Microsoft "Surface" - Discussão Geral

blastarr

Power Member
Eu devo ser bruxo (Koncaman, tu sabes do que falo :D):

http://www.microsoft.com/surface/


BTW, se a Apple tinha planos para criar um interface à la iPhone para os Macs, parece que afinal vão acabar por copiar esta ideia da Microsoft originalmente apresentada (sob a forma de um protótipo) na CES, já no início deste ano.
A diferença é que este interface corre sobre a API já existente no Windows Vista, a Windows Presentation Foundation (do qual o interface AERO Glass do Vista foi apenas o primeiro resultado visível publicamente).
Ou seja, não me admirava nada que em breve este desktop estivesse disponível como opção no Vista, especialmente para os Tablet PC's.
 
Última edição:
Muito fixe mesmo.
Nem imagino o preço disso tendo em conta o preço actual dos touchscreens de grandes dimensões...

A diferença é que este interface corre sobre a API já existente no Windows Vista, a Windows Presentation Foundation (do qual o interface AERO Glass do Vista foi apenas o primeiro resultado visível publicamente).
Ou seja, não me admirava nada que em breve este desktop estivesse disponível como opção no Vista, especialmente para os Tablet PC's.

Sem duvida, mas o pessoal prefere fazer um videozinho com o show-off das mariquices que o Beryl consegue fazer Vs Aero Glass do Vista, esquecem-se que o sistema operativo da Microsoft é 90% dos casos uma workstation nas maos dos seus clientes e não uma consola, entertimento, whatever...
 
Última edição:
Onde é que eu já vi aquele tipo de movimentos e interacção? Ah pois, no iPhone... a microsoft não podia ser mais descarada, mas já imagino que na publicidade estará lá algures do género "Os primeiros a introduzir este tipo de interacção" (isto depois do iPhone já estar a 2 ou 3 anos no mercado :p).

Pelas demos apresentadas no site, pareceu-me mais um produto pa putos (tipo aqueles magic boards) que algo com utilidade prática. Talvez venha a servir para CAD (se der para melhorar o rigor de desenho), mas mesmo assim tenho duvidas k isso aconteça, pois não tou a ver alguem a usar regra e esquadro em cima de um ecrâ daqueles. Enfim, mais um ripoff by Microsoft.
 
Mais um ripoff porque?? Vão inventar gestos estranhos só porque alguém já se lembrou de usar o arrastar com o dedo. Alias, há já muito tempo que a microsoft tem este esquema do, para referir algo que tem no site, livro de fotografias, não tem culpa que entretanto tenha surgido o iPhone.

Isto cada vez mais está com o espírito que se vive nos autmoveis :P com a bmw a acusar a audi de roubar as linhas :P e a num sei o que a dizer que xtpo está a usar os manometros que iam ser incluidos no proximo modelo :P
 
Onde é que eu já vi aquele tipo de movimentos e interacção? Ah pois, no iPhone... a microsoft não podia ser mais descarada, mas já imagino que na publicidade estará lá algures do género "Os primeiros a introduzir este tipo de interacção" (isto depois do iPhone já estar a 2 ou 3 anos no mercado :p).

Pelas demos apresentadas no site, pareceu-me mais um produto pa putos (tipo aqueles magic boards) que algo com utilidade prática. Talvez venha a servir para CAD (se der para melhorar o rigor de desenho), mas mesmo assim tenho duvidas k isso aconteça, pois não tou a ver alguem a usar regra e esquadro em cima de um ecrâ daqueles. Enfim, mais um ripoff by Microsoft.

Offtopic:
Ripoff?? mas alguem axa que algo deste genero é criado de um dia para o outro? ou que a microsoft tem programadores( e não so) a espera das inovações dos outros para copiar??

Desculpem la mas se querem criticar alguma coisa critiquem pela tecnologia ou funcionalidade, mas não venham criticar so porque gostam mais da marca x ou y.

Grow up.....

Sorry é so um desabafo....

Ontopic:

Bem se eles conseguire fazer este nivel de interacção e rapidez vai ser um espetaculo. Tá mto fixe a ideia da mesa e da base pa copos, mas, imagino quanto é q não deveria ficar uma mesa com um monitor daquele tamanho?:x2:
 
Afinal aquilo que vimos no filme "A Ilha" não está assim tão longe.. e de certa forma até parece mais desenvolvido, mto bem, mm.

Agora quanto à questão dos ratos e isso... são coisas diferentes. Um interface de media center tb n substitui o convencional, n tem nada a haver, cada makina o seu uso! Falando mm no CAD que uso e mto, n m parece k seja este o caminho, pelo menos para projectar... embora para apresentações seja fabuloso, como eu estava a dizer... são coisas diferentes.

Tb n m parece k seja ripoff de nada, todos nós ao longo dos tempos temos visto que os caminhos do desenvolvimento de certas coisas convergem e só fazem sentido seguirem aquela forma, n interessa ser mto diferente.. interessa é ser melhor, é isso k interessa.

E se estão a falar de ripoff então jà a apple tinha copiado a alguém, por exemplo à Phillips que tem na Holanda no Homelab varios gadgets do genero à mto tempo, inclusive um espelho de casa de banho que faz de balança, mede altura, faz zooms a zonas da cara para a makilhagem e mostra a parte de tras da cabeça para vermos o penteado... e nem precisamos de tocar no espelho (ecrã) para interagir, ele reconhece os movimentos a cerca de 5cm para k n fikem lá dedadas!
 
Bem os aumentos para a produtividade advindos desta fabulosa inovação parecem ser realmente...nulos.
Preocupem-se em fazer SO's seguros e estáveis em vez de ***** inúteis.
 
Bem os aumentos para a produtividade advindos desta fabulosa inovação parecem ser realmente...nulos.
Preocupem-se em fazer SO's seguros e estáveis em vez de ***** inúteis.

És um verdadeiro visionário... fica-te pelas folhas de papel que são mais seguras :rolleyes:

Os videos são excelentes! Pode ser um dos componentes da tal casa digital do futuro, onde todos os aparelhos estão ligados centralmente.

Ter uma mesa destas na sala para gerir o media center, comprar online, jogar trivial e board games :D
 
Última edição:
Antes de começarem a dizer que a microsoft fez isto e aquilo... agradeçam a um sr. chamado Jeff Han.

Aí fica a apresentação da sua ideia em Fevereiro de 2006:
http://www.youtube.com/watch?v=QKh1Rv0PlOQ

Aqui está mais uma apresentação do surface:

http://crave.cnet.com/8301-1_105-9723647-1.html?tag=cnetfd.mt

Isto vai alterar todo o paradigma de interfaces! O Iphone é só o primeiro caso... depois vem isto.... e outros virão.
A microsoft pensa colocar isto à venda ainda este ano, mas com preços entre 5k e 10k dolares. Não é para já que vai ser massivo.
Penso que o hardware vai ser usado com vários sistemas base... e esse hardware não vai demorar muito a ser massificado noutras empresas e marcas. Talvez saia mais cedo para o publico noutra marca que não a microsoft.
 
Última edição:
Bem os aumentos para a produtividade advindos desta fabulosa inovação parecem ser realmente...nulos.
Preocupem-se em fazer SO's seguros e estáveis em vez de ***** inúteis.

Hein?! Isto é uma alteração do paradigma! Não deixa de ser um hardware com um software por baixo! Vão haver vários softwares para este hardware... como há vários monitores ligados a mac osx, linux, XP etc etc
 
Onde é que eu já vi aquele tipo de movimentos e interacção? Ah pois, no iPhone... a microsoft não podia ser mais descarada, mas já imagino que na publicidade estará lá algures do género "Os primeiros a introduzir este tipo de interacção" (isto depois do iPhone já estar a 2 ou 3 anos no mercado :p).

Pelas demos apresentadas no site, pareceu-me mais um produto pa putos (tipo aqueles magic boards) que algo com utilidade prática. Talvez venha a servir para CAD (se der para melhorar o rigor de desenho), mas mesmo assim tenho duvidas k isso aconteça, pois não tou a ver alguem a usar regra e esquadro em cima de um ecrâ daqueles. Enfim, mais um ripoff by Microsoft.

Infelizmente para ti, o Bill Gates já estava a demonstrar isto na CES dois dias antes de o iPhone ser apresentado na MacWorld.
Lá se vai todo o teu argumento por água abaixo...
 
Até parece que foi preciso esperar pelo macWorld para saber do iPhone... só não vê quem tapa os olhos... isto para mim é (mais) um ripoff da microsoft. E não, não sou um macfanboy, pois tenho 3 pcs com Vista e apenas 1 ibook. Mas as verdades são para serem ditas :)
Mas a microsoft faz bem, quem puder ganhar com isto que ganhe. Só eu não tenho dinheiro para investir :P


Utilidades práticas disto a curto prazo... além de servir para substituir os magic boards para os putos (e o iPhone não é para putos, não era isso que quis dizer na minha primeira intervenção), poderá servir para sistemas de navegação (com um tamanho mais reduzido obviamente :p). Substituir teclado e rato? Não me parece, pelo menos não a curto prazo. Na medicina também poderá ter sucesso (imagino um par de possibilidades que se podem fazer com isto).

E porque é que eu digo que isto não vai substituir teclado e rato? Joguem CS com isso :p
 
Até parece que foi preciso esperar pelo macWorld para saber do iPhone... só não vê quem tapa os olhos... isto para mim é (mais) um ripoff da microsoft. E não, não sou um macfanboy, pois tenho 3 pcs com Vista e apenas 1 ibook. Mas as verdades são para serem ditas :)
Mas a microsoft faz bem, quem puder ganhar com isto que ganhe. Só eu não tenho dinheiro para investir :P


Utilidades práticas disto a curto prazo... além de servir para substituir os magic boards para os putos (e o iPhone não é para putos, não era isso que quis dizer na minha primeira intervenção), poderá servir para sistemas de navegação (com um tamanho mais reduzido obviamente :p). Substituir teclado e rato? Não me parece, pelo menos não a curto prazo. Na medicina também poderá ter sucesso (imagino um par de possibilidades que se podem fazer com isto).

E porque é que eu digo que isto não vai substituir teclado e rato? Joguem CS com isso :p

Já conhecias o interface do iPhone antes da Macworld ?
Se é um rip-off, onde é que está a fonte de inspiração ? Há mais alguém a preparar soluções destas para venda nos tempos mais próximos ?

Não digas disparates. Quero ver o que dizes quando a Apple lançar a sua versão do TabletPC. Será que já não vai ser um rip-off nessa altura ? :P
 
Como é que alguem pode dizer que isto:
surfacefo5.jpg

é ripoff de isto:
iphone050oe0.jpg

sem se aperceber que está a cair no ridiculo?
Tá dito.

EDIT: tava praqui a olhar.. de facto sao parecidos :002: mas um é uma mesa e outro um telemovel! >(
 
Última edição:
Atenção... nesta fase do campeonato comparar equipamentos como sendo a fonte da ideia é ridículo , já que ainda estamos no domínio de conceitos...

Aqui apresentam.se conceitos... já conhecidos das apresentações de 2006 do JEff Han e anteriores a isso... no fundo nada mudou...apenas tem um novo carimbo e representante mundial

Em termos de ripoff de marcas, ambas vão"comprar" conceitos a quem tem tempo e fundos ilimitados para investigar/investir que são as universidades (mais uma vez fica aqui provado)...

Neste caso os conceitos são principalmente o multitouch no lado do hardware, , que segundo o que se sabe a Apple patenteou, comunicações sem fios e a interface que neste caso está muito boa... mais uma vez nota-se um dedo especial da equipa da MS MCenter, e aí kudus para a MS.!!!

No entanto aqui só estão representados conceitos, e olhem se esperam que antes do fim do ano isto seja possível, sabem muito bem que é impossível... senão vejamos...



1 - Resizing e manuseamento de ficheiros (icones) com 2 dedos já existe, iphone já o demonstrou, tal como era já conhecido nos videos do Jeff...
2 - Comunicação com telemóveis/Telefones e equipamentos sem fios... o BT já anda aí há muito tempo, aqui provavelmente numa nova versão
3 - interface linda... é software... tudo se programa... e aqui está o ponto forte desta apresentação... o wow factor, o "so what"...

E agora vem aquilo que complica e mancha esta apresentação como sendo algo já apresentado/utilizável, apontando-a isso sim lá para 2008/9 if whenever nestes moldes...

4- Identificação do equipamento... BT identifica, desde que emparelhado... não vi isso em lado nenhum, e ainda que estivesse tudo aberto em termos de segurança, como é que encostando ao monitor fazes a identificação com sucesso? e se colocares dois equipamentos em simultaneo como é que ele sabe qual é? peso? área ocupada? já viste o que isso significa em base de dados de informação de equipamentos?

5- identificação de cartão de crédito? hã?!??! what? como é que comunicas com o chip/banda magnética?

6- Aquela da máquina fotográfica é superinteressante... mas já alguma vez importaste fotos por BT a partir de uma máquina... não é bem assim com aquela velocidade... e mais vale enfiar um cabo USB 2.0 e mesmo assim... esperas.

7- utilidade em casa... Crianças... esquece... a minha filha adora estar em pé em cima da mesa da sala :)

Atenção que não quero menosprezar os conceitos... são excepcionais, vão ser o futuro e impulsionados pela MS vão ser mais cedo que esperamos... mas uma coisa é fazer uma apresentação, outra é meter um conjunto de intenções a funcionar, especialmente quando tu não controlas o hardware.


Resumindo...
Falta penar muito, e não é a MS e a APPLE que se vão degladiar... os conceitos estão na mesa... agora os outros mercados que se desunhem!
Tudo o que está demonstrado e é fazível até ao fim do ano, não é novidade,e a aí a Apple bate em time-to-market tecnológico, com uma área de aplicação diferente!... e se isto vai custar entre 5 a 10 mil USD... vai ter tanta saída como os UMPCS


De qualquer das formas, um mega-kudus para a Microsoft e sua divisão de interfaces de utilizador, que se desmarca de tudo o que é o conceito microsoft tal como aconteceu na apresentação do MCEnter edition!!!! Aí sim.. uma interface aparentemente flawless, fácil de usar, mega intuitiva em que até conseguiu surpreender tudo e todos... mesmo nós, habitués destas andanças!

Parabéns MS!


-------- Adenda------------

À tecnologia usada para identificação do equipamento chama-se "object recognition" yeah.. right...
 
Última edição:
estou a ver aquilo a ser aplicado em bastantes sitios, imagina aquilo como fonte de informação espalhada em aeroportos, terminais de comboios e coisas assim, até na rua como genero de balcao de informações.

está completamente brutal, se fosse rico ia já buscar 1. não sei porque mas faz-me lembrar algo do minory report ou lá como era o nome do filme.
 
Para quem se interroga como funciona isto, é simples:


- 1 PC com Windows Vista e uma API proprietária, baseada no WPF (uma versão avançada da que suporta o AERO Glass).
- 5 câmaras de alta definição, com capacidade de reconhecimento de objectos e de faces humanas (colocadas por baixo do LCD).
- 1 ecrã LCD touchscreen de 30 polegadas.
- A capacidade de "multi-touch" já permite usar actualmente até 20 pontos de reconhecimento simultâneos (ou seja, duas pessoas podem usar todos os seus dedos das mãos em simultâneo e em diferentes pontos da superfície).
- O PC suporta reconhecimento de códigos de barras, RFID, Bluetooth 2.0, WiFi e Wireless USB, se as categorias de objectos estiverem catalogadas na base de dados (inicialmente este conceito será vendido a empresas, restaurantes, hotéis, lojas, etc, não a particulares -por causa do preço elevado do ecrã-).


Ah, e este projecto não foi criado pela divisão Windows, mas sim pela divisão que é responsável pela Xbox 360, Zune e Windows CE/Pocket PC.
 
Última edição:
Já conhecias o interface do iPhone antes da Macworld ?
Se é um rip-off, onde é que está a fonte de inspiração ? Há mais alguém a preparar soluções destas para venda nos tempos mais próximos ?

Não digas disparates. Quero ver o que dizes quando a Apple lançar a sua versão do TabletPC. Será que já não vai ser um rip-off nessa altura ? :P
Tou a falar do ripoff de software - será que era assim tão difícil de perceber, já que não se pode comparar uma mesa com um telefone... - (que reparei agora que algum foi feito por terceiros...). Um tabletPC com o Tiger ou outro macOS seria ripoff de que mesmo? Já há algum tabletPC com o macOS?
Já havia fotos do iphone a muito tempo, mas enfim, i give up.
É um produto giro, com fortes potencialidades... mas na tou a ver os restaurantes (um dos exemplos que deram) a comprar aquilo em massa... 20 mesas = 20 ecras = 200K dolares.
 
Última edição:
Back
Topo