Gigabyte 8600GT Vmod + Vmem

PJ

Power Member
Comprei esta placa à relativamente uma semana e a primeira coisa que reparei foi que "cagava-se" toda a partir dos 650Mhz de core. Era logo artefactos e etc.
Pensei logo que fosse falha minha pois ainda não estava habituado a clockar placas novas destas.
Existe o shader domain e outras coisas que depois pesquisei...

Enfim afinal aprendi mais alguma coisa mas a falha continuava a ser dos volts. Andei na net à procura de algum guia do shamino que me ajudasse mas para esta marca nada.

Encontrei um tutorial que ensinava utilizar o NiBiTor para fazer volt mod da bios. Foi a primeira coisa que fiz. Alterei bios, meti 1.5 de vgpu e bora lá.

Resultado: continuava igual.

Nos guias do shamino ele dizia que até 1.8v não existia over protection.... Arrisquei pra 1.8v e mesmo assim nada, continuava igual.

Que fiz, procurei pelos pwm controller

dsc00062editedje5.jpg


e fui buscar o datasheet deles à NexSem :

nexsem2114dsih5.jpg


Depois medi a resistência entre FB e GND :

dsc00064yr8.jpg


O que deu 50K. Tinha lá uns pots de 50K e fiz uma contas já que não conseguia encontrar os measure points do vgpu e vmem:

Vgpu(novo) = Vgpu(velho)*(Rgpu/Rgpu(nova))

então meti o pot a 40k o que daria 1.6v dado que este core tem 1.32v de origem (pelo menos era o que dizia a bios)

dsc00073ol8.jpg


Claro que ainda não queria acabar com a garantia da placa e por isso mesmo usei um grabber :

dsc00067cs8.jpg


Um pouco mais de refrigeração para ajudar a puxar as memórias tb dado que já tinha metido wc no gpu :

dsc00072an3.jpg


Resultado :

bem só vos digo uma coisa, incrível mesmo. Apenas com 1.6v consegui atingir 800Mhz de core, 783 bencháveis na maior parte dos testes de 3D01. Logo à tarde já meto as pics disso pois esqueci-me de as trazer.

Agora falta nas memórias mas antes de me aventurar a isso vou googlar os chips para ver o max de v que aguentam.

Digo-vos que está aqui uma placa :wow: .

Agora faltava era um c2d a acompanhar... :x2:
 
Última edição:
Elas começaram em 34 em iddle e iam aos 50 no Nature e no CCHD. Passado algum tempo a benchar mandou-se para os 40º e em full 60º como se pode ver pelas imagens a seguir

783corehd6.png


Puxei um pouco pelas mems... (esqueci-me do raio do papel que tinha o serial dos chips em casa :'( )

783corevgpu800memsdg9.png


Aqui fica uma amostra do que consegui até agora :

3440731g8600gt756756bz6.png


Ainda faltam alguns tweaks....

Este cpu é que não pára de me surpreender, benchar a 3.1G com 1.6vcore....

Tenho de juntar pra um c2d rapidamente....
 
Última edição:
Bom esforço Paulo.
A gama 8600 é verdadeiramente incrivel em termos de potencial de oc.
Força nisso não esperes é tanto nas mem's como no core mas também devem ter um salto interessante ;)
 
bem... eu ia abrir um post novo, assim aproveito a tua thread (espero que n te importes)

Eu adquiri uma Gigabyte 8600GTS tou estupidamente contente com a grafica...
So' achei um pormenor estranho.... epa... ela nao tem nenhum tipo de alimentacao externo...
engraçado que dentro da embalagem vinha um conversor molex -> pci-ex
E era essa a minha duvida (e ate tava mesmo ah espera duma resposta do vortan pk sei k domina o assunto)... em termos de OC, isso nao vai influenciar comparativamente a outras marcas?
Por exemplo as Asus tem a ficha para ligar ah fonte e penso que vi no forum da aqua alguem a benchar com 2 em sli e a fazer ***** koisa como 80k 3d2001...

oh vortan conta la da tua justiça, tu eh k es o homem do multimetro!

quanto a clocks, a minha é 675/1000 e bencha bem a 750/1150 isto com o cooler passivo da gigabyte apenas com uma fan de 80mm na lateral da caixa.

um abraço
 
bom trabalho paulo :D mas olha q com a minha n terias ficado pior, faz os 740/820 sem alterar voltagens, wc no gpu, olha convem e´ teres cuidado com esses potenciometros pois ja me mandaram uma 7800gt para rma lol. tenho de fazer aqui uns vmods ``a minha para ver qto d´´a. testa e´ isso no 2k5. abraço.
 
bem... eu ia abrir um post novo, assim aproveito a tua thread (espero que n te importes)

Eu adquiri uma Gigabyte 8600GTS tou estupidamente contente com a grafica...
So' achei um pormenor estranho.... epa... ela nao tem nenhum tipo de alimentacao externo...
engraçado que dentro da embalagem vinha um conversor molex -> pci-ex
E era essa a minha duvida (e ate tava mesmo ah espera duma resposta do vortan pk sei k domina o assunto)... em termos de OC, isso nao vai influenciar comparativamente a outras marcas?
Por exemplo as Asus tem a ficha para ligar ah fonte e penso que vi no forum da aqua alguem a benchar com 2 em sli e a fazer ***** koisa como 80k 3d2001...

oh vortan conta la da tua justiça, tu eh k es o homem do multimetro!

quanto a clocks, a minha é 675/1000 e bencha bem a 750/1150 isto com o cooler passivo da gigabyte apenas com uma fan de 80mm na lateral da caixa.

um abraço

77K era WR e era do Joker, se já fizeram 80k deve ser novo WR.

Boas redhat a tua é aquela versão passiva?
Não terá no pcb da placa um local onde teoricamente estaria soldada a alimentação da placa?
Se poderá ou não influenciar o oc não ser alimentada?
Poderá sim mas só terias a confirmação caso testasses as duas situações!

Abraço!
 
bom trabalho paulo :D mas olha q com a minha n terias ficado pior, faz os 740/820 sem alterar voltagens, wc no gpu, olha convem e´ teres cuidado com esses potenciometros pois ja me mandaram uma 7800gt para rma lol. tenho de fazer aqui uns vmods ``a minha para ver qto d´´a. testa e´ isso no 2k5. abraço.

Parece que a tua ainda saiu melhor que a minha pois esta não passava mesmo dos 670 de core. Quanto às mems ainda não tive muita hipótese de testar dado que estou em época de exames o tempo é escasso.

Já vi que estes chips correm a 1.8V de memória. A resistência já tinha medido e também é de 50K. Pois, o mal dos potenciómetros é que eles desregulam-se muito facilmente, antes de os ligar meço sempre com o multi a verificar se estão na posição correcta...

Plano de fim de semana : Xp tweak && Nvidia Drivers Tweak && VMem mod && 2k5 :x2:

Abraço

redhat disse:
engraçado que dentro da embalagem vinha um conversor molex -> pci-ex
Pois isso é muito estranho mesmo.... . Talvez tenhas perda de performance em oc. Em default a energia necessária deve chegar a do slot pci-ex, agora em oc isso já é bem diferente. A mim tb me dava jeito uma fonte nova... .
LOL a ver se me sai um 3º prémio do EuroMilhões pra fazer uns upgrades cá por casa :002:
 
oh vortan, se o pcb tiver os contactos para o alimentador externo posso soldar la uma ficha?
a minha versao é passiva com o silent pipe, akilo eh monstruoso e tapa-me a grafica por inteiro, tenho mm de tirar fora o cooler para olhar para a grafica com olhos de ver. e para por artic silver tb, que a pasta de fabrica deve ser uma boa comedia.

edit:

47577_small.jpg


47585_small.jpg


e em tamanho grande:

http://www.qwesta.ru/editor_images/articles/23052007/47585_big.jpg
http://www.qwesta.ru/editor_images/articles/23052007/47577_big.jpg

sinceramente por estas duas imagens... "teme-se o pior"!!

não encontro nada onde "agarrar" a ficha... portanto fica fora de hipotese!

Mais curioso ainda, o pcb tem 2 conectores para ventoinhas (e esta hein?) sendo uma grafica passiva!! Boa cena

edit 2:

package contents,

img_327_4_med.jpg


olhem la o conversor na embalagem....
Va, se descobrirem alguma coisa apitem!!

Grande abraço
 
Última edição:
pode acontecer ser uma placa em que a GB utilize o mesmo PCB base e packaging para varias gamas tal como a Asus nos portateis.
explicaria isso.. ou então venderam-te gato por lebre..
 
pois a mim tb me parece q essa placa e´ igual `a minha 8600gt da Gigabyte, as gts normais sao maiores e teem o conector de power claro q a gigabyte pode usar nessa versao o mesmo pcb foi so meter outras ddr de 1.0ns em vez dos 1.4ns das normais, o core e´ o mesmo so q as gts veem de origem com mais voltagem no gpu por isso mais puxadas, qualquer gt com a mesma voltagem da o mesmo apenas as mem n sao as mesmas mas ja vi uma gt com mem de 1.0ns acho q era uma eagle ou raio, pelo nome so podia ser uma bombinha :D
 
Eles usam pcb's iguias e mudam umas quantas cenas.
Vejam o exemplo da p5n32e-sli e da striker.
Sim se tiveres no pcb ond soldar podes mas pela foto não me parece ter...estranho!
 
Por acaso na minha não encontrei nenhuma ficha de ligação a pci-ex

Além de que a tua placa difere da minha exactamente neste sitio :

47585bigiz3.jpg


Aqui fica o link dos acessorios da minha :

http://www.gigabyte.com.tw/Products...e=VGA&ProductID=2515&ProductName=GV-NX86T256D

e da tua :

http://www.gigabyte.com.tw/Products...e=VGA&ProductID=2512&ProductName=GV-NX86S256H

Ou seja exactamente igual, tirando este pormenor em letras pequenas :

*Please note that GV-NX86S256H will occupy two slots from your PC

Dado que a tua vem com o Silent Pipe III e não com o dois, se tirares uma foto de frente e verso do cooler dá pra comparar.
Outra coisa, se intalares o rivaTuner ele diz quantos shaders terá, se não esrou em erro na minha são 32 e na GTS são 120.

Espero ter ajudado...
 
olha que n, os shaders sao 32 na mesma, mas tou a acabar uma instalaçao fresquinha do XP (tava com vista e o rivatuner tava maluco, nem mexiam os clocks) e ja digo algo!
Tjay

edit: ok, no riva tuner n encontro nada...
Windows XP vs Windows Vista:

-Tenho o riva tuner a bombar no XP =)
-Consigo benchar com 333fsb no processador
-Consigo benchar 3dmark 2k5 a 725+mhz no processador grafico e mems a 2.2+ gigz =)

fica o 1o score a 11020 3dmark 2005
ainda vou fazer mais 1 ou 2 benchs com o cpu mais esticado, ele ta a 333 fsb (por causa das mems) mas com multi 6

ate ja

edit 2:

hummmm
oh paulo, so por curiosidade, a tua bios tinha a voltagem intermedia mais alta do que a ultima? eh k isto tava 1.1 - 1.3 - 1.2 , nem deixa gravar o file...

outro edit:

crap, n tenho drive de disketes para flashar a rom da grafica para lhe tentar dar mais juice....
vou espreme-la com o que tenho agr...
 
Última edição:
so para fazer um update...

realmente ha qualquer coisa que n "bate bem" nesta minha grafica....
consigo tirar mais marks com ela em default do que overclocked... dou o exmplo..

a 700/1100 faço 11400 marks +/- enquanto que com 675/1008 faço 11800+...
isto em 3dmark 2005...

sinceramente, aquela historia da bios da grafica n me convenceu, portanto, vou arranjar maneira de fazer um boot disk para flashar a bios disto, com valores correctos, pois o VID 0 eh 1.1, o VID1 eh 1.3 e o VID 2 eh 1.2... se eu tentar gravar a bios de origem no disco, da-me erro, diz que o VID 2 n pode ser menor que o VID 1...

Vorten, Paulo, give a hand plz =)

abraço
 
uiiiiiiiiiii paulo, a grafica tem 7 dias pah :P
ate tenho medo, alem de que n tenho grabbers, tenho de arranjar alguns!
btw, tu ali usas um potenciometro, mas podias usar uma resistencia certo? o potenciometro eh so para poderes regular a voltagem que queres deixar passar! right?

abraço

edit: vou flashar a grafica... se der bronca, olha, vai demorar algum tempo a voltar =) tjay

edit2: ora, vid0 = 1.1v ; vid1 = 1.3v ; vid2 = 1.45v e 700mhz gpu e 1020mhz mems
1o score de 3dmark05 com a grafica em "default" 11478 mas, com uma enorme diferença, n se sente os "soluços" que dantes se viam, fikei bastante agradado...
oh paulo, manda aí 1 grabber por e-mail :P tas a tentar-me e eu a ver...

sofarsogoodqm6.jpg


edit2:

Ok, fica por aki a brincadeira:

750mhzms6.jpg


e daqui n passa... e ganhei apenas 400 marks...
penso que as 8600 serao bixinhos engraçados... MAS... n as gigabyte... se encontrar uma ASUS, vou experimentar, caso contrario, penso que vou ficar com ela a 700/1020 como ta na bios agr... aguenta-se bem e o cooler passivo eh mais que suficiente, visto a 750mhz com 3dmark a correr nao passa dos 49º

Va, aguardo novidades agr!
 
Última edição:
Back
Topo