Criação de uma secção sobre Web, Multimédia e Design

Status
Fechado a novas mensagens.

Squillace

Power Member
Olá a todos!

Ora bem, sendo que em 90% das situações a secção de "Web Development" é usada para questões de programação, sugeria a criação de uma secção nova dedicada inteiramente ao web, multimédia e design.
Já uma vez fiz a achega a um administrador (creio que foi o Chip) e repito-a aqui agora: na minha opinião as secções de Programação e de Web Development estão um pouco mal estruturadas, porque há assuntos que cabem na segunda mas não na primeira, logo é contraditório. Por exemplo, discutir noções de cor para o template de um site enquadra-se na secção de Web Development mas não no Fórum de Programação.

Nesse sentido acho que uma reestruturação seria necessária, e a minha sugestão seria a seguinte:

O fórum de Programação manter-se ia, seriam incluídos nesse fórum assuntos sobre PHP, Javascript, ASP, MySQL e coisas parecidas. E seria criado um segundo fórum chamado por exemplo "Web Design e Artes Gráficas", onde aí sim caberiam todos os assuntos relativos a CSS e noções de estilo, assuntos de corte de templates, problemas de compatibilidade entre browsers; e também grafismo 2D, 3D e até assuntos de tipografia. São estes os assuntos de que me lembro mas há muitas mais situações.

Creio que actualmente vemos poucos assuntos dedicados a esta área porque as pessoas que cá vêm não encontram nenhuma secção CLARAMENTE dedicada ao grafismo.

É esta, portanto, a minha sugestão à administração. Não sei o que é que vocês pensam mas acho que uma reestruturação destas seria útil. :)

Espero feedbacks.


Um abraço a todos,
 
na minha opinião as secções de Programação e de Web Development estão um pouco mal estruturadas, porque há assuntos que cabem na segunda mas não na primeira, logo é contraditório. Por exemplo, discutir noções de cor para o template de um site enquadra-se na secção de Web Development mas não no Fórum de Programação.

Assim que esta secção foi criada, era um quadro do index da techzone, mas devido ao movimento inicial não se justificar passou a ser sub-quadro do quadro de Programação..., neste momento consegue ter BEM mais actividade que o quadro pai.

Julgo que bastava mover novamente esse quadro para o index para resolver esses problemas de coerência ;)

Sobre o resto do post (que não fiz quote), julgo que com o quadro de WebDevelopment cá fora, que inicialmente resolve esse problema.

just my 2 cents...

abraços, HecKel
 
Não discordando, nesse caso deveria então ser mudado o nome para "Web Development e artes gráficas". Porque... onde é que inseres conversas sobre Photoshop e coisas do género? Não tem nenhum sítio específico...
 
As threads acerca do photoshop têm quase todas ido parar ao windows world...

Uma subsecção no webdev vocacionada para edição de imagem, css, templates, etc, relacionados com websites eu compreendo contanto que existam threads suficientes que justifiquem a sua criação.

Agora segue a minha linha de raciocinio, misturar la threads do genero "que programa usar para fazer convites de casamento" isso não tem muito a ver com webdev, pelo que iriam surgir duvidas acerca de onde postar esse tipo de threads, a sugestão seguinte seria vamos passar isso para fora (como o heckel fez agora em relação ao webdev) e entao apareceria um novo forum chamado Edição de Imagem e Artes graficas, ao que o ppl que normalmente utiliza outro tipo de programas viria sugerir pq q não fazem um forum acerca de (por exemplo) edição de texto (sim estou a exagerar) ao que ao fim de mais algumas sugestoes tinhamos uma serie de forums novos, que ate poderiamos pensar em agregar num forum maior chamado (por exemplo) aplicações, iriamos ficar com o windows world praticamente vazio so com duvidas relacionadas com o proprio windows e com um forum com outro nome que iria conter as threads que normalmente vão parar ao windows world.

A meu ver acho que deviamos esperar que existam threads suficientes acerca de webdesign e edição de imagem relacionada com web para arrancarmos com uma subsecção no webdev.

@Heckel

Passar o webdev para fora, essa não é uma ma ideia , talvez assim comecem a aparecer as threads que justifiquem a criação de uma subsecção para webdesign e comecem a aparecer menos threads acerca de webdev no forum de programação.
 
O que vou escrever de seguida pode parecer um pouco parvo...

Mas julgo que grande parte dos posts que aparecem no quadro de Programação e que dizem respeito ao quadro de WebDev são mais devido o nome deste quadro...

Digo isto, porque se um utilizador se dá ao trabalho de abrir o quadro de Programação para abrir uma thread sobre PHP (ou wharever) e não nota que existe um subquadro para o WebDev é no mínimo estranho (pode acontecer). Talvez o nome do quadro não seja suficientemente explicito, ou o simples facto de estar em inglês baralhar algumas pessoas...

HecKel
 
Mas acho que estás a reduzir a importância da área. As artes gráficas têm uma quantidade enorme de aplicações que não sejam apenas "fazer convites para casamento". Há toda uma quantidade de situações que pura e simplesmente não podem ser enquadradas na parte do web devlopment. Mas se tu me dizes que não há matéria suficiente, eu acato isso, mas pergunto-te de volta: se houvesse uma área claramente dedicada a isso não haveria mais pessoas? É que neste momento não há nenhuma secção que diga "ai queres fazer o logotipo da tua empresa? coloca isto aqui". Não, deduz-se que pode ir para o Windows World (ou que até está errado porque não é só no Windows que se faz artes gráficas, longe disso), ou até o Geral, ou não sei quê mais.

A minha dúvida é mais esta. Se me disserem que não vale a pena porque há pouca procura, tudo bem. Mas neste momento o pessoal do design não sabe bem onde se pode dirigir.

Heckel: sem querer criticar nada nem ninguém, essa mania de quererem usar termos ingleses em tudo às vezes dá nisso. :(


Abraços
 
Mas acho que estás a reduzir a importância da área. As artes gráficas têm uma quantidade enorme de aplicações que não sejam apenas "fazer convites para casamento". Há toda uma quantidade de situações que pura e simplesmente não podem ser enquadradas na parte do web devlopment. Mas se tu me dizes que não há matéria suficiente, eu acato isso, mas pergunto-te de volta: se houvesse uma área claramente dedicada a isso não haveria mais pessoas? É que neste momento não há nenhuma secção que diga "ai queres fazer o logotipo da tua empresa? coloca isto aqui". Não, deduz-se que pode ir para o Windows World (ou que até está errado porque não é só no Windows que se faz artes gráficas, longe disso), ou até o Geral, ou não sei quê mais.

A minha dúvida é mais esta. Se me disserem que não vale a pena porque há pouca procura, tudo bem. Mas neste momento o pessoal do design não sabe bem onde se pode dirigir.

Heckel: sem querer criticar nada nem ninguém, essa mania de quererem usar termos ingleses em tudo às vezes dá nisso. :(


Abraços

Não me entendas mal eu não disse que artes graficas se resume a convites de casamento, apenas dei isso como exemplo de uma thread que encontrei quando fiz um search no forum por Photoshop.

Aquilo que eu disse foi que a maior parte das threads que encontrei relacionadas com artes graficas pouco ou nada tinham a ver com Web Development pelo que não faria sentido coloca-las sob o forum de WebDev. Se calhar faria mais sentido criar um forum sobre artes graficas e um subforum apenas vocacionado para a parte web das mesmas mas nesse caso quem tivesse uma duvida que englobasse a criação do frontend e backend de um site ja nao saberia onde colocar a sua duvida.

Depois afirmei que começarmos a criar forums e subforums dedicados apenas a um determinado tipo de aplicativos era abrimos uma caixa de pandora porque se criamos um forum ou subforum para um determinado tipo entao temos de considerar que teremos de abrir mais forums ou subforums para os outros (lembrar que existem bastante mais pessoas a usarem editores de texto ou folhas de calculo do que propriamente editores de imagem) e que o resultado final em principio seria termos uma serie de forums e subforums dedicados a um so tipo de aplicação quase vazios.

Em relação à pergunta que fazes se haveriam mais pessoas a postarem acerca de artes graficas se houvesse um espaço dedicado para isso a minha resposta sincera é: Acho que não.

O normal utilizador do forum quando tem uma duvida e não sabe onde a colocar geralmente coloca-a em qualquer lado, ja vi todo o tipo de duvidas colocadas desde neste forum ao forum de programação ou mesmo o forum de internet e geralmente essa thread acaba por ser movida pela moderação para o forum em cuja tematica mais se enquadra com a duvida apresentada, ou se esse forum não existe é movido para o forum Geral caso o user que a criou seja powermember e o assunto não seja relacionada com TI ou mantem-se a thread no forum em que foi criada.

Portanto se alguem de design não sabe onde postar, por norma eu diria é melhor postar no forum em cujo sistema operativo esta a trabalhar (até pq as aplicações têm diferenças notorias entre as varias plantaformas)

Nota: Eu não estou a dizer que a ideia é ma ou que estou contra a mesma, acho que todas as contribuições são positivas, apenas acho que tem de ser um bocado mais amadurecida antes de poder ser posta em pratica.

Ja agora em relação à questão da utilização do nome WebDev, não é uma questão de abuso de anglicanismos, é mesmo porque alem da tradução literal "Desenvolvimento para a Web" não existe uma expressão que englobe todo o processo necessário para a criação de paginas para a internet.

Não conheço ninguem que se autodenomine de "Desenvolvedor para web" mas conheço muita gente que se autodenomina de Web Developer ;)
 
Última edição:
Boas!

Ja agora em relação à questão da utilização do nome WebDev, não é uma questão de abuso de anglicanismos, é mesmo porque alem da tradução literal "Desenvolvimento para a Web" não existe uma expressão que englobe todo o processo necessário para a criação de paginas para a internet.

Não conheço ninguem que se autodenomine de "Desenvolvedor para web" mas conheço muita gente que se autodenomina de Web Developer ;)

Quanto a esta parte, concordo mas também discordo :P

Olhando um pouco para o que acontece no quadro de Programação, grande parte das threads que são criadas lá mas que se justificam melhor no quadro de WebDev são criadas por putos (não levem o termo como ofensivo) que se estão a iniciar na área, ou seja, para eles PHP é programação (e com razão) e WebDev é..., que é mesmo?

Pegando na outra sugestão que dei, de passar o WebDev cá para fora, se ponderarem esta proposta poderiam também ponderar uma potencial mudança de nome que pudesse abrir um pouco mais o âmbito da secção (não, não falo de photoshop).

HecKel
 
Não me entendas mal eu não disse que artes graficas se resume a convites de casamento, apenas dei isso como exemplo de uma thread que encontrei quando fiz um search no forum por Photoshop.

Aquilo que eu disse foi que a maior parte das threads que encontrei relacionadas com artes graficas pouco ou nada tinham a ver com Web Development pelo que não faria sentido coloca-las sob o forum de WebDev. Se calhar faria mais sentido criar um forum sobre artes graficas e um subforum apenas vocacionado para a parte web das mesmas mas nesse caso quem tivesse uma duvida que englobasse a criação do frontend e backend de um site ja nao saberia onde colocar a sua duvida.
Ok, percebi-te.

Depois afirmei que começarmos a criar forums e subforums dedicados apenas a um determinado tipo de aplicativos era abrimos uma caixa de pandora porque se criamos um forum ou subforum para um determinado tipo entao temos de considerar que teremos de abrir mais forums ou subforums para os outros (lembrar que existem bastante mais pessoas a usarem editores de texto ou folhas de calculo do que propriamente editores de imagem) e que o resultado final em principio seria termos uma serie de forums e subforums dedicados a um so tipo de aplicação quase vazios.
Mas atenção, eu não estou a defender a criação de vários sub-fóruns. Acho isso, para este caso, totalmente inútil. Aliás, em geral, considero os sub-fóruns uma estupidez, não só aqui na TZ mas em todo o lado. Aquilo que eu defendo não é a criação de várias secções dedicadas a um tipo de aplicação, como tu dizes. A ideia seria simplesmente criar uma secção nova "Design, Web e Multimédia". Aí não tem que haver distinção entre editores de texto ou folhas de calculo como tu dizes... tudo seria metido "ao barulho"... desde dúvidas CSS a dúvidas de Photoshop, passando por configurações de impressão de convites de casamento. Acho que o design e multimédia faz parte de um universo estreitamente ligado ao da programação e não faz grande sentido haver secção de programação e não haver secção de design.

Em relação à pergunta que fazes se haveriam mais pessoas a postarem acerca de artes graficas se houvesse um espaço dedicado para isso a minha resposta sincera é: Acho que não.
Certo. No entanto a minha pergunta relacionava-se mais com "alguma indicação" que nos indicasse ONDE colocar uma dúvida destas, e não tanto um espaço dedicado para isso. Se assim fosse, tanto melhor.

O normal utilizador do forum quando tem uma duvida e não sabe onde a colocar geralmente coloca-a em qualquer lado, ja vi todo o tipo de duvidas colocadas desde neste forum ao forum de programação ou mesmo o forum de internet e geralmente essa thread acaba por ser movida pela moderação para o forum em cuja tematica mais se enquadra com a duvida apresentada, ou se esse forum não existe é movido para o forum Geral caso o user que a criou seja powermember e o assunto não seja relacionada com TI ou mantem-se a thread no forum em que foi criada.

Portanto se alguem de design não sabe onde postar, por norma eu diria é melhor postar no forum em cujo sistema operativo esta a trabalhar (até pq as aplicações têm diferenças notorias entre as varias plantaformas)
Là está... sem querer puxar a brasa à minha sardinha, o pessoal da Apple tem uma secção (justifica-se), o pessoal do Windows tem uma secção (justifica-se), o pessoal da programação tem uma secção, e até as gajas nuas têm a sua secção. Porque não os "artistas". Continuo a achar que se houvesse uma secção dedicada ou um sítio que estivesse identificadamente aberto a essas questões, mais gente viria. Tu afirmas que não, e eu respeito essa opinião, se calhar verídica. Mas seria algo a construir aos poucos. Apenas para te dar a minha opinião, estou inscrito no fórum CGartDomain e raramente là vou, porque não me consigo integrar àquela comunidade e ainda não justifica estar "a tempo inteiro" inserido numa comunidade dessas. Na Techzone já estou há algum tempo e sentir-me-ia mais à vontade para colocar dúvidas (e não só) relacionadas com a minha área.

Nota: Eu não estou a dizer que a ideia é ma ou que estou contra a mesma, acho que todas as contribuições são positivas, apenas acho que tem de ser um bocado mais amadurecida antes de poder ser posta em pratica.
Tranquilo. ;)

Ja agora em relação à questão da utilização do nome WebDev, não é uma questão de abuso de anglicanismos, é mesmo porque alem da tradução literal "Desenvolvimento para a Web" não existe uma expressão que englobe todo o processo necessário para a criação de paginas para a internet.

Não conheço ninguem que se autodenomine de "Desenvolvedor para web" mas conheço muita gente que se autodenomina de Web Developer ;)
Quanto a isso discordo. O nome da secção não deve ser um termo que o pessoal da área use no dia a dia como termo auto denominativo, mas sim um termo geral que descreva bem o assunto da secção em questão. Neste caso específico, chocar-me-ia menos um termo tão simples como "Web e Multimédia".

Para finalizar, honestamente não estou a conseguir encontrar o "modelo" certo, mas acredito que com a contribuição de outras pessoas poderíamos chegar a um consenso quanto a uma reestruturação desta "vertente" do fórum. Ou não, se a administração assim o entender.
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo