De que preciso, afinal?

Infoscluido

Power Member
Quero montar uma máquina p edição de vídeo e queria perceber quais são os componentes que devo previlegiar. Do estilo: pensava que era preciso uma gráfica brutal mas afinal até nem é. Quais são os recursos mais importantes para a especificidade deste tipo de trabalho? Em que devo investir?
 
epa,a memoria é das coisas mais importantes,e claro,a grafica tambem é...depois ainda tens a velocidade do disco rigido que tambem é importante...
CuMpZ
 
Quero montar uma máquina p edição de vídeo e queria perceber quais são os componentes que devo previlegiar. Do estilo: pensava que era preciso uma gráfica brutal mas afinal até nem é. Quais são os recursos mais importantes para a especificidade deste tipo de trabalho? Em que devo investir?

A gráfica é extramamente importante... Não podes é olhar para gráficas que são dedicadas a jogos. Para video os componentes mais importantes creio que sejam o processador, a gráfica e a memória.
Hoje em dia muitas aplicações gráficas tiram partido dos processadores dual-core e sempre me disseram que os AMDs têm technologias que os tornam melhores e mais rápidos no que diz respeito a renderização. O Opteron é muito comum em workstations, procura no mercado de usados, sempre arranjas algo mais em conta.
Quanto à memória, convém ser rápida (já existem memórias até 1033Mhz se não me engano) e ser grande, no mínimo 2Gb. A maioria das workstations tem entre 4 a 8Gb e podem ir até 16Gb.
No que diz respeito à gráfica, em aplicações de CAD/CAE/CAM (softwares de desenho 3D, projecto e analises), o mais comum são gráficas com o chip Nvidia Quadro (em vez do Nvidia GeForce usado para jogos). O fabricante mais comum com este chip é a PNY, mas também tens a Matrox, que não sei qual é o chip, mas anda sempre na boca de quem faz edições de video.

Espero ter ajudado. ;)
 
Já que vou ter que implementar raid1 por questões de segurança o que é que me compensa mais em termos de performance/preço: raid 0+1 em 7.200 ou raid1 em discos de 10.000



Como dá para perceber pela minha enorme ignorância, claro que ajudaste
 
Já que vou ter que implementar raid1 por questões de segurança o que é que me compensa mais em termos de performance/preço: raid 0+1 em 7.200 ou raid1 em discos de 10.000



Como dá para perceber pela minha enorme ignorância, claro que ajudaste

Sinceramente os discos de 10.000RPM são muito caros. 1x36Gb pode sair-te mais caro que 3x120Gb...
E não te sei dizer quais as vantagens ou disvantagens de cada um, mas tendo em conta que video é algo que te vai ocupar muito espaço no computador, acho que é preferivel ires para os de 7.200. A menos que não tenhas limite de custos...
 
Já que vou ter que implementar raid1 por questões de segurança o que é que me compensa mais em termos de performance/preço: raid 0+1 em 7.200 ou raid1 em discos de 10.000



Como dá para perceber pela minha enorme ignorância, claro que ajudaste

Normalmente para maquinas dessas tens uma configuracao especifica de disco:

RAID0/1 para pré produção/ produção
RAID 5 para armazenamento de dados

OU seja fica-te td +- em 4 discos para o raid0/1 + 3 discos para o raid5
 
Então é capaz de ser mais ou menos isto:

Q6600
Matrox Millennium P650 PCIe 128 ou PNY Quadro4 285NVS 128Mb (PCI-E)
3x Hitachi 500Gb 7200 RPM S-ATA2 16Mb(raid 5)
2x Western Digital Raptor 74Gb 10000 RPM S-ATA(raid 0+1)
Teamgroup XTreem PC2-6400 MICRON 4-4-4-12 Dual Channel 2Gb


Qual a board onde meter tudo isto?
 
não vejo que seja absolutamente necessário ires para uma Matrox (os benefícios são a aplicação em tempo real de efeitos sem haver necessidade de renderização) podes ir para uma gráfica normal que é muito mais barata, e só aplicas os efeitos no fim, depois da montagem estar concluida, deixando a renderizar durante a noite, o trabalho do dia (pelo menos é assim que eu faço...)
parece-me que 4GB de memória começa a ser um requisito mínimo (eu tenho 2GB e muitas vezes ficam curtos e edito em dv, em hdv esgotam-se num instante)

Se ese computador é mesmo dedicado para edição vídeo, talves um MAC fosse uma boa escolha, por exemplo este octocore aqui (isto se tiveres orçamento para tal) e aproveitas a estabilidade do sistema operativo aliado ao Final Cut

cumps
 
Sim, um Mac é sem dúvida uma boa ideia, especialmente com a saida agora do Leopard. Os únicos contras do Mac é que algumas pessoas não se adaptam bem por causa de terem passado a vida toda a trabalhar com Windows, e, pelo menos na minha àrea, há aplicações que não em Mac, só com Windows.

A gráfica, das Matrox não posso dizer grande coisa, mas as Quadro face a uma Geforce não há comparação. As Geforce são extramamente limitadas e muitas vezes só são rápidas nos jogos. As Quadro alem de serem placas "dual-core" (a maioria tem 2 chips em vez de um), são placas criadas de propósito para trabalhos pesados, renders em multiplas janelas e sempre bastante rápidas. Alias, não são essas as placas usadas nos Mac profissionais? Acho que sim...

Quanto à ram sim, também acho que 2Gb é pouco. Como te disse as workstations já só usam de 4 para cima.
 
neste MAC octocore podes escolher uma de três gráficas:

Geforce 7300 GT
Radeon X1900XT
Quadro FX 4500

eu pessoalmente optaria pela Radeon, a Quadro é muito boa, mas julgo que terá muito mais utilidade para quem quer trabalhar 3D, aí sim o poder de render dessa gráfica "rende":)

para edição de vídeo a exigência da gráfica não é tão grande, por isso eu optaria por uma gráfica mais barata e investia em bastante RAM, pelo menos 8GB (mas isto é a minha opinião claro)
 
A ATI pelo menos a nivel de 3D é uma autência nódoa. Até pode ser muito boa mas tem falhas demasiado graves como por exemplo peças a desaparecerem do ecrã sem motivo aparente. Depois mexes o projecto e elas voltam a aparecer. Coisas que nunca vi numa Nvidia. Mas em video isso pode não acontecer.

Eu em casa uso uma Geforce 6800XT com 512Mb e desenrasca mas não é prática para grandes trabalhos. Se optares por estas, uma ideia com que eu fiquei é que interessa mais o segundo número do que o primeiro. Por exemplo uma 6800 é superior a uma 7300, assim como uma 7900 é superior a uma 8500, e por aí fora... De resto procura uma com bastante memória e uma memória rápida. As diferenças da 6xxx para a 7xxx e para a 8xxx acho que não passam de umas features novas usadas nos jogos, por isso creio não ser de grande interesse.

De resto é o que o helius disse... Eu trabalho com 3D, um mundo que pertence às Quadro, mas em video a Geforce pode chegar.
Eu se calhar até abdicava mais facilmente de armazenamento do que da gráfica e da RAM. Mas uma coisa é certa: RAM é indispensável.
 
Vamos ser realistas, um mac desses sai-me a mais do dobro do que quero gastar...

8GB de RAM? tudo bem...

voltando à board, qual seria a mais indicada dado as especificidades RAID que referi?

pode ser qq uma?
 
Vamos ser realistas, um mac desses sai-me a mais do dobro do que quero gastar...

Podes sempre comprar uma workstation da Dell... Vem é com o windows que não é o mesmo que o Mac.
Mas depois tens sempre a opção de instalar um OS Unix e tirar partido disso. Por exemplo os programas que eu uso, correm todos em Solaris 10.

Analisa bem os requesitos dos programas que fazes intenções de usar. Podem até nem correr no Mac e aí nem faz sentido estar a discutir essa possibilidade.
Alguns programas profissionais também são certificados para uma ou outra placa gráfica Geforce/Radeon por causa de estudantes, e aí tens uma placa muito mais barata que funciona a 100% com o programa.

No fundo tens que fazer a máquina em função dos programas que queres usar, procurar só usar material certificado ou pelo menos testado com aprovação.
 
um Dell também não sai assim tão barato... (e acho que não há distribuição cá em Portugal)
podes ir aqui e configurar as peças que quiseres no MAC, uma configuração razoável fica pelos 3000$ (a minha configuração de sonho fica em 13000$:) era bom era...)

também não sabemos se queres para uma utilização profissional ou amadora, se for amadora dá para fazer um pc muito mais em conta obviamente, os requisitos são outros...

cumps
 
um Dell também não sai assim tão barato... (e acho que não há distribuição cá em Portugal)
podes ir aqui e configurar as peças que quiseres no MAC, uma configuração razoável fica pelos 3000$ (a minha configuração de sonho fica em 13000$:) era bom era...)

também não sabemos se queres para uma utilização profissional ou amadora, se for amadora dá para fazer um pc muito mais em conta obviamente, os requisitos são outros...

cumps

Um Dell não é tão barato como um computador por peças numa loja de rua, mas ainda assim, para a workstation que é, é muito mais em conta que um Mac.

Creio que não seja para uma utilização amadora se não tudo isto não faz sentido, a menos que ele tenha imenso dinheiro para estoirar, e queira começar logo com coisas a sério. Para amadores uma boa máquina custa um terço do Mac. Basta uma boa geforce, um processador bom, uns 4Gb de ram e nem é preciso entrar com grandes coisas com raids.

Edit: Uso Dell no trabalho mas nunca comprei um, no entanto acho que o site da Dell tem mesmo loja.
 
Quero editar dv no EDIUS, sendo que um dos pc que temos na empresa tem uma gráfica normal e é um desespero, cada vez que faço qq coisa na timeline tenho que pôr a "render"... além disso , este pc é para mim, para casa (mas nada de jogos, apenas trabalho) e a minha "dama" é arquitecta por isso o CAD é uma possibilidade e faz-me considerar a matrox ou a quadro mais seriamente.

Portanto o alinhamento parece-me o seguinte:

Q6600 + PNY Nvídea Quadro 128 + 4GB RAM teamgroup 6400 4-4-4-12 + 3x500GB hitachi(raid5) + 2x36,7 raptor(raid0+1)


Será que me estou a esticar? já vai maisoumenos em 1200€ e ainda falta a board? Que board?

será que desista dos raptor? Sempre poupava 200€?

E as RAM? será que umas kingston não fazem o serviço?

Q6600 Vs E6600, como é ?????


Socorro!!!!
 
Última edição:
O valor só tu é que sabes. 1200€ para mim é pouco para outros pode ser extraordináriamente caro.

Quanto à tua mulher creio que ela vai preferir a Quadro, se a vantagem da Matrox for a renderização de efeitos em tempo real, isso no CAD é inutil.

Para CAD posso-te dizer que podes dispensar os Raptors à vontade. É preferivel ires para os 8 de RAM ou tentares subir na gráfica. Na renderização de video não sei até que ponto a velocidade do disco atrasa o trabalho mas não me parece que isso seja problema.

Sempre tive ideia de as Kingston serem boas memórias, porque não haviam de fazer o serviço?

Q6600 ou E6600 são dois processadores que não conheço bem. Pessoalmente: Opteron. Mas vou ver desses dois e já te digo qual acho melhor.

A board, compra uma que suporte tudo o que lhe queres montar e seja conhecida por ser estável com o processador que queres. Pessoalmente gosto das Asus.

Edit: Espera lá, tás a comparar um Quad-Core com um Dual-Core? Um processador de 200 e poucos euros com um de quase 500? lol
 
Última edição pelo moderador:
Estive a ver preços e eu se calhar comprava o Opteron 250 por pouco mais de 300€ ou então subia a parada para um dos novos Opteron Quad-core mas esses já devem fugir muito ao orçamento.

Já agora, por 400€ não tiras mais partido do E7600 do que do Q6600?

E por acaso já consideraste comprar uma board da Tyan e montar dois processadores single-core extremamente rápidos? Ou até dois dual-core quem sabe...
 
Última edição pelo moderador:
Back
Topo