Temperaturas Altas no Portatil e sem €?

Buenaz People!:wavey:

Pois é, tenho em funcionamento um portatil Toshiba (centrino duo T2250) que apresenta temperaturas relativamente altas (brutais para um CPU) quando puxo mais um pouco por ele (o que não é muito dificil, qualquer joguinho sobe logo), normalmente anda entre os 60º~65º em funcionamento normal e sobe para uns 75º :004:(no maximos dos maximos, o que já considero exagerado) em jogos bem puxados para a maquina (tipo jogar o tomb raider com uma placa on board de 128mb dedicada, é obra).
Enfim, pus-me a pensar o que podia fazer, mas os €uros estão tão escassos que não dão para comprar uma base com fans, e o pior é que vem aí o verão e não quero que aconteça qualquer coisinha má.
Comecei a magicar (tipo Macgyver:hehehmn:), e pedi uma fan aqui a um colega meu, não fiz mais nada pego naquilo e meto a funcionar ao lado do pc colado com um bocado de fita-cola e ligado a um transformador de 9 volts que tinha de umas colunas (que ridiculo).
Na realidade não notei assim muita diferença, talvez menos uns 5º.
Mas quando metes umas borrachas por baixo dando uma elevação de 3cm +/- é uma diferença considerável :wah:. Vejam:





Sei que não é nada de especial e qualquer um fazia isto, mas é só para verificarem as temperaturas que se conseguem com apenas uma fan (a velocidade média). Só a utilizo mesmo quando sei que vou puxar por ele.
 
isso foi exactamente o que fiz num portatil de um familiar :D peguei, meti umas cassetes de video :D antigas e pusemos uma ventoinha daquelas mesmo para refrescar a casa :D:D e devias ter visto as temps a baixarem!!
 
um colega meu tem um Toshiba Satelite k tb aquece k é uma coisa doida....
agora na verao vai abaixo muitas vezes por causa dixo

isso das ventoinhas domesticas fazia eu ao meu pentium 3 kuando tava ligado aos meses....
cumps
 
Isso 75ºC no portátil de um colega meu, ta bom.

No outro dia ligamos o portátil para irmos jogar em rede... enquanto estávamos a passar o jogo para o portátil, fui eu ver a temperatura... estava a 70ºC.

E ele mesmo na boa... a dizer que até estava fresco porque costuma ir aos 90ºC....

Leituras feitas no SpeedFan e Everest...
E quando se mete as mão junto a ventoinha do portátil ate queima :D

Mas tambem é um P3 a 1100Mhz...
 
desculpa la mas tens 1 ventoinha a mandar ar pelos buracos de ventilacao donde sai o ar kente do processador?! tds os modeles de toshiba k conheco teem saida de ventilacao do lado eskerdo, a nao ser k esse modelo seja diferente, nao me parece funcional...

levantar o portatil sim, ajuda a arrefecer, agora mandar ar no sentido contrario nao...
 
a parte de baixo de tds portateis aquece bastante.. e onde assenta a board, o processador, o disco, memoria, gerando imenso calor. alguns portateis teem fendas por baixo mas mm n tendo uma circulacao de ar por baixo do portatil ajuda a dissipar o calor gerado. Dai existirem acessorios para portateis c/ fans que se colocam por baixo do mesmo.

o mesmo e valido para discos rigidos, akecem estupidamente kando ligados em cima da mesa, mas se o levantarem um pouco (tipo por em cima de 2 lapis um em cada ponta) as temps reduzem varios ºC.
 
a parte de baixo de tds portateis aquece bastante.. e onde assenta a board, o processador, o disco, memoria, gerando imenso calor. alguns portateis teem fendas por baixo mas mm n tendo uma circulacao de ar por baixo do portatil ajuda a dissipar o calor gerado. Dai existirem acessorios para portateis c/ fans que se colocam por baixo do mesmo.

o mesmo e valido para discos rigidos, akecem estupidamente kando ligados em cima da mesa, mas se o levantarem um pouco (tipo por em cima de 2 lapis um em cada ponta) as temps reduzem varios ºC.

pk passa a existir uma massa de ar entre o pc e a secretaria ou mesa. agora experimentem jogar em rede na cama c o pc ao colo. ai sim ele está quente mas quem repara nisso primeiro é o...ehrm ah e tal :004:digamos k os pelos das pernas fikam esterelizados :x2:
 
é verdade, no da minha prima passado usn 15 min a jugar the sims em cima das pernas sentado ja nem pudia ter os joelhos por baixo do cooler no CPU, akilo queime se la puser a mao!

eu ja lhe disse pa ela comprar uma base em fans ams ela diz que sou doido e que esta muito bem assim:blubomte:, qualquer dia vem cá dizer que pifou, depois ai e vou abrilo e depois é como um radiador de um carro furado ou seja FUUUMMMOOOOO


ROFL

cumpz
 
em principio se tiver em cima de 1 mesa, nao ha grande problema... se ela o levantar um pouco (tipo por 1 borrachas uma em cada canto) as temps vao baixar bastante...
 
Existem uns suportes próprios para portátil..tipo base..por 12€ na worten, claro que com umas borachas/VHS/etc tb podes fazer isso mas se queres uma coisa em condições não acho muito caro...

Também tens outra hipótese..que é uma que eu ja tinha pensado a um tempo atrás..ae é economicamente viavel..tens é de telo num so sitio, não é pratico para transportar..enquanto que aquele de 12€ é facil transporte.

Aqui vai, com 5€ em acrilico e a mao de obra por tua conta e uma fan, normal ou com leds e silenciosa... fazes uma coisa tipo isto...






Com cerca de 5 € em acrilico e uma fan..aquela coisa que se vê por baixo...
 
Última edição pelo moderador:
Back
Topo