iniciação à programação

grafo

Folding Member
ola pessoal. eu ha 3 anos ou pouco mais aprendi C e durante um ano ainda fiz muitas cenas fixes... só que como, digamos, é uma linguagem "elementar" - e para quem quer fazer de modo facil nem sempre tudo corre como queremos - estava interessado em saber a vossa opiniao sobre o assunto. eu gostava de aprender algo portavel e prático mas também que nao complique muito, ou seja, nao quero que seja tudo feito por mim - senao perde a piada :P. o que me recomendam? que fique com C e ganhe pratica que acabo por nao ter esses erros? ou outra coisa...
 
ola pessoal. eu ha 3 anos ou pouco mais aprendi C e durante um ano ainda fiz muitas cenas fixes... só que como, digamos, é uma linguagem "elementar" - e para quem quer fazer de modo facil nem sempre tudo corre como queremos - estava interessado em saber a vossa opiniao sobre o assunto. eu gostava de aprender algo portavel e prático mas também que nao complique muito, ou seja, nao quero que seja tudo feito por mim - senao perde a piada :P. o que me recomendam? que fique com C e ganhe pratica que acabo por nao ter esses erros? ou outra coisa...

Acabaste de descrever o Python, item por item.
 
e quais sao as principais diferencas entre python e java? as duas sao boas no que toca a serem portaveis certo?
e o que pensam do ruby e do perl?
já agora, acho importante que a linguagem seja opensource (já disse que a queria portavel, logo tambem nao exclui grande coisa...) e simples - nao me dou bem com complicacoes...
e PHP, nunca percebi: é só usado para "motor" de programas relacionados com paginas de internet ou também para programas, digamos, "normais"?
 
Última edição:
Python ouvi dizer muito bem, também em termos de portabilidade...JAVA dá em tudo. Por exemplo, tínhamos este ano um simulador utilizado na cadeira de Arquitectura de Computadores, e o mesmo programa corria em Mac, todos os Windows e Linux's...
 
outra duvida, java nao e um bocado "pesado" para correr? ou é uma simples coincidencia com os programas java que uso... nao se esquecam do resto do meu post anterior :)
 
Última edição:
Regra geral é um pouco memory hog, creio eu, mas se tens um PC da era P4 não deves ter problemas...

Ruby e Perl - não faço ideia, nunca programei com elas...
PHP - acho eu que é mais orientado para isso, mas podes também fazer bases de dados com isso...
Python é OpenSource, mas acho que java não é, até porque foi criado por uma empresa...
 
Última edição:
a wikipedia considera java uma linguagem livre... mas tipo o solaris é da sun também e agora é aberto - estou certo? por isso nao me admirava muito... pa, mas acho que java é mt pesado por ser corrido numa maquina virtual (dai ser portavel)... espero nao tar a dizer nenhuma asneira, mas é a unica que é corrida desse modo certo?
já agora, o que acham de D? e tipo, é dificil de arranjar livros ou tutoriais de ruby e isso? vale a pena aprender linguagens, digamos, nao tao "classicas"? ganhase alguma coisa em usalas em vez de outras como C?
 
Última edição:
Recomendo java. Facil de aprender, portavel e sim, recentemente a SUN tornou a linguagem open-source. É um pouco pesado, mas aprendendo a programar em java, depois facilmente passas para outras linguagens como C++ por exemplo.
 
eu já aprendi C :) simplesmente acho que nunca vou chegar a um nível de topo, ou seja, acho que ao meu ponto rende mais usar linguagens com interpretadores que nos poupem montes de trabalho...
 
eu já aprendi C :) simplesmente acho que nunca vou chegar a um nível de topo, ou seja, acho que ao meu ponto rende mais usar linguagens com interpretadores que nos poupem montes de trabalho...

C++ é diferente de C .. ja engloba programacao orientada a objectos como o java.... daí eu dizer que aprendendo um deles facilmente passas para o outro.
Quanto a linguagens interpretadas ... depende de qual o teu objectivo em aprender a linguagem.
 
eu já aprendi C :) simplesmente acho que nunca vou chegar a um nível de topo, ou seja, acho que ao meu ponto rende mais usar linguagens com interpretadores que nos poupem montes de trabalho...

Aprendeste, até que ponto? C tem muito para explorar, estruturas, pointers (dominar pointers é bastante importante imo), alocação dinâmica de memória, saber utilizar correctamente os .h e ja agr os makefiles, e outras coisas mais avançadas (recorrendo a interfaces/bibliotecas adequadas) como threading, processos e comunicação entre estes, etc etc etc. A minha sugestão é sempre começar em C, passar para C++, e depois disso o mundo é o limite lol, javas, phps, etc :p.
 
Back
Topo