Nesta thread vou reunir informações sobre como modificar/fazer mods para os jogos da série GTA (geração 3 [III,VC e SA]).
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GTA Modding
Indice de Posts:
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O que é um MOD?
Regras chave dos mods
Base do "motor" GTA (RenderWare)
A engine do GTA (Renderware) assenta num conjunto de ficheiros:
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GTA Modding
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O que é um MOD?
MOD significa MODificação, e é exatamente isso que um MOD faz a um jogo: MODifica o seu conteúdo. Um MOD é feito com base num jogo pré existente e que usa todas as capacidades desse jogo pré existente para criar novas possibilidades aos jogadores. Qualquer MOD depende diretamente de um jogo já existente.Um bom exemplo de um mod é o Counter Strike, talvez o MOD mais bem sucedido na história dos jogos.
Regras chave dos mods
A regra de ouro dos mods em GTA é que estes não podem ser vendidos! A rockstar,não suportando directamente, deixou a possibilidade de modificação aberta de forma a que qualquer um os fizesse e os pudesse distribuir de forma livre. Além do mais todas as ferramentas disponiveis para modificação são feitas pela comunidade de modders de GTA sem tentativa de lucro financeiro.
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Base do "motor" GTA (RenderWare)
A engine do GTA (Renderware) assenta num conjunto de ficheiros:
- *.DFF - Os modelos, funcionam para o jogo como um .max ou .3ds para o 3dStudioMAX;
- *.TXD - As texturas, comprimidas com o plugin DDS da nVidia,
- *.COL - Ficheiros de colisão, que básicamente é o modelo que indica ao jogo as superficies.
- Uma pequena nota sobre os COL, é que estes são extritamente necessários, pois sem eles a Personagem passava pelo meio dos objectos.
- *.IMG - "Biblioteca" dos ficheiros do motor do jogo (quer dos objectos, mas também dos ficheiros que contêm as movimentações dos NPCs do PC (Playable character)
- Durante o GTAIII e o VC os objectos do jogo eram todos armazenados no ficheiro principal (GTA3.img), mas com a chegada do SA abriu-se uma nova porta aos modders, pois estes podiam agora distribuir os seus mods em *.IMGs separados criados por eles.
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