[Discussão]Window Managers

grafo

Folding Member
olá pessoal. dos window managers mais conhecidos - metacity, kwin, xfwm4 e fluxbox - (ou de qualquer outro) qual é que acham mais "desenvolvido" e usável? com kde/gnome é preferível usar o window manager feito para o desktop environment em causa?
 
Pergunta parva... Afinal o que sao window managers, para que servem e quais as diferenças? Tipo ha algum mal em usar o beryl com o metacity, ou temos que usar o emerald?
 
Pergunta parva... Afinal o que sao window managers, para que servem e quais as diferenças? Tipo ha algum mal em usar o beryl com o metacity, ou temos que usar o emerald?

no beryl uso na mesma o metacity, pq curto mais que os temas do emerald.
Capixe? Podes usar à vontade o que tu quiseres. O Metacity é o window manager do Gnome, mas o emerald não é nenhum window manager, é sim um window decorator. É diferente. Só trata das "borders" das janelas, mais nada. O Metacity, o Beryl e Compiz são também "compositing window managers", ou seja, suportam efeitos 3d ... O xfwm (do xfce) também já é compositing window manager, mas ainda muito rudimentar, enquanto que o Kwin (KDE) ainda não suporta compositing (o KDE 4 já vai suportar).
 
Última edição:
KDE4

Apresento-vos uns videos do kde4, eu disse que prometia ;)

http://dot.kde.org/1180541665/


Mas o que é que tem de especial??? Não estão a usar o beryl/compiz! Suporta XGL, AIGLX e ainda faz composite sem nenhum deles...

E isto ainda é só uma amostra da superficie...

EDIT:
plasma (sreencast) - infelizmente um bug no programa de screencast não permite ver bem a coisa...
 
Última edição:
Anda-me neste momento a dar a parvoeira de me mudar para um WM mais "leve" tipo fluxbox ou mesmo xfce, embora não goste muito deste... Qual a vossa opinião e onde encontro conselhos relativos a cada um?
 
Anda-me neste momento a dar a parvoeira de me mudar para um WM mais "leve" tipo fluxbox ou mesmo xfce, embora não goste muito deste... Qual a vossa opinião e onde encontro conselhos relativos a cada um?

Não é assim tão descabido quanto isso. Apesar de estar na mira do KDE4, estou a usar fluxbox ;)
 
O Xfce bem configurado é bastante funcional e eye candy, fluxbox, só experimentei um bocadinho, por isso não tenho grande opinião, mas já vi uns screenshots e videos em que a coisa até parecia engraçada, no entanto, para mim nada como o Gnome.

O KDE4, apenas pelo que vi nos videos, não me convenceu... Já agora alguém sabe se vai incluir o Linux MCE 1.1, li algures alguma coisa sobre isso, mas já não faço a mais pequena ideia onde.
 
Back
Topo