Intel responde ao QuadFX

blastarr

Power Member
Mais um nome de código na gama de chipsets Intel:

"Skulltrail"


Cool name, right ? :D



Este chipset é a resposta ao QuadFX da AMD para os desktops de topo e, tal como este último, terá dois sockets para montar sistemas com até 8 cores (4 por socket/CPU).

Contará com todas as inovações dos novos chipsets P3/X3, tais como suporte às CPU's de 45nm nativo, PCI-Express 2.0, Turbo Memory, FSB duplo de 1333MHz (como nos chipsets para Xeon é um FSB para cada socket, mas usando memória DDR2/DDR3 normal em vez de FB-DIMM's), etc.

Terá aínda 4 slots PCI-Express 2.0 full-size.


Mais pormenores à medida que o Intel Developer Forum Spring 2007 avançar (começou hoje).
 
Mais um nome de código na gama de chipsets Intel:

"Skulltrail"


Cool name, right ? :D

Ficava melhor "greentrail" mas ok...

Mas n eras tu k dizias k o 4x4 n valia nada? Agr pk a Intel apresenta o mesmo já é cool?

De ***** maneira a meio do ano a AMD tem 8 cores nos desktop, se o plano para colar 2 K10 for para a frente pode ter 16 dentro em breve.
 
Ficava melhor "greentrail" mas ok...

Mas n eras tu k dizias k o 4x4 n valia nada? Agr pk a Intel apresenta o mesmo já é cool?

De ***** maneira a meio do ano a AMD tem 8 cores nos desktop, se o plano para colar 2 K10 for para a frente pode ter 16 dentro em breve.

Não é questão do 4x4 não valer nada, mas penso que foi uma reacção precipitada da amd á ploriferação dos quadCore da Intel.
 
Isto é muito interessante, não só para quem precise de máquinas musculadas mas também para quem queira ter uma máquina future-proof, ou seja, usa só um cpu, quando o preço descer já em fim de produção duplica-se a performance por meia dúzia de tostões.
 
acho o mesmo que achei com a AMD...
se isso consumir que nem um boi, nao serve de muito...
pode ser bem musculado... mas cada vez mais os consumos sao importantes.. alem de que 2 quad cores e mesmo para bolsos largos :P
 
Ficava melhor "greentrail" mas ok...

Mas n eras tu k dizias k o 4x4 n valia nada? Agr pk a Intel apresenta o mesmo já é cool?

De ***** maneira a meio do ano a AMD tem 8 cores nos desktop, se o plano para colar 2 K10 for para a frente pode ter 16 dentro em breve.

Eu disse que o nome era "cool", não disse que o conceito também era.
Mantenho a minha opinião acerca da necessidade de dois sockets para CPU's em sistemas desktop:

É completamente desnecessário, um chamariz para pessoas com dinheiro para "queimar" e com pouca sensatez na práctica.
 
Eu disse que o nome era "cool", não disse que o conceito também era.
Mantenho a minha opinião acerca da necessidade de dois sockets para CPU's em sistemas desktop:

É completamente desnecessário, um chamariz para pessoas com dinheiro para "queimar" e com pouca sensatez na práctica.

Também sou desse ponto de vista... isso era engraçado quando os CPUs ainda não suportavam HyperThreading.
 
É completamente desnecessário, um chamariz para pessoas com dinheiro para "queimar" e com pouca sensatez na práctica.

Olha este a imitar o Bill Gates. Tens toda a razão, ter mais do que 640KBytes de memória "é completamente desnecessário, um chamariz para pessoas com dinheiro para "queimar" e com pouca sensatez na práctica."
 
Se as boards vierem a bons preços não vejo que sejam para quem tem muito dinheiro, mas sim para quem tem pouco e não quer/precisa ter a última novidade.

Vamos ver por ex. o meu caso, tenho um PIV 2.4 e para o uso normal serve perfeitamente para o gasto, imaginem que tinha comprado um PIV igual quando descontinuou ou mesmo agora em usado por meia dúzia de euros, conseguia duplicar(??), ou quase, o desempenho por menos de 50 euros e tinha PC para mais um ano ou dois.
 
Olha este a imitar o Bill Gates. Tens toda a razão, ter mais do que 640KBytes de memória "é completamente desnecessário, um chamariz para pessoas com dinheiro para "queimar" e com pouca sensatez na práctica."

Se soubesses a mínima ideia sobre o assunto que comentas, não vinhas para aqui dizer asneiras.

Não há qualquer aplicação desktop corrente que aproveite mais de dois cores.
Se estás a falar de rendering, não precisas de um desktop, mas de uma workstation, e não precisas de 4 slots PCI-Express 2.0... :rolleyes:

Além disso, a tendência é ter mais cores por CPU, tornando a necessidade prematura de 8 cores em dois sockets neste momento um total overkill.


BTW, mesmo em muitas aplicações workstation, 8 cores aínda são overkill, a tua "querida" Apple que o diga... :P
 
Vejam >>>aki<<< os ganhos miseraveis de single vs dual core nos jogos.

E ao passar de dual para quad ainda vão ser mais miseráveis, já k aki mt dos ganhos são de os apps/OS em background estarem num dos cpu's.

Ou seja para jogos n faz ***** sentido.

Isto é mais para dar brag rights ás marcas é um produto sem mercado.
A nível profissional de render/encode n estou a ver a comprarem uma solução destas, ai a fiabilidade/qualidade de um servidor/workstation é mais desejável.
 
Zar0n, apesar de actualmente a diferença ser pequena, a tendência será para cada vez ser maior à medida que os developers forem optimizando o código para cores múltiplos, e isso vê-se no artigo que postaste, em que jogos com motores mais recentes já têm ganhos apreciáveis.

Na geração DX10 isso deverá ser ainda mais visível
 
Se soubesses a mínima ideia sobre o assunto que comentas, não vinhas para aqui dizer asneiras.

Não há qualquer aplicação desktop corrente que aproveite mais de dois cores.
Se estás a falar de rendering, não precisas de um desktop, mas de uma workstation, e não precisas de 4 slots PCI-Express 2.0... :rolleyes:

Além disso, a tendência é ter mais cores por CPU, tornando a necessidade prematura de 8 cores em dois sockets neste momento um total overkill.


BTW, mesmo em muitas aplicações workstation, 8 cores aínda são overkill, a tua "querida" Apple que o diga... :P

Antigamente fazia sentido falar em desktops vs workstations, hoje a distância é curta. Obviamente que boards multi-socket são para desktops musculadas (devias prestar atenção no que os outros escrevem) ou workstations (como quiseres) agora não venhas dizer que não há aplicações para elas. No meu ramo profissional coisas com menos de 4 cores são lentas e isto é para coisas corriqueiras em elementos finitos ou diferenças finitas para electromagnetismo. Para coisas complicadas a minha unidade são bocados de 64-cores em supercomputadores ou clusters. Mas tudo o que sejam 8,16 cores numa caixa é o ideal para o trabalho seguinte que é visualização computacional. Epá, tem tino e de uma vez por todas convence-te que ainda és muito verdinho nestas coisas e não te fies em coisas que leigos escrevem aí pela net. O Mac Pro de 8-cores existe para fazer o "corte final" de pequenas produções, tem mercado portanto.
 
Última edição pelo moderador:
Antigamente fazia sentido falar em desktops vs workstations, hoje a distância é curta. Obviamente que boards multi-socket são para desktops musculadas (devias prestar atenção no que os outros escrevem) ou workstations (como quiseres) agora não venhas dizer que não há aplicações para elas. No meu ramo profissional coisas com menos de 4 cores são lentas e isto é para coisas corriqueiras em elementos finitos ou diferenças finitas para electromagnetismo. Para coisas complicadas a minha unidade são bocados de 64-cores em supercomputadores ou clusters. Mas tudo o que sejam 8,16 cores numa caixa é o ideal para o trabalho seguinte que é visualização computacional. Epá, tem tino e de uma vez por todas convence-te que ainda és muito verdinho nestas coisas e não te fies em coisas que leigos escrevem aí pela net. O Mac Pro de 8-cores existe para fazer o "corte final" de pequenas produções, tem mercado portanto.


BTW, eu não sou verdinho nestas coisas, tenho mais de 12 anos de experiência no segmento de rendering offline 3D profissional. Sei bem do que falo.
Podes dizer a mesma coisa de ti ?

Se calhar já usava o 3D Studio (versão MS-DOS e depois em Windows) aínda tu nem sabias o que era um Mac.



E mantenho a minha opinião, 8 cores num desktop para jogos (4 slots PCIe 2.0 e falta de suporte sequer a memória ECC não deixam dúvidas quanto ao "alvo") em 2007 é completo disparate, e se vais na cantiga unicamente porque um PC, perdão, um Mac Pro da Apple tem 8 cores, então tenta jogar umas coisinhas no Windows XP, através do Boot Camp, com uma X1900 XT e depois num PC com Dual ou Quad Core single-socket e o mesmo modelo de mesma placa gráfica.
É que não se pode explicar tudo pela latência dos módulos FB-DIMM...
 
Última edição pelo moderador:
E mantenho a minha opinião, 8 cores num desktop para jogos (4 slots PCIe 2.0 e falta de suporte sequer a memória ECC não deixam dúvidas quanto ao "alvo") em 2007 é completo disparate

É disparate se os jogos nao aproveitarem, mas a Valve ja mostrou um demo de um jogo a aproveitar e de que maneira mais cores. É uma questão de esperar para ver....
 
É disparate se os jogos nao aproveitarem, mas a Valve ja mostrou um demo de um jogo a aproveitar e de que maneira mais cores. É uma questão de esperar para ver....

O problema é k se comprares agr um sistema multicore (com 4 ou mais cores) quando finalmente houver mt jogos a usar esses cores já o teu sistema vai estar totalmente desactualizado.

A industria de software n anda ao mesmo ritmo k a de hardware, é necessário mt investimento e mts horas de mão de obra para tornar os jogos multi thread.
As grandes software houses podem ser mais rápidas mas a grande maioria vai demorar bastante mais tempo.

A minha previsão é k vai demorar 2-3 anos até o top 10 usar 4 cores ou mais.

Epá afinal descobri que ando meio enganado. Não sabia que os PCs apenas servem para jogar! :joker:

Se keres navegar na net, usar aplicações office, ver filmes e ouvir mp3 então até um sempron serve.

Os jogos são uma das forças motriz do desenvolvimento de hardware.
 
Última edição:
Back
Topo