Review - Samsung LE32S81B

Fric

Power Member
Ora viva meus caros,

Apos largos dias de indecisao, muita pesquisa e muita comparação la cheguei a uma conclusão, optar pela marca Samsung, modelo LE32S81B.
im_1_m72_la32s8b_20070202183009.jpg


Inicialmente estava interessado neste mesmo modelo mas apos diversas pesquisas conclui que o modelo da gama seguinte, LE32R81B, seria uma escolha mais acertada, isto apesar de custar cerca de 160€ mais tinha um contraste e luminosidade superiores, para alem de uma função de controlo de cores melhorada.

Rapidamente comecaram a surgir modelos superiores em especificações ao modelo R81 da Samsung, foi o caso da Panasonic LX70 e mais recentemente a Philips.


Ora bem, após algumas comparações teoricas das especificações e outras mais aprofundadas com testes práticos de imagens com varias entradas (scart, componentes e vga) rapidamente conclui que os ganhos nao sao tao elevados quanto inicialmente aparentam, umas tinham vantagens numa area, outras noutra, mas overall nao havia a tv ideal q combinasse o som das Samsung, a qualidade de imagem das Philips, o refresh das Panasonic e o prestigio das Sony :P


Os preços tambem eram muito diferentes, chegando a Philips a custar perto do dobro da S81, mas nem de perto a ter duas vezes a qualidade desta ultima. O mesmo se passava com as outras, a panasonic pecava imenso pelos "perifericos", (som e ligacoes)... por mais q me custa-se a unica q justificava o incremento era mesmo a R81, em q talvez os 160€ justificassem a diferença.

Em pouco tempo passei de um orcamento de 700€ para 870€ para 1000€ para 1200€...

Com os pés assentes na terra e apos mais alguns testes la optei pela LE32S81B. Acho-a a mais bonita, mais barata e sem duvida nenhuma a melhor relacao preço qualidade, de longe! Alem disso eu irei usar a tv praticamente como um LCD pois o trabalho de sintonização será efectuado no media center, quer digital, quer analógico onde poderei fazer diversas operações tais como timeshift, gravar programas, consultar guias eletrónicos, entre outras coisas.


E pronto tv encomendada e comprada no Belmiro por 700€. Aqui ficam algumas fotos dos primeiros instantes:
26042007185smallrs1.jpg

26042007190smallcr3.jpg



Acabada de montar:
26042007192smallka8.jpg



Em comparação com o antigo CRT tambem da samsung de 55cm:
26042007193smallhw9.jpg



Tv ligada com um dvd:
26042007198smallvi0.jpg



Como ficou:
26042007202smallfh2.jpg




Ja fiz alguns testes com algumas ligações, nomeadamente S-Video, RCA e D-Sub (vga) e varias fontes, divx, dvd e filmes em HD a 1080P e 720P.
Devo dizer que n tenho sinal de TV em casa ainda pelo que n tive oportunidade de testar com o tradicional cabo AV, mas de qq forma o sintonizador esta no media center, penso q não irei usar o da TV a nao ser para fazer PIP.


Video
A qualidade de S-Video e RCA deixa um pouco a desejar em modo windows, mas em filmes até nem e' má de todo.

A qualidade da TV e' demonstrada quando se liga por d-sub, mais conhecido por vga, em que a resolução de input e' de 1:1 -> 1360*768. Tudo e' ultra definido, as letras perfeitas, tal como se passa num monitor LCD tradicional. Uma nota, inicialmente parecia um pouco desfocada a imagem mas após um autoajuste interno do menu da samsung ficou tudo ultra nitido.

A qualidade de dvd e divx e' mt semelhante mas quando ponho filmes de alta definição... ai a historia e' outra... fenomenal! :P O verdadeiro esplendor da alta definiçao.


Audio
No modo Standard nao e' nada de especial, mas a qualidade melhora um pouco no modo Movie. Quando se activa o SRS ai sim, os baixos ficam mt mais definidos e a qualidade do som melhora muito, mas nada comparado com um bom sistema de colunas.

Acho que aqui todas as tv's q testei pecavam um pouco, sendo esta e a R81 as melhores, no meu entender.

Nao notei qualquer tipo de ruido proveniente da TV ao contrario da Panasonic que notei um zumbido um pouco irritante.



Prós: Preço, Estética.
Contras: Sintonizador Analógico, Falta de Sintonizador Digital.



E pronto, agora e' testa-la por mais uns dias. Quando tiver novidades colocarei mais info.

Sejam livres de perguntarem o q quiserem, responderei ao q souber e quando for possivel.



E ja sabem... se tiverem indecisos... e' testar a fundo as opcoes q têm disponiveis... e ver qual a melhor para o efeito. No meu caso, como o sintonizador pouco interessava, optei por esta. Ja agora, se o dinheiro n for problema acho q devem ir para Full HD de 37''!



Update:

Viva,


Algumas semanas depois do primeiro impacto da nova tv, e com os pes mais acentes na terra tenho q dizer que a boa impressao sobre o mesmo lcd nao diminuiu em nada, alias, neste momento arrependimento e' algo q nao existe sobre a compra deste ecrã.


Foram efectuados alguns testes mais acentuados a tv e aqui ficam algumas opinioes.


Video:

Continuo a gostar imenso da qualidade, embora sinta que quando o contraste dinamico esta desactivado nao e' a mesma coisa. Curiosamente nunca notei as oscilacoes de backlight, talvez nunca tive atento ao mesmo. Quando vejo filmes, em alguns casos activo o movie mode

Notei por vezes algumas cintilaçoes no canto superior esquerdo, mas conclui q o problema era um mau contacto do cabo vga q liga o mediacenter ao pc.

Reparei ainda que ao fazer-se um autoajust alguns problemas de sincronismo de imagem iniciais desaparecem. So o tive q efectuar 3 vezes, sempre q o cabo vga e' desligado do lcd.


Som:

Deixei de usar o som interno da TV (activei o internal mute), pelo q n ha nenhum tipo de actualização a este nivel. Resta dizer q com um sistema 5.1 a qualidade e' fantasticamente superior, principalmente nos graves devido ao sub, tal como seria de esperar.

Nao noto qq tipo de falta de sincronismo entre o som e a imagem ao ter este sistema.


MediaCenter

O media center actualmente em uso tem a seguinte configuração:

Código:
Board: MS-7005 
CPU: P4 2.4GHz 
Ram: 1Gb DDR400 
Grafica: GForce MX 440 SE 128Mb
Disco: Seagate 120Gb
Caixa: Nox Cube

E' um optimo mediacenter para ver divx e dvd, permitindo mesmo um elevado nivel de post processing, melhorando um pouco a qualidade de visualização.

No q toca a ver filmes em HD, infelizmente nao tem capacidade para ver alguns fluidamente, depende da resolucao e do bitrate associado a cada filme, os mais baixos n ha problema mas nos mais elevados ha cortes de imagens.

Notei q a 720p consegue-se visualizar a maioria sem grandes problemas (tenho por ca uns quantos mkv q infelizmente nao dão devido ao elevado bitrate). A 1080p sao poucos os q se conseguem visualizar em condicoes.

As colunas em uso sao umas creative inspire 5300 com uma potencia bastante jeitosa e maisq suficiente para uma sala semelhante a minha. A qualidade sonora tambem nao e' má de todo.

Tem um cooler da artic cooling q faz pouco barulho. Nao tem nenhum ruido agudo associado, pois estes sao para mim os mais chatos.




Imagens

Visao global da sala com os novos updates:
dsc02425mediumkn7.jpg


Distancia so sofa a tv:
dsc02427mediumrm2.jpg


A facilidade com que agarra pó:
dsc02430mediumjc5.jpg


A tv ligada:
dsc02431mediumqr2.jpg


Os cabos das colunas traseiras ficaram por dentro do sofá e acompanham o rodapé da sala, pouco se notam:
dsc02433mediumat6.jpg




Filmes

http://www.youtube.com/watch?v=jJcAmJKH23w

http://rapidshare.com/files/31137762/VideoOut.rar.html




Proximos passos...

Provavelmente irei tratar de um update ao mediacenter a nivel de hardware, provavelmente nao dentro em breve mas sim daqui a umas semanas (largas) :)
Sem duvida comprar uma nvidia 8500/8600 q ja acelera imenso a descodificação dos h.264, o problema e' q nao existem em versao AGP, o q implica um update da board, cpu e provavelmente Ram.





Fiquem bem
 
Última edição:
Boas, tenho a minha R81 encomendada no Belmiro!
Parece fixe a S81 que compraste. Tive a ver na Worten e vou escolher a R81 principalmente devido á fluidez da imagem apesar das Philips e Panasonic baterem nestes aspectos, tambem superavam o orçamento que tenho previsto!

Em relação ao dizeres aí que quem puder para comprar uma 37" full hd. Tás a referir algum modelo em particular ou nao?
Por exemplo da Samsung o LE37M86B com full hd já vai para os 1600€.. ja é uma grande diferença em relaçao aos 32" hd.

para terminar só tenho uma pergunta: como se comporta em jogos tipo fps ou nfs? nao notas arrastamento da imagem?

cumps
 
Boa review!
Tb ando de olho numa Samsung..
e 700€ por esse modelo de 32" é bem bom!

Alguem me poderia dizer qual o preço da S81 e principalmente R81 de 26" no Belmiro?
Se a loja tem preços tão bons..nao entendo como não têm um site de jeito com os produtos..Ganhavam em publicidade


Cumps
 
encomendei uma S81 tambem no belmiro,
estou á espera...

o preço dele é de 690€ +-

e tb a vou ligar a um media center por hdmi

vai pondo imagens e actualizando a review,
a malta agradece!
 
encomendei uma S81 tambem no belmiro,
estou á espera...

o preço dele é de 690€ +-

e tb a vou ligar a um media center por hdmi

vai pondo imagens e actualizando a review,
a malta agradece!

Eles disseram quando chegava?
É que tenho uma R81 encomendada e eles disserm que chegava na proxima encomenda da Samsung mas que ainda nao sabiam bem quando era.

cumps
 
Estou a pensar em comprar este modelo. Será mesmo que vou fazer uma boa compra? Já agora qual é a diferencia entre o R e o S?
 
Pois, eu tb estou a pensar em comprar a Le32s81b
Pelo que dizem na loja Belmiro está a 700€, em comparação com os outros sitios está a um preço mt bom.
 
Liguei agora para o belmiro a perguntar o preço do LCD LE32S81B que fica a 703,28 euros.
Ainda hoje sou capaz de a encomendar, o que acham?
 
703€ ? estranho..

só se aumentou!

a minha esta encomendada,
toda a gente me recomenda essa tv como sendo melhor (nesse preço)
que lg's e outras marcas..
 
Exactamente o que ela me disse 690 + 13.28.
2ª feira vou lá e quero vêr se já a levo para casa.
Espero não me estar a precipitar. Vamos vêr se fico contente com ela
 
Eles disseram quando é que as Samsung chegavam a loja?
è que tenho a minha encomendada ha 2 semanas e ainda nao disseram nada!

cumps
 
Eu daqui a bocado ja telefono pa la a ver se as R81 tb chegam na segunda. thx

cumps

Pelo que vejo, o problema da Belmiro é o stock.
Vou a *****, Wortens, Radio Populares, Jumbos e é só pegar na TV e trazer. Quer as Samsungs, quer a Panasonic que estou à espera.
Na Belmiro parece que nunca mais chega nada :( É um desespero.
Mas pronto, "eu é que não sou parvo". Por 150€ de poupança prefiro esperar. Mas que custa, custa.
 
Back
Topo