Tópico "mas que Lente comprar?"

Status
Fechado a novas mensagens.

jamiro

Power Member
A ideia desta thread será dizer quais as lentes essenciais para o bom funcionamento das nossas reflex digitais :)

Os preços abaixo são retirados da digiwowo e são algumas que acho lentes mais que úteis :)

Assim que poder prossigo com mais lentes e quais os porquês dessas mesmas lentes!
Espero que a malta vá ajudando!



até 500€

Canon

canon EF 50mm f/1.8 II [90€]


Nikon

Nikkor AF-S DX 18-70mm f/3.5-4.5G IF ED [345€]

Nikkor AF 50mm f/1.8 D [125€]

Nikkor AF 70-300mm f/4.0-5.6 D ED [390€]

Sigma

Fisheye 15mm f/2.8 EX DG AF [485€]

EX 10-20mm f/4,0-5,6 DC HSM DG AF [455€]

EX 18-50mm f/2,8 DC DG Macro AF [380€]

EX 24-70mm f/2.8 DG AF [440€]

70-300mm f/4,0-5,6 DG APO Macro AF [200€]

Outras marcas

Tamron SP AF 17-50mm f/2,8 XR DI II AF [375€]

até 1000€

Canon

canon EF 70-200mm f/4,0 L USM [600€]

canon EF 70-200mm f/4L IS USM [1000€ + cash Back 120€]

Nikon

Nikkor AF 10,5mm f/2.8 G ED Fisheye [700€]



Sigma


Fisheye 8mm f/3.5 EX DG Circular [615€]

EX 50-150mm f/2,8 DC HSM AF [560€]

EX 70-200mm f/2,8 DG HSM Macro AF [900€]

Outras marcas

_________

As lentes que meti por agora são algumas que penso serem de boa aposta em qualquer dSLR.
Penso que não vale a pena colocar lentes que à partida serão más escolhas no futuro ou apenas para remediar.

Estou aberto a sugestões. Quanto a lente macros sei que a tamron por exemplo tem excelentes lentes. Peço que façam digam ai algumas lentes também para adicionar acima tal como irei fazendo com tempo.


Quanto as lentes acima expostas no leque dos 500€ da canon apenas conheço a 50mm de resto terão que me informar de outras BOAS opções :)

A nikkor 50mm 1.8 é como já sabem a par da canon uma excelente lente a baixo preço. Lente com recorte fenomenal (lembro que falo de ambas as lentes canon e nikon) e excelente para retratos e fotos a baixa luz.

Nikkor 18-70mm é uma lente que substitui qualquer lente possivel de kit a não ser que a do kit seja uma 2.8. Tem uma excelente velocidade de focagem e que se arranja com alguma sorte usada por 200€. Com sorte porque eu não vendo a minha e quem tem raramente o faz.

A nikon 70-300 é uma zoom que se pode colocar junto da 70-300 da sigma que tem pseudo-macro :D mas que em qualidade é bem superior onde penso que as pessoas que usam não podem queixar do ter que usar f8 para poder ter alguma qualidade nos 300mm. Contudo a sigma 70-300 não deixa de ser uma boa aposta para um lente lowbudget num inicio de carreira amadora :)

A sigma 18-50 e 24-70 são duas lentes 2.8 que penso serem as melhores opções para compra acompanhar a camara. O 2.8 faz com que sejam já de inicio lentes com alguma qualidade e que dão para algo mais que fotos durante o dia com familiares. Aviso desde já que a 24-70 com o factor crop duma reflex digital salta para cima dos 35mm no minimo o que não ajuda em nada como angular e esta é lente é bem mais lenta em focagem que a nikkor 18-70 mencionada acima.
A 18-50 é já outra gama, uma lente muito boa mesmo mas muito curta (50mm) para quem quer apenas uma lente.

Tamron 17-50 f2.8 tive o prazer de a usar durante o fim-de-semana e só tenho maravilhas a dizer. É uma lente que para o orçamento oferece uma qualidade de outro mundo. Recorte muito bom e umas cores soberbas mesmo a baixa luz e com focagem muito boa.

Na gama 1000€ entram as 2 canon 70-200 f4 diferenciadas pelo IS e aí cada um tem a sua bolsa porque elas qualidade tem :)

Ainda incluo (também uma no segmento de 500€) 3 fisheyes que são lentes, para quem gosta de ver aquelas fotos 'arredondadas nos cantos', primes que quem tiver €€ e gostar de brincadeiras são sem dúvida boas apostas.

A 70-200 2.8 da sigma é a escolha correcta para quem não tem saldo para uma canon ou nikon 2.8 70-200. Posso dizer que esta lentes surpreende quem a usa. Excelente velocidade de focagem e mesmo nos 2.8 consegue ter sharp e boa focagem. Já ouvi utilizadores da mesma que tiveram problema de focagem o que penso que possa ser problema de algumas 'series'.

A 50-150 2.8 não conheço pessoalmente e nem a conhecia até a 2 semanas quando 1 colega meu a comprou. É uma lente curta face à 70-200 mas que para quem quiser fotos baixa luz e rápida focagem a distancias como um pavilhão é a melhor aposta :)

__

Peço que algo errado ou mais informação é add para eu edit isto :D
 
Última edição pelo moderador:
ainda bem que fazes esta thread:) será bastante útil, acho que a explicação do porquê destas lentes deve ter um papel de relevo, pelo menos para mim dava jeito, visto que não tenho muitos conhecimentos para ajustar o tipo de lente ao assunto que se quer fotografar.

cumps
 
ri-me bastante quando li "ate 500€" e depois mais abaixo "canon EF 70-200mm f/4,0 L USM [600€]" :-D
mas tenho que mais e' que apoiar isto que muito me vai ajudar!!

tenta por tambem algumas objectivas que nao sejam consideradas "boas" mas que tambem nao sejam "más" aquelas po desenrasca para quem nao quer fazer da fotografia uma profissao.
 
Posso dar aqui um pequeno feedback às lentes que tenho/tive.

Já tive:
Sigma 18-50 F3,5-5,6 DC
- Lente francamente má, ao nível da Canon de kit, a única diferença é uma melhor construção do corpo da Sigma.

Sigma 70-300mm F4-5.6 APO DG MACRO
- Foi a minha 1ª tele-objectiva, sem dúvida que é excelente na relação qualidade/preço, mas não há milagres. Peca na focagem lenta e ruidosa, por vezes fica à "caça", e no facto de ser muito soft acima de 200mm. Um conselho, usem aberturas a partir de f8 para aumentar a definição e contraste da lente, ainda passei uns bons tempos à volta da lente até descobrir isso.

Sigma 17-70mm F2.8-4.5 DC MACRO
- Após as minhas experiências anteriores com a Sigma, esta lente surpreendeu-me... focagem mais rápida, silenciosa e precisa (apesar de não ser HSM), gostei bastante da óptica e da função macro. Foi a companheira da minha Canon 350D até ter passado para Nikon. Na minha opinião só peca em não ser EX (apesar de ter boa construção) e não ser f2.8 constante, mas nesse caso seria lente para custar mais do dobro do preço actual.

Nikkor 18-70mm f/3.5-4.5G IF-ED AF-S DX
- Gosto bastante desta lente, é superior à Sigma tanto a nível de focagem como óptico, só perde por não ter Macro. Boa construção, típica das Nikkor. Eu comprei a D80 com esta lente, um amigo meu comprou com a 18-135mm e a nível de qualidade óptica considero esta um bocado melhor, só perde na distancia focal.

Tokina AT-X 840 AF (80-400mm F4.5-5.6)
- Ok, nesta eu esperava um milgre, e obviamente que sai decepcionado. A lente não é má, até tem uma excelente relação qualidade/preço, mas cheguei à conclusão que prefiro investir mais numa lente de boa qualidade ou então prescindir de distancias focais para ter maior qualidade. Achei esta lente muito soft, lenta e muito pouco luminosa. Tinha também o grande inconveniente de a posição do suporte para tripé da lente ser muito chegado à base da mesma, o que me impedia de usar tripé com esta lente na D80 com grip. Devolvi à loja.

Actuais:
Peleng 8mm f/3.5
- Esta lente foi um achado. Uma fisheye 8mm muito barata. É construída na Rússia, o corpo é todo em metal e é totalmente manual. Esta lente será mais para brincar, mas sem dúvida que é a mais barata fisheye que se consegue arranjar. Estas lente são vendidas no ebay, e valem cada cêntimo que custam.

Sigma 105mm F2.8 EX DG MACRO
- A minha primeira prime, considero esta lente excelente. Faz macro a 1:1, a qualidade óptica é irrepreensível, é EX, logo tem uma excelente construção é bastante sharp e aberração cromática nesta lente é coisa que não vejo. Peca apenas por (como é normal nestas lentes) não ter motor de focagem interno, pelo que usa o da máquina, o que torna a focagem "pesada". Isto também será um grande inconveniente para quem tenha uma d40/d40x.

Nikkor 18-200mm f/3.5-5.6G IF-ED AF-S DX VRII
- A nova menina dos meus olhos... Ainda não tive tempo de explora-la a sério, mas pelas experiências que fiz posso dizer que é uma excelente lente. A focagem é precisa e rápida, mais do que as outras lente que referi aqui, o VR faz milagres, consegui fotografias boas a 1/5s com pouca luz, e claro, o grande ponto, a gama de distancias focais que cobre. Esta é a lente que deve andar presa à máquina para o dia-a-dia, nos passeios fotográficos normais esta lente cobre 99% das situações. Robusta, rápida, com VR, só pedia que fosse f2.8, mas infelizmente o Pai Natal não existe. Infelizmente esta lente encontra-se esgotada em quase todo o lado, são raras as que aparecem, a FotoCineColor recebe 4 por mês e tem uma lista de espera de 50 pessoas. Comprei a minha na Top-Foto, mas entretanto parece que já esgotou. Excelente investimento... ;)
 
Última edição:
tou a gostar, tou a gostar!

cada vez que leio algo sobre essa sigma 70-300 tem mais pontos negativos que positivos, tambem tinha em mente comprar essa como a minha primeira tele apenas para poder brincar um bocado com as distancias focais visto que actualmente com a 18-55 nao posso brincar como queria.
de qualquer maneira se realmente a comprar ainda vai demorar pelo menos cerca de 1ano mas, Shakawkaw, como primeira tele achas que faz bem o servico de poderes aprender com ela mesmo sabendo que nao vai ter uma performance por ai alem? nao trabalho com fotografia, sou apenas amador de fotografia. antes dessa ainda vou comprar a 50mm f/1.8
 
eu tenho usado essa sigma, e de facto não é nada de espectacular, mas para o preço dela... acho que é uma boa primeira tele-objectiva, a focagem automática não é grande coisa como o Shakawkaw disse, mas podes sempre focar em manual:) (e tenho de ver as diferenças em f8). Podes ver algumas fotos em que andei a testar essa objectiva aqui nesta thread

cumps
 
eu penso que para quem entrou no mundo da fotografia reflex e o orçamento é mesmo curto a sigma 70-300 dá acima de tua a ideia do que são 'muitos milimetros' e poder aprender algo mais na fotografia!
 
pois, realmente da essa ideia dos milimetros, mas tambem ja li em algum lado que a 300mm nao ficam tao boas como a 200mm.
tambem e' um bocado por nao ter a nocao do espaco em relacao a esses milimetros para poder decidir o que vou usar, mas ate a comprar ainda posso mudar de opiniao :D
 
E o que acham daquela Sigma 70-300mm que está neste momento por 169€ como "artigo de campanha" no Jumbo?
http://www.*****.pt/NR/rdonlyres/C5B247FA-1996-4EB5-92E1-38E900C0A928/4068/tecnoimagem.pdf
Eu tive a ver essa objectiva (não experimentei, claro) e é enorme!!! mesmo tirando o pára-sol que vem incluído...

Cumps.
 
E o que acham daquela Sigma 70-300mm que está neste momento por 169€ como "artigo de campanha" no Jumbo?
http://www.*****.pt/NR/rdonlyres/C5B247FA-1996-4EB5-92E1-38E900C0A928/4068/tecnoimagem.pdf
Eu tive a ver essa objectiva (não experimentei, claro) e é enorme!!! mesmo tirando o pára-sol que vem incluído...

Cumps.

eles apenas dizem sigma 70-300 que eu penso que seja a versão abaixo à que eu mencionei que na digiwo custa bem menos que aquele valor! :)
 
E o que acham daquela Sigma 70-300mm que está neste momento por 169€ como "artigo de campanha" no Jumbo?
http://www.*****.pt/NR/rdonlyres/C5B247FA-1996-4EB5-92E1-38E900C0A928/4068/tecnoimagem.pdf
Eu tive a ver essa objectiva (não experimentei, claro) e é enorme!!! mesmo tirando o pára-sol que vem incluído...

Cumps.

parece-me que é esta versão: Sigma 70-300mm F4-5.6 APO DG MACRO, de que estivemos a falar, deves encontrar mais barato nesse site que o jamiro indicou

cumps
 
ora uma penso é a versão apo e outra sem apo (sendo a apo amais cara :) )


a versao APO penso que possui 3 vidros com tratamento contra aberraçoes cromaticas e a nao APO so tem 1.

:p
 
estou a ver... agora não a tenho aqui ao pé de mim, mas essa informação APO está escrita num anel da câmera ou nem por isso?
 
estou a ver... agora não a tenho aqui ao pé de mim, mas essa informação APO está escrita num anel da câmera ou nem por isso?

a APO tem um anel vermelho na frente da lente.

Sem APO______________ Com APO
126_small.jpg
-
128_small.jpg
 
lol essa foi mesmo "queres um desenho?" :D

mas a do jumbo nao e' a APO, por acaso passei por la noutro dia e tambem tive curiosidade em ver qual era e como ja as tinha andado a sondar vi que era a mais fraca
 
De facto para 1ª tele-objectiva a 70-300 é uma boa escolha, vais evoluindo e quando sentires uma necessidade real de uma lente melhor então trocas. Outra questão, não compres a versão não APO, podes poupar 50€, mas a qualidade de imagem vai sofrer muito... ;)
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo