Duvidas ...

core2duo

Power Member
Boas pessoal,
este é o meu primeiro post :P i começo ja com duvidas.

1. O que é RAID e para que serve ?
2. Como é que activo RAID ?
3. Sem limites orçamentais qual a melhor motherboard ?
4. Até 2000€ qual o portatil é que me indicariam para jogos ?
Ja vi o novo Asus G1 com processador Santa Rosa e GeForce 8 Series ... Que acham ?
5. Tenho um computador "velho" com um P4 2.0GHz (socket 478), motherboard nao sei a marca =P mas tem 1 slot AGP e 3 pci ... 3 slots para RAM DDR .. e uma grafica Asus 9550 ...
Bem, o que se passa é o seguinte, eu vou a BIOS, aumento a velocidade do processador um bocadinho e dps ligo-o e ta tudo bem, isto é, se eu for ao cpu-z ele diz.me a velocidade do OC... mas se eu aumentar cerca de 10MHz, depois reinicio e o cpu-z diz-me que o processador está à velocidade padrao, isto é, o OC nao funciona... alguem me sabe dizer porquê ?
6. Noob question: Tenho 2 discos de 250gb cada ... Um tem o Vista Ultimate e o outro o Xp pro mas eu queria formatar o disco que tem o xp pro e depois instalar o xp pro outra vez, isto é, limpar tudo... começar um windows novo. Ja li diversos topicos a dizerem que se tem de instalar o win 98 antes ou tecnicas um bocado estranhas.
PS: eu sei que ao instalar o xp ele formata...
7. Tenho o cd do xp e quando o meto na drive e reinicio o pc com boot po' cd, ele diz pa inserir um cd ... diz que o cd que esta la nao é bootable ...Como faço para ele arrancar pelo cd i instalar ?


Desculpem lá tanta pregunta mas nao encontro melhor sitio para preguntar isto ... :beerchug:


Cumps,
Core2Duo
 
RAID(Redundant Array of independent disks) : http://www.clubedohardware.com.br/artigos/651

A board é para Intel ou AMD?!

Depois de uma revisão rápda por alguns modelos de portateis acho que o G1 será uma boa compra

O problema com o cd do windows deve ser que foi mal gravado =X, eu tive esse problema com o fedora... regravei já não sei como e ele arrancava, sei que teve a ver com a imagem, e no nero tive de meter fazer uma imagem de arranque assim uma coisa...


Nos Discos, simplesmente formatas o que tem o XP e metes o profissional, se calahar não percebi bem a duvida, mas isso é basico...

se calhar era melhor teres vários tópicos, um para cada dúvida.. não sei se iste topico num estara contra as regras...
 
Última edição:
Pensa em RAID como um conjunto de discos a funcionar como se fosse só um disco

Depois tens vários tipo de RAID.. vou dar 2 exemplos:

RAID-0: Pode-se fazer a partir de 2 ou mais discos, a informação é repartida entre os discos, tendo um considerável aumento de performance.. com a parte negativa que se um disco avariar, a informação é toda perdida

RAID-1: A informação que é guardada num disco têm uma cópia (mirror) no outro disco, não vais ter aumento de performance, mas se um dos discos "berrar" ficas com a informação intacta, porque está tudo no outro disco

São exemplos muito curtos e ainda existem mais, foi só uma explicação breve :)
 
tantas perguntas que me fizeste trocar intel com windows...

" A board é para Windos ou AMD" que lol

Sim existem vários tipos de RAID se calhar no teu caso o que mais te interresa sera o 0 não sei, tens de ser tu a avaliar, dai aquele texto todo
 
O que me chama mais a atenção é o RAID-0 mas nao entendo a parte da informaçao repartida... Um ficheiro fica divido entre os dois discos ?
E como é que ganha desempenho em relaçao a ter 2 discos sem tarem em RAID-0 ?

@ Rock_life: LOL ... tás quase lá xD Windows Core 2 Duo

Boas pessoal,
este é o meu primeiro post :P i começo ja com duvidas.

1. O que é RAID e para que serve ?
2. Como é que activo RAID ?
3. Sem limites orçamentais qual a melhor motherboard ?
4. Até 2000€ qual o portatil é que me indicariam para jogos ?
Ja vi o novo Asus G1 com processador Santa Rosa e GeForce 8 Series ... Que acham ?
5. Tenho um computador "velho" com um P4 2.0GHz (socket 478), motherboard nao sei a marca =P mas tem 1 slot AGP e 3 pci ... 3 slots para RAM DDR .. e uma grafica Asus 9550 ...
Bem, o que se passa é o seguinte, eu vou a BIOS, aumento a velocidade do processador um bocadinho e dps ligo-o e ta tudo bem, isto é, se eu for ao cpu-z ele diz.me a velocidade do OC... mas se eu aumentar cerca de 10MHz, depois reinicio e o cpu-z diz-me que o processador está à velocidade padrao, isto é, o OC nao funciona... alguem me sabe dizer porquê ?
6. Noob question: Tenho 2 discos de 250gb cada ... Um tem o Vista Ultimate e o outro o Xp pro mas eu queria formatar o disco que tem o xp pro e depois instalar o xp pro outra vez, isto é, limpar tudo... começar um windows novo. Ja li diversos topicos a dizerem que se tem de instalar o win 98 antes ou tecnicas um bocado estranhas.
PS: eu sei que ao instalar o xp ele formata...
7. Tenho o cd do xp e quando o meto na drive e reinicio o pc com boot po' cd, ele diz pa inserir um cd ... diz que o cd que esta la nao é bootable ...Como faço para ele arrancar pelo cd i instalar ?


Desculpem lá tanta pregunta mas nao encontro melhor sitio para preguntar isto ... :beerchug:
 
Sim, o ficheiro fica dividido nos 2 discos, é por isso que tens um ganho de performance.. fica a funcionar como apenas um volume.

Qualquer informação que escrevas/leias, estás a aceder aos 2 discos.. com 2 discos normais isso não funciona assim

O resto das perguntas.. não tou com cabeça para responder hoje :D , mas em relação ao OC pode ser a board que não seja boa para OC..

Quanto a arrancar pelo CD.. estás a fazer tudo bem(parece) estás a escolher a drive correcta para fazer o boot?? Devia dar sem problemas

Cumps
 
Bem-vindo Core2Duo!

Quanto à questão nº7:
Em primeiro lugar terás que criar uma imagem do CD do Windows que tens em tua posse.
Para criares a imagem do CD podes utilizar este o ISO Recorder, gratuito e muito fácil de utilizar.

Depois de criares a imagem com o ISO Recorder (repara nesta imagem) tens que gravá-la para CD de modo a que este se torne «bootável» (CD de Arranque).

Clicas com o botão direito do rato no ficheiro .ISO que guardaste algures numa pasta do computador e seleccionas a opção Copy Image to CD (repara nesta imagem).

Se tudo correr como o previsto, obterás um novo CD com arranque («boot») incorporado ;)

Qualquer dúvida, dispõe :)
 
3. Sem limites orçamentais qual a melhor motherboard ?
o

a melhor, melhor, melhor? depende muito...
A mais cara?
tens algumas...

assim a mais disponivel ao publico em geral.. a Striker Extreme da ASUS, mas a Blitz Formula deve tar a sair e vai ser pelo mesmo preço ou mais [+300€]


melhor? chipset!

eu diria que existem dois fabricantes de chipsets neste momento que são os melhores:

Intel: Neste momento lançou o seu P35, que veio substituir o 965, um dos melhores chipsets para OC, e ao que parece este P35 continua com a tradição.. mantendo a grande capacidade de OC com o desempenho do actual flagship da Intel, o 975x que deverá ser substituido pelo X38..

o P35, bem como o futuro X38 já trazem controladores de memorias DDR3 integrados

Neste momento placas que se destacam são as:
ASUS
P5B Deluxe, Intel 965i
P5K Deluxe, Intel P35

Gigabyte como:
GA-965P-DQ6 i965P+, Intel 965i

DFI
INFINITY P965-S

entre outras


nVidia: começou a dar cartas como uma das melhores, mais "fortemente" com o aparecimento do chipset nForce5, talvez actualmente o melhor chipset para AMD AM2. sendo que apenas o L1 (1207FX) possui o chipset nforce6 mas este não é talvez o melhor sitema para os bolços dos "mortais".
Sem duvida neste momento encontra se entre os melhores na Intel com o chipset 680i na Intel, é uma das melhores OCers principalmente em QuadCores.. Possui também a "grande vantagem" do SLI que permite juntar duas das melhores placas do mercado como se de "uma só" se tratasse, duas 8800Ultra e se calhar em breve umas 8900...

A striker extreme que te exemplifiquei em cima é uma 680i

Notam se portanto placas como as:
ASUS - Intel
Striker Extreme
P5N32-E SLI, nforce 680i (cutdown da Striker)
P5N32-E SLI PLUS, nforce 680i + C55 (hibrida de nforce 6 + nforce 5 = mais barata)
P5N-E SLI, nforce 570i (talvez a melhor desempenho/preço, por cerca de 110€, peca pelo chip da bios soldado)

ASUS - AMD
M2N32-SLI Deluxe, nforce 590i

EVGA
NFORCE 680I, nforce680i
NFORCE 680I LT, 680lt
NFORCE 650i ultra, 650i ultra (estável e fiavel)

BFG
NFORCE 680I

XFX
NFORCE 680 LT, 680LT (bom preço (xfx), boa capacidade de OC)

existem muitas outras, mas ficas já aqui com algumas
 
Desculpem..
A board é pa Intel.
A melhor que vi foi a Striker Extreme mas ja ouvi dizer que estão pa sair umas novas ...

@ Kraftwerk - Obrigado. O cd do xp já inicia ! :D

@ Romani48 - Epa, eu nao sei se devo esperar por motherboards "boas" com chipset P35 ou se devo arranjar uma com chipset 680i ou 975x ...
 
4. Até 2000€ qual o portatil é que me indicariam para jogos ?
Ja vi o novo Asus G1 com processador Santa Rosa e GeForce 8 Series ... Que acham ?
5. Tenho um computador "velho" com um P4 2.0GHz (socket 478), motherboard nao sei a marca =P mas tem 1 slot AGP e 3 pci ... 3 slots para RAM DDR .. e uma grafica Asus 9550 ...
Bem, o que se passa é o seguinte, eu vou a BIOS, aumento a velocidade do processador um bocadinho e dps ligo-o e ta tudo bem, isto é, se eu for ao cpu-z ele diz.me a velocidade do OC... mas se eu aumentar cerca de 10MHz, depois reinicio e o cpu-z diz-me que o processador está à velocidade padrao, isto é, o OC nao funciona... alguem me sabe dizer porquê ?

ja tenho maioria das respostas :D ..
 
Back
Topo