Problema com Mobility Radeon X1400 - Demasiado quente?

Tekk

Membro
Olá a todos!

Estou com um problema e gostava de ouvir (ou ler!) a vossa opinião acerca do que se passa.

Tenho um Amilo Pi1536 cuja gráfica é uma Mobility Radeon X1400. Não é grande espingarda para jogos recentes mas serve :) O que se passa é que passado cerca de mês e meio da compra deste portátil, quando estou á cerca de 30min a jogar, por exemplo, HL2 ou Black & White 2, os gráficos começam a distorcer e a ficar completamente alterados! Algo deste género:



ou



Já alterei drivers, mais própriamente para os Omega e fica igualzinho.
O meu receio aqui é que possa ser falha de hardware. De notar também que estes portáteis aquecem consideravelmente, daí esse meu receio.
Já contactei a Fujitsu-Siemens, estou á espera de resposta.

O que acham que poderá ser?
 
um primo meu tem um igual!!!


esse n é aquele que teve a 769€ na media mark?


já agora, isso qt da no 3dmark 2001se??? no do meu primo deu 7000 e tal acho... pouco, mas tb os drivers que vêm de origem sao "mais antigos" que o lançamento da X1400 lolol


no site da fuji tem "firmware" para X1400 desse notebook.... bios

ATI Mobility Radeon X1400 - VBIOS - Winflash | 09.05.2006 | 0,32 MB
Version: BR 20048

tb tem bios para a board...
 
Última edição:
Boas.

Acho mesmo melhor esperares por resposta deles, pois eles la sabem o k metem ai para dentro.

Quanto a hardware de portateis... Se avariar so trocando kuase tudo xD

Por isso.. Boa sorte

PS: Se achas que seja problema de sober-aquecimento não ligues o pc durante muito tempo, ou ainda te avaria o resto.
 
um primo meu tem um igual!!!


esse n é aquele que teve a 769€ na media mark?


já agora, isso qt da no 3dmark 2001se??? no do meu primo deu 7000 e tal acho... pouco, mas tb os drivers que vêm de origem sao "mais antigos" que o lançamento da X1400 lolol


no site da fuji tem "firmware" para X1400 desse notebook.... bios


Citação:
ATI Mobility Radeon X1400 - VBIOS - Winflash | 09.05.2006 | 0,32 MB
Version: BR 20048

tb tem bios para a board...
É precisamente esse! Pelo preço não reclamo! :-D

Ainda não corri benchmarks mas posso dizer que, por exemplo, no HL2 não baixa dos 30fps com tudo no maximo excepto AA, que deixo desactivado. Aguenta-se bem nos 50-60 fps e só baixa para valores de 30-40 em áreas abertas. Acho que cumpre bem.

Os drivers que vêm de origem... mais vale não comentar.

Obrigado pela sugestão das BIOS, vai ser a minha próxima tentativa.
 
Última edição:
Boas.

Acho mesmo melhor esperares por resposta deles, pois eles la sabem o k metem ai para dentro.

Quanto a hardware de portateis... Se avariar so trocando kuase tudo xD

Por isso.. Boa sorte

PS: Se achas que seja problema de sober-aquecimento não ligues o pc durante muito tempo, ou ainda te avaria o resto.

Pelo que leio nos forums da FJ é normal estes modelos aquecerem ao ponto de se tornarem desconfortáveis, principalmente quando ligados directamente á corrente. O Notebook Hardware Control diz-me que em full load o cpu atinge no máximo 68º. Até gostava de saber a temperatura da gráfica, mas não encontro programa que me dê essa leitura...
 
Pois é, após algum "trabalho de laboratório" e muita pesquisa, cheguei a uma conclusão.

A Fujitsu-Siemens não faz portáteis com arrefecimento adequado, nomeadamente no que diz respeito á placa gráfica. Segundo um post que encontrei nos fóruns da marca http://support.fujitsu-siemens.com/forum/viewtopic.php?p=70397#70397 , os portáteis não são feitos para se jogar... :-D

Pergunto então, para quê equipar os portáteis com hardware potente... Quando este não pode ser aproveitado? :lol:

Enfim, tenho 1gb de ram, um Core 2 Duo e uma x1400 e não posso jogar... Ou melhor posso, enquanto o portátil não aquece e os gráficos começam a marar...

E agora? Sugestões p.f. ...
 
Pois é, após algum "trabalho de laboratório" e muita pesquisa, cheguei a uma conclusão.

A Fujitsu-Siemens não faz portáteis com arrefecimento adequado, nomeadamente no que diz respeito á placa gráfica. Segundo um post que encontrei nos fóruns da marca http://support.fujitsu-siemens.com/forum/viewtopic.php?p=70397#70397 , os portáteis não são feitos para se jogar... :-D

Pergunto então, para quê equipar os portáteis com hardware potente... Quando este não pode ser aproveitado? :lol:

Enfim, tenho 1gb de ram, um Core 2 Duo e uma x1400 e não posso jogar... Ou melhor posso, enquanto o portátil não aquece e os gráficos começam a marar...

E agora? Sugestões p.f. ...
eu também tenho um FS e aguenta-se bem nos jogos que lhe mando :p

o problema parece ser de sobreaquecimento...saca o NHC e faz underclock à placa gráfica...deve ficar tudo OK :)
 
eu também tenho um FS e aguenta-se bem nos jogos que lhe mando :p

o problema parece ser de sobreaquecimento...saca o NHC e faz underclock à placa gráfica...deve ficar tudo OK :)

Com o NHC não consigo! Não me deixa... Mas já fiz underclock com a AtiTool, e é assim que estou neste momento. Com cerca de menos 10-15 fps nos jogos... Mas pelo menos mantém-se "morno" :)
 
Boas, conheço 1pessoa q vende uma placa PCMIA (se nao tou em erro do nome) é akela placa para meter NET, uns 15€, so que la dentro tem 1 ventoinha e deve ajudar e muito no arrefecimento, axo q por 15€ vale a pena tentar. Cumps.

Se kiseres o contacto manda PM

Cumps
 
Com o NHC não consigo! Não me deixa... Mas já fiz underclock com a AtiTool, e é assim que estou neste momento. Com cerca de menos 10-15 fps nos jogos... Mas pelo menos mantém-se "morno" :)
se quiseres recuperar esses 10-15 fps, compra 1 notebook cooler (pessoalmente, prefiro os da Zalman ou da Thermaltake)
 
compra dakelas bases de arrefecimento. eu sei o kek dizes por aquecer mt... ja ha mtos anos k isso acontece com os portateis da fujitsu... eu tnh um portatil com uma grafika d 8megas, p3, e na altura qdo jogava max payne ou GTA2 akilo keimava me os pelos das pernas :002: agr é usado pela minha irma para ir a net e ouvir musika, umas cenas no word, msn e dvd's e mantem-se freskinho LOL
 
Passa-se a mesma coisa com o meu LG, tambem aquece mto, e começam a aparecer esses graficos distorcidos...
As temperaturas em full load chegam aos 79º-82º C e é aí que ele começa a dar estes erros gráficos.
Tenho base de arrefecimento, que sempre ajuda ***** coisita... mas optei por uma solução mais "artesanal" k tb resulta... peguei numa ventoinha convencional, aponto-a para o portatil e tá feito :P freskinho enkto jogo eheheh.
 
Back
Topo