o arranque?

E já agora, com que regularidade mudam a massa térmica do CPU/cooler?
 
Já testei também as memórias.
Usei só 1 de cada vez na slot A1 e não arrancou nas 2x (continua a ligar mas a não arrancar)

Acho que vou levá-lo à loja onde comprei a maioria dos componentes e pago o preço do diagnóstico e depois logo vejo o que faço... acho que já não consigo descobrir, já testei quase tudo o que sabia.
Algumas derradeiras sugestões vossas?
 
Back
Topo