Contraste dinâmico: dá para desligar?

E vocês preferem ter isso ligado ou desligado?
Estive a ver na LC25R e fazia um bocado de confusão ver a backlight a "saltitar" níveis de intensidade.
 
E vocês preferem ter isso ligado ou desligado?
Estive a ver na LC25R e fazia um bocado de confusão ver a backlight a "saltitar" níveis de intensidade.

Por acaso já tinha reparado nesse efeito da intensidade da Backlight oscilar nas TV's Samsung, mas não sabia que isso tinha a ver com a TV estar ou não no modo Dinâmico.
 
Nas Samsung há forma de desligar, embora só possa ser feito no menu de serviço.

Contudo, ainda não compreendi a diferença (porque ainda ninguém me explicou apesar de o ter perguntado) entre o Dynamic Dimming (o tal responsável pelo efeito do backlight) e o Dynamic Contrast.

É que, acedendo ao menu de serviço, o Dynamic Contrast está, por defeito, desligado (pelo menos o meu estava...) pelo que apenas precisei de desligar o Dynamic Dimming. Esse sim aparecia ligado e era o responsável pelo tal efeito de intensidade de luz de que muitos se queixam.

Se quiseres, então, desligar o Dynamic Dimming podes fazê-lo; procura a forma algures neste fórum.
 
Tinha ideia que o contraste dinâmico era obtido variando a intensidade de backlight.
Agora, lendo o que escreveste, já fiquei sem saber que raio é o contraste dinamico afinal.


Ok, já pecebi:
Contraste dinâmico = ajuste da backlight + ajuste dos valores de gamma.
 
Última edição:
Nas Samsung há forma de desligar, embora só possa ser feito no menu de serviço.

Se quiseres, então, desligar o Dynamic Dimming podes fazê-lo; procura a forma algures neste fórum.

Nem fazes ideia do que me andava a irritar este problema da intensidade da luz do ecrã variar constantemente nas cenas mais escuras. Fiz um search no goolge e encontrei a solução para o problema tal como tu referiste.

SOLUTION:

The problem is DYNAMIC DIMMING

NOTE: This does not hurt the TV in any way, I've done it many times on mine and friends TV's

On your remote press "Power Off - Info - Menu - Mute - Power On"

(If You cant get it to work try doing it slower)

Your TV should TURN on with lots of purple Menu options if you did it right.

Now, Select Option 2 in the menu and press enter on your remote.

press down untill you reach "Dynamic Dimming" and press right untill it goes to OFF. Then just press the EXIT button on your remote to finalise the setting and finally turn your TV off then back on.

Sorted, no more damn nasty quick changes of the colour. No need to thank me. 100% BETTER without dynamic dimming on, Turned it into the PERFECT Tv, If I couldn't have fixed this it would have been returned to sender....

SO ALL YOU R7 USERS, YOU ARE SAVED! GET DYNAMIC DIMMING TURNED OFF! no more random brightness changes to distract your mise en scene!
.."

Obrigado pela dica :004:
 
Faço, faço... :)
Estive quase a devolver a minha à loja por esse motivo. Se não tivesse descoberto a forma de desligá-lo podes ter a certeza que o devolvia...

Mas, ainda relacionado com a relação entre o Dynamic Dimming e o Dynamic Contrast, continuo, de facto, sem percerber se perdi ou não o Constraste Dinâmico por ter desligado o Dimming; mas o que me causa alguma estranheza é o Dynamic Contrast estar desligado por defeito quando se entra no menu de serviço...

Já que vais fazer a coisa, verifica se também o teu está desligado ou não, por defeito. E posta aqui, depois.
 
Faço, faço... :)
Estive quase a devolver a minha à loja por esse motivo. Se não tivesse descoberto a forma de desligá-lo podes ter a certeza que o devolvia...

Mas, ainda relacionado com a relação entre o Dynamic Dimming e o Dynamic Contrast, continuo, de facto, sem percerber se perdi ou não o Constraste Dinâmico por ter desligado o Dimming; mas o que me causa alguma estranheza é o Dynamic Contrast estar desligado por defeito quando se entra no menu de serviço...

Já que vais fazer a coisa, verifica se também o teu está desligado ou não, por defeito. E posta aqui, depois.

Se desligares o dimming perdes concerteza o contraste de 5000:1 que falam.
Isso é garantido, porque esses contrastes são obtidos com a backlight ao minimo para os pretos, e com a backlight ao máximo para os brancos.
 
Mas, ainda relacionado com a relação entre o Dynamic Dimming e o Dynamic Contrast, continuo, de facto, sem percerber se perdi ou não o Constraste Dinâmico por ter desligado o Dimming; mas o que me causa alguma estranheza é o Dynamic Contrast estar desligado por defeito quando se entra no menu de serviço...

Já que vais fazer a coisa, verifica se também o teu está desligado ou não, por defeito. E posta aqui, depois.

Na minha o Dynamic Contrast está desligado por feito, já vinha assim de fábrica.

E pelo que tenho estado a ler na net, está desligado em todos os LCD's da Samsumg (pelo menos série R e S)
 
Se desligares o dimming perdes concerteza o contraste de 5000:1 que falam.
Isso é garantido, porque esses contrastes são obtidos com a backlight ao minimo para os pretos, e com a backlight ao máximo para os brancos.

rjdt tens a certeza disso? Ou é uma dedução que fazes?

Nos vários foruns que ando a ler acerca disto, alguns pensam como tu, outros dizem que isso não altera o Contraste Dinâmico...

Gostava realmente de saber ;)
 
Uhmm...
Importam-se de ver na etiqueta de trás o pequeno serial number de 4 letras que lá tem? Deve começar com um A, um C ou um S.
Poderá estar ai a explicação para estarem todos com o dynamic contrast desligado.
 
rjdt tens a certeza disso? Ou é uma dedução que fazes?

Nos vários foruns que ando a ler acerca disto, alguns pensam como tu, outros dizem que isso não altera o Contraste Dinâmico...

Gostava realmente de saber ;)

Tenho a certeza absoluta que os valores de contraste dinâmico anunciados são obtidos variando a intensidade da backlight.
 
Sabes que também retirei essa ilacção...

Fico sem perceber bem se ao desligar o dimming ficamos sem o valor de contraste anunciado ou se uma coisa não tem, de facto, a ver com outra já que o dito contraste dinâmico já estava desligado antes de eu fazer o que quer que fosse... Mesmo que o contraste dinâmico precisasse do dimming para fazer o contraste este devia estar ligado e não desligado... 8|

Penso que. algures num fórum, vi alguém dizer que tinha desligado o dimming e «algumas semanas depois» tinha feito o mesmo ao contraste, significando isso que, pelo menos no LCD desse user, o contraste também estava em posição ON e não na OFF, como a minha.

Mas a verdade é que, caso a alternativa seja perder o contraste, prefiro mesmo perder o contraste e não ser aborrecido com as variações de luz. Em cenas escuras com legendas, a própria legenda também escurece/ilumina e isso chateia-me mesmo muito. E as acções ganham um «movimento» que ninguém previu. >(
 
Sabes que também retirei essa ilacção...

Fico sem perceber bem se ao desligar o dimming ficamos sem o valor de contraste anunciado ou se uma coisa não tem, de facto, a ver com outra já que o dito contraste dinâmico já estava desligado antes de eu fazer o que quer que fosse... Mesmo que o contraste dinâmico precisasse do dimming para fazer o contraste este devia estar ligado e não desligado... 8|

Penso que. algures num fórum, vi alguém dizer que tinha desligado o dimming e «algumas semanas depois» tinha feito o mesmo ao contraste, significando isso que, pelo menos no LCD desse user, o contraste também estava em posição ON e não na OFF, como a minha.

Mas a verdade é que, caso a alternativa seja perder o contraste, prefiro mesmo perder o contraste e não ser aborrecido com as variações de luz. Em cenas escuras com legendas, a própria legenda também escurece/ilumina e isso chateia-me mesmo muito. E as acções ganham um «movimento» que ninguém previu. >(

Não te importas de ver o tal serial number de 4 letras, e depois dizer aqui?
Interessa principalmente saber a primeira letra desse pequeno serial.
Cumps.
 
Uhmm...
Importam-se de ver na etiqueta de trás o pequeno serial number de 4 letras que lá tem? Deve começar com um A, um C ou um S.
Poderá estar ai a explicação para estarem todos com o dynamic contrast desligado.

Estive agora a verificar e na parte de trás da TV na etiqueta que lá tem, não existe nenhum serial number 4 letras.

Tenho o serial number da TV que começa por A mas no total são 15 caracteres Alfanumericos e não 4.

Será isto que perguntavas?
 
Última edição:
Boas.
Tenho uma samsung 32N71 e tentei fazer como vocês explicam aqui, mas no meu menu de serviço tenho o dynamic dimming a on mas não consigo aceder a esta opção para o alterar, está a cinzento.
Sabem o que poderá ser ?
Cumps
 
Estive agora a verificar e na parte de trás da TV na etiqueta que lá tem, não existe nenhum serial number 4 letras.

Tenho o serial number da TV que começa por A mas no total são 15 caracteres Alfanumericos e não 4.

Será isto que perguntavas?
A tua não é uma R71B?
 
Back
Topo