reparação impossivel, em busca do condensador fantasma

strait_up

Power Member
boas pessoal, o meu primeiro topico e logo pra reclamar dum problema :(

entao é assim, tenho ca em casa um pc, ha uns tempos começou a funcar mal, desligava-se e cenas maradas dessas, la fiz as minha mediçoes, googlei o assunto e tal, então descobri que o problema estava na motherboard, mais precisamente nos condensadores, descobri tb num forum um gajo brasileiro que tava com o mesmo problema que eu, ou parecido, e quando substituiu os condensadores a coisa resolveu-se (podem ver esse caso do gajo brasileiro aqui:

http://forum.clubedohardware.com.br/placa-mae-asus/417448
)

a minha linda MB é uma ATX MSI VIA 133 e assim que me fui preparar para a reparação pimba, não ha em nenhum lado condensadores destes... nem sequer parecidos. já procurei em varias lojas e nada...

os condensadores são de 2700microF 6.3V electroliticos

Alguem tem sugestões / conhece alguma superloja que tenha estas raridades?

Agradecia a ajuda :)
 
boas pessoal, o meu primeiro topico e logo pra reclamar dum problema :(

entao é assim, tenho ca em casa um pc, ha uns tempos começou a funcar mal, desligava-se e cenas maradas dessas, la fiz as minha mediçoes, googlei o assunto e tal, então descobri que o problema estava na motherboard, mais precisamente nos condensadores, descobri tb num forum um gajo brasileiro que tava com o mesmo problema que eu, ou parecido, e quando substituiu os condensadores a coisa resolveu-se (podem ver esse caso do gajo brasileiro aqui:

http://forum.clubedohardware.com.br/placa-mae-asus/417448
)

a minha linda MB é uma ATX MSI VIA 133 e assim que me fui preparar para a reparação pimba, não ha em nenhum lado condensadores destes... nem sequer parecidos. já procurei em varias lojas e nada...

os condensadores são de 2700microF 6.3V electroliticos

Alguem tem sugestões / conhece alguma superloja que tenha estas raridades?

Agradecia a ajuda :)

Podes usar condensadores com a mesma capacidade mas com suporte para voltagens mais elevadas.
 
Podes substituir 2700 mF por um de 3300 mF de voltagem igual ou superior (como já foi dito).

Cumprimentos.

hummm.... que reply estranho... eu n tenho os planos da placa, n tenho documentaçao nenhuma por isso só desconfio que os condensadores la estejam pra n deixar a tensao subir muito acima dos 5V (digo eu) por isso se eu metesse um condensador mais forte, o tal de 3300 isso no meu ver ia resultar numa possivel baixa da tensao de funcionamento (vejam os apontamentos de teoria dos circuitos na parte em que diz que a capacidade é inversamente proporcional a tensao) o que por sua vez levaria a um declocking do PC ou entao a que o PC nem sequer funcione...



esclareçam-me melhor... se calhar sou só eu que preciso de ir estudar teoria dos circuitos melhor :P

cumps
 
Tens razão....se a motherboard foi dimensionada...e se esses condensadores forem de 2700uF então num devemos alterar o valor da capacidade....só o deveremos fazer se já se conhecer o circuito em questão...

cumps
 
Boas.
Não dá para colocares vários em paralelo cujas capacidades somadas igualem os 2700uF? Ou está a escapar-me alguma coisa?

Cumps
 
Boas...

Parece-me que isso seja uma board AMD não?
Eu tive o mesmo problema... o pc andava marado, quando fui a ver tinha os condensadores empulados, se reparares têm uns gomos tipo laranja para facilitar a abertura em vez de explusao em caso de algo correr mal.
Então troquei os condensadores todos, os electroliticos, para a tensão acima, tive de mudar uns porque como são mais grossos já não cabiam.

Mas vê a referencia deles mesmo na board, pk se são esses existem!


Cumps
 
Boas.
Não dá para colocares vários em paralelo cujas capacidades somadas igualem os 2700uF? Ou está a escapar-me alguma coisa?

Cumps

se arranjasse os condensadores certos dava mas isto é uma board de um PC logo, espaço não é propriamente muito... talvez se soldar uns fios la nos buracos e fizer umas plquinhas novas com os condensadores em paralelo, mas depois, a placa ou ia ficar pendurada (o que não convem) ou tinha que "inventar" apoios na caixa... além disso, sao 5 condensadores que precisam de substituição, logo ia ser um espaço monstro só em condensadores paralelos... (mas não descarto essa ideia em desespero de causa)


Squeezer disse:
Eu tive o mesmo problema... o pc andava marado, quando fui a ver tinha os condensadores empulados, se reparares têm uns gomos tipo laranja para facilitar a abertura em vez de explusao em caso de algo correr mal.

acertaste em cheio, eles teem aquelas ranhuras para evitar explosão, assim ficam com aspecto de um iogurte estragado, com a tampa inchada.

Mas esta MB é socket 370 para um PIII... logo nao é AMD. mesmo na board n vi referencia nenhuma no sitio dos condensadores, mas vou ver outra vez pq pode ter escapado.


cumps
 
2300MF 16V tenho eu no bules.

mas ja vinha assim ou foste tu que os puseste? nem todas as boards sao iguais, mas se foste tu que meteste o caso já é diferente.

uma pergunta se foste tu que os meteste lá, notaste alguma diferença a nivel de performance? tipo velocidades mais lentas, freezes e coisas do genero?
 
eu para reparar algumas boards que me tem aparecido por cá tenho o hábito de usar rubycon da série ZL (são utilizados pela intel nas boards deles desde os celeron skt370 até aos dual Xeon) porque não encontro nenhuma alternativa melhor (não arranjo mesmo nada de outras marcas) se tivesse paypal a história já era outra. se tiveres paypal consigo arranjar-te quantos quiseres de 2700uf a 6.3v de uma marca bastante fiavel.
 
Pah,

Fazes o diagrama de bode e calculas o valor do polo dominante.
Dps ves a impedancia necessaria: isto e ves as resistencias e as capacidade associadas ao no.
Ajustas a margem de fase e fazes o 1 polo ir pa eskerda. (ps: m,argem de fase maior k 45º).
Se n tiveres conhecimento do k tou a falar ta kieto e da a kem percebe!, outra soluçao tirar o curso de eng electrotecnica e tas apto e mexer ou entao fala com o PGO!

abc
 
eu para reparar algumas boards que me tem aparecido por cá tenho o hábito de usar rubycon da série ZL (são utilizados pela intel nas boards deles desde os celeron skt370 até aos dual Xeon) porque não encontro nenhuma alternativa melhor (não arranjo mesmo nada de outras marcas) se tivesse paypal a história já era outra. se tiveres paypal consigo arranjar-te quantos quiseres de 2700uf a 6.3v de uma marca bastante fiavel.

paypal se me apetecer abro conta, é gratis. nao sei bem como aquilo funciona mas suponho que tenha que usar um cartao de credito ou assim para meter lá dinheiro :( isso é que ja era mais complicado. estes condensadores sao tayeh. mas pelo que tas a dizer era para os comprar numa loja internacional? os custos de envio devem ficar mais caros que os condensadores propriamente ditos :p anyway, se tu usas os rubycon e as coisas funcionam entao se calhar tento isso.
 
pah, oh mindsick, eu tou a tirar o curso de EEC...


ps: mas já agora queres que eu faça o diagrama de bode para a MB toda? e cafézinho? tb sei tirar, é so por moeda na maquina :P
 
Última edição:
eu compro rubycon em aveiro na aveitrónica (demoram cerca de 1 mês a receber os ditos)... tayeh, Fuhjyyu e gsc, para mim é para ser feito um swap total. Já agora o condensador situa-se em que zona da board? fica perto do cpu? podes postar uma foto "do crime" para se poder analisar melhor?? na semana que vem recebo cerca de 34 condensadores de vários valores pra recuperar uma board... devido ao calor que estava dentro da caixa... tinha cerca de 20 condensadores inchados e/ou a verter liquido... algumas horas de trabalho me esperam pela frente
 
ya, ja devia ter metido imagens disto.

a dita cuja






e os 5 mafarricos







podem ver que os 5 estao com a parte de cima toda inchada e a verter (estragados). isto tb foi um problema de calor.
 
se arranjasse os condensadores certos dava mas isto é uma board de um PC logo, espaço não é propriamente muito... talvez se soldar uns fios la nos buracos e fizer umas plquinhas novas com os condensadores em paralelo, mas depois, a placa ou ia ficar pendurada (o que não convem) ou tinha que "inventar" apoios na caixa... além disso, sao 5 condensadores que precisam de substituição, logo ia ser um espaço monstro só em condensadores paralelos... (mas não descarto essa ideia em desespero de causa)

Pois, bonito não ia ficar, e ainda por cima 5 condensadores é chato. Anyway, boa sorte com isso :)
 
nessa board e na quantidade que é aconselho-te a trocares todos os condensadores acima de 470uf... não vale a ena arriscar e queimar a board só porque o stress a que foram sujeitos ainda não se mostrou... a que eu tenho para reparar só tinha os de ficam perto do cpu (11 1500uf/6.3) lixados... a dona decidiu continuar a usar o pc mesmo assim... levou os condensadores de 16v e de 10 todos atrás! (é o chamado efeito dominó)
 
pah, oh mindsick, eu tou a tirar o curso de EEC...


ps: mas já agora queres que eu faça o diagrama de bode para a MB toda? e cafézinho? tb sei tirar, é so por moeda na maquina :P

Era so pa nos rir-mos 1 pouco.


Entao supondo k tas a tirar o curso de eec e k ja tiveste alguma cadeira de electronica.
Eu tenho actualmente electronica 2, e estou simplesmente a analisar circuitos integrados c transistores discretos ( bem mais facil k isto).E, pela experiencia k tenho; se num circuito minimo como os k trbalho no laboratorio, alterar 1 capacidade podera ser 1 caos.
Agr se ja tas num grau avancado sabes tao bem quanto eu, k metendo ai n-capacidades vais mandar os polos pa eskerda do SPD, e isso tem muitas implicaçoes do ponto de vista de analise frequencia e ate mmo em DC. Por isso acho k e preferivel dar a 1 profissional para resolver ou entao arriscar!!
Agr ja depende de ti...

ABC!!
 
Última edição:
Back
Topo