Análise Mushkin 2Gb DDR2 XP2-8500

mascarilha

I folded Myself
Review: Mushkin 2GB DDR2 XP2-8500
Reviewer: Pedro Mascarenhas
Date: 22-06-2007


Mushkin 2GB DDR2 XP2-8500 Review




Introdução:


A Mushkin é uma marca reconhecida na comunidade entusiasta pelos seus kits de memoria no segmento High End.
No passado a famosa e bem sucedida série Redline da Mushkin podia ser encontrada em muitos computadores de alto desempenho em que ganhou por sí mesma a reputaçao de ser uma série de memorias estaveis , solidas e de alta performence .
hoje vamos ver como se "porta o irmao mais novo" da serie Redline na forma das Mushkin 2gb ddr2 XP2-8500 ,actualmente o kit de memorias mais rápido da Mushkin .



Sobre a Mushkin :

Fundada em 1994 a Mushkin é especialmente conhecida pelos seus Kits de memoria realçados. localizada na base das montanhas rochosas em Denver ,colorado a Mushkin fornece produtos de computador de alta performence para todo o mundo. A qualidade excepcional , o desempenho aliados ao excelente suporte ao cliente são o que fazem os produtos da Mushkin dos melhores na industria .
os Produtos da Mushkin incluem uma linha realçada de fontes de alimentaçao e uma vasta seleçao de upgrades de memorias para desktop , servers e notebooks -nós oferecemos algo para todos , desde o consumidor empresarial ao Gamer. Os nossos produtos a nivel de memorias estao disponiveis em diversas categorias de desempenho desde o standard ao extreme , com a série REDLINETM numa classe própria.
A nossa linha de fontes de alimentaçao ofereçe uma soberba regulaçao e caracteristicas tais como a modularidade e abundancia de potencia para os sistemas mais exigentes.
Com clientes desde todos da Apple Computer e NASA aos Gamers e Wb Browsers , a Mushkin sabe o que é importante para os clientes- o desempenho realçado com uma excelente qualidade.
"With Mushkin you Get More."




Apresentação:

apresentada a marca e o produto que vamos testar passemos ás fotos do mesmo:





Na parte de trás da caixa encontramos uma folha com todos os detalhes como instalar correctamente as memorias:







Como podem ver nas imagens, as memórias funcionam a 1066MHz com latências bastante decentes para esta velocide : 5-5-4-12 com apenas 2.2 – 2.35v




Especificações











aqui podemos ver com mais detalhe os ja famosos dissipadores da Mushkin grandes a preto com "anilhas" prateadas , para mim dos mais bonitos .



Como ja era esperado nestas memorias a Mushkin utilizou os famosos chips micron D9GMH :





foto com a confirmaçao dos chips :






Hardware Utilizado









Testes c/ memorias Default na DFI dark 965 & Core2Duo E6600





Everest @ Escrita memoria:







Everest @ Leitura memoria:







SuperPi 4MB :






Everest @ Latencia Memoria :






Sandra @ Memory Bandwith:



Como pudemos observar somente com as memorias na sua velocidade default obtivemos excelentes resultados nos varios testes apresentados.
Feitos os testes em default passemos á capacidade de OC:



Overclocking



Aqui como era de esperar encontramos alguns problemas (ja conhecidos) em usar os divisores 2:3 e 4:5 na motherboard DFI 965 ,como tal usamos a ASUS P5B deluxe e o Core2Duo E6400 gentilmente cedidos pelo user Bernado :thumbsup:

passemos aos resultados :


subindo a voltagem de 2.2v para 2.3v (ainda dentro das voltagens default da marca que sao 2.2-2.35v ) e os resultados foram os seguintes :





Como podem ver, com apenas + 0.1v significaram mais ~35MHz fsb nas memórias (DDR 1100).




subindo ainda mais um pouco a voltagem para os 2.4v somente 0.05v acima da voltagem maxima aconselhada pela marca (2.35v) e perfeitamente segura os resultados foram os seguintes:





Bem , se ainda algumas duvidas houvessem foram totalmente desfeitas , como podem observar, com mais 0.2v as memórias subiram ~130MHz fsb totalizando os 600fsb (DDR 1200).
É um excelente resultado sem sombra de duvidas tendo em conta o custo destas memorias que volto a relembrar é de apenas 169,40€ :)





Games



Outro factor impressionante foi a nivel de jogos onde fiquei admirado com o impacto que tem a velocidade das memorias a nivel de FPS nos jogos , deixo-vos aqui uns graficos retirados de uma review com uma 8800GTX e um Core2Duo E6600 :



Half Life 2





Quake 4



Como a review é destinada ao consumidor final os testes ficam por aqui ,não acredito que alguém utilize DDR2 a mais de 2.3~2.4v para dia-a-dia, portanto penso que estes testes são suficientes para terem uma ideia do potencial das mesmas para um sistema de dia-a-dia (Internet, jogos, etc).







Conclusão:

Tal como a Mushkin ja nos tem habituado estamos perante mais um excelente produto da mesma , boa qualidade , capacidade OC e estabilidade .

Com a descida de preços da DDR2 nos ultimos meses , na minha opiniao estamos sem sombra de duvida perante um dos melhores kits preço/desempenho no sector Hig-End , relembro novamente que este kit memorias custa somente 169,40€

Um Kit DDR2-1066Mhz por este preço com esta capacidade de OC e este desempenho so temos mesmo é que aplaudir , se recuarmos aqui á uns meses atrás um kit destes andava na casa dos 400€ ;)

olhando a tudo isto resta-me dizer que é um Kit de memorias altamente recomendado e aprovado.
Nota final :

9/10


Espero que seja do agrado de todos e o mais importante que seja bastante esclarecedora .

abraço!





...
 
Última edição:
Boa analise, detalhada e não muito confusa. Não conhecia muito as memórias da Mushkin, sempre tive ideia de serem uma marca "menor", claro que não percebo nada disto :-D


Gostei de ver esses gráficos dos jogos, não sabia que os clocks nas RAM faziam tanta diferença, assim já fico mais descansado em ter encomendado RAM de 800Mhz em vez de 667 :002:



Bom trabalho!
 
Gostei de ver esses gráficos dos jogos, não sabia que os clocks nas RAM faziam tanta diferença, assim já fico mais descansado em ter encomendado RAM de 800Mhz em vez de 667 :002:



Bom trabalho!

yep , tb fiquei admirado com o impacto da velocidade das memorias nos jogos





andei aqui a fazer mais uns testes e para ja estao assim






timings default e somente 0.05v acima do default





cumps
 
Última edição:
Ja conhecia essa marca, do tempo das 3200 ( BH-5 ) salvo erro...

Parece que são cada vez melhores......:002:


Hummmm o quiça para o meu futuro upgrade...lolol


Conclusion:
Well what can you say about a product that does what it says it'll do? I'd say it works! Mushkins previous highest end DDR2 was rated for PC2-8000 and it looks like it's time to raise the bar to 1066MHz for them. With rated timings of 5-5-4-12, it puts this kit as some of the fastest 1066MHz on the market.
The 'FrostByte' heatspreaders did the job well and didn't get very warm to the touch. I personally prefer something a little more flashy than solid black heatspreaders though. But again, that's just a personal preference.
So review #3 of a [FONT=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif] Mushkin[/FONT] product goes down in history. Since this ASUS P5B Deluxe has an easy memory divider for 1066Mhz DDR2, it has become my favorite DDR2 speed to review. Why run 800MHz if you can run 1066MHz just as easy right?


Outra...

Overclocking
For the overclocking test, we were able to push these modules up to a rock solid 561MHz (DDR2-1122) at CL 5-5-5-15 2T. Note that we used a vDIMM of 2.2v running in Dual Channel mode.






Conclusions
Mushkin has done very well with their DDR2-1066Mhz offering. Its performance is up to par with the other high performance modules we tested it with. It performed as advertised and ran flawlessly over its rated spec. We never had any stability issues at all during the entire testing. Mushkin has a solid reputation when it comes to producing stable DDR/DDR2 ram, and their XP2-8500 didn't disappoint us.

Overclocked, these modules can run up to 1122Mhz at default voltages, making it a great choice for either the latest AMD or Intel system out there. With that extra MHz, you get decent headroom when overclocking your system.

Pricewise, a quick look at Newegg shows that the Mushkin XP2-8500 2GB Dual Pack is about US$30-40 cheaper than the next manufacturer. Very good savings considering you get premium ram that performs at the top level from a highly reputable manufacturer. So if you're in the market for a fast DDR2 memory, these Mushkin DDR2 memory not only fits the bill but fits the pocket as well. Highly recommended.

 
Última edição:
Depende como é óbvio da voltagem e se o kit é "bom" ou não mas os 4-4-4-12 devem de conseguir sem grandes stress
 
Eu nem sei ainda onde se poem os timmings.....pois a PK5-E tem muitas opções na Bios...

Tb ainda não domino o OC :wow:.

Ainda me mete confusão, não ter OC multiplicador X FSB...

Mas para já, estou supersatisfeito.

Lá para terça, qd vier uma peça que estou a espera, começo a dar calor nisto....

Cumps,
 
OFF:

Ando com um problema:

O meu Q6600, em default, não dá erro com o PRIME95...

Qd meto uns 400X8=3200, mal corro o Prime95, dá-me logo erro...

Já tentei quase td e nada...........

Curiosamente, se experimentar só com um dos módulos, funciona bem.

O outro, nas mesmas condições, dá-me erro...:(

RMA?
 
OFF:

Ando com um problema:

O meu Q6600, em default, não dá erro com o PRIME95...

Qd meto uns 400X8=3200, mal corro o Prime95, dá-me logo erro...

Já tentei quase td e nada...........

Curiosamente, se experimentar só com um dos módulos, funciona bem.

O outro, nas mesmas condições, dá-me erro...:(

RMA?

Corre o memtest em um módulo de cada vez!!!! Mas cheira-me em RMA!!!
 
Back
Topo