Portatil ligado pela primeira vez ... Wear Level 23%. normal? (nao..erro de ACPI)

Make.Love

Banido
Viva,

comprei o meu primeiro portatil para trabalhar, quais as atençoes que devo ter para garantir o bom funcionamento da bateria ?



cumprimentos.
 
Última edição:
Copy paste do meu reply ao topico bateria queimou e agora ?

"""Uma bateria de LI-ION deve de estar no portatil, ao contrario das ni-cd que nao. As baterias li-ion precisam de carga para sobreviverem senão acontece exactamente isso. Outra coisa é q qd começam a "morrer" são muito rapidas. Basicamente ao fim de x cargas e descargas COMPLETAS elas avariam, o que normalmente costuma ser ao fim de 6 meses que se costuma notar esta diferença. A minha bateria pelo nhc desde nova que dizia 7% "gasta" em duas semana passou para 44% ao fim de cerca de 1 ano e pouco e NUNCA saiu do portatil. É mesmo assim infelizmente. As antigas baterias de ni-cd ganhavam uma caracteristica chamada "efeito de memoria" em que nao carregavam completamente caso nao tenham sido descarregadas na totalidade.

É do genero pk é q tb nao removes a bateria ao teu telemovel qd tens oportunidade de o ter ligado á tomada ?? ou num pda ?? Alias neste momento nao me recordo de um telemovel ou pda que funcione sem a bateria mesmo ligado á corrente! a bateria tb serve de estabilizador de corrente. Todos os equipamentos modernos sabem qd é q a bateria está carregada e realmente PARAM de a carregar, eu proprio comprovei isso, podem de x em qd mandar uma carga muito rapida so para "saber se ela está bem", algo mesmo normal. Por isso ñ percebo pk é q as removem hoje em dia. É so para as estragar neste caso. Alias acabo dizendo que existem muitos portateis que sem a bateria ficam "coxos", sem 1 apoio."""


Usa o portatil sem medo da bateria, qd avariar é pk tinha q avariar, ñ foi por tua culpa.
 
a bios é muito simples, nao dá para alterar nada! :S

Vou experimentar descarregar a bateria... deve-se fazer isso nao é (já ta 100% carregada)?
 
Se a autonomia for muito baixa, manda para tráz ou pede uma bateria nova.

Sobre o que o adolfotregosa, disse, é verdade sim. o meu portátil detecta quando a bateria está carregada e "nem lhe toca", a ponto que ela fica fria, mesmo com horas ligado, apenas fica quente os contactos (que deve-se mais devido a propagação do calor do portátil do que corrente a passar).

Até se dá o caso de ligar o portátil com a bateria e logo a seguir ligar o transformador e a luz passar logo a azul e indicar 100% de carga.

O que só noto que a bateria vai descarregando lentamente se ficar sem uso. Imagine que a deixe 1 semana parada e vai logo metade da carga. Normalmente uso a bateria em conjunto, salvo quando tenho que transportar o portátil para a faculdade, junto com livros e cadernos para poupar um pouco de peso.
 
as baterias qd vem de fabrica precisam de 4 a 5 cargas completas, ou seja , descarregar totalmente (ate o laptop quase se desligar) e voltar a carregar ate full sem interrupções. Se fizeres isso em principio esse valor no nhc vai descer, se piorar, troca a bat !


""O que só noto que a bateria vai descarregando lentamente se ficar sem uso. Imagine que a deixe 1 semana parada e vai logo metade da carga. Normalmente uso a bateria em conjunto, salvo quando tenho que transportar o portátil para a faculdade, junto com livros e cadernos para poupar um pouco de peso.""

Isso nao é boa coisa, uma bateria de li-ion nao deve fazer isso, a tua bateria pode ter algum problema no circuito interno. Uma ni-cd ja faz isso por natureza. Alias, a bateria de li-ion TEM que ser guardada com mais de meia carga senão estraga. Este tipo de recomendações vem em manuais ou as x ate num sticker na propria bateria.
 
testei a bateria agora mesmo, levou 2.47m para desligar o pc e tive sempre a sacar a 600kb/s atraves do wireless e a instalar programas e a fazer benchmarks.

Parece-me que esta boa que acham? (n tenho noçao nenhuma do tempo que dura em media uma bateria de portatil)

,desde ja obg a todos :)
 
O que estraga a bateria de litio é o calor, nos portáteis mais recentes é geral a bateria estar mais protegida do calor que o portátil faz, para esta não perder performance, num entanto a bateria tem um numero de ciclos finitos, e aí é que ela "morre", existe alguns truques para a "reviver", mas só o façam se ela estiver mesmo morta.

Nos portáteis existe uma protecção para não gastar ciclos desnecessários, por vezes o portátil necessita de ir buscar à bateria carga quando existe alguma instabilidade da corrente, no entanto ele só a volta a carregar quando esta a cerca de 96/97% (dependendo) dos portáteis, no entanto, irá continuar a dizer que a bateria está na sua carga máxima.

É pena ainda nem todos os portáteis terem a calibração da bateria na bios, mas com alguns ciclos completos deve ficar boa, de qualquer forma, quase 3 horas é bom, o normal para qualquer portátil novo com bateria de 6 celulas.
 
podem ser "choques" electricos ! era comum acontecer nas ni-cd elas inverterem-se e ter que se dar choques. nas li-ion isso é perigoso :) elas explodem ! basicamente mais vale comprar uma bat nova
 
testei a bateria agora mesmo, levou 2.47m para desligar o pc e tive sempre a sacar a 600kb/s atraves do wireless e a instalar programas e a fazer benchmarks.

Parece-me que esta boa que acham? (n tenho noçao nenhuma do tempo que dura em media uma bateria de portatil)
É um dv6559ea, certo?
se sim, está normal, tendo em conta que estiveste a correr benchmarks.

O wear level desceu?
 
como ja disse no outro topico, a minha experiencia com baterias li-ion decorre em 2 aparelhos (recentemente juntaram-se as camaras fotograficas à familia, mas não têm tempo de utilização suficiente para concluir o que quer que seja):

telemovel, bateria li-ion nokia BLD-3 , sempre usada até não haver mais carga, e sempre carregada durante 7horas com o telemovel desligado, o telemovel faz 4 anos em outubro (é um 6610) posso dizer que esta com a autonomia intacta (aguenta precisamente o mesmo tempo que aguentava quando era novo)!

Com o portatil, 2 baterias Li-ion, uma ja vinha um pouco viciada, quando o comprei (usado), no entanto, o procedimento tem sido o mesmo que aplico ao telemovel (apenas varia a duração da carga, e o facto de que quando uso o portatil ligado à corrente, não uso a bateria), a bateria mais pequena, que ja estava ligeiramente viciada, aguenta o mesmo que aguentava ha um ano atrás, i.e sensivelmente uma hora, e a bateria de grande acapacidade dá-me pouco mais de 4 horas.
o nhc diz-me que têm wear level de 1% (vale o que vale).
o portatil é um toshiba portegé 2000, por isso, também podem ter uma ideia da idade do portatil... 5 horas de trabalho, é bastante razoavel para a idade dele (digo eu)

não quero tornar este topico na mesma coisa que se tornou o topico das baterias, não vou dizer absolutamente mais nada em relação a isto nesta thread.
mais uma vez é a minha experiencia.
estejam à vontade para me achar tolo. O que é certo é que enquanto a minha experiencia pratica me disser que assim as coisas funcionam, eu não vou mudar com base em teorias.
 
Última edição:
Copy paste do meu reply ao topico bateria queimou e agora ?

"""Uma bateria de LI-ION deve de estar no portatil, ao contrario das ni-cd que nao. As baterias li-ion precisam de carga para sobreviverem senão acontece exactamente isso. Outra coisa é q qd começam a "morrer" são muito rapidas. Basicamente ao fim de x cargas e descargas COMPLETAS elas avariam, o que normalmente costuma ser ao fim de 6 meses que se costuma notar esta diferença. A minha bateria pelo nhc desde nova que dizia 7% "gasta" em duas semana passou para 44% ao fim de cerca de 1 ano e pouco e NUNCA saiu do portatil. É mesmo assim infelizmente. As antigas baterias de ni-cd ganhavam uma caracteristica chamada "efeito de memoria" em que nao carregavam completamente caso nao tenham sido descarregadas na totalidade.

É do genero pk é q tb nao removes a bateria ao teu telemovel qd tens oportunidade de o ter ligado á tomada ?? ou num pda ?? Alias neste momento nao me recordo de um telemovel ou pda que funcione sem a bateria mesmo ligado á corrente! a bateria tb serve de estabilizador de corrente. Todos os equipamentos modernos sabem qd é q a bateria está carregada e realmente PARAM de a carregar, eu proprio comprovei isso, podem de x em qd mandar uma carga muito rapida so para "saber se ela está bem", algo mesmo normal. Por isso ñ percebo pk é q as removem hoje em dia. É so para as estragar neste caso. Alias acabo dizendo que existem muitos portateis que sem a bateria ficam "coxos", sem 1 apoio."""


Usa o portatil sem medo da bateria, qd avariar é pk tinha q avariar, ñ foi por tua culpa.
untrue

uma bateria li-ion deve ser armazenada com carga a 40% e num ambiente fresco (e seco :P). ao manter a bateria no portátil, está-se a manter a carga nos 100% e a aumentar a temperatura ---> desgaste maior
 
Back
Topo