Canon A710 IS VS FUJI F40d

mauroantunes

Power Member
Boas,

Depois de muito procurar estou indeciso entre estas duas máquinas: Canon A710 IS ou FUJI F40d?
Pretendo uma máquina regular para as fotos do dia-a-dia mas também q tire boas nocturnas e tenha uma gravação de video mais ou menos decente.


Cumprimentos e Obrigado.
Mauro Antunes
 
Canon: http://www.dpreview.com/reviews/canona710is/
Fuji f31fd: http://www.dpreview.com/reviews/fujifilmf31fd/
Side by side

Se valorizas muito fotos à noite e ambientes de pouca luz, obviamente a Fuji bate a Canon aos pontos.
Eu pessoalmente iria para a Fuji sem pensar duas vezes, apesar de achar a Canon uma excelente máquina. Mas a fuji é mais compacta, mais leve (eu tenho uma Canon A95 e é grande demais para caber no bolso das calças), muito melhor em situações de pouca luz, e tem uma excelente qualidade de imagem. Perde no zoom (Canon 6x) e nos controlos manuais, onde a Canon ganha (se for igual a todas as outras Powershot de gama média).
Mas ia para a F31fd. A f40 não tem nada de novo, pelo contrário, as opções manuais existentes na f30 e f31fd desaparecem.
 
Última edição:
Boas,

Eu já tenho cartão SD por isso escolhi a f40 à f31d. Será que compensa mesmo assim comprar a f31d e um cartão XD?

Cumprimentos,
Mauro Antunes
 
Nem tinha reparado que a f40 dava para SD. Se o cartão for grande, talvez me ficasse pela f40. Sempre tem a vantagem de ter mais MP que a f31fd, mas como disse ficas sem as opções manuais A (aperture priority) e S (shutter priority). Eu pessoalmente gosto sempre de ter alguma liberdade de opções.
 
Última edição:
Pessoalmente encomendei hoje uma Canon A710 IS.
Para ser sincero gosto das duas mas a Canon tem vantagens que eu prefiro: Zoom de 6X, mais manual e uma alternativa optica ao LCD que são dificeis de usar em condições de luz extremas. Outro motivo mais pessoal é que prefiro as lentes da Canon.
Quanto ao ISO, a Canon apesar de só ter 800, tem compensação que nas fotos que vi não desiludiu nada. A Canon também tem hipotese de usar um adaptador para montar acessórios de lente, que na Fuji se não me engano não dá.
No entanto a Fuji também tem as suas vantagens (como o ISO superior). É uma questão de comparares ou ires a uma loja pedir para testar as duas, e pensares em quais as funções que vais usar mais.
 
De facto a A710IS só não dou nota máxima pelo fraco ISO. Se combinasse o ISO desta f31fd, tinhamos uma pequena bomba compacta :D
 
De facto a A710IS só não dou nota máxima pelo fraco ISO. Se combinasse o ISO desta f31fd, tinhamos uma pequena bomba compacta :D

Se assim fosse já tinhas MUITA máquina pelo valor... lol Já tendo um fraco ISO é dificil encontrar uma máquina que lhe faça frente dentro dos mesmos valores... Era um ISO 2000 ou 3200 e o LCD móvel como há na A640... Perfeita!
 
eu tenho uma A710is, e posso dizer que (na minha opinião) tem 3 vantagens em relação a Fuji que acabam por ser uma mais valia. podem dizer que a Fuji é mais pequena, e o ISO é melhor etc...
eu acho que os 6X de zoom e os controlos manuais são muito úteis. Já para não falar no IS que para mim é melhor opção do que ter um ISO relativamente melhor.
A Canon tem ISO 800, mas é muito raro eu usar, mas os 400 de ISO com o IS ligado em pré-disparo fica exelente, em algumas fotos em que se note mais o ruido, eu uso o software para o retirar ao mesmo tempo em que trato as fotos.

por estas razões eu escolhi a canon. o video a 60fps também é fixe, para além de uma mariquice que tem de colocar as fotos a B/W com apenas uma cor a escolha visivel, já tirei fotos muito fixes assim.

no meu blog tenho lá 3 fotos (para já) que tirei com a A710is, em modo macro com focagem manual e acho que estão muito fixes.
não tenho a certeza, mas dúvido que a Fuji faça melhor. passem por lá e dêem uma opinião.
clarx.blogs.sapo.pt
 
Se assim fosse já tinhas MUITA máquina pelo valor... lol Já tendo um fraco ISO é dificil encontrar uma máquina que lhe faça frente dentro dos mesmos valores... Era um ISO 2000 ou 3200 e o LCD móvel como há na A640... Perfeita!

Já chegava ISO 800 utilizável :p LCD móvel não é muito util, alem de ser mais uma peça para estragar...
 
Já chegava ISO 800 utilizável :p LCD móvel não é muito util, alem de ser mais uma peça para estragar...

Sim, para mim o ISO 800 é suficiente, é raro tirar fotos à noite... alem disso há sempre a hipotese de aumentar um bocado mais o tempo de obturação. :D O LCD de vez em quando dá jeito quando temos a máquina em posições estranhas e não nos dá jeito deitar no chão (ou fazer outro tipo de figuras lol) ou então quando queremos tirar fotos em automático, para termos o LCD virado para nós.. Quanto ao estragar é uma questão de se ter cuidado. É como as grandes angulares, pesam mais que a máquina por isso tem que se agarrar com cuidado extra. Mas yah, não é por aí! Continua uma excelente máquina.
Quanto à Fuji ainda há essa, não há grandes angulares nem filtros nem nada... A Canon mostra-se uma máquina mais capaz num uso mais avançado.

Edit: Vendo bem as coisas começo a achar que nem faz sentido comparar as máquinas. Até agora a única coisa que a Fuji tem melhor é o ISO e um LCD com mais resolução, em tudo o resto é batida pela Canon. Se alguém encontrar mais vantagens na Fuji diga para ver se vale a pena continuar a comparar.
 
Última edição pelo moderador:
Já chegava ISO 800 utilizável :p LCD móvel não é muito util, alem de ser mais uma peça para estragar...

Isso é discutivel. O que vou ter mais saudades na minha Canon A95 é o LCD móvel. Dá muito jeito em muitas situações. As série A da Canon só pecam por serem demasiado volumosas e algo pesadas (em muito devido às pilhas). Para muitos isto não é um problema, e claro que depende das situações, mas para mim, neste momento, quero uma ultra compacta de qualidade, mesmo que tenha de perder uma ou outra feature.
 
A A710 IS só usa duas pilhas AA (se não estou em erro as outras chegavam a usar 4). Quanto ao volume com jeitinho até entra no bolso mas claro que não é o mesmo que uma Sony DSC-T/G/W. Quanto às features a que normalmente se perde é logo o Zoom... São raras as ultra compactas com mais que 3x e, pelo menos para mim, se o zoom 2x é inutil o de 3x para lá caminha. (O digital penso que falo por todos quando digo que não serve mesmo para nada). Ultra compactas com zoom de 4x ou mais já começam a ter preços muito pouco convidativos.
 
Com bom zoom e grande angular tens a Ricoh R6. Ultra compacta, excelente qualidade, e o preço até que nem vai por aí além (320€).
 
Em tamanho e peso, não reclamo da A710IS, cabe num bolso com jeitinho :D

Reclamam do tamanho, mas todos querem uma SLR :D
 
Em tamanho e peso, não reclamo da A710IS, cabe num bolso com jeitinho :D

Reclamam do tamanho, mas todos querem uma SLR :D

Daqui a nada precisamos de inventar calças de ganga com 4 bolsos.
É chaves, é carteira, é telemóvel... e a máquina??? :D lol

Isso já depende... Conheço quem esteja disposto a dar quase 500€ por uma máquina só porque é bonita e quase do tamanho de um cartão de crédito...
Uma SLR é tudo menos prática... um gajo compra e depois acaba por usar muito pouco porque nunca anda com ela atrás... e depois também há que saber usar! Comprar uma SLR para andar sempre no Auto tem muito que se lhe diga... :P
Eu próprio estive prestes a comprar uma Minolta SLR toda XPTO, na altura topo de gama, com sei lá quantos pontos de focagem e era comandada pelo nosso próprio olho... Usei-a uma semana e tive que devolver! O meu primeiro rolo de 36 só ficou com meia duzia de fotos, as que foram tiradas em Auto ou sem grandes invenções... Acabei por devolver.
 
Tem capacidades para isso mas não é uma função muito comum. A minha deve chegar amanhã (normalmente é 5 dias uteis) por isso só te sei dizer lá para sabado ou domingo. Mas sinceramente não acredito muito...
 
Back
Topo