Arch Linux [Dúvidas]

ruimoura

Power Member
Já aqui postei centenas de mensagens a ajudar o pessoal, agora é a minha vez de ser "ajudado".

Agradecia que quem já usou ou usa Arch Linux que me disse-se se é fácil de instalar, se é rápido (pelo muito que já li, é bastante mais rápido que qualquer distro "da moda") e se tem um gestor de pacotes decente, gráfico (facultativo mas por vezes essencial) e com repositórios que acompanhem as "últimas novidades" ...

Obrigado desde já pelas respostas.


Ps: logo vou sacar o iso e instalar no vmware, mas é completamente ás escuras, e gostaria de algumas opiniões.

Ps2: agradecia que não falassem offtopic, e respondessem unicamente ás minhas perguntas, porque há outros tópicos para falar de outros assuntos. Obrigado.
 
Última edição pelo moderador:
permite-me a questão, porque surgiu o interesse ? :)

Honestamente, porque uso Ubuntu e Fedora, que vêm carregados de coisas que eu não preciso no laptop (nem wireless tenho) e são muito lentos. Li nos fóruns do Arch que esta distro era consideravelmente mais rápida, mais robusta, e despertou-me a curiosidade. Bem sei que, se não estou contente com Ubuntu e não quero estas coisas todas que trás, podia ir para Debian, mas também não me agrada nada aquela filosofia dos gajos, e estou no meu direito ;)

Se instalar e der conta que a distro é mesmo mais rápida, nem olho para trás, mas gostava de umas opiniões primeiro.
 
pa, eu uso archlinux. qd vim para o linux, achei o ubuntu e isso mt "windows-like" e queria algo novo. como tenho um pentium 4, vi que era uma distro "ideal": simples, actualizada, em constante desenvolvimento e, acima de tudo, optimizada para o meu processador.
quando tentei instalar o arch, havia a 0.7.2 estavel e a 0.8 alpha. Instalei a 0.7.2 mas tive mts problemas e disseramme que ao instalar a 0.8 tudo era resolvido. e assim foi. nesta versao - que agora é estável (embora há pouco tempo) - a deteccao de hardware foi perfeita, tudo funcionou as mil maravilhas. se quiseres ver como instalei o arch no meu computador, ve aqui: http://www.portugal-a-programar.org/forum/index.php?topic=10978.0
no entanto, se quiseres usar a versao para 64 bits, acho que é melhor usar o debian.. - ate porque a versao de 64 ainda está em testes no archlinux. (embora pelo teu "My System" nao pareça o caso)
 
pa, eu uso archlinux. qd vim para o linux, achei o ubuntu e isso mt "windows-like" e queria algo novo. como tenho um pentium 4, vi que era uma distro "ideal": simples, actualizada, em constante desenvolvimento e, acima de tudo, optimizada para o meu processador.
quando tentei instalar o arch, havia a 0.7.2 estavel e a 0.8 alpha. Instalei a 0.7.2 mas tive mts problemas e disseramme que ao instalar a 0.8 tudo era resolvido. e assim foi. nesta versao - que agora é estável (embora há pouco tempo) - a deteccao de hardware foi perfeita, tudo funcionou as mil maravilhas. se quiseres ver como instalei o arch no meu computador, ve aqui: http://www.portugal-a-programar.org/forum/index.php?topic=10978.0
no entanto, se quiseres usar a versao para 64 bits, acho que é melhor usar o debian.. - ate porque a versao de 64 ainda está em testes no archlinux. (embora pelo teu "My System" nao pareça o caso)

Obrigado. Não tenho 64 bits, o meu sistema é simples, sem bluetooths, wirelesses e filmes desses ...

Em relação ao apt do debian e ao yum do Fedora, há alguma coisa do género? E para updates também há assim uma coisa simples?
 
Última edição:
give it a try :) em principio o meu link deve servir +- para ti, a excepcao da parte do nvidia... vai a http://wiki.archlinux.org/index.php/ATI -> tens tudo o que precisas. pa se fosse a ti imprimia os comandos que vais ter de fazer para instalar e configurar isso tudo, a maior parte estao no site que te dei do portugal-a-programar.org, que facilita imenso a instalacao... isto se quiseres instalar mesmo de raiz, e nao em vmware, porque em vmware tens o firefox ao lado :P
há o pacman, que é muito bom... então a versão 3 - em testes, prestes a sair - vai ser óptima... possivelmente comparável ao apt, mas como ainda nao usei mt nao posso falar. escusas de seleccionar o ramo testing, porque o normal já tem pacotes tao ou mais novos que os do debian testing.
para o AUR (aur.archlinux.org) também tens o yaourt - que é uma versão pacman-like para instalar os programas deste repo (não é bem repo, mas pronto)
 
Última edição:
give it a try :) em principio o meu link deve servir +- para ti, a excepcao da parte do nvidia... vai a http://wiki.archlinux.org/index.php/ATI -> tens tudo o que precisas. pa se fosse a ti imprimia os comandos que vais ter de fazer para instalar e configurar isso tudo, a maior parte estao no site que te dei do portugal-a-programar.org, que facilita imenso a instalacao... isto se quiseres instalar mesmo de raiz, e nao em vmware, porque em vmware tens o firefox ao lado :P
há o pacman, que é muito bom... então a versão 3 - em testes, prestes a sair - vai ser óptima... possivelmente comparável ao apt, mas como ainda nao usei mt nao posso falar. escusas de seleccionar o ramo testing, porque o normal já tem pacotes tao ou mais novos que os do debian testing.
para o AUR (aur.archlinux.org) também tens o yaourt - que é uma versão pacman-like para instalar os programas deste repo (não é bem repo, mas pronto)

Ok. Cool. Sem um gestor de pacotes minimamente amigável não me ia entender, que não sou assim tão geek :P

De qq modo vou tentar primeiro no vmware e experimentar por uns dias, para lhe tomar o gosto e se gostar (estou a ver que é mesmo o que eu quero) instalo nativamente.
 
ok. nao te esqueças de ver a wiki... comandos do pacman inclusive.. (os principais sao pacman -Ss pacote para pesquisar, pacman -S pacote para instalar, pacman -Rs pacote para desinstalar juntamente com dependencias nao usadas, pacman -Syu para fazer update de sistema e pacotes (os da AUR para fazer update tem de ser com o yaourt, mas também é yaourt -Syu)
nao te esquecas de escolher o mirror do pacman, porque senao fica muuuuito lento. a pesquisa de novos pacotes é bem mais rapida na versao 3... mas podes sempre ver o "improve pacman speed" na wiki
 
mas debian não é, nem por sombras, tão rápido e actualizado como o arch! e o debian não tem filosofia KISS :) por isso liga mais devagar, e por isso também tudo funciona no arch - por exemplo para configurar um pacote no debian tem de se usar a ferramenta que o debian fornece e nao a que o pacote fornece :)
 
Eu tenho Arch Linux instalado no vmware no portátil e instalado nativamente no desktop.

Em termos de instalação não é muito complicado, é fazer as partições, escolher pacotes e instalar, instalar o kernel e instalar o boot loader, aconselho-te a usar o Instalation Guide porque ajuda bastante e a instalar a partir da iso base e depois a partir daí instalares o que queres.

Para gestor de pacotes tem o pacman que para o meu uso faz a mesma coisa que o apt-get o único inconveniente que tem é que as opções não são tão explícitas, por exemplo para actualizar a distribuição com apt-get fazes

Código:
apt-get update && apt-get upgrade

e com pacman fazes

Código:
pacman --sync --refresh --sysupgrade && pacman -Syu

Se tiveres alguma dúvida procura pela wiki e pelo fórum.
 
[knap];1610703 disse:
Eu tenho Arch Linux instalado no vmware no portátil e instalado nativamente no desktop.

Em termos de instalação não é muito complicado, é fazer as partições, escolher pacotes e instalar, instalar o kernel e instalar o boot loader, aconselho-te a usar o Instalation Guide porque ajuda bastante e a instalar a partir da iso base e depois a partir daí instalares o que queres.

Para gestor de pacotes tem o pacman que para o meu uso faz a mesma coisa que o apt-get o único inconveniente que tem é que as opções não são tão explícitas, por exemplo para actualizar a distribuição com apt-get fazes

Código:
apt-get update && apt-get upgrade
e com pacman fazes

Código:
pacman --sync --refresh --sysupgrade && pacman -Syu
Se tiveres alguma dúvida procura pela wiki e pelo fórum.

Obrigado pela opinião. Obrigado mesmo ;)
 
já que estás tao agradecido, o pessoal aceita agradecimenots via paypal LOOL tou a gozar hehehe
depois diz qq coisa sobre o que achares da distro!
 
já que estás tao agradecido, o pessoal aceita agradecimenots via paypal LOOL tou a gozar hehehe
depois diz qq coisa sobre o que achares da distro!

Já está a sacar por torrent, amanhã instalo e de certeza que meto aqui os desenvolvimentos ...

Não tenho guito na conta do paypal, estás com azar ;)
 
Eu uso ArchLinux em 4 das minhas maquinas (vê a sig), com finalidades diferentes (desktop e "servidor").

A melhor maneira de descrever o Arch (na minha opinião) é assim:

Uma "metáfora":
(de algumas distros que já usei)

Mais lento, mais user-friendly
ubuntu
fedora
.
.
.
archlinux
.
gentoo
slackware
Mais rapido, mais "hardcore"

Resumindo: está mais perto do gentoo e slack do que de um ubuntu.
 
Eu uso ArchLinux em 4 das minhas maquinas (vê a sig), com finalidades diferentes (desktop e "servidor").

A melhor maneira de descrever o Arch (na minha opinião) é assim:

Uma "metáfora":
(de algumas distros que já usei)

Mais lento, mais user-friendly
ubuntu
fedora
.
.
.
archlinux
.
gentoo
slackware
Mais rapido, mais "hardcore"

Resumindo: está mais perto do gentoo e slack do que de um ubuntu.

Gostei da descrição. Muito obrigado. Suponho que chegou a minha hora de passar para coisas mais hardcore :002:
 
mas debian não é, nem por sombras, tão rápido e actualizado como o arch!

Quanto ao rápido pode ser ligeiramente mas não numa diferença tão perceptível. Quanto a actualizado... Quantas vezes tem de se dizer que Debian tem Stable, Testing e Unstable?
e o debian não tem filosofia KISS :) por isso liga mais devagar, e por isso também tudo funciona no arch - por exemplo para configurar um pacote no debian tem de se usar a ferramenta que o debian fornece e nao a que o pacote fornece :)
Estás a dizer que Debian não é uma distro simples? que complica tudo? E que por isso liga mais devagar?

No Debian ou em qualquer distro ninguém te obriga a usar nada. Dá-me exemplos onde tens de "usar a ferramenta que o debian fornece e nao a que o pacote fornece".

podia ir para Debian, mas também não me agrada nada aquela filosofia dos gajos, e estou no meu direito ;)

Se instalar e der conta que a distro é mesmo mais rápida, nem olho para trás, mas gostava de umas opiniões primeiro.

Podias dizer o que não concordas da filosofia deles? Exemplo daqui: http://www.debian.org/social_contract ?

Que é mais rápida não tenhas dúvidas... Se vais gostar de andar a fazer coisas "à mão" ou do modo como a distro funciona é outra história. Só experimentando.

gentoo
slackware
Mais rapido, mais "hardcore"

Resumindo: está mais perto do gentoo e slack do que de um ubuntu.

Slack mais rápido que gentoo?
 
Pá, tb vou experimentar debian, a sério, no vmware, mas não estou de acordo com a filosofia deles. Period. Não disse nunca que não achava o debian uma grande distro, porque estaria a mentir ...

Mas tb a filosofia do Arch é de morrer, em alguns aspectos :002:
 
Back
Topo