-PC não arranca-Liga mas vai abaixo-Erros de Windows-Sintomas estranhos-Outros Erros-

Gu@rdian

Banido
Viva.

Como o titulo do topico indica, estes são alguns
dos erros que tenho verificado em algumas 'Mother
Boards' que as fotos abaixo vão assinalar.
Pretendo que este topico seja tipo 'ferramenta' de
ajuda para um eventual despiste, antes de avançar
com outras situações.

Se alguns dos sintomas acima mencionados se
manifestarem este despiste será uma coisa do tipo
1º linha, antes de avançar para outras exclusões
que não estejam ao nivel de 'hardware'.

Foto 1:

O condensador (peça redonda,verde, junto á bios
-chip quadrado- com etiqueta branca) da esquerda
está bom de saude, o da direita (junto á ficha de
alimentação da placa) está inchado e gera problemas
acima referidos.


O condensador da direita está bom de saude,
o da esquerda está inchado e gera problemas
acima referidos.


Os condensadores (junto á ficha AGP e
proximo do dissipador aluminio) estão inchados
o outro junto ao AGP (mais a direita-inferior
na foto) está bom.

Pensei isto de uma forma, em que antes de se
avançar para 'mata-bichos', spyboot's, AV e
por ai a fora, basta uma simples abertura do
pc e verificar estes problemas, se nada
disto existir, então sim avançar para outras
etapas.

Gostaria de deixar em aberto este topico, para
que os «presentes» possam também contribuir,
melhorar e corrigir esta ferramenta, para
indicações futuras a 'users' que repetem a
mesma questão, centenas de vezes, muitas
delas sem sequer tocar no botão de 'procurar'.

Que acham disto?

Espero que ajude, venham dái essas 'postas de
pescada'.

Gu@rdian
 
Última edição:
Esse condensador deve ser retirado rápidamente pois está com avaria . É só comprar um de igual valor numa loja de componentes para substituir .
 
Sim também aconselho a substituição... Isto só é mais uma prova que a asrock sucka... Eu já tive duas que morreram se calhar até eram do mesmo modelo... Qual é esse?
 
LOL esses condensadores receberam uma sobrecarga das boas, mesmo que os troques nao quer dizer que o que os fez inchar tenha desaparecido, pode ser uma placa em curto ou qq outra coisa. Troca de board antes que isso queime tudo o que esta a volta. Se os condensadores " babarem " é boa ideia nao pores os dedos no liquido... e limpa-lo rapidamente. Para a pores a rolar basta unires os contactos dos condencdores eles so estao ai para establizar a energia, fica instavel, nao aconcelho, mas rola...
 
Boas pessoal.

Eu sei que os condensadores são também uma causa de alguns problemas existentes no nosso computador. Acho que não é por causa das correntes eléctricas que os condensadores ficam assim. É por "natureza", aquilo que chamamos de defeito de fabrico ou de concepção do mesmo ser fraca.

Em breve já vão ver um contributo meu neste tópico para perceberem.
 
Lá por os condenssadores estarem inchados não quer dizer que tenham levado porrada,normalmente envelhecimento precoce alienado a falta de qualidade de alguns fabricantes.
 
Viva.

A principal razão de os condensadores ficarem 'obesos/inchados' é a temperatura que os rodeia diáriamente no seu funcionamento.
Vejamos um exemplo concreto:



Esta peça indica que é um condensador electrolitico, com a capacidade de 2200uF com uma tensão de trabalho maximo de 10v, com uma referência de temperatura de +105C.
A principal função deste componente é filtrar o ruido ' Riplle' da linha de alimentação onde está associado, neste caso á linha dos +5v.
Das várias medições de fiz de temperaturas em pleno funcionamento do pc, o clima que circula á volta dos condensadores (depende das mobo's e disposição dos componentes) é em media os +50ºC (mais grau menos grau). Alguns condensadores por questões quimicas e outros factores electronicos, aqueçe fazendo ferver o liquido que tem no seu interior (solução acida) e ficam no estado que já é conhecido.
Nesta situação estes condensadores deixam de fazer a sua principal função (controle de riplle) e passando a injectar mais 'ruido/lixo' na linha de alimentação, fazendo aconteçer os sintomas de dão o titulo ao topico.
Claro que isto é apenas uma explicação muito superficial e nada abrangente, penso que para já não vale apena entrar em pormenores.

Gu@rdian
 
Última edição:
Boas pessoal.

Eu sei que os condensadores são também uma causa de alguns problemas existentes no nosso computador. Acho que não é por causa das correntes eléctricas que os condensadores ficam assim. É por "natureza", aquilo que chamamos de defeito de fabrico ou de concepção do mesmo ser fraca.

Em breve já vão ver um contributo meu neste tópico para perceberem.

Tens a certeza??? Um condensador não é feito assim, fica assim depois de estar submetido a temperaturas altas, por exemplo, muitos deles até salta a rampa fora.... Seja de boa ou má marca isto acontece, nuns mais cedo, noutros mais tarde, mas acontece quando está sob estas situações.
Cumps:)
 
Por acaso tenho dois coisos desses inchados, mas é na gráfica. Enquanto uns estão "magros" e com uma cor diferente, dois junto da ventoinha estão inchados e com uma cor diferente. É normal?
 
Por acaso tenho dois coisos desses inchados, mas é na gráfica.
Viva.

Tens a hipotese de aqui colocar fotos sobre esses condensadores 'avariados' na placa grafica?
Pode ser que não estejam para já a afectar nada, mas pelo sim pelo não era o ideal.
Faz lá um «force» nisso e tenta aqui colocar as imagens para melhorar este topico. Se tiveres problemas em colocar as imagens, avisa que eu dou uma ajuda.

Gu@rdian
 
Boas. Eu tenho um problema similar: houve uma sobrecarga na rede elétrica que afectou vários aparelhos, incluindo a TV e o Monitor CRT do PC. A TV tudo bem, desmontei, tirei o fusível, comprei um igual e ficou OK, mas o monitor, quando se deu a sobrecarga, deitou uma nuvem de fumo branco. Ao desmontá-lo, vi que tinha um fusível a funcionar (!) e um condensador grandinho completamente rebentado (inchado até partir).
A minha pergunta é: O fumo pode ter sido causado só pelo condensador, ou deve haver mais alguma coisa avariada? Valerá a pena mandá-lo arranjar, sendo que já tem 3 anos?
 
Back
Topo