PC nao arranca, soluções

Whooper

Power Member
Boas,
tenho aqui um PC de um amigo meu, em este FDS estive a colocar pasta termica nova e tambem dei uma limpeza na caixa. O PC é Fujitsu Scaleo .

Hoje fui testa-lo gajo e o gajo nao arranca, nao chega qualquer imagem ao monitor, nem dá qualquer apito. O disco, fonte, e cooler (fan) trabalham normalmente, mas imagem no monitor nada, nem a BIOS consigo aceder. As drives opticas apenas uma trabalha. Cabos estao todos bem colocados. Testei com uma grafica q tenho por aqui Geforce MX440 e tambem nada.

Por onde posso começar? :-D

O hardware é:

GigaByte GA-81848pm
P4 3.4 Ghz
1Gb ram DDR2 (1 stick)
ATI XT 9600
WD 250Gb SATA1

Tkx.:)
 
Última edição:
ve se ta bem encaixado o processador, depois disso tenta ver se a grafica e as memorias tb se encontram bem encaixadas.... cump
 
Ta td bem encaixado.

Devo de salientar que quando abrir a caixa retirei o cooler, pegado a este vinha o CPU , este estava apenas acente no socket, ou seja nao estava inserido no socket da MB:wow: Sem a respectiva patilha fechada.

Isto foi o dono do PC a tentar mexer..:-D

Tkx.
 
Última edição:
Hahh: esqueci-me de dizer que o tipo ainda tentou ligar o PC assim com o cpu acente em cima do socket,. O CPu estava preso apenas pelo cooler que o segurava contra o socket.:-D:-D:-D
O curioso é que nao encontrei pinos tortos.

Aquilo e socket 478, e pelos vistos ja e dificil de encontrar. A nao ser em 2º mao (usado).
 
Viva.

Lamento que isto tenha acontecido.
Os erros fazem parte da aprendizagem.

Mantenho a questão que escrevi no post da
descolagem do cooler. Se tudo estava bem
o porquê de colocar massa termica ?

Quando as coisas estão bem não se deve mexer,
muito menos criar problemas onde eles não existem.

(verificar o topo do cpu, se não ficou estalado com
a tentativa de descolar o cooler)

Fica uma dica: retirar a bateria, limpar a cmos com
o 'jumper', aguardar 30 minutos, desligar o cabo de
220v do pc, e ainda com isto tudo desmontado, ligar
o pc (com o cabo de 220v desligado).
Encaixar bem o cpu (ver todos os contactos), colocar
o cooler, colocar bateria, mudar o 'jumper' de sitio e
tentar voltar a ligar o pc. Se isto ainda funcionar tudo
bem, senão, paciência.

Espero que ajude.

Gu@rdian
 
O dono do PC é que decidiu desmontar o CPU, porque que o fez, nao sei.
COmo nao se entendeu a montar passou me esse trabalho, nao sen antes ele ter tentado arrancar com a maq, mas nao conseguiu, pq ele colocou o CPU (ainda super-agarrado ao cooler), apenas sobre o socket sem q estivesse devidamente colocado (patilha do socket fechado).
Quanto a pressao que fiz no CPU para o descolar, basicamente nem fiz esforço, porque antes ja tinha dado ar quente sobre o Cooler afim de fazer amolecer a pasta termica. E claro que examinei o CPU q estava intacto, tendo ficado admirado como é que nao se entortou nem um pino, uma vez que o CPU foi colocado a funcionar sem que estivesse devidamente alocado no socket. Portanto nao tenho qualquer responsabilidade na eventual avaria do CPU, pois o que eu fiz foi sacar o CPU do cooler e claro colocar pasta termica nova, verifiquei ainda se os cabos (Sata-IDE-molex, e restantes) estavam todos bem colocados, e estavam .
Ha uma das drives opticas que tb nao funcionava. Se isto fosse o meu PC descascava-o todo, como nao é vou passar a bola a quem de direito.

Tks.:)
 
Boas, vê se tens 2 jumpers num só disco ou drive, pode ser disso, e para ver se o cheiro vem das cuecas ou das calças, deixa só os componentes essenciais ligados, board, cpu, grafica, ram e fonte.
 
Mantenho a questão que escrevi no post da
descolagem do cooler. Se tudo estava bem
o porquê de colocar massa termica ?

Quando as coisas estão bem não se deve mexer,
muito menos criar problemas onde eles não existem.
Talvez porque a massa térmica tem um tempo de vida, em que as melhorzinhas não passa de 6meses
Fica uma dica: retirar a bateria, limpar a cmos com
o 'jumper', aguardar 30 minutos, desligar o cabo de
220v do pc, e ainda com isto tudo desmontado, ligar
o pc (com o cabo de 220v desligado).
Encaixar bem o cpu (ver todos os contactos), colocar
o cooler, colocar bateria, mudar o 'jumper' de sitio e
tentar voltar a ligar o pc. Se isto ainda funcionar tudo
bem, senão, paciência.

???? 30 minutos?

Para limpar o CMOS basta ou mudares o jumper de posição, ligares o PC, desligares voltar onde estava e voltar a ligar.

Ou então tirar a bateria e 20segundos de espera (com o PC desligado da energia) e voltar a por e ligar tudo..


Duvido claro que seja isso, se arranjares outro CPU experimenta..
 
Back
Topo