Earphones: experimentar antes de usar: Review dos Sennheiser CX300

Eu reparei que aqui no forum há muita gente à nora sobre uns bons earphones para o seu MP3. Eu diria que primeiro é importante arranjarem um MP3 de jeito (i.e. um creative ou um ipod, lol) e só depois pensarem no upgrade dos earphones q vêm na caixa do MP3


Gostava de partilhar a minha experiencia com os earphones (in ear canal) Sennheiser CX300...

Background:

Eu keria comprar uns bons earphones pq os q vinham com o meu creative foram pro lixo... como os usava imenso, principalmente nos transportes publicos (metro p. ex.) o desgaste fisico era consideravel. Por outro lado o ajuste ao ouvido n era grande coisa (akelas esponjas pretas maravilhosas acho que so pioram o ajuste ao ouvido, alem de q tao sempre a sair)

Portanto explorei bem na net a ver se encontrava uma boa substituição na gama dos 15€ - 50€... Da dificil triagem tendo em conta a razao qualidade/preço (o que exclui à partida qualquer fone da apple e tambem, embora não tanto, qualquer fone da Sony) isolei os seguintes candidatos:

in-ear canal:

Sennheiser CX300 (40 euros na *****)
Creative EP-630 (35 euros na *****)

convencionais:

Sennheiser MX51 Street (28 euros na *****)



Fui à ***** (a unica loja de grandes dimensões que tem boa oferta de earphones) e pedi para experimentar os CX300, mas disseram-me q n podia experimentar na loja pq a caixa vem selada (e é lixada de abrir ja aviso, tive de a xinar toda), podia sim compra-los, experimentar em casa e devolver em 30 dias se não ficasse satisfeito (fixe!).

Review dos Sennheiser CX300:

Uma critica q ouvi mta gente fazer nos reviews dos CX300 refere que o volume dos baixos é reduzido, apesar de utilizar o sistema bass wind da Sennheiser. Ora, olhando para os fones é desde logo evidente que a potência a baixas frequencias não possa ser grande coisa, simplesmente por razões geométricas... eles são muito mais pequenos que os fones convencionais (nao-in-ear earphones digamos), logo o driver tem uma area reduzida, pelo q a potencia dos baixos não pode ser grande. Atenção, o intervalo de resposta em freq (q para este modelo é 18Hz - 20kHz, os valores tipicos para fones de gama média) não implica que a potencia em todas as freq seja a mais desejada - também aqui é bom relembrar o que eu disse no inicio do post... se o MP3 for maravilhoso, provavelmente tem uma resposta em freq num intervalo (muito) mais reduzido, sendo a conclusao obvia...

Mas voltando à baixa potência dos baixos, pelo que li a mesma critica é feita em relação aos Creative EP-680, que geometricamente sao identicos aos CX300 (as msmas borrachas podem se usar nos dois modelos!) Há quem diga que o volume dos baixos nos EP-680 é ainda menos pronunciado do que nos Sennheiser CX300 (mas isso se calhar é por causa do sistema bass wind dos Sennheiser, nao sei...)

Portanto para quem gosta de graves com alguma potência e que ressoem no ouvido, acho que os in-ear canal na gama 15 - 50€, não é uma grande ideia.
Se experimentarem uns Shure ou os UE super fi.3, epah entao aí dizem os entendidos que se entra noutra dimensão.. mas é preciso largar uns bons euros (experimentem procurar no site da ***** pelos shure mais caros, até se vao passar com o preço... claro que diz la que tao indisponiveis... pq sera?). Alguns shure (e UE acho eu) são mesmo de gama profissional, usados por musicos que necessitam de bom isolamento sonoro e qualidade de som.

Outra coisa que me desagradou profundamente nos CX300, e suponho que me desagradaria em qualquer in-ear canal earphone, é que aquilo tem mesmo de se enfiar bem no canal auditivo externo, o que pode causar algum (mto!) desconforto para algumas pessoas (foi o meu caso... epah e não sei, mas acho q os os meus ouvidos n sao assim mto anormais). Ouvi dizer que requer apenas alguma habituaçao inicial e que ao fim de algum tempo até se tornam confortaveis. Mais, kem usa e gosta de fones in-ear, diz até que os CX300 são super confortaveis (eu axo q nunca diria isso) ... mas enfim é uma questão de gosto pessoal, ou de resistencia fisica ao desconforto inicial.. Além disso também existe aquela sensação de tar a usar uns tampoes para os ouvidos, mas com uns fios agarrados: isolam os 'ruidos exteriores', mas os 'ruidos interiores' (por exemplo se estiverem a mastigar ou se estiverem a correr) e a fricção com o fio torna-se desagradavel... mas, outra vez, pode ser uma sensação inicial q depois desapareça com a habituação...

Outro aspecto negativo, já agora para falar nas coisas más todas de uma vez, é que se os fones não estiverem bem colocados no canal auditivo, os baixos ainda se ouvem menos e em geral a qualidade de som dimunui... no meu caso, era necessário fazer bastantes ajustes a posição dos fones pq com os movimentos do corpo e a fricção com o fio, eles vao saindo ligeiramente da posiçao certa.

Neste caso acho que se os Sennheiser CX300 tivessem um cordao para o pescoço, ficavam a ganhar, mesmo a forma do fio assimetrica (em J) não resolve o problema, alias pelo contrario, aumenta a fricção... Os Creative EP-680 têm um cordao para o pescoço, o que é um ponto a favor, além de q os torna mais duraveis: os puxões no fio já não se transmitem a junção dos fios com os fones... (foi assim q os meus antigos fones morreram).

Agora a parte boa,

Do que eu gostei muito nos Sennheiser CX300 foi a sensibilidade em frequencia... os baixos, meios tons e agudos tao todos la... é pena q a potencia efectiva dos baixos seja tao pequena :( o que faz com que pareça que os meios-tons e agudos estejam demasiado expressos no som... Alias, eu diria que os meios-tons tão ainda mais enfatizados que os agudos... Mas em geral o som é bem limpinho, sem distorções e com muita riqueza. A falta de potência nos graves é que xateia (principalmente kem gosta de percussão e musica electronica, como é o meu caso).
Outra coisa mto fixe é de facto a redução dos sons exteriores, e nisto posso dizer q os CX300 são uns excelentes tampoes para os ouvidos :P ... a isolação sonora permite que não se tenha de aumentar muito o volume do amplificador de modo a ouvir bem a musica - a saude dos ouvidos agradece... Além disso o som parece mais imersivo, por motivos obvios, ja que n se nota tanto o 'ruido' exterior... Convem é andar com os olhos bem abertos, é q com akilo nos ouvidos ficamos surdos... pelo menos pa kem está no 'mundo exterior'


Portanto, feito este teste decidi que os Sennheiser CX300 não eram pra mim, peguei neles, enfiei-os na caixa retalhada (tentando pôr tudo como estava antes de abrir a caixa, o que não foi facil, devo dizer) e devolvi-os na *****. Eles aceitaram a devolução na boa, deram-me o dinheiro pra mão e tudo :) os gajos da ***** sao uns bakanos :berlusca:

Review dos Sennheiser MX-51 Street

Decidi dar uma oportunidade aos Sennheiser MX-51 Street e acabei por ficar com eles (bom, até agora pelo menos). O ajuste ao ouvido é do melhor que experimentei para earfones, digamos convencionais (não têm aquelas esponjas estupidas)... trazem um cordao para o pescoço (mas isto tambem os Creative EP-680 trazem) e a construção é muito boa (o fio é ainda bem comprido, coisa q o fio dos CX300 não é, pelo contrario, é invulgarmente curto)

O sistema bass wind tem nestes fones possibilidade de se expressar em pleno dado o grande diametro do driver (relativamente aos CX300), pelo que os graves são muito bons (estamos a falar de earphones, claro). Notei contudo diferença na sensibilidade em frequencia, o que era de esperar... n é por acaso que os CX-300 custam mais 12 euros... e a redução dos sons exteriores tambem faz muita diferença.. Mas enfim, é preço a pagar pelo conforto e por uns graves mais potentes..


Conclusão:

Para quem gosta de graves potentes, acho que vai ficar um pouco desiludido com os in-ear phones Sennheiser CX300 (e atrevo-me a dizer, com quaisquer in-ear phones da mesma gama de preço, ou com a mesma geometria). Acho que é importante experimentar antes de comprar (comprar definitivamente quero dizer) pq podem, como eu, não gostar nada de terem uns tampoes enfiados nos ouvidos... Por outro lado devo admitir que a qualidade de som dos CX300 em termos de riqueza e sensibilidade em freq é impressionante e o facto de os sons exteriores serem reduzidos ainda realça mais este facto. Logo, a experiencia pode agradar ao ponto de fazer esquecer os possiveis incomodos... Tambem depende muito do estilo de musica de que gostam... se ouvirem muita musica com vocalizações (não é o meu caso que ouço essencialmente jazz e electronica) pode ser que a falta de potencia dos graves não vos chateie muito e a riqueza nos mid-tones e nas altas freqs seja mesmo muito interessante.
Eu experimentei os Sennheiser MX51 Street e até agora tou satisfeito com eles (mas ainda tenho mais 5 dias para os devolver :P)
 
Última edição:
boa review, continuo a preferir os meus EP-630 em qualidade/preço. ;)

Tenho uns Sony MDR-EX71SL, cujo som é baixo e não é grande coisa, e mais recentemente comprei uns Creative EP-630. Não têm nada a ver, são muito melhores. Também experimentei uns Sennheiser CX-300 de um colega e em qualidade de som são idênticos aos Creative.

Não concordo no ponto que é dito que têm poucos graves. Eles (Creative e Sennheiser) têm montes de graves... Acho que o killerbunny990 não está a usar o tamanho correcto das borrachinhas ou então não os encaixa bem no canal auditivo... até porque lhe faz impressão...:007:
 
Realmente acho que é o problema de algum pessoal que usa os phones deste tipo, é não coloca-los correctamente, de maneira a que fiquei a isolar totalmente o canal auditivo, dando ao inicio um efeito parecido como quando se está debaixo de àgua.

Quando comprei os meus mostrei-os a um amigo meu pra experimentar, e ele meteu-os nos ouvidos, e disse "ya são fixolas", como ele estava a ouvir musica se os tivesse bem metidos não me ia ouvir, então começei a perguntar-lhe se ele tinha-os metido bem, tipo mesmo metido dentro dos ouvidos, ao que ele me respondeu que sim, se os tivesse bem metidos n me tinha ouvido... Ora quando lhe disse pra enfiar mesmo pra dentro dos ouvidos, lá ele os empurrou pra dentro e soltou um grande "AH! agora sim!". Acho que também ficou fan... LOL
 
Acho que os in-ear ou se ama ou se odeia.
Eu amo, acho super confortavel, tem bom som, ficamos mais involvidos na musica por não ouvirmos o som que nos rodeia
 
ja disse isto aqui no forum mas repito:

tenho um ipod shuffle 2nd gen 1GB e com os cx300 ouvesse um ruido de fundo muito incomodo mesmo quando esta volume em zero, logo gastei 49euros e depopis não os pode devolvar ... se alguem tiver um ipod igual ao meu dq dé uma dica de uns in erar que funcionem bem...

cumps
 
ja disse isto aqui no forum mas repito:

tenho um ipod shuffle 2nd gen 1GB e com os cx300 ouvesse um ruido de fundo muito incomodo mesmo quando esta volume em zero, logo gastei 49euros e depopis não os pode devolvar ... se alguem tiver um ipod igual ao meu dq dé uma dica de uns in erar que funcionem bem...

cumps

Pelo que me foi dito, "esquece" phones de qualidade no Ipod Shuffle 2nd gen a nao ser que compres um adaptador qualquer que ha da Ipod para aumentar nao sei que das frequencias visto o shuffle ser muito pequeno e ter os contactos muito proximos, penso que ronda os 20€ e poucos. Isto porque tenho o mesmo problema que tu, e de 3 in-ear phones que exprimentei (cx300, creative ep 630 2 sonyericsson HPB-70) todos fazem esse ruido de &%$#" !!!!! Tecnicamente nao sei dar uma resposta 100% correcta, foi o que me foi explicado e de certo modo faz sentido. No entanto não sei a veracidade de tal... Resta esperar por mais opiniões
 
ja disse isto aqui no forum mas repito:

tenho um ipod shuffle 2nd gen 1GB e com os cx300 ouvesse um ruido de fundo muito incomodo mesmo quando esta volume em zero, logo gastei 49euros e depopis não os pode devolvar ... se alguem tiver um ipod igual ao meu dq dé uma dica de uns in erar que funcionem bem...

cumps

Ja não es o primeiro a dizer isso :). Começo a ver que os cx300 não se dão bem com o ipod.

Grande poste :D killerbunny990, acho que o melhor nestas circunstancias e ouvir para crer.

EDIT: Alguem tem, ou ja testou uns zen aurvana, o que podem apontar???

cumps
 
Eu neste momento estou de ouvidos postos no MylarOne x3, que devem custar uns 42 euros.
Quando praticamente toda a gente que os tem dizem que são melhores que os 630, CX300 e outros in-earphones como shure e2c,v-moda e outros que custam uns 100/200€ é mesmo algo de especial. Pena é terem um aspecto de phones de 1€ ;_;

Topic no Head-fi , onde se pode ler as opiniões dos mesmos (o novo stock ja não traz as tips ranhosas que alguns falam, agora são as da sony)
CrossRoads MylarOne X3 Owners Club

Ja agora uma tabela que alguem criou a comprar in-earphones (claro que isto varia de pessoa para pessoa, por exemplo muita gente diz que os X3 tem uma boa quantidade Bass):
IEM-Comparison.gif
 
Última edição:
E onde é que se podem encontrar esses Crossroads? Isso nem no google dá alguma coisa de jeito

Só vi a tal loja de Singapura
 
E onde é que se podem encontrar esses Crossroads? Isso nem no google dá alguma coisa de jeito

Só vi a tal loja de Singapura

Yap a Jaben, é a unica loja oficial que os vende, é praticamente o produto da casa, mas eles não cobram pelo transporte e pelo que parece fazem o pequeno truque para evitar as taxas alfandegarias(em vez de meterem 57$ na encomenda metem 5$) e ate agora ninguem se queixou de pagar mais.
Eu ja encomendei os meus, estou so a espera que cheguem, encomendei também e uns eartips bi-flange da UE, que isolam melhor,vamos la é se os eartips encaixam sequer nos meus ouvidos.

CrossRoads MylarOne X3 ( Mylar3) Earphone/IEM Review
CrossRoads MylarOne and Three - The DaHarder Review
 
Última edição:
Fiquei um bocado preocupado acerca parte sobre a qualidade de construção

Depois podes dizer qq coisa quando receberes?
 
Fiquei um bocado preocupado acerca parte sobre a qualidade de construção

Depois podes dizer qq coisa quando receberes?

Ok.
Quanto a qualidade de construção a parte das eartips foi resolvida, aqueles das reviews foram os primeiros stocks, depois de algum pessoal se queixar, no novo stock já vem com uns da sony e não com aqueles ranhosos que trazia antes, eu comprei os bi-flange so por causa da maior isolação e também dizem que melhora um pouco o som.

Do fio é que também tenho algum receio, poucos foram os phones em que comigo o fio aguentou mais de 6meses, também depende da maneira que os tratamos >_>

E também aquele aspecto não me encanta nada,aquele vermelho/azul para destingir o direito e o esquerdo destrói tudo, mas penso que vou receber uma versão limitada que essas partes são pretas.
 
Pois, a minha dúvida também é o fio.

Também é preciso ter perspectiva. Esses headphones custam menos de metade da concorrência portanto mesmo que se estraguem mais vale comprar outros. E vindo de Singapura isso na prática não tem garantia.

Por acaso também não muito disso das cores mas como faço ideia de usar em casa provavelmente com o tempo até será melhor porque ajuda a distinguir.
 
Também encomendei uns M3, mas ando com uma duvida. Segundo o que li a fixação destes phones é péssima, mas tal como dizes o novo stock já vem com uns novos eartips da Sony, ora daquilo que li ainda não vi ninguém a comentar melhorias nos novos eartips, ou a comentar seja o que for relativo ao novo stock. Pela que deu a entender estes novos eartips, não são grande espingarda e por isso estava inclinado a comprar um Kit universal da Ultimate Ears que vêm referenciados muito bons a nível de compatibilidade com estes phones.
Lord Zero mesmo com estes novos eartips pelo que percebi vais avançar para a compra de uns novos, podes dizer-me quais são, achas que valerá mesmo a pena tendo em conta este upgrade de eartips da Sony?

Quanto ao pessoal que pode estar com receio por aquilo vir de Singapura falei com o Bacano da loja e ele disse que mete o preço a 5$, ainda não os recebi porque encomendei à pouco tempo, mas a nível de atendimento o que posso dizer no mínimo é que eles são 5*, respondem na hora e sempre de boa vontade, aliás o mesmo tem sido dito por muita gente no fórum acima referido.

Quanto aos phones estão muito bem referenciados, aliás segundo muitas reviews estes phones, dão uma tareia a muitos de 200$ e mais até, neste momento parece-me a melhor opção na relação preço/qualidade.
 
Também encomendei uns M3, mas ando com uma duvida. Segundo o que li a fixação destes phones é péssima, mas tal como dizes o novo stock já vem com uns novos eartips da Sony, ora daquilo que li ainda não vi ninguém a comentar melhorias nos novos eartips, ou a comentar seja o que for relativo ao novo stock. Pela que deu a entender estes novos eartips, não são grande espingarda e por isso estava inclinado a comprar um Kit universal da Ultimate Ears que vêm referenciados muito bons a nível de compatibilidade com estes phones.
Lord Zero mesmo com estes novos eartips pelo que percebi vais avançar para a compra de uns novos, podes dizer-me quais são, achas que valerá mesmo a pena tendo em conta este upgrade de eartips da Sony?

Bem na altura dos 1º stocks,o pessoal que os recebeu trocou os eartips originais com os problemas de isolação e de fixação e experimentou os da Sony, disseram que eram definitivamente melhores, mas claro que a maior parte parece que prefere usar uns da Shure ou da UE, que provavelmente devem ser de melhor qualiddade, alem de que estão a bons preços no ebay.

Sim, o kit da UE que uma loja no ebay esta a vender a uns 6/7€(+portes grátis), parece-me muito bom, principalmente para quem quer experimentar os vários tamanhos, os foams e os bi-flangs e escolher o que mais lhe agrada, sem estar a encomendar os packs de 10uni. de apenas um tamanho que saiem mais caros.

Sim, comprei uns novos, o Uncle David da Jaben, disse-me que antes de gastar dinheiro em outros eartips para experimentar os da Sony que vinham, que já eram muito bons.

Mas os bi-flangs da Ultimate Ears oferecem uma isolação melhor, eu como queria uma boa isolação decidi comprar estes no ebay, o problema é que os bi-flangs são tamanho único, por isso não serve a todas as pessoas.
Eu é que estava distraído e em vez de comprar o kit, porque é sempre melhor e sai mais barato para quem não tem ainda a certeza o tipo de eartips que lhe assenta melhor, encomendei logo o pack com 10 pares de Bi-flangs,agora se não me servirem pronto,ficam ali de lado.

Se valera a pena os bi-flangs só saberei depois de os receber, mas muita gente esta a comprar o kit da UE, e pelo preço que esta, eu também comprava se não andasse tão distraido, mesmo que depois entre os da Sony e dos UE não achasse grande diferença, também só tinha gasto uns 7€.


Quanto ao pessoal que pode estar com receio por aquilo vir de Singapura falei com o Bacano da loja e ele disse que mete o preço a 5$, ainda não os recebi porque encomendei à pouco tempo, mas a nível de atendimento o que posso dizer no mínimo é que eles são 5*, respondem na hora e sempre de boa vontade, aliás o mesmo tem sido dito por muita gente no fórum acima referido.

Quanto aos phones estão muito bem referenciados, aliás segundo muitas reviews estes phones, dão uma tareia a muitos de 200$ e mais até, neste momento parece-me a melhor opção na relação preço/qualidade.
Nem mais :)
 
Bem eu já tinha na ideia comprar o KIT da UE, e com o que disseste vieste confirmar a minha ideia de que este Kit pode ser muito útil, aliás eu vou encomendar o Kit porque até nem é caro (7 euros), e passei nesse fórum e depois de pesquisar encontrei um tópico a dizer que os da Sony apesar de melhores que os anteriores, ainda assim com os da UE o som melhora bastante sobretudo o Bass. Infelizmente não guardei a página.
Obrigado pela resposta e fica bem.
 
he he... estava eu a ler este Post, decidi ver mais info, fui ao site de Singapura... and guess what, Entrei num concurso e ganhei alguma coisa...
LOL :)
Ja agora, ele gostava de ter mais info sobre bacalhau :)

ca esta o link se quiserem confirmar :)

http://jaben.wordpress.com/

he he...
La vou eu receber um CrossRoads MylarOne Classic Earphone
Nada mau :)
 
Última edição pelo moderador:
Lol não é nada mau, bem bom, aliás dado tudo é bom.
Já agora aproveito para fazer uma pergunta, LordZero qual é o estado da tua encomenda? É que a minha ainda não saiu de lá e ainda estou à espera da resposta para saber quando vai sair. Quando tempo demorou o wilson a até embarcar-te os phones?

cumps
 
Lol não é nada mau, bem bom, aliás dado tudo é bom.
Já agora aproveito para fazer uma pergunta, LordZero qual é o estado da tua encomenda? É que a minha ainda não saiu de lá e ainda estou à espera da resposta para saber quando vai sair. Quando tempo demorou o wilson a até embarcar-te os phones?

cumps
Lol, realmente oferecido tudo é bom.
Bem ela chegou hoje, mas como não estava em casa,não a tenho aqui, a ver se esta semana vou la buscar aquilo.
É assim eles a mim não me disseram que já tinham enviado, eu é que antes de ontem enviei um email ao Uncle David(o que trata dos envios e encomendas)a perguntar se já tinham enviado,ele respondeu me ontem a dizer que tinha enviado a 5 dias atrás.
Bem eu tinha encomendado dia 31 de Maio ou 1 Junho(não me lembro >_>),só que quando encomendei não tinham stock, por isso só devem ter enviado dia 5 ou 6.
Normalmente o tempo que demora para a europa é 1semana, mas se dentro de 2 não chegar é melhor avisa-lo.
 
Back
Topo