Iniciante em programação!

Começa por c, que ficas logo com boas bases para outras linguagens, como o c++, e o java, e nao é assim tao dificil aprender c, é tudo bastante intuitivo, e encontras muita informaçao na net, basta procurares na net manuais.
 
Epa, começares por C acho um bocado puxado. É melhor começares antes pelo Pascal, para aprenderes bem as lógicas de programação.

Não é com Pascal, que se ficam com hábitos de programação.
Recomenda-se C ou Python(preferível, não é tão baixo nível).

Se queres fazer coisas bonitinhas, sem exigir muito trabalho, começa por VB.
 
Pascal e mt mais simples desculpem la contrariar

Nunca disse isso, e até concordo. Só que Pascal é muito desmotivante, e rapidamente obriga a alguém a "saltar" de linguagem antes de perceber os paradigmas de programação.
Comigo aconteceu isso, o meu primeiro contacto com a programação, foi precisamente com Pascal, em menos de 1 mês saltei para C(apenas continuei com Pascal por motivos académicos).
 
Eu comecei por java... será que fiz algum disparate? :P
Eu não acho aquilo complicado, quer dizer, acredito que seja mais complexo que outras linguagens, mas tenho tido bastante facilidade em compreender e fazer as coisas, e é bem giro hehe.
 
Comecar por VB não aconselho. Eu até há uns tempos atrás tambem era da opinião que VB era bom para começar mas entretanto já mudei radicalmente de ideia.

O VB é bom para algum iniciar simplesmente no sentido em que é fácil "fazer coisas giras" mas não se aprende a programar.

Python é o que ando agora a aprender e acho muito porreiro para quem queira começar. Tens o tkinter que te dá para fazer muitas coisas engraçadas por forma a dar aquela motivação para continuar a aprender.

Ainda em relação á discussão em si, é sempre muito discutível e há sempre muitas opiniões diferentes já se sabe... :S :)

Já agora, dá uma vista de olhos nisto
 
eu comecei com C e acredito que isso me ajudou bastante para compreender coisas na programacao que a linguagem Java ja nao deixaria. Mas enfim, o bom é ele comecar com C.
 
Depois de mais de 10 anos sem programar, voltei a programar em Pc atravez do Python.

Nada mais facil, simples e faz tudo, graficos, BD, jogos, ambiente grafico, e OOP.

Aqui tens o primeiro livro com que comecei, que tal como a linguagem é completamente free e open source.

http://www.ibiblio.org/obp/thinkCSpy/
 
Começa por C! Eu pelo menos qd entrei na universidade e nunca tinha programado comecei por aprender C. Dps no ano seguinte iniciei o C++, asp.net e php. Pelo menos acho q C seria o ideal p começar a entrar nos eixos no q se refere a bases de programação. Saber fazer um ciclo for, um if, else-if... while, cases, etc. Tenta contudo aprender um pouco de base de dados, pois de certeza q irá ser util p paginas mais elaboradas. Tendo estas bases aventura-te por exemplo em vb.net, asp.net + c#. Agora ate podes ir tirar uns trials do visual studio 2005 express edition no site http://msdn.microsoft.com/vstudio/express/downloads/

Dá-lhe... :)

ps-> Não te esqueças uma cena da praxe... o primeiro teste será o famoso "Hello world!!!"
 
Começaste bem tu. O melhor livro. Mesmo. :)


Pois eu com esse livro mais o "Python Curso Completo" da FCA, "SQL Demystified" da McGrawHill e "Let run your neurons(Pygame)" consegui construir em 2 semanas um par de quiosques multimedia que ainda me renderam alguns $$$.
 
Back
Topo