Querida, não sei que mac comprar !

Status
Fechado a novas mensagens.

kidloco

Power Member
Ok, ganhei coragem para entrar num mundo novo mas não sei o que comprar.
Acredito que esta seja a dúvida mais batida nos switchers (aka novos utilizadores mac).

Bem, alegrem-se aqueles que pensam que é uma tarefa complicada, porque não é. A Apple não gosta de complicar (90% das vezes) como tal, a escolha de um mac faz-se respondendo a 2 ou 3 perguntas. Isto é possível, porque não há assim tantos macs por onde possam escolher, e sobretudo, porque estes estão bem separados em gamas/categorias.


Preciso de um computador portátil (entenda-se por portátil: computador+ecrã) ?


Se a resposta é sim, então só podem ir para o MacBook ou para o MacBook Pro ou MacBook Air .
Se a resposta é não, então só podem ir para o Mac Mini, para o iMac, ou para o Mac Pro.


Se quiser um portátil, qual devo comprar ?


Depende do que se quer fazer com o mesmo. A Apple divide os portáteis em 3 gamas distintas. O MacBook e o MacBook Pro e o MAcbook Air. O MacBook é o modelo mais acessível.

MacBook Pro disse:
specs_15display20080226.jpg
specs_17display20080226.jpg
product-black-aluminum.jpg

O MacBook Pro foi pensado para trabalho (design/vídeo/música), portanto se não vão usar o portátil para esses fins, podem (e devem) ficar-se pelo MacBook. Há no entanto outra coisa que vos pode fazer escolher o MacBook Pro. Os jogos. Se quiserem jogar ("a sério"), têm de ir para a versão Pro, já que a gráfica partilhada do MacBook não serve de muito neste campo.

Agora com 2 gráficas no mesmo portatil pode-se ter mais autonomia com a gráfica integrada para tarefas rotineiras e menos autonomia ( mais potencia ) com a gráfica dedicada.
A nova geração de macbooks pro tem um corpo em unibody de aluminio, são mais frescos que os anteriores, led-display monitor e um trackpad multi-touch.

Por enquanto ainda só existe a versão de 15'' com o corpo unibody, estando a de 17'' prevista até ao final do ano, sendo que as unidades de 17'' disponiveis são ainda do modelo anterior.

Os preços começam nos 1799€ e acabam nos 2499€.

MacBook AIR disse:
apple_world
product-air.jpg

O MacBook AIR foi pensado na mobilidade extrema. Se precisas de um computador para andar sempre contigo, onde valorizas mais peso do que desempenho, e sendo que já tens outro computador principal, esta pode ser a tua opção. "Faltam-lhe" uma data de coisas, mas para alguns, isto é a mais valia do equipamento pois simplifica processos de decisão, e por outro lado optimiza a conectividade wireless.


Os preços começam nos 1699€ e acabam nos 2229€ mas com um disco SSD.


MacBook disse:
specs_display20080226.jpg


product-white-legacy.jpg
product-aluminum-black.jpg

O MacBook foi pensado para o utilizador comum. Aquele que apenas quer navegar na net; editar uns filmes e umas fotos do filho, etc. A gráfica não dá para grandes aventuras (a nível de jogos e/ou trabalho com OpenGL), mas em tudo o resto chega e sobra! Se querem apenas programar, fazer web development, ou web design, o MacBook chega (o uso da gráfica nestes casos é mínima).

Os preços começam nos 949€ ( modelo antigo - Branco ) e acabam nos 1499€ ( modelo unibody de aluminio ) havendo ainda um modelo intermédio de 1199€ também com o corpo em unibody.

Estes novos macbooks de aluminio trazem algumas inovações face ao anterior modelo como uma gráfica bem mais potente que a X3100 do modelo branco, um touchpad multi-touch, led-display monitor e um teclado iluminado ( como os macbook pros ) estando esta ultima feature apenas disponivel para o modelo mais caro.

Com estes modelos já é possivel jogar um pouco melhor em relação ao que o modelo anterior permitia.

Nota: Apenas o modelo branco tem porta firewire, pelo que se necessitarem dela e se o macbook pro for exagerado para o uso que lhe vão dar, pondera bem a compra entre este modelo mais barato e o mais caro.



Em jeito de resumo:
  • Pouco dinheiro > MacBook
  • Mobilidade extrema > MacBook Air
  • Jogar em condições > MacBook Pro
  • Editar uns textos, navegar na net, tratar umas imagens, etc > MacBook/Macbook Air
  • Mexer (a sério) com as Pro Apps (Photoshop, FinalCut, Motion, etc) > MacBook Pro
  • Web Design, Programação e afins > MacBook ou MacBook Pro

Não quero um portátil. Que mac escolho ?

Again, é fácil. Se for para trabalho (a sério) podem ir para o iMac ou para o MacPro (o MacPro é o mais aconselhado!). Se for para lazer ou para trabalho mais leve, ou vão para o Mac Mini ou para o iMac.

Mac Mini disse:
macmini.jpg

O Mac Mini foi feito a pensar nos utilizadores que querem um mac (extremamente) pequeno e/ou tenham um monitor que queiram manter. Portanto, se têm um monitor que querem manter optem pelo Mac Mini. A gráfica não vos deixará jogar nas melhores condições, mas se querem apenas programar, web design, web development, o Mac Mini chega. Podem também dar outros usos ao Mac Mini.... desde pequeno servidor, a media center.


Os preços começam nos 499€ e acabam nos 699€.
iMac disse:
display_imac20080429.jpg

O iMac como viram em cima, tanto pode servir para lazer, como para trabalho... o que é bom para pequenos profissionais. A grande vantagem (e desvantagem para alguns) é o facto do computador estar "colado" ao monitor... ou seja, quando compram um iMac estão invariavelmente a comprar também um monitor. É o melhor exemplo da filosofia Apple, onde tudo está integrado (literalmente :p). Os preços variam consoante o tamanho do monitor.

Os preços começam nos 999€ (17'') e acabam nos 1920€ (24'').
Mac Pro disse:
macpro.jpg

O Mac Pro é uma máquina para profissionais. Não há muito para dizer... se precisam de potência, o Mac Pro é o indicado.

Os preços começam nos 2499€ e acabam onde o vosso budget deixar.
Em jeito de resumo:
  • Se têm um monitor que querem manter > Mac Mini
  • Se têm pouco dinheiro > Mac Mini / iMac (o mais barato)
  • Se querem uma máquina para lazer > Mac Mini / iMac
  • Se querem uma máquina para trabalho (até um certo nível) > iMac
  • Se querem uma máquina para trabalho "pesado" > Mac Pro
  • Se querem jogar uns jogos como deve de ser > iMac / Mac Pro
  • Se querem um mac expansível > Mac Pro
Finito. Foi complicado escolher um mac ? duvido :)
 
Última edição pelo moderador:
kidloco, mais suscinto, impossível, até a minha pessoa conseguiste tirar dúvidas que tinha, no caso de comprar um mac (ainda não comprei por falta do "tempo", utilizo meu pc com + de 5 anos, que ou mal ou bem, para meu trabalho dá e sobra, o que por um lado é mal, pois a esposa impede de ter uma nova máquina...)
:kfold:
 
Sim, está óptimo. No entanto, há dias alguém disse neste fórum que o Mac Mini é o Mac dos pobres... ok, eu não disse nada, porque como se dizia no meu tempo: "ser pobre não é vício nem é motivo de vergonha". Agora dizerem que o Mac Mini é um computador de lazer, não adequado para quem trabalha a sério, é que... vá lá que isto funciona com nome de utilizador anónimo se não lá estavam a meter-se com a minha reputação de trabalhador.
 
kidloco, "bom trrabalho" :D

No caso do Macbook, considero-o também como ferramenta de trabalho (não-pesado em hardware), dado que a minha área não precisa de recursos exigentes em hardware e tenho colegas possuidores de MacBook's, assim como Powerbooks e um ou outro iBook pelo meio.

Por momentos, olho para a torre que tenho aqui ao lado e penso:

"Isto se fosse um mac mini teria mais espaço"

Depois olho para o meu CRT de 17" e respectivas colunas e penso outra vez:

"Isto sem a torre, sem colunas e só com um monitor mais fino e com tudo integrado, seria a cereja no bolo."

Depois...acordo com os pés assentes na Terra. :-D

Como não tempo t€mpo para isso e também tenho gente em casa habituada apenas "à concorrência populista" (embora pus o meu pai a mexer uma ou outra vez no ambiente gráfico do linux em KDE), não considero por agora a compra de um mac.
 
Pois, de facto a designação "lazer" é um pouco limitante. O Mac mini e o Macbook são a gama baixa da apple, mas também a única com preços competitivos em termos de mercado (não quero entrar em conversas sobre tudo o que um Mac trás a mais, só estou a falar de dimensão de carteiras) e concordo que se diga que são direccionados para o lazer, mas na maioria dos casos podem também ser excelentes ferramentas de trabalho. A maioria das pessoas que compram um computador para trabalhar não vão fazer tratamento de vídeo profissional, etc. Acho que se deveria fazer essa distinção, entre trabalho de alto desempenho e trabalho comum.

A única limitação do MacBook é a gráfica e os trabalhos que precisam de gráfica não são assim tantos (acho eu).

Basta ver que um gamer compra um MacBook Pro e uma pessoa que só queira um portátil para trabalhar muitas vezes acaba por ir para o MacBook... Lazer para muitos significa jogos (e filmes e internet e música).

Acho que se deveria referir também que o MacBook tem 13'', que é claramente uma grande vantagem para muitas pessoas. Quem não conhecer e ler o post parece que o MacBook é o MacBook Pro, noutra cor e com menos specs.

Dei uma de MacBook fanboy:x2:

EDIT: Não deixa de ser um excelente post, muito útil para evitar a invasão dos aspirantes a switchers e/ou curiosos!
 
Última edição:
Lazer é também fazer uns filmes da família, e editar umas fotos. Isso como é óbvio o Mac Mini e o MacBook conseguem fazer. Coisas mais a sério já é mais complicado.

Claro que conseguem sempre trabalhar com qualquer um dos macs... mas não posso ser assim tão "vago". Claro que se for para trabalho que não precise de gráfica (programação por exemplo), a gamas "baixas" da Apple chegam. Vou rectificar o tipo de trabalho... assim não têm mais dúvidas.
 
Lazer é também fazer uns filmes da família, e editar umas fotos. Isso como é óbvio o Mac Mini e o MacBook conseguem fazer. Coisas mais a sério já é mais complicado.

Claro que conseguem sempre trabalhar com qualquer um dos macs... mas não posso ser assim tão "vago". Claro que se for para trabalho que não precise de gráfica (programação por exemplo), a gamas "baixas" da Apple chegam. Vou rectificar o tipo de trabalho... assim não têm mais dúvidas.

Jogar também não é lazer ? :004:
 
O que eu noto de negativo no mac mini é quando tento fazer edição de video no Imovie. Conseguir ate consigo mas aquilo esgasga-se a toda a hora...
 
Bom post. Mas uma questão de quem não utiliza mac... a opção "Se querem jogar uns jogos como deve de ser > iMac / Mac Pro" é viável? já existe catálogo de jogos bons para mac?
 
Ainda não existe muito... vai mudar no entanto. Mas podes sempre instalar o Windows pelo Bootcamp e jogares como jogarias num pc "normal".
 
Apartir do momento em que eu tenho o parâmetro "jogar", não. :)

Editar para "jogar em condições" depois de eu apontar a discrepância é batota. :P
E mesmo assim, comprar um portátil ou um iMac para jogar em bootcamp por aquele preço é ridículo.
PC's com aquele nível de performance em jogos são muito mais baratos.
 
Só alterei coisas no mac mini/macbook... estás equivocado.

Quanto a jogar por Bootcamp, não é ridículo... é simplesmente uma opção. O que interessa aqui não é se há pcs com o mesmo nível de performance mas muito mais baratos, mas sim se há macs muito mais baratos com o mesmo nível de performance.

Estarei muito errado se disser que quem quiser jogar tem de ter um PC?

Há jogos para mac. Embora não sejam muitos (comparados com o pc) num futuro próximo essa mesma biblioteca irá aumentar, muito por causa da EA e da ID que vão passar a desenvolver para mac. Todos os outros jogos que não existam para mac, podes correr através do Bootcamp.

Mas se queres uma máquina apenas e só para jogar, qualquer pc é melhor compra.
 
Última edição:
Bom post!

Por vezes as pessoas compram e gastam carradas de Euros em equipamentos que pura simplesmente nao precisam nem nunca vao usar as capacidades da maquina! Acho que esse post ajudara basante na decisao! =)
 
Era fixe pegares num pormenor que o Meje referiu e por os tamanhos dos ecras (como tem no iMac) para os macbook [pro].

*clap*clap*
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo