Distro Para Servidor - HELP

J[PT]

Power Member
Boas pessoal...

Precisava de conselhos do pessoal que já anda nisto há mais tempo.

Basicamente necessito de uma distribuição simples para montar um servidor, tendo em conta que os meus conhecimentos de Linux são medianos.

A máquina.

P3 @ 1Ghz
512Mb ram 133mhz - (em breve poderá ser 1Gb)
80Gb disco
Placa gráfica 64mb dedicados
ligação à rede por wireless 54Mbps. ( DSL: 8128kbps/1024kbps)


Necessito algo que me permita ter alojadas umas paginas web pessoais, um mail server, um servidor de FTP/File Server, ter qualquer coisa que me permita acesso remoto, tipo o remote desktop do windows, e tambem porque não SSH.

Gostava ainda que esta maquina tivesse capacidade para ser máquina para download de torrents/emule.

se existir algumas ideias eram muito bem vindas.

Já me questionei e estive mesmo a pontos de instalar 2003 Server (windows) mas depois decidi dar uma hipotese ao Linux. (ja que no portatil acompanha-me o ubunto e estou mesmo muito satisfeito.)

Quero algo que possa instalar, configurar e esquecer... sem grandes necessidades de intervenção constante pois procuro o máximo de uptime possível.

Obrigado a todos os que poderem contribuir.
 
qualquer distro te faz isso. mas aviso que terás um bom caminho a percorrer (sobretudo na configuração do mail server que não é trivial).
->web: apache
->mail: postifix, sendmail, ...
->ftp?, usa o sftp que vem com o ssh (que vem 'outOfTheBox' em muitas distros).
->desktop remote access? a consola é melhor opção... de qualquer forma tens sempre vnc, que deverias usar via ssh (nada de acessos remotos à máquina sem encriptação!)

BOAS PASSWORDS.
NADA DE ACESSOS DE ESCRITA À MAQUINA VIA HTTP.

Aposto que quando questionaste o Windows Server, não questionaste se irias fazer pirataria (se não muito provavelmente, não tinhas questionado ;) )
Perde tempo em aprender! A autonomia ganha compensa sempre. Ficas a saber mais sobre o funcionamento das coisas e ao compreender, vais utilizar a coisa de um modo mais seguro...
 

Estive a pensar em fedora, mas depois sai o 7 e la vai mais um "upgrade"

Debian tb me parece bem... o Ubuntu, tenho a ideia que é mais para desktop.

Tou com um grave dilema... quando a escolhe é muita...

Ps: já agora Slackware... pelo que li também se porta muito bem...
 
Debian ou Slackware, não encontras melhor para isso :)

:lol: estava a pensar nesses dois quando colocaste essas opções...

O que queria mesmo era configurar e deixar... sem ter depois de andar constantemente a mexer nisto e naquilo... não tenho tempo para perder depois com possiveis upgrades e mudanças queria que ficasse logo tudo á partida resolvido.
 
qualquer distro te faz isso. mas aviso que terás um bom caminho a percorrer (sobretudo na configuração do mail server que não é trivial).
->web: apache
->mail: postifix, sendmail, ...
->ftp?, usa o sftp que vem com o ssh (que vem 'outOfTheBox' em muitas distros).
->desktop remote access? a consola é melhor opção... de qualquer forma tens sempre vnc, que deverias usar via ssh (nada de acessos remotos à máquina sem encriptação!)

BOAS PASSWORDS.
NADA DE ACESSOS DE ESCRITA À MAQUINA VIA HTTP.

Aposto que quando questionaste o Windows Server, não questionaste se irias fazer pirataria (se não muito provavelmente, não tinhas questionado ;) )
Perde tempo em aprender! A autonomia ganha compensa sempre. Ficas a saber mais sobre o funcionamento das coisas e ao compreender, vais utilizar a coisa de um modo mais seguro...

windows 2003 server tenho duas licenças validas e originais resultado das certificações microsoft que fiz... como estagiei com eles no tagus park ganhei duas licenças de 2003 server e umas quantas de xp pro.

A questão é precisamente essa, autonomia e conhecer o outro lado, pois de servidores em ambiente windows estou muito bem rodado. Mas cada vez me deparo com mai servidores em ambiente *nix. daí esta viragem.
 
:lol: estava a pensar nesses dois quando colocaste essas opções...

O que queria mesmo era configurar e deixar... sem ter depois de andar constantemente a mexer nisto e naquilo... não tenho tempo para perder depois com possiveis upgrades e mudanças queria que ficasse logo tudo á partida resolvido.

Então acho que o melhor é Debian 4.0, em principio depois de tudo configurado só precisas de fazer os updates de segurança de vez em quando mas isso é fácil e normalmente não trás problemas.
 
Já agora que acham dos requesitos da máquina? chegam para o pretendido?

Relembro que a parte dos torrents/ed2k não será algo de obrigatório... estaria a pensar adicionar um segundo disco como forma de backup, onde é criada uma imagem do 1º disco assim em caso de falha teria sempre um backup.
 
Eu adoro o gentoo.

É preciso dar a unha, mas consegues personalizar mt mais as coisas e obter mais performance.

Tens mta documentação sobre gentoo, tanto para server como para outra coisa.

Eu uso e adoro o gentoo :)
 
ajuda

SLACKWARE !!

web serveR: apache sem duvida
mail server : postfix / qmail
ssh vêm todos com isso por defeito
em relacao a ftp n te sei indicar o melhor em perfomance/qualidade , ha tantos por aí.
 
Eu de servidores não percebo mto mas sempre ouvi falar maravilhas de Debian Stable (agora vai no 4.0 codename Etch). Pode desactualizar mais do que outras mas para aquilo que se quer de um server (estabilidade e eficiência) axo k n é problema!! Ubuntu Server é mais Linux Server for Human Noobs :P LoL

Debian passam-se anos entre releases por isso so tens que te preocupar com os updates de estabilidade e segurança nd demais. Por isso é Set It And Forget It ;)
 
Se pretendes servidores unix, considera os BSD (freeBSD e openBSD) também... em relação a hardware estarás bem servido (então com o 1Gb de RAM...). Só não sei se o wireless funcionará!

Se quiseres mesmo Linux, qualquer distro faz isso, como já disse mas tudo o dito sobre Debian é "MUITO verdade" (mas mesmo!) , eu recomendo (mas sou suspeito porque no portátil tb a uso ;) ).

Slackware-> boa mas confusão nos pacotes. Dependencias: é contigo.
Gentoo -> boa. Mas os updates implicam a recompilação e isso é chato.
 
Se não quiseres ter muito trabalho em manutenção e uma coisa simples de usar, o meu conselho (mais uma vez) vai para ClarkConnect. Permite-te fazer aquilo que necessitas inclusive teres um cliente de torrents (TorrentFlux, instalado a parte). É um distro que não traz ambiente grafico, excelente para quem só quer mesmo ter a "torre" a funcionar. Se quiseres podes posteriormente instalar um ambiente gráfico. Tens aqui na tz uma thread sobre a distro ;)
 
Se não quiseres ter muito trabalho em manutenção e uma coisa simples de usar, o meu conselho (mais uma vez) vai para ClarkConnect. Permite-te fazer aquilo que necessitas inclusive teres um cliente de torrents (TorrentFlux, instalado a parte). É um distro que não traz ambiente grafico, excelente para quem só quer mesmo ter a "torre" a funcionar. Se quiseres podes posteriormente instalar um ambiente gráfico. Tens aqui na tz uma thread sobre a distro ;)

Pois mas eu em *nix considermo-me um utilizador mediano... e isso de só ter consola pode assustar um pouco.

Estou mesmo muito inclinado para o Slackware... mas tambem me agradava o desafio de ter tudo apenas por consola mas sempre com a possibilidade de ir até um ambiente gráfico caso a coisa se complicasse.

ps: obrigado a todos pela ajuda que têm dado... agora percebo o porque do *nix avançarem a passos largos ;-)
 
Opinião muito pessoal.

Suse 10.x! se for o 10.2 melhor.

Não vou estar a explicar o porque, porque ainda baralho mais a tua cabeça :ppp mas deixo apenas 2 pontos mto interessantes.

Yast (enorme facilidade de administração/gestão de sistema)
E o fantastico update manager, que faz os updates "quase instantaneamente" sem que te chateies muito com isso.

Está em uso aqui na empresa em que trabalho como servidor de impressão, mail, web, DNS, DHCP e Samba para partilha de "contas" para utilizadores/empregados. Esta a correr desde o dia de instalação, dia e noite à 2 meses e nem um unico erro/problema.

um abraço.
 
Para a máquina em questão, a meu ver, OpenSuSE é overkill. Tem tdas as ferramentas que precisa, nem nenhum trabalho, mas naquele pc nao sei nao.
Se fosse para mim, apostaria num debian ou slackware, como já referido, ou entao soluções como o clarkconnect.
 
Só uma questão para fazer o download do debian existem na versão 4. uma série de cds, acho que uns 17... tenho de fazer o download de todos?

Todos os mirrors que vi tanto nacionais como internacionais existem bastantes CDs e estou meio perdido...
 
Back
Topo