Dúvidas em relação a um sistema de frio.

4dok

Power Member
bem pessoal, estou tentado a fazer o meu primeiro sistema de frio.

para isso gostava saber quanto custa os varios sistemas.
para isso deixavam uma aproximação dos vossos com preços de ferramentas, etc, se possivel.

como devem imaginar, não ando à procura de algo muito complicado e acima de tudo barato.
sei que há diverssas opções, como ir buscar material ao ecocentre, etc, mas se podessem deixar um preço....

quanto ao projecto que eu tou a pensar, ainda não tá nada definido, mas tou a pensar num chiller que se destina a um p4 (640 se não me engano).

este post não se destina a publicidade, por isso peço para cortarem nas marcas.
 
Última edição:
mas isso ficava a volta de quanto???

(já fui procurar e a informação é muito vaga. eu comecei este topic para comparação de projectos e daí obter alguma informação para mim)
 
acho que o investimento minimo, para um single stage direct die, deve andar na casa dos 300€
com isso ja te deve ser possivel temperaturas na casa dos -40 em idle.
 
Entre os 300€ e os 500€ já lhe arranjam umas coisinhas giras:D depois se quiser mais frio o preço aumenta como é óbvio
 
pois, mas eu preferia fazer uma de inicio.
tou a pensar ir buscar compressor e o condensador ao lixo

de qualquer das maneiras ainda tenho que arranjar uma motherbord
 
precisas de uns 600 a 1000€ em ferramentas, sem contar com eventuais peças que precisas para a construção propriamente dita
 
fogo, muito caro...
se eu arranjar um sistema de WC posso depois aproveitar-lo para fazer um chiller???

Talvez o/s bloco/s e a bomba(se for para temps muitos negativas, tem que ser uma que aguente).
De resto, o radiador para sistemas watercooling convencionais são muito mais fraquinhos que um condensador próprio para sistemas de mudanças de estado.
Depois ainda falta o resto do material, compressor, tubos, capilares, valvulas, etc etc.
Aproveitando um watercooling? Só se arranjares uma maneira de arrefecer o radiador, sem ser à temperatura ambiente, isto é, sem auxílio de ventoinhas.
Se fizeres um search pelo fórum, podes encontrar várias experiências.
 
fogo, muito caro...
se eu arranjar um sistema de WC posso depois aproveitar-lo para fazer um chiller???

sim... quando trocares para um chiller, deixas de precisar de um radiador.
no entanco convém que adquiras uma bomba preparada para suportar temperaturas negativas, e deves preocupar-te em garantir que todos os componentes tenham o fluxo mais alto possivel (o material da swiftech costuma ser bom para usar com chillers)

quando montares o chiller tens que adicionar isolamento ao circuito da agua para evitar condensação, e o radiador substitui-se por um heat exchanger. Ha varias formas de fazer um, a mais comum, é pegar num "balde" encher de liquido, por as serpentinas (que são o evaporador do sistema de phase change) dentro do balde, e por os tubos de agua a passar também dentro do balde.
quanto mais voltas o tubo de agua der dentro do heat exchanger mais fria a agua ficará à saida.
mas tens que arranjar um meio termo, para garantir que a agua não congela dentro do circuito.
convém usar anticongelante, ou um liquido com temperatura de fusão o mais baixa possivel
 
Última edição:
eh pa, em ferramentas, para um gajo fazer um sistema simples, para aprender qualquer coisa, acho que basta o material para soldar... convém ter uma bomba de vacuo, mas é posisvel desenrrascar uma com um compressor, e os manometros para fazer um enchimento decente com gás refrigerante.

acho que com isto não se gasta assim tanto dinheiro como isso.
 
percebi mal.
é isso que eu vou fazer, investir no WC e depois arranjar uma maneira de por a temp a baixo da temp ambiente. mas gostava de uma cena que não ocupe espaço.
alguma ideia??
 
Back
Topo