Artigo/Análise [Tutorial] Activar a Partilha de Internet e Rede entre NT's e não NT's

kazuza

Power Member
Tendo visto as dificuldades com que alguns users deste fórum se têm deparado em partilhar internet numa pequena rede (sem domínio), usando misturas de SO's "caseiros" e NT's , fica aqui um pequeno "manual" sobre como fazer as coisas funcar...

Vou utilizar neste exemplo, o XP PRO e o 98SE.

Façam com que seja o sistema NT (XP) a partilhar a internet (é possível que tenham que adicionar outra NIC ao sistema...)

Executar a configuração de pequena rede e especificar que esste computador ´"está ligado directamente à internet e os outros computadores acedem através deste". Indicar qual a placa (ou dispositivo) que partilha a ligação à internet, aceitar/modificar o nome da máquina e grupo de trabalho. Seleccionar concluir o assistente (não é necessária qualquer disquete de configuração!)

Na máquina onde corre o 98, ir às propriedades da NIC e alterar para os seguintes parametros:

IP: DHCP

Gateway: (Endereço IP da máquina com o XP - é sempre 192.168.0.1]

Servidor DNS: o mesmo que na Gateway

Reiniciando o 98, já têm net. Agora, se precisam de partilhar ficheiros entre as duas máquinas, aqui a coisa já se complica mais um pouco...
Não se esqueçam, que o 98 não é um sistema desenvolvido para trabalhar em redes do mesmo modo que o XP (ou para os devidos efeitos, qualquer outro sistema NT, não tem nada a ver...)
poderão notar, no XP, que a NIC donde "provém" a Net do exterior, está protegida por pre-definição, pela firewall do XP. Deixem ficar assim, ou modifiquem de acordo com as vossas necessidades... (a principio, a ligação está "segura" )

Factores a ter em conta ao colocar o 98 em rede com o XP:
Contas de utilizador e passwords de login não adiantam de nada no 98 (a menos que tenham domínio, e mesmo assim...)
O 98 acede sempre ao XP como utilizador anónimo (nem sequer obtém os previlégios de validação como por exemplo, uma conta de convidado...)
Portanto, para ter rede entre estes dois sistemas, terão que ir (no XP) às politicas de Segurança local e alterar os seguintes parametros:

Permitir que as permissões Todos sejam aplicadas a utilizadores anónimos

E, definir as partilhas que podem ser acedidas anonimamente...

Não se esqueçam contudo, que essas partilhas podem ser acedidas por qualquer utilizador, local (ou, com muito azar, não locais ), logo é boa técnica definir essa partilha como só de leitura, de modo a evitar males piores...

Espero que tenha dissipado algumas dúvidas e ajudado alguém.

Agradeço críticas...
 
Normalmente o pessoal quando partilha a ligação à net acaba por fazer a partilha de ficheiros... junta-se o útil ao agradavel :D ! Acho que podias focar mais esse ponto bem como fazeres um pequeno dicionário no fim do artigo, estilo gateway: é x, domínio é y, ip é z!
De resto aprecio a tua iniciativa!

inté!
 
Mas para eu ligar 2 pc's que tenha Win Xp Pro instalado em ambos, tenho que ter os 2 pcs ligados a um switch não é? E esse switch é que está ligado ao modem. Correcto?
 
Originally posted by Feiticeiro
Mas para eu ligar 2 pc's que tenha Win Xp Pro instalado em ambos, tenho que ter os 2 pcs ligados a um switch não é? E esse switch é que está ligado ao modem. Correcto?

Incorrecto!

Para dispensares um computador de servir net , tens de comprar um ROUTER e não um switch :)

Há 3 "espécies" de aparelhos de rede (dos mais conhecidos claro)

Há o HUB , Switch , e Router

Vou dar uma explicação suscinta para ver se tiro muitas duvidas que por ai andam.

HUB:
-É apenas um repetidor eléctrico. Qualquer pacote que vá ao HUB , é repetido para TODOS os "cabos" ligados a ele. Mas não só aos ligados fisicamente na ficha ; se este HUB está ligado a outro e a outro e a outro , todos estes PC's vão repetir os pacotes para TODA a rede. Por isto é que os HUB's "normais" estão a cair em desuso ; provoca maior lentidão devido a colisões ( que não vou aqui explicar , tinha de explicar todo o protocolo ETHERNET ) e é muito mais inseguro , já que um sniffer em qualquer um dos computadores...bem..

para isto inventou-se o
SWITCH , chamado por vezes de SWITCHING-HUB:
-Ao invés do HUB , estenão os repete para todas as portas, apenas repete para a porta onde estará o computador de destino. Além de ser "teoricamente" mais seguro ( há sniffers pos switchs EH Eh ) , não há tanta colisão já que mais computadores comunicam ao mesmo tempo.

Atenção que nenhuma destas peças faz a "partilha de net" , que no fundo é a Segmentação de duas redes ( LAN e Internet ) e o reencaminhamento de pacotes ( reencaminha da LAN para a Internet e vice-versa ).

Para isto surgiu o ROUTER:
-A única destas 3 peças que segmenta redes e reencaminha pacotes. Apenas com um router se pode dividir uma rede grande em duas pequenas ( uma empresa por exemplo ) e é o unico "aparelho" que tem IP e sempre dois. Um do "lado" da internet ( ip público , fornecido pelo ISP ) outro da LAN ( privado e defenido por nós.

Ou seja um router partilha a net ( reencaminha ) , e "parte" uma rede em duas ( segmentação ). Não serve apenas para partilhar a net; se uma rede for muito grande com muto tráfego de rede , é necessário partil-la em duas , segmentá-las , passando de um domínio de colisão grande para dois pequenos , melhorando a performance da rede.

Espero não ter sido muito maçudo , tentei evitar os aspectos tecnicos , no entanto se quiserem que aprofunde mais ( nos limites do meu saber eh eh ) ou tiverem alguma duvida postem.

[]'s :D
 
Queres dizer que então preciso ter um router, e ligo o modem a esse router, e os pcs ficam ligados ao router né?
Mas os pc's ao ligarem-se à rede externa (Internet) irão sempre ter o mesmo endereço ip, definido pelo isp.
:D
 
Originally posted by Feiticeiro
Queres dizer que então preciso ter um router, e ligo o modem a esse router, e os pcs ficam ligados ao router né?
Mas os pc's ao ligarem-se à rede externa (Internet) irão sempre ter o mesmo endereço ip, definido pelo isp.
:D

tudo correcto

na realidade os pc's ficam com ip's diferentes e definidos por ti ( na mesma gama do router claro) mas quem "vê de fora" ve todos os pc's como um so ip :)
 
Para ligares os teus dois pc's a net, desde que não te importes que um tenha que estar sempre ligado a fazer de "router" podes comprar apenas um cabo cruzado e liga-lo as placas de rede de cada pc.

Se não tiveres placas de rede ou cabo cruzado, podes comprar um kit usb que faz quase a mesma coisa.

Se tiveres mais que 2 pc's então deves recorrer aos hub's, Switch ou Routers.

Recomendo o router, porque é bastante mais seguro, a maior parte serve tb de firewall, e tem muito mais flexibilidade.
 
Aproveito a thread para tirar as minhas duvidas se me permitirem claro! ;)

è axim, recentemente partilhei a ligaçao da minha makina (winxp) para o pc do meu pai (win98) atravéz de um crossover, mas tenho o tal problema com a partilha dos fixeiros, já fiz 31 por uma linha, mas nao consigo vizualizar os fixeiros entre um e outro pc >(

Álguém me pode ajudar?

Outra cena, tenho aki 2 pc's k tenciono fazer de um deles um "servidorzito" mto modesto para partilha de net aos 2 pc's em simultáneo, servidor de CS dedicado para jogar em lan aki em casa nos outros 2 pc's e tb como firewall para prevenir invasoes, virus, etc e axim proteger melhor a minha rede pessoal.

Até aki tudo bem, mas vou 1º descrever os 2 pc's:

o 1º pc:

Celeron 300MHz @ 374MHz
Board desconheçida mas com usb etc
64MB SDR 133MHz

0 2º pc:
Pentium 100MHz@200MHz super estável :)
Board da intel, nao sei modelo mas antiga, tem ligaçao na board para adaptadores usb tipo os k vêm hj em dia (ainda nao testei nenhum a ver se dá)
32MB Simm's

Bem o problema é k tenho performance semelhantes ente os 2 pc's é eskesito mas é verdade! :rolleyes:

Tenho de escolher um para fazer de servidor k levará um cdrom de 48x placa de som é despensável, leva as placas de rede como óbvio e um HD de 1,2GB e outro de 500MB e por fim uma drive de disketes vulgar...

Precisava tb de ajuda na escolha do SO para instalar no servidor, tou bastante inclinado para o Linux, mas nao tenho grandes conheçimentos na consola e apache, dps definir ip fixo e partilhar a ligação atravéz de 2 crossover's, configuração da firewall, partilha de fixeiros e dps no servidor de CS tb (aí secalhar desenrrasco-me com o wine)...ou seja vai ser um kebra-cabeças do caneco.

Outra(s) hipotese(s) é intalar o win NT4.0 ou o 2k e aí faço tudo na boa sem problemas... :rolleyes:

Kual axam k se enkuadra melhor na minha situação? :rolleyes:

Agradeço desde já por terem lido isto tudo ;)
 
Originally posted by Lasac
partilhar a ligação atravéz de 2 crossover's,

bem...

:puke:

precisarias de 2 placas de rede para o pc servidor , de o ter SEMPRE ligado até para um simples jogo em rede (sim, pk os dois pcs clientes ficariam em redes fisicas diferentes :( ) ou seja , irias ter esse pc servidor a fazer 2 "routeamentos": internet<->LAN e PC CLiente 1<->Pc CLiente 2

já compravas um hub :P ao preço que eles estão...já nem falo num switch , isso e dispensável

a serio acredita nao ligues isso assim , eu so tenho 2 pcs em casa e tinha crossa over e preferi mudar e por um hub a meio...agora tou a juntar guito po router eh eh :P

a serio nao facas isso porque nem rede interna ficas, alem de que comeca a ser uma carga "consideravel" para o pc servidor , digo eu :p

é muito mais problemático configurares isso e tem todas as desvantagens de serem em duas redes distintas ... no teu caso não tens vantagem nenhuma em segmentar a tua rede ( 2 PC's LOL )

vá lá n sejas agarradinho ao guito e compra um hub :-D :-D :-D
 
LOL

Pois é uma experiência, já k tenho o material todo, se funcionar pra ké k ia gastar dinheiro ;)

claro k vou ter o servidor smp online 24/7 pk como está é lixado, pk eu costumo ir á net durante o dia e o cota vai mais á noite, ou seja á noite tem k fikar o meu pc ligado e o dele (o servidor smp gasta menos luz e é mais silencioso, pk esta fonte faz um baskeiro >() e dps se kiser benchar e ele kiser ir á net como é? :rolleyes:

tinha ideia de fazer algo axim:
 

Anexos

  • sem título.jpg
    sem título.jpg
    2,5 KB · Visualizações: 155
Por acaso estou k o mm prob.
Até ao fim da semana, enquanto os 512Kb n ficam activados :D estou a tentar partilhar a ligação Dial-Up do meu pc principal k o secundário.

Pcs
Máquina da Tag k Win2k Prof / Norton / ZoneAlarm configurada com local trusted network

Máquina 6x86 k WinMe

Tenho o esquema assim:
O pc principal tem o acesso à linha telefónica pelo modem interno, e tenho os dois pcs ligados por um hub activo.
Consigo partilhar o disco do secundário e aceder pelo principal ao contrário boca... net então nem pensar...

Help ?!? :sad:
 
k os 56k n consegui e k os 512 tb n...
n consigo fazer o winme reconhecer a rede local perfeitamente criada pelo win2k k partilha de net...
rede local reconhece o pc na rede mas aceder a pastas no 2k é mentira e net nem pensar...

help ?
 
Que configurações TCP/IP tens nos computadores?

QUanto à rede em si, repara nas permissões de acesso do 2k, até às politicas de segurança locais... (Isto se os IPs estiverem bem configurados)
 
Os IPS estão: automático no 2k e fixo no winme p eu saber qual é, em automático tinha k andar sempre a ir ver qual era, assim sei k é o a seguir ao 2k :D
Tenho o acesso adsl configurado com permissão de partilha para a rede local e a zone alarm k a rede local komo trusted
N sei em k mais hei-de mexer...
Hoje à noite volto às tentativas


Mais opiniões ? :)
 
Os IPS estão: automático no 2k e fixo no winme p eu saber qual é, em automático tinha k andar sempre a ir ver qual era, assim sei k é o a seguir ao 2k :D
Tenho o acesso adsl configurado com permissão de partilha para a rede local e a zone alarm k a rede local komo trusted
N sei em k mais hei-de mexer...
Hoje à noite volto às tentativas


Mais opiniões ? :)
 
Originally posted by RavenMaster


Pcs

Máquina da Tag k Win2k Prof / Norton / ZoneAlarm configurada com local trusted network

Máquina 6x86 k WinMe

Alterei o SO do 6x86 p o Win98se por causa dos probs de config de rede do WinMe e arduamente lá encontrei na driverguide os drivers p as velharias k akilo lá tem :D a m**** da internet é k n chega lá... tenho k chamar a canalizadora :-D pode ser prob dos canos
Tentei inclusive instalar o WinGate e configurar o server e o client p a partilha da net mas nada... n consigo config akilo...
Estou seriamente a pensar em dedicar-me antes à pesca :sad:
 
Back
Topo