Gigabyte Ds4 P35....mini Review

steelballzz

Folding Member
Ora bem
Cá estou de volta com uma mini review,possibilitada pelo nosso amigo FX, desta vez do novo chipset intel P35, apresentada aqui pela mão da gigabyte na sua versão DS4
Com algumas variações relativamente ao 965, pretende vir substitui-lo e apresenta um processo de fabrico de 65nm contrariamente ao 965 que era de 90nm
O facto de permitir o strap 1333 e o suporte para os novos cpus já é uma vantagem.
Vamos por agora ver apenas umas fotos e aguardar pelos resultados, que serão publicados muito em breve

R0013070.jpg


R0013071.jpg


Agumas fotos da board já preparada para levar o waterblock

R0013049.jpg


R0013052.jpg


R0013036.jpg


A bios é extremamente simples, só é pena que tenha que se fazer CTRL F1 de todas as vezes que se quer os controles avançados

R0013073.jpg


R0013074.jpg


R0013057.jpg


R0013058.jpg


R0013060.jpg


Na categoria dos divisores apresentam-se muito mais alternativas, permitindo assim tirar partido de memórias de alta perfomance sem ter que subir o cpu tanto, e com mais flexibilidade

R0013061.jpg


Relativamente ás voltagens a gigabyte não poupou esforços, 2,3v de vcore e 3v de vdimm chegam e sobram para torrar qualquer cpu ou ram do mercado, satisfazendo mesmo os utilizadores mais exigentes ou que utilizem extreme cooling

R0013066.jpg


R0013065.jpg


R0013064.jpg


R0013075.jpg


O 1º ponto fraco desta bios vem no sítio onde se pode ver a temperatura e (supostamente) as voltagens aplicadas, o que na realidade não se passa….apenas é apresentado um (ok) ou um (fail) consoante a voltagem estiver acima de determinados parâmetros

R0013059.jpg


Aproveitei e montei uns dissipadores das thermalright (HR-07] para dar bom uso as voltagens existentes nesta board sem ter problemas de aquecimento

R0013027.jpg


A 1ª impressão é bastante positiva, funcionou “out-of the box” sem qualquer problema…..ainda corri os testes no SO antigo da board 965…….

Entretanto já instalei um VISTA e poderei comparar com os testes que fiz em XP
Para já fica esta introdução ao novo chipst intel
 
Quanto a resultados aqui ficam algums

Test bed
X6800 (cooled by apogee WB & 2 x 240 BIX)
Gigabyte DS4 intel P35
2 x 1024 teamgroup 5300 D9GMH (cooled by HR-07)
Twintech 8600 gts (158.18 nvidia driver)
Lc-power 850w
Xp sp2

3600%20pi%201m.jpg


pi%2032.jpg


2k6%203600.jpg


2k5.jpg


2k3%203600.jpg


2k1%203600.jpg


JÁ sei que toda a gente quer saber o max fsb da board…..mas mais uma vez esbarrei nos 500
Penso que será o cpu k tem o seu limite aos 500
Por isso enquanto o Martakis não me traz o cpu dele teremos que ficar sem saber……

Mas por outro lado fui ver se conseguia algo com as teamgroup, para tirar as dúvidas sobre se é realmente preciso uma dfi para se obter resultados acima da média

E a resposta é não……..com o arrefecimento adequado na ram esta board tem resultados tão bons ou melhores que a DFI DARK 965 k tive a oportunidade de testar


pi%201m%20600%204-4-4.jpg


Não tá mau de todo….600 CL4 a correr pi……..
Board extremamente fácil de afinar
Muito “user friendly”
Excelentes opções de voltagem
Quantidade enorme de portas SATA, e-SATA e USB
Cooling passivo em toda a board….inclusive por trás
Vou continuar em testes
Já instalei o VISTA e coloquei um kit de 2x 2048 da mushkin
Mais testes se seguirão
cumps
 
steelballzz disse:
JÁ sei que toda a gente quer saber o max fsb da board…..mas mais uma vez esbarrei nos 500
Penso que será o cpu k tem o seu limite aos 500
Por isso enquanto o Martakis não me traz o cpu dele teremos que ficar sem saber……


já esta a ser tratado
 
um pequeno update enquanto se prepara o comparativo XP / VISTA

498 foi o max possivel...penso k seja mesmo o cpu

mas 490 1:1 mesmo com 2x2048 foi fácil

não estranhem eu nao meter pi....não consigo que ele corra no vista.......

490%20fsb%202k3.jpg



esta board leva-se de olhos fechados....até enjoa
ainda não fiz um clear cmos

muito estável......simples

estou ha 4 ou 5 dias com ela e ainda não vi uma nóia......um stress seja ele qual for

estou parvo com a facilidade com que se opera esta board
 
isso é normal, corre tudo em modo de compatibilidade. steelballz é possivel pores os valores exactos, para alem do gráfico? queria analizar as perdas percentuais do vista face ao xp. ty.
 
belas comparações :D
diz-me.. essa mb akece assim tanto para ter tanto dissipador?
pelo que vejo, para a malta do Aircooling, essa board não deve de dar para encaixar o belo do tunik.. ou estou errado?
abraço ;)
 
Tenho esta board desde quarta-feira.DO melhor nenhum stress nem nada é mesmo é pena o CTRL+F1 para ir mais ao fundo da board e não poder usar o meu Ninja:(Já agora steel se eu puser + 0.2V nas rams elas iram ficar a 2.0Volts certo?
 
Relativamente ás voltagens a gigabyte não poupou esforços, 2,3v de vcore e 3v de vdimm chegam e sobram para torrar qualquer cpu ou ram do mercado, satisfazendo mesmo os utilizadores mais exigentes ou que utilizem extreme cooling

:004: :004: :004: :004: :004:

Tem ai volts para dar e vender. Como que deve ficar um Core 2 Duo depois de levar com 2.35 no lombo e correr prime95 :D

As mens a 3.0 devem dar ai umas torradas!

Muito boa board sim sim, embora estes heatpipes são mesmo um exagero, dasss!
 
Não posso usar o Ninja por causa da treta dos heat-pipes:@ já agora que programa usar para medir as voltagens no Windows??
 
Back
Topo