G92-270/"8800 Gt"

blastarr

Power Member
Está na altura de começar novo ciclo.
Nada melhor que rumores frescos da Computex Taiwan 2007 :D:

- Processo de fabrico: TSMC Low-K 65nm.
- Nº de transístores: cerca de 1000 Milhões (G80 -> 681).
- Shader Clock: 2 a 2.5 GHz (G80 Ultra -> 1.5GHz).
- Dobro da performance "real world" da 8800 Ultra.
- FP64 (importante para o CUDA).
- A performance por cada Scalar Processor será significativamente melhor.
- 75% do tamanho da die da G80 actual (90nm, 480mm^2)
- Consumo energético inferior ao da G80 Rev. A3, apesar de necessitar de controlo mais preciso da voltagem (Digital PWM talvez ?).
- Lançamento em Novembro deste ano.


http://www.pcdvd.com.tw/showpost.php?p=1080094597&postcount=29
 
Última edição:
Essa data (juntamente com os 65nm e o suporte FP64) é um dado adquirido e confirmado oficialmente.
O Michael Hara (VP para a área de investimentos e de marketing da Nvidia) disse-o numa conferência da Morgan Stanley há pouco tempo.

A nVidia tem nos habituado a «hard launch on-time» ( o mesmo já não se pode dizer da concorrência)... Por isso em Novembro cá as esperamos...
 
Última edição:
a ati lixou-se... :P se a graphzilla manda já a G92 (k plas specs vai separar-se da competição) nem a R700 lá vai chegar... :p Mais ou menos por essa altura vou comprar 1 grafica nova... se a ATi ñ der contra-proposta... compro esta babyzinha... :004:

Ah... será que é desta que vamos ter gráficas DX10 com qualidade? estas ainda me parecem ser mt verdes...
 
Última edição:
a ati lixou-se... :P se a graphzilla manda já a G92 (k plas specs vai separar-se da competição) nem a R700 lá vai chegar... :p Mais ou menos por essa altura vou comprar 1 grafica nova... se a ATi ñ der contra-proposta... compro esta babyzinha... :004:

Ah... será que é desta que vamos ter gráficas DX10 com qualidade? estas ainda me parecem ser mt verdes...

Agora são todas verdes (Nvidia e AMD). :D

Incidentalmente:
http://arstechnica.com/articles/pae...-the-highwire-the-geforce-8800-and-beyond.ars
 
portanto.. não há grandes mudanças de fundo..

Aumento dos clocks, pequenos tweaks no core..., mais transistors..

agora.. shaders a 2,5GHz ??? hmm.. parece-me um valor muito alto.. mesmo pra 65nm..
 
portanto.. não há grandes mudanças de fundo..

Aumento dos clocks, pequenos tweaks no core..., mais transistors..

agora.. shaders a 2,5GHz ??? hmm.. parece-me um valor muito alto.. mesmo pra 65nm..

"1.5GHz" também parecia alto para 90nm..., mas lá estão eles na 8800 Ultra (algumas versões em OC de fábrica até os têm a 1.7GHz).
 
não... por acaso EU nunca disse que seria alto shaders a 1,5ghz a 90nm...

Actualmente na ATI não é possível separar os shaders inteiramente do resto... dado o desenho do chip..mas em design's anteriores, podemos nunca nos term-mos apercebido, ou os fabricantes poderão nunca ter publicitado isso..mas em algumas gráficas existiam diferenças nos clocks entre várias partes do chip..

quanto mais independentes forem umas das outras, mais os clocks podem ser diferenciados.. e no caso da nvidia é possível os 1,5ghz e em breve os 2,5ghz (teoricamente) pois são shaders simples. básicos..

A AMD, mesmo que conseguisse algum tipo de "separação" dessa parte do chip, com os shaders complexos nunca conseguiria chegar aí.

pelo contrário, até poderão ser os shaders engines que limitam o clock aos 650mhz.


mas.. a G92 pra mim vai concorrer com a R650.
mais unidades de texturas, melhores clocks, 65nm.. vai ser essa a guerra...



a R700 fica prá G100..
 
a ati lixou-se... :P se a graphzilla manda já a G92 (k plas specs vai separar-se da competição) nem a R700 lá vai chegar... :p Mais ou menos por essa altura vou comprar 1 grafica nova... se a ATi ñ der contra-proposta... compro esta babyzinha... :004:

Ah... será que é desta que vamos ter gráficas DX10 com qualidade? estas ainda me parecem ser mt verdes...

Se tas a espera da R700 podes esperar sentado. Isso so vira com o G100 daqui a muuuiiiiittttoooo tempo.
Por isso revoluçao a sério so la para essas alturas. Esta G92 e a R650 serão um update das arquitecturas actuais. SO a R700 e G100 é que serão novas arquitecturas e espero que essas sim, dêm um abada nesta geração em DX_10.
 
porra... nesse caso espero por 2009 e compro a R700/G100 e um Nehalem/K11(ou 12)... gostava de testar jogos DX10 é só por isso k mudo, pk a minha 7800GTX ainda joga tudo com 1280x1024 em High settings (1280x1024 = res. max do meu monitor). Bom... assim tb demoro mais tempo a comprar o Windows Vista... ainda ñ há ninguem k tenha crackeado DX10 pra XP?? os hackers andam a dormir!!!! :zzz:

Só 1 cena... jogos novos DX10 são compativeis com graficas DX9 ñ é? sñ aí sou obrigado a comprar 1 grafica qq pra jogar Bomberman DX10... lolololol
 
Última edição:
Se tas a espera da R700 podes esperar sentado. Isso so vira com o G100 daqui a muuuiiiiittttoooo tempo.
Por isso revoluçao a sério so la para essas alturas. Esta G92 e a R650 serão um update das arquitecturas actuais. SO a R700 e G100 é que serão novas arquitecturas e espero que essas sim, dêm um abada nesta geração em DX_10.
Se bem que de 680M para 1000M ainda vai uma diferença grande de transistores. Não sei até que ponto isso se justifica "só" com FP64 e melhorias nos escalares.

Para supostamente ir ao dobro da performance da 8800 Ultra têm que ter mais qualquer coisa na manga, o aumento da frequência não chega para justificar.

Muito bom será a diminuição do consumo e aumento substancial da performance. Se realmente o conseguirem será excelente.
 
Peesoal, já li todas as posts, mas ando com os olhos meio abotoados e não vi nada, por isso aqui vai....estas novas G92 vão ser pci-express x16 ou já vão ser pci-express2?
 
portanto.. não há grandes mudanças de fundo..

Aumento dos clocks, pequenos tweaks no core..., mais transistors..

agora.. shaders a 2,5GHz ??? hmm.. parece-me um valor muito alto.. mesmo pra 65nm..


Tem calma. Não sabes se vai continuar com os 128 shaders ou vai ter mais. Eu aposto em bastantes mais ;)
 
não creio que terá aumento dos stream processors...

apenas aumenta os clocks..e muito....

e uns tweaks..

são mais do que suficientes... pra bater a ati neste momento..


Então em que são gastos os 320 Milhões de Transistors a mais?

Eu aposto que são gastos em 64 SP a mais. Fazendo 192 SP ;)
 
Back
Topo