Xbox [eyeliner report] Enchanted Arms

eyeliner

Power Member
Screenshots:
pic07.jpg
pic09.jpg
pic14.jpg

pic15.jpg
pic22.jpg
pic26.jpg

Imagens sacadas de: http://www.enchanted-arms.com/

Pois é. Finalmente o jogo chegou a casa e posso dar a minha opinião sobre o primeiro RPG digno
desse nome para a XBOX 360 (e que muita falta fazem).

O jogo tem um manual magro, o que significa que é bastante fácil de aprender e que tem um
tutorial à altura. O início do jogo, como se consegue prever, é uma sucessão de eventos
planeados que servem como aquecimento para o que aí vem e para explicar os trejeitos do jogo, a ver:

O sistema de combate;
As nuances dos elementos;
e como andar daqui para acolá.

O jogo não é nenhum clássico e, a meu ver, não pretende sê-lo. Mas cumpre bem a sua função.
As personagens não são nada de tremendamente original: temos o herói (
Atsuma), o bonitão
(Toya) e alguém que é sexualmente ambíguo (
Makoto) logo ao início e tenho que dizer que funcionam bem.

Logo se sabe que o herói é mais do que aparenta, primeiro porque ele tem uma legião de
detractores na escola, segundo os Golems passam-se com ele e terceiro, é um preguiçoso
de primeira o que o torna num ícone imediato. O resto do elenco também tem as suas
particularidades, sendo o Toya um verdadeiro galã e inteligente ao mesmo tempo e o Makoto
um gay elevado ao máximo expoente.

Tenho que admitir que gostei bastante da voz deste personagem em inglês. Está, a meu ver,
perfeita e imagina-se o que seria aquele personagem se fosse real. Ponto positivo para as
vozes em inglês. As vozes japonesas (sim, temos hipótese de escolher que língua queremos
ouvir!) são o que já esperamos, com expressões exageradas e uma vivacidade a toda a prova.
A mim, cansam-me um pouco e por isso alterno entre as duas.

Graficamente, o jogo está bem apresentado, com cenários coloridos como já se espera num
jogo deste tipo mas sem ser uma obra prima. Cumprem bem a sua função.

As conversações fazem lembrar um jogo de estratégia, onde aparecem os personagens em
grande plano com um fundo indicativo da zona em questão. As animações dos personagens são
básicas, podendo ser mais detalhadas ou mais expressivas, mas as vozes ajudam bastante
nesse aspecto. A voz do Makoto faz-me sempre sorrir.

O sistema de combate processa-se com a nossa equipa (de até 4 membros) distribuída numa
grelha e em cada turno há que movimentá-los e atacar segundo o alcance que cada personagem
tem e que é variável com cada ataque. É original, apesar de tudo e mais difícil de explicar do
que usar.

Depois de tudo isto separo a minha avaliação em 3 pontos: gráficos, inovação, pontuação geral
e, se calhar mais importante, se vale o preço dele (ou o valor que pagaria por ele novo).

Gráficos: 8
Cumprem, mas não deslumbram

Inovação: 7
O sistema de combate é original, mas o jogo não é nenhum marco no estilo. O resto do jogo
não promete revolucionar os RPGs e não precisa. É um jogo sólido.

Pontuação geral: 8
Talvez por ser o primeiro RPG oriental leva alguns pontos extra e bem merecidos pois explora
um segmento que a Microsoft deveria explorar mais.

Vale o dinheiro:
Depende da "sede" que cada um tiver, mas 70€ é demais seja por que jogo for
e o Enchanted Arms não é excepção. 50€ é um preço justo que eu pagaria, mas tive que o
obter usado no eBay pois novo estava difícil devido ao preço.

Considerações finais:
Achei ser um bom investimento a compra feita e este será certamente um jogo que será mais à
frente na vida da consola bastante procurado mesmo não sendo uma novidade.

Espero que gostem desta análise by eyeliner. :)
 
Gostei muito da analise, parabens. Eu como tu devoro RPG's, e sinto falta dum na X360. Não comprei esse e ainda bem, pois não parece estar algo por ai alem, sinseramente prefiro esperar pelo Blue Dragon. Gostei muito do pormenor da alternancia de vozes :D
 
É sempre bom ler opiniões de outros para ficar com uma ideia do q aí vem, já q infelizmente, quer demos, quer análises de quem se dedica a esse mundo, mtas vezes n chega ou n mostra o q o jogo realmente é...

Boa iniciativa ;)
 
Boa iniciativa e boa análise! :)

Só acho que no fim podias fazer um quadro tipo "Prós e Contras"...Acho que acaba por facilitar porque assim junta-se as principais características (positivas ou não) em poucas linhas. A mim, pelo menos, dá-me uma melhor ideia do jogo e de aquilo com que posso contar...:)
 
Bem venho desenterrar este topico pq tou a pensar comprar o jogo no ebay por £11 e já me ajudou a decidir.

P.S. eyeliner já reparaste que estas em 1º no ranking deste jogo no mygamecard:x2:
 
Hehehe. Belo desenterranço. E ainda bem.
Estou em primeiro (nem sabia disso) pois infelizmente este jogo passou ao lado de muita gente.
Sou capaz de o repetir. Vale a pena.

Já gora, onde se vê o ranking? :p
 
Eu gostei do N3. Pensa nele como o antecessor do Heavenly Sword.
És um gajo/gaja no meio de um campo de batalha com uma espada a trucidar tudo o que aparece.

É giro, mas um bocado secante se não gostares de hack n' slash.
 
Back
Topo