zoom em Imagens sem ficarem desfocadas

kyhum

Membro
Ola!!Queria saber se há algum programa que com uma imagem se possa ampliala sem ela deixar de ser nitida..ou seja quando fazemos zoom numa imagem ela num certo ponto começa a ficar desfocada(vesse tudo ao quadradinhos pois os pixeis ficam muito grandes..)Queria saber se ha algum programa que se possa evitar isso..se há, qual?por exemplo no C.S.I eles para ver certo promenores nos videos e fotografias eles apliam e depois poem a imagem boa...

Eu tenho o adobe photoshop cs 2 e tinha a esperança de conseguir isso mas não consegui...podiam-me ajudar ssf
 
eheh

uma camara com 34mps deve ajudar no assunto de resto é tudo sci-fi o que passa no csi :p

Tens que ver que nos EUA as câmaras de vigilância são um espetáculo:-D nós é que estamos num país de terceiro mundo:-D
kyhum se tiveres uma imagem do tamanho duma parede escusas de te preocupar:-D
Podes sempre dar uma de photoshop pa resolver isso.
 
se há, qual?por exemplo no C.S.I eles para ver certo promenores nos videos e fotografias eles apliam e depois poem a imagem boa...

Eles no CSI têm supercomputadores de adivinham as cores dos pixeis em falta! :D
Mas melhor ainda eram os do Las Vegas! Num episódio em que o chefe apanhou uma multa por passar um vermelho, eles ampliaram uma foto de um radar ao ponto de conseguires ver as pessoas que estavam numa montanha russa, na estratosfera, a km de distância... eheh:-D

Já ouvi dizer que há programas que aumentam a resolução da imagem dividindo os pixeis e depois fazem uma aproximação da cor de acordo com os pixeis em redor. Até me disseram que haviam umas máquinas de 12MP, que na realidade tinham sensor de 6MP e usavam este método para a foto final ter os tais 12MP.
Mas sinceramente, deves deixar de ver os pixeis, mas não creio que fiques com uma foto mais nitida ao ponto de veres mais detalhes.
 
isso que queres fazer e que vês no CSI é impossível. A melhor aproximação que se consegue fazer é aquela que o photoshop faz, chamada interpolação bicúbica. Para perceber o que acontece, imagina que ao ampliar a imagem, os pixels estão a ser afastados uns dos outros, criando espaço para mais pixels entre eles. O que a interpolação bicúbica faz é "adivinhar" qual seria a cor desses pixels adicionais, analisando os que lá estavam antes. Mas ao contrário do que se vê nos filmes, nunca se ganha detalhe ao fazer uma ampliação a uma foto, perde-se sempre.
 
isso que queres fazer e que vês no CSI é impossível. A melhor aproximação que se consegue fazer é aquela que o photoshop faz, chamada interpolação bicúbica. Para perceber o que acontece, imagina que ao ampliar a imagem, os pixels estão a ser afastados uns dos outros, criando espaço para mais pixels entre eles. O que a interpolação bicúbica faz é "adivinhar" qual seria a cor desses pixels adicionais, analisando os que lá estavam antes. Mas ao contrário do que se vê nos filmes, nunca se ganha detalhe ao fazer uma ampliação a uma foto, perde-se sempre.

É isso! Interpolação! Não me lembrava do nome...
 
Existem pelo menos 2 plugins para o photoshop que até fazem isso com alguma qualidade.

Um é da Extensis, o outro não me lembro. Quando me lembrar do nome deles, coloco aqui.


cpts,
hg
 
Não há para cá milagres, tal como disseram isso dos CSI que ampliam uma foto de uma camara de vigilância (que às vezes nem para perceber quem são os sujeitos) do olho e conseguem no reflexo identificar outra pessoa que estava à frente... só rir...

Imaginando uma imagem onde um olho está representado como um conjunto de 5 x 5 pixeis, é impossivel que esse mesmo pedaço passe a ter 400x400 com boa qualidade. A interpolação só torna a imagem menos Pixelada, dividindo um pixel em vários e calculando as cores para todos eles tendo em conta os Pixeis vizinhos.

Se a ampliação não for muita e se for só por uma questão de aspecto, podes tentar fazer o seguinte:

Image > Image Size - aumenta-lhe os Pixeis e em Resample Image escolhe Bicubic (Isto é a interpolação)

Depois para tornar a imagem ligeiramente menos desfocada podes aplicar-lhe um filter Filter > Shapen> Unsharp Mask

Atenção que isto só tem efeito para pequenas ampliações, tipo 10% 20%, mais do que isso não deve dar grandes resultados.
 
Última edição:
A solução existe!

Olá...

Não sei se ainda vou a tempo, mas tenho o software que precisas!
Consegues ajustar um selo para um cartaz de rua, mantendo o bonito aspecto!
Claro que não mostra nada que não existisse já na imagem, mas faz um trabalho muito profissional!
Mesmo ao jeito do CSI!!!
 
Olá...

Não sei se ainda vou a tempo, mas tenho o software que precisas!
Consegues ajustar um selo para um cartaz de rua, mantendo o bonito aspecto!
Claro que não mostra nada que não existisse já na imagem, mas faz um trabalho muito profissional!
Mesmo ao jeito do CSI!!!

E a solução é....?
 
Back
Topo