Gentoo 2007.0

esquiso

Power Member
O mais que desejado Gentoo 2007.0 parece que finalmente saiu.

Para já, parece que ainda não há anuncio oficial, mas a verdade é que a página de downloads do Gentoo já esqueceu o 2006.1 e actualizou-se para o 2007.0.

Depois de o lançamento desta actualização estar previsto para meios/finais de Março, finalmente esta cá fora.

Divirtam-se

:D
 
Código:
# eselect profile list
Available profile symlink targets:
  [1]   default-linux/x86/2006.1
  [2]   default-linux/x86/no-nptl
  [3]   default-linux/x86/no-nptl/2.4
  [4]   default-linux/x86/2006.1/desktop
  [5]   default-linux/x86/2007.0 *
  [6]   default-linux/x86/2007.0/desktop
  [7]   hardened/x86/2.6
  [8]   selinux/x86/2006.1

Upgraded :D
 
o instalador grafico já funciona bem? (ao contrario de na outra versao ;s)

Para quê? Gentoo só se instala uma vez e pode-se fazer tudo pela linha de comandos :D

Falando a sério, o press release fala nisso:

Código:
This release
includes a completely rewritten version of the Gentoo Linux Installer on the
AMD64 and x86 LiveCD and LiveDVD images.

Não testei e não faço ideia como estará... :P
 
Fogo... Estou a ficar com um bichinho a dizer-me para instalar isto...

Se aprender a instalar isto e a usar fica realmente expert em Linux? Gostava de aprender mais um pouco mais de Linux e adorei usar Sabayon. Será Slackware melhor para aprender realmente a usar Linux?

Para quem não sabe, Sabayon é baseado em Gentoo mas com uma overlayer e milhares de binários que se instalam todos automaticamente.

Recomendam comprar algum livro para guiar na instalação? Ou será melhor instalar primeiro no stage 3 (penso ser este o que traz binários) para me habituar e ir aos poucos compilando programas?

O Kuroo é uma opção viável como gui para o Portage? Gostei bastante do portage mas só me safava com o ambiente gráfico e gostei bastante do que vi.

Depois de instalar ele actualiza sempre automaticamente para a nova release ou recomendam sempre uma fresh install? A instalação é mesmo assism tão demorosa?

A nível de instalação de programas como flash, java, codecs, programas de virtualização e drives é fácil ou terei que andar a rastejar pela linha de comandos?
 
Última edição:
Usando gentoo sim, aprendes mais de linux garantidamente. Té hoje nao me arrependo de o ter instalado (o unico defeito era mesmo as necessarias compilaçoes).
 
Se aprender a instalar isto e a usar fica realmente expert em Linux? Gostava de aprender mais um pouco mais de Linux e adorei usar Sabayon. Será Slackware melhor para aprender realmente a usar Linux?

Eu diria que 75% do meu conhecimento de Linux vem do Gentoo. O Slackware também já experimentei e até gostei da instalação organizadinha daquilo, mas depois sinto logo a falta das ferramentas e dos pormenorzinhos do gentoo... :P

Para quem não sabe, Sabayon é baseado em Gentoo mas com uma overlayer e milhares de binários que se instalam todos automaticamente.

Não queres mesmo que eu diga o que penso sobre isso, pois não? :D

Recomendam comprar algum livro para guiar na instalação? Ou será melhor instalar primeiro no stage 3 (penso ser este o que traz binários) para me habituar e ir aos poucos compilando programas?

O Kuroo é uma opção viável como gui para o Portage? Gostei bastante do portage mas só me safava com o ambiente gráfico e gostei bastante do que vi.

Comprar livros? Jovem, tás a falar da distribuição melhor documentada de sempre :)

http://www.gentoo.org/doc/en/handbook/index.xml

Aqui explica tudo sobre a instalação...eu diria que se fizeres copy paste dos comandos e usares o genkernel tens 85% de hipóteses de acabar com sucesso. Mas a ideia também é aprender como funciona...

Stage3 não traz programas "compiladas" traz a base do sistema compilada e havendo stage3 para praticamente todas as arquitecturas não vale a pena partir de um stage inferior...(no fim do stage1 ias acabar com uma coisa igual a um stage3 sacado para a tua arquitectura)

Quanto á GUI, não uso qualquer gui para o portage, nem conheço sequer...

Depois de instalar ele actualiza sempre automaticamente para a nova release ou recomendam sempre uma fresh install? A instalação é mesmo assism tão demorosa?

A nível de instalação de programas como flash, java, codecs, programas de virtualização e drives é fácil ou terei que andar a rastejar pela linha de comandos?

Fresh install a cada nova release? Isto não é o windows :D

Quando sai uma release nova e quiseres actualizar é mudar o profile e fazer emerge -avuD world. São dois comandos...

Instalação de programas é sempre "emerge pacote" e tá a andar. Vais usar (e bastante) a linha de comandos e isso seria complicado se tivesses de adivinhar, como está tudo nos manuais é fácil ;)
 
Antes de mais, obrigado pela resposta.

O meu medo era que ao aprender Gentoo ficasse a saber trabalhar apenas em Gentoo e não em Linux. Tal como o que aprendi em Ubuntu não serve para a grande maioria das distros.

Sobre o livro, eu falei nisso porque não me dá lá muito geito ter que andar com dois computadores a trás para ler e instalar ao mesmo tempo. O que queria era uma "compilação" do que está no site organizada num livro.

Os comandos que estão no site e toda essa documentação dificilmente se alterará no futuro, certo? I mean, os comandos e a forma de instalar/trabalhar não muda com o tempo e a forma de instalar hoje mantem-se, fundamentalmente, igual à da primeira vez (com uma ou outra diferença).

Sobre Sabayon, eu gostei bastante. Tomei conhecimento do emerge/portage e aprendi alguma coisa. O problema é que aquilo com um emerge world vai ao ar ou se não for demora 998123 anos...

O kuroo por acaso é uma aplicação extremamente interessante. Torna bastante simples o uso do emerge e gostei da oportunidade de poder escolher a versão que queria e ter "poder" sobre o que tinha no pc. Mas isto é mais do emerge uma vez que aquilo apenas oferece um gui.
 
O meu medo era que ao aprender Gentoo ficasse a saber trabalhar apenas em Gentoo e não em Linux. Tal como o que aprendi em Ubuntu não serve para a grande maioria das distros.
Certo é que, a adopçao de várias distros distintas mudou alguns "paths" usuais, mas rapidamente te apercebes disso. Mas o funcionamento é sempre o mesmo ;)
 
Pronto, já tão todos maluquinhos com o gentoo. Vá, instalem lá isso que daqui a uma semana eu volto aqui para ver as respostas :002:
 
Tou pior que estragado... Hoje que finalmente decidi iniciar-me numa de gentoo, acabei por sacar o 2006.1 e agora, veem me dizer que já saiu o 2007.0 ... Fico chateado, com certeza que fico chateado :-D Bem, acho que vou experimentar o 2007.0. Já agora qual o cd de instalação que aconselham?
 
Back
Topo