Jogos PSP Homebrews Legais

alimpo83

Power Member
Boa noite,

arranjei uma PSP há pouco tempo, e visto gostar de jogos de aventura tipo Myst, resolvi procurar uma forma de os criar para a PSP. Visto que para se jogar Homebrews é preciso ter firmwares alterados e afins - que não queria utilizar - parti á procura sem muita confiança, mas arranjei o programa para o fazer. E como funciona numa PSP legal? Fácil, é um jogo baseado em HTML e como tal são apenas páginas que o browser da PSP carrega. Por enquanto o programa apenas permite opções básicas para a criação de um jogo de aventura(como hotspots para clicares com o rato e mensages de texto, icones diferentes,animações,etc...), e faltam-lhe caracteristicas fundamentais como som e a criação de saves, mas a facilidade com que se criam os jogos é um ponto a favor, sendo que as melhoras necessárias vão ser introduzidas em versões posteriores. Além disso, e tendo em conta que a PSP corre Flash, há já quem consiga correr jogos no browser baseados nesse programa.

Aqui têm um exemplo de um jogo de aventura que comecei a fazer para o PC há uns tempos e que depois parei mas que agora estou a converter para PSP, para melhor testar o programa:




PS: Gosto de modelação 3D e a imagem foi totalmente criada por mim :) Os programas que utilizei foram o excelente freeware Anim8or e o Bryce, que consegui Freeware por tempo limitado em www.contentparadise.com, há uns meses largos.

Digam o que pensam. Eu acho que o potencial é enorme, e tendo esperança que façam update ao programa, era muito bom mesmo! Já agora, estas imagens que estou a testar na PSP ficam com um brilho muito bom e uma qualidade de imagem excelente, visto o ecrã da PSP ser de alta qualidade!

O programa para criar as aventuras gráficas pode ser encontrado em www.adventuremaker.com


UPDATES

BETA 0.0.1
- Apenas meia duzia de screens, para se perceber o aspecto que tudo vai ter no que toca a cores e funcionamento;
- Os screens não estam todos interligados, é possível ter de voltar com "L" e "R", se bem que na versão final tal não aconteça e estes botões não devam ser utilizados;
- Esta beta serve para ver como foram implementadas as animações : Livro da intro e pássaro longinquo;
- Esta beta serve para mostrar como se lerão as mensagens in-game(PS: ler instruções quando a beta se acabar de instalar, no programa de instalação);
- Muito do trabalho ainda é WIP, tirando os cenários que aparecem na beta: esses são já finals.

Se ainda assim quiserem experimentar, podem fazer o download em:

http://www.savefile.com/files/804088

O programa de instalação é automático,digo mais uma vez: leiam as instruções de como jogar quando a beta se acabar de instalar!

14/07
- Intro completa com 3 animações diferentes, e cinco novos screens.
- Feita a renderização de todos os screens do primeiro Mundo - IGNIS, que são cerca de 20; animações de screens, ainda a trabalhar e a pensar como implementá-las;
- Resolvi dividir a história em episódios(5), sendo que assim se mantém um tamanho relativamente amigo do download(cada episódio deverá ter 20 megas, vou tentar claro está que se mantenha no minimo possível), não descartando a possibilidade de lançar no final uma versão full.

22/07
- Quatro das cinco zonas estão já implementadas no jogo.
- Tudo funciona bem em modo desenvolvimento(windows) mas o jogo deixa de responder quando se vê o mapa, em modo PSP, espero que o erro não seja definitivo.
- Diálogos do ecrã "mercado" já prontos e implementados.
 
Última edição:
:x2: muito bom mesmo.

esses browser's em flash já existem para a psp, como por exemplo, o pspwxp. um clone do windows vista a funcionar na psp , com pequenos jogos e aplicações bastante interessantes. até ja existe demos em que temos que ir ao navegador para corre-los. penso que é uma iniciativa fantastica, fazer os nosso próprios jogos. :kfold:
cump
 
Eu sou totalmente contra firmwares alterados mas acho que pode ser uma boa experiência para o jogador.
 
Última edição:
Mais uma imagem a mostrar o tipo de mensagens que mostrarei no jogo, como apareciam no Myst original.

Desenhei e preparei o texto com outra ferramenta freeware bem conhecida e de excelente qualidade, o GIMP. Curtem as ilustrações?
 
Tenciono pô-lo á disposição de tod@s, gratuitamente é claro. Ainda ando a converter tudo para o tamanho da PSP(480x272) e ainda estou a testar o programa. Pena é não dar som e saves, mas de resto é bom, espero que as versões seguintes o permitam!
 
Tenciono pô-lo á disposição de tod@s, gratuitamente é claro. Ainda ando a converter tudo para o tamanho da PSP(480x272) e ainda estou a testar o programa. Pena é não dar som e saves, mas de resto é bom, espero que as versões seguintes o permitam!


Não dá para associares um ficheiro de som a uma imagem ?
Tipo num link carregares dois ficheiros .

Tenho uma psp e uma gp2x .
No caso da gp2x existem muitas aventuras gráficas a grande maioria feita pelos mestres koreanos .

Pelo que vi por essa photo esse trabalho parece estar a ficar muito bom equiparado a alguns que já vi no gp2x forum .
 
Não dá para associares um ficheiro de som a uma imagem ?
Tipo num link carregares dois ficheiros .

Tenho uma psp e uma gp2x .
No caso da gp2x existem muitas aventuras gráficas a grande maioria feita pelos mestres koreanos .

Pelo que vi por essa photo esse trabalho parece estar a ficar muito bom equiparado a alguns que já vi no gp2x forum .

O que é isso do GP2X?
Eu sei que é off-topic mas precisava de perguntar....:offtopic:
 
Mais uma imagem a mostrar o tipo de mensagens que mostrarei no jogo, como apareciam no Myst original.

Desenhei e preparei o texto com outra ferramenta freeware bem conhecida e de excelente qualidade, o GIMP. Curtem as ilustrações?
Podia ser em PT para facilitar (ou ter possibilidade de escolher)
Cumps :D
 
Andei a ver uma forma de pôr som no jogo e como com o adventure maker isso não é possível, pensei em usar o frontpage para criar as páginas e pôr som. Tentei pôr um wav na página e não deu qualquer som na PSP. Quais os tipos de ficheiros que o browser da PSP pode correr? Tenho o ultimo firmware por isso deveria dar Wav, desde a versão 2.00 que dá para ler a partir do memory stick.

EDIT: Afinal vou continuar com o Adventure Maker pela facilidade de trabalho... Vou colocar aqui um demo brevemente.
 
Última edição:
Andei a ver uma forma de pôr som no jogo e como com o adventure maker isso não é possível, pensei em usar o frontpage para criar as páginas e pôr som. Tentei pôr um wav na página e não deu qualquer som na PSP. Quais os tipos de ficheiros que o browser da PSP pode correr? Tenho o ultimo firmware por isso deveria dar Wav, desde a versão 2.00 que dá para ler a partir do memory stick.

EDIT: Afinal vou continuar com o Adventure Maker pela facilidade de trabalho... Vou colocar aqui um demo brevemente.

boa! continua assim! ;) mal posso esperar
 
Back
Topo