As vossas revistas favoritas

Yggdrasil

Power Member
Apesar de a maior parte das informações que consultamos sobre jogos ter como origem uma série de sites, alguns melhores do que outros, muitos de nós ainda confiam em revistas especializadas.

Quais são as revistas que preferem, no presente e no passado?

Hoje costumo comprar duas - EDGE e Joypad; a EDGE pela qualidade da escrita, a Joypad pelas informações

No passado - Computer and Video Games (comprei quase todos os números entre 1996 e 1999), era simplesmente fantástica, escrita por maluquinhos, para maluquinhos...por jogos leia-se; infelizmente em 1999 foi alvo de uma reestruturação porque a editora achava que devia ser mais mainstream e mais acessível, a redacção foi-se toda embora, arrastou-se mais uns anos e em 2004 deixou de ser publicada...

- Super Power - revista francesa sobre a Nintendo, embora também tenha existido uma edição portuguesa durante cerca de um ano

- Gamesmaster - embora não tenha comprado muitos números, era razoável

- Gamepro - idem, mas isto já foi há 9/10 anos, não sei como estará agora

- Hobby Consolas - apesar de alguma coisas que eu não gostava (por exemplo, cortavam na pontuação de um RPG/jogo de aventura se não estivesse traduzido em castelhano), ainda comprei bastantes números, sobretudo por causa das notícias

Como é óbvio, aqui não estou a contar revistas que eu só tenha comprado um ou dois números - casos de algumas revistas espanholas e inglesas. Também não estou a contar com as duas principais revistas portuguesas - Maxi Consolas e Mega Score; a primeira porque se tornou ridícula (era razoável quando se chamava Multi Consolas), a segunda comprei-a em 1996/97 mas deixei-me disso porque fiquei farto da forma como tratavam os jogos de consolas - parecia que estavam a escrever sobre joguinhos infantis...há uns meses comprei mais 2 números para ver se estava melhor, mas a verdade é que não me convenceu.
 
Última edição:
Comprei desde o princípio a ROPS1 (Revista Oficial PlayStation 1), depois começou a ser editada a ROPS2 e também adquiri todas, e agora essa mesma revista mudou de nome para ROPS (para não morrer...). Também cheguei a comprar a Super Jogos, tinha cenas altamente sobre Final Fantasy, era por onde eu via muitas coisas porque na altura não tinha net...
 
Compro a Joystick à cerca de 10 anos e para o mercado PC não estou ver melhor.

A Computer and Video Games também foi uma grande revista.
 
Nos dias que correm já não compro nenhuma, sobretudo por causa da net. Mas não é porque a informação na internet seja mais imediata ou credível, muito menos por ser de borla: aliás, o facto de ter de pagar bastante no conjunto net+linha telefone levou-me a ter de cortar com várias coisas... Mas voltando ao tópico :).

Costumava comprar a Mega Score, BGamer, Hobby Consolas, Revista Oficial Playstation, Super Jogos, PlayMania, e às vezes uma revista francesa, inglesa ou brasileira. Mas não comprava todas estas revistas por mês: normalmente era fiel a 2 ou três (Hobby Consolas, Mega Score, R.O. Playstation) e às vezes comprava uma das outras conforme a capa ou só mesmo para ter qualquer coisa que ler. Gostava muito do estilo sóbrio da Mega Score, muito à frente, mas aquela que mais gozo me dava ler era a Hobby Consolas: os espanhóis vivem os jogos de uma maneira muito apaixonada, e ainda por cima falavam de anime, coisa que em Portugal nem ver. A revista Playstation comprava pelas demos e pouco mais, o que não é mau: graças a demos descobri grandes jogos como Soul Reaver e Ratchet and Clank.

Acho que o principal motivo pelo qual as revistas têm vindo a perder terreno é a pouca exigência qualitativa dos leitores: como em muitas outras coisas, as pessoas hoje querem tudo rapidamente, mais que com qualidade, o que leva as revistas a adoptarem um estilo fast-food, comer e deitar fora. O problema é que isso é do que mais se vê na Web, que ainda tem a vantagem de chegar a nós mais facilmente.

A Web tem contudo algo que considero muito positivo que é a análise por parte dos jogadores. Muitas das vezes os jornalistas, por vários motivos, não focam aspectos dos jogos que consideram menores, mas um jogador como nós vê o problema (ou a virtude) e aponta-o.
 
Já comprei muita "raça" de revistas para jogos durante os últimos 17 anos, no entanto muito poucas me deixaram saudades, principalmente porque a grande maioría era imatura!

A GamePro e a Hobby Consolas espanhola ainda gostei de ler alguns números, principalmente no tempo do Street Fighter II da era das 16-Bit, em que as revistas vinham com manuais de estratégia e posters para esse jogo.

A Super Play era uma revista da Nintendo que foi das que mais boas recordações me deixou!

A Edge ainda li algumas na altura em que saíram e dava para ver que era "revista-premium" e não só pelo preço...

Quanto às portuguesas, tenho montes delas ali numas estantes, são às toneladas, no entanto as que me lembro mais eram as da mega score, e a multi-consolas era a minha favorita por ser multi-plataforma e ter as reviews mais imparciais, já para não falar nas subsecções de anime e afins que davam um "cunho" muito original á revista!
Hoje em dia, a Maxi-Consolas não me consegue cativar tanto, não sei porquê; talvez pela época de "transição" que atravessamos agora...

A Revista da Nintendo tambem gostava de ler, mas aborrecía-me um bocado os textos virem dirigidos de uma maneira como se fôssemos todos putos...

Quanto à revista(s) oficial(ais) das Playstation, tinham realmente uns bons artigos e entrevistas, mas cada uma delas pecava no seguinte:

1º: A revista da primeira playstation chegou a um ponto em que já metía nojo pelas "boquinhas" da treta face à concorrência; um exemplo flagrante, foi a da última edição em que eu me lembro de quase vomitar com cada "pérola" que lá se encontrava!

2º: A revista da segunda playstation era cara, muito cara e não se justificava; ainda por cima à medida que o tempo foi passando, parece que entraram num modo de "piloto-automático" e um gajo já não se sentía surpreendido por aquilo...

Actualmente ainda compro revistas, mas são mais para computadores no geral, tipo Exame Informática, ou PC Guia, mas aquela que mais me vai cativando ainda é a BGamer porque sempre tem reviews a jogos de consola como para PC.

\w/

P.S.= É impressão minha, ou hoje em dia as revistas esgotam o "paleio" todo a falar dos jogos em Previews, e depois quando chega a Review, é uma desilusão, parece que já não tem mais nada para falar, andam só a reciclar o que já foi dito antes do jogo sair?!?
 
P.S.= É impressão minha, ou hoje em dia as revistas esgotam o "paleio" todo a falar dos jogos em Previews, e depois quando chega a Review, é uma desilusão, parece que já não tem mais nada para falar, andam só a reciclar o que já foi dito antes do jogo sair?!?

Não só não é só impressão tua, como é um fenómeno que afecta também os sites de jogos :007:
 
já não existe, o men embarcou noutro projecto... senão me engano algo relacionado com tv.
E não só...vai criar o programa na SIC Radical, e uma revista...

Também gostava muito da MEGA SCORE, mas infelizmente foi-se...a EDGE vende-se por aí, tenho que ir a uma papelaria especial, ou só mesmo por encomenda?
 
inda no outro dia tive com ele (director geral da megascore =D) veio falar dos videojogos em portugal aqui a universidade de aveiro. e sim confirma-se isso dum projecto relacionado com a tv. ele ate me mostrou um folheto mas nem vi bem lol
 
Eu sempre fui fan da Hobby Consolas... sai cá com 3 meses de atraso mas há uns 10/15 anos isso nem fazia grande diferença porque os jogos também demoravam a chegar :P

Eram quase sempre generosos nas pontuações e tiravam pontos se o jogo não estivesse em castelhano mas é das minhas revistas favoritas. Também comprava outra espanhola de vez em qd... acho que era a Super Juegos não tenho a certeza.

Ainda tenho as Hobby todas num baú... já devem faltar uns números mas cheguei a ter a colecção toda. Acompanhei a revista desde o início :)

De vez em quando lá largava mais uns cobres e comprava a CVG ou a Edge... bastante boas e traziam sempre extras porreiros. Mas as revistas do UK chegavam a custar 1000 paus ou mais.
 
Eu se estivesse dependente da Maxi Consolas não saberia quase nada sobre jogos e certamente não teria comprado nem uma GameCube nem uma DS...
 
Back
Topo