Symbian vs WM

Symbian ou WM

  • Symbian

    Votes: 13 26,0%
  • Windows Mobile

    Votes: 37 74,0%

  • Total voters
    50
Windows Mobile permite-te fazer muito mais coisas do que o Symbian. O Symbian é um pouco limitado em comparação. Claro que depois a prestação final depende também do modelo e do processador que alberga. ;)

Cumps.
 
eu votei em WM pois actualmente tenho PDA (sem telemovel incluido) e sem dúvida para mim a frente dos symbian que usei (nokias). Mas se é para telemovel para mim continua a vencer os 'móveis' da SE sem symbian :D
 
Windows Mobile!

Fui utilizador de terminais symbian durante algum tempo, e era uma das caracteristicas a que dava importancia na altura de comprar um telemovel.

Hoje tenho um PDA/Telemovel, e as diferenças sao bastantes. A facilidade de instalaçao de software, assim como a enorme oferta do mesmo sao pontos positivos.
Mas a principal razao da minha escolha, esta mesmo no SO (WM). É que depois de usarem nao vao querer outra coisa.
 
tb já usei os dois, e para o dia e a dia, acho o symbian mais prático, apesar da plataforma wm ser mais poderosa... ando mto de carro, e era mto difícil fazer coisas no WM só com uma mão, e demorava mais tempo a fazer a mesma operação (enviar sms, fazer uma simples chamada, etc)

por isso estou curioso para experimentar um WM com teclado numérico, tipo Asus P525/526 ou os novos imate ultimate.
 
Última edição:
Realmente o WM não tem qualquer comparação com Symbian... Agora se me dizes k é mais simples de usar em algumas situaçãoes não duvido, é como teres um telemovel com 3 teclas e outro com 20, certamente que o de 3 vai ser mais simples nalgumas situações...
 
tb já usei os dois, e para o dia e a dia, acho o symbian mais prático, apesar da plataforma wm ser mais poderosa... ando mto de carro, e era mto difícil fazer coisas no WM só com uma mão, e demorava mais tempo a fazer a mesma operação (enviar sms, fazer uma simples chamada, etc)

por isso estou curioso para experimentar um WM com teclado numérico, tipo Asus P525/526 ou os novos imate ultimate.

Revejo-me no teu post.

Passo horas a conduzir...e o PDA nao da nenhum jeito...

Mas agora que o adquiri recentemente...nao me vou meter em outro...
Mas ja "aprendi" pra proxima tem de ter teclado numerico...;)
 
Symbian, sem qualquer dúvida! Passo a descrever o meu percurso nas duas plataformas...

Comecei com um 3650, gostei daquilo (nunca tinha tido multitasking num telefone e possibilidade de instalar algo mais do que Java's). Depois adquiri um n-gage (simplesmente a segunda melhor máquina que tive até hoje). Ao fim de dois anos, e com a vinda do 3G e da versão 8 do Series60, achei que estava na altura de fazer um upgrade... Comprei um 6630 (vai fazer agora em Agosto 2 anos) e este é a melhor máquina que tive até hoje...

Durante o ano passado, quando chegou a altura da renovar o parque de telemóveis da empresa, foi-me atribuído um QTek S110... Já tinha trabalhado com Windows Mobile antes (mas nada de muito intensivo), mas como sou aficcionado por HiTec, aceitei de bom grado o novo brinquedo. Resumindo, hoje só ando com ele quando me esqueço de carregar o 6630, e descrevo a minha passagem por Windows Mobile como uma experiência horrível... Passo a descrever:

- Absolutamente nada prático como telefone!
Coisas básicas como adicionar um número marcado a um contacto já existente, utilizar um número contido no texto de uma sms, receber cartões de visita (sim, ele nem toca, simplesmente ignora o cartão de visita!) não são possíveis. A qualidade do altifalante deixa-me muito a desejar (além do cuidado que é preciso ter para não pressionar muito o telefone com a orelha, de forma a evitar "clicks indesejados"), o alta voz é muito baixo e quando estou a conduzir ninguém me ouve! Mais, como é possível que, tendo o auricular no ouvido, o mesmo dê o sinal de chamada com o mesmo nível do altifalante do telefone? Aconteceu-me uma vez, a conduzir, estava com o auricular, o telefone toca... O volume do toque normalmente está no máximo, o toque era o classic phone... Nem imaginam o estouro que levei no ouvido!!! A ausencia de um contador de tráfego (sim, eu sei que existe o SPB, mas porque não ter isto de origem!?) é imperdoável!

- Falhas GRAVES para um dispositivo feito em 2004
Quando me aprecebi que se deixa-se a bateria descarregar totalmente corria o risco de perder todos os dados (sim, sei que isto só acontecia nos dispositivos anteriores ao WM5.0), nem queria acreditar! Como é possível que um telemóvel avançado e com tanta funcionalidade pudesse falhar numa coisa tão básica!? Continuando... Backup de sms's, onde está? Em Symbian, eu escolho onde quero meter as sms's... Outro bug, se deixar a caixa de mensagens aberta nas pastas de MMS e de seguida quiser criar uma nova sms (a partir do menu "new" no today screen) ele cria uma mms, com base na última pasta aberta... Não era suposto perguntar!?

- Funcionalidades "fúteis" mas que são básicas para os telefones actuais
Actualmente quase todos os telefones avançados suportam o uso de toques em MP3. No meu QTek isso não acontecia, tinha de instalar um cab para o efeito. Apesar disso, sempre que tocava, notei que ele se "borrava todo" para conseguir tocar o mp3 e mostrar o sinal de chamada, sendo que por vezes até o mp3 tocava mais lentamente devido a carga excessiva (???) no cpu... Outra coisa que me irrita é o facto de ter de estar limitado aos toques de mensagem que vêm de origem!

- Outras falhas
Desalinhamento do ecrã... Está constantemente a desalinhar! de 2 em 2 dias, tenho de o voltar a alinhar, não percebo porquê! Ausencia de um task manager "out of the box" (ou instalamos programas, ou temos de ir à applet Memory para fechar seja o que fôr, porque nem tudo fecha com CTRL+Q)




Sei que alguns dos problemas aqui mencionados foram entretanto corrigidos (ou não) nas versões 5.0 e superiores, mas há que dar o braço a torcer e admitir, o que eu mencionei são coisas graves, e inadmissíveis a dispositivos que custam mais de €200!!!

Gostaria de ter feedback em relação ao que eu critiquei por parte de algum entendido e adepto da plataforma Pocket PC! Gracias
 
Última edição:
Tudo isso que disseram é valido para pdas mais antigos ou, sem o software correcto.

Hoje em dia e, cada vez mais, os pdas vão começar a ter um interface que vai facilitar o uso do mesmo sem a stylus (a mais recente novidade no mercado a este campo é o htc touch), que vos permite utilizar as principais funções (e não só) com extrema facilidade, graças quer ao interface quer ao, neste caso touchflow, uso do próprio ecrã. Só necessitam de um dedo para activarem o telefone, ir a agenda, fazer scrool e, mesmo o próprio teclado já existem programas que o metem em full screen.

Cada vez mais o uso quer da stylus quer de um teclado físico vão ser postos à parte.
 
claro que os pdas têm mto mais funcionalidades... a questão levantada é estas funcionalidades serem "out of the box", ou seja, não ter de andar a procurar software para colmatar falhas funcionais.
 
claro que os pdas têm mto mais funcionalidades... a questão levantada é estas funcionalidades serem "out of the box", ou seja, não ter de andar a procurar software para colmatar falhas funcionais.

Pois tá bem então um telemovel com symbian é um coitado, nem messenger, nem wifi com um browser decente, nem media player...

Epah quando dizem k um 6630 é a melhor máquina que já tiveram, e eu tenho um N70. Acho sinceramente que tem a validade que tem...
 
Queres um exemplo, eu dou-te o melhor exemplo que o mercado hoje te pode dar, o HTC Touch, que para mim é o v3 dos pdas. Pequeno, muito pequeno, ultra fino, conectividade quanto baste, tem o magnifico interface e controlo touchflow e wm6, para mim o melhor windows mobile de sempre.
 
lol, isto está a ficar fanwar!

ng diz que um é melhor que outro...

1) "out of the box" symbian é mais intuitivo e mais completo... e sim, os nokia vêm com opera que é um browser decente, onde até vejo as mp's aqui do forum. teste simples: entreguem a um leigo um symbian e um windows mobile, e vejam com qual ele se sende mais a vontade como telemovel ao fim de 5 minutos.

2) não há um melhor... eu uso muito pda's, reconheço o seu potencial, e pelo-me porque não tenho excel decente no symbian por exemplo, mas demorava muito mais a fazer chamadas e enviar mensagens num pda do que num tlm symbian... e atenção, o que para mim é verdade, para outros pode não ser... logo, cada um escolhe o melhor para si, não existe um melhor! vejam os fãs da série 9000 da nokia q não os trocam por nada por exemplo!

3) windows mobile for smartphone -> este é o que me atrai mais, e sinceramente ainda não pude experimentar durante um período de tempo mais vasto, mas parece-me ter potencialidades, sobretudo na nova versão 6.

4) interface do touch -> tenho ainda de experimentar mas estamos no bom caminho... quanto a mim um pouco forçado pelo iPhone, mas tudo bem, é por isso que a concorrência é saudavel, mas considero que o Windows Mobile precisa de uma revisão ao nível do interface, se quer mais share no mercado...
 
A interface do touch está muito boa, principalmente o aspecto inovador do cubo, muito parecido ao do beryl/compiz.

É a evolução natural do mercado, este tipo de interface começou com aplicações como oaWisBar Advance Desktop, o SBP Mobile Shell entre outros, pelo que penso que pelo menos neste nível de pdas mais virados para telemóvel o caminho vai ser este, abandonar cada vez mais o uso da stylus.
 
Windows mobile... Já tive bastante dos dois e digo que tens muito mais liberdade... São categorias diferentes de SO, umas mais virada a smartphones e outra a PDA's phone edition...
 
Back
Topo