Que cuidados ter para não perder dados do cartão de memória?

Meje

Power Member
Infelizmente abro esta thread porque em mais de 3 anos de utilização de máquinas digitais, ontem perdi a confiança na tecnologia. O meu memory stick Duo de 1 GB apagou-se com umas centenas de fotos, algumas delas de trabalho, outras de convivio com amigos. Algumas delas, impossiveis de voltar a obter (falando das que precisava para trabalhar). Ainda não percebi o que posso ter feito de errado para isto acontecer. É suposto acontecer assim, estilo "morte subita"?

Vou descrever o que fiz:
-Andava com fotos no cartão há uns meses, tinha espaço de sobra e sempre podia ir mostrando aos amigos quando estava com a máquina (uma Sony W50);

-Andei a tarde toda a fotografar edificios para um trabalho da faculdade e ia vendo como as fotos estavam a ficar no LCD da máquina diversas vezes.

-Ao fim da tarde decidi passar algumas fotos para o portátil e enviar algumas por e-mail a um professor para pedir uma opinião

-Usei um adaptador USB com leitor de cartões (Vodafone mobile multicard reader usb 2.0) para colocar o meu memory stick pro duo, pois estava a usar um Macbook que não tem qualquer tipo de leitor de cartões. Liguei-o enquanto iniciava o Mac OS X, se não estou em erro.

-Quando vou abrir o cartão, este está vazio para meu desespero.

-Tirei várias fotos no local e repeti o procedimento com todas as variantes que me ocorreram e não voltou a ocorrer.


Agora fiquei com receio que volte a acontecer, devia ter um 500MB de fotos que foram à vida. Alguém encontra alguma explicação para isto? Acho que descrevi tudo com detalhe, se precisarem de mais alguma info digam. Obrigado!

PS: Faço SEMPRE remover com segurança e só retiro o cartão da máquina com esta desligada.
 
Última edição:
as vezes acontece!
já aconteceu com outra malta as vezes ficarem ficheiros corrompidos da maquina a gravar mal no cartao!

Mas andar com fotos mais de 1 meses no cartao! :|

Não entendo poruqe não compram cartão de 512 e pronto ;)
 
eu recomendava-te a não tirar o cartão da maquina. usa-o sempre la dentro, e transfere as fotografias atravéz do cabo de dados da maquina.

e claro, sempre que ligares a maquina ao PC, aproveita para sincronizar as fotos da maquina com uma pasta de backup que tenhas no PC.
 
Mas andar com fotos mais de 1 meses no cartao! :|

Não entendo poruqe não compram cartão de 512 e pronto ;)

Pois, quanto à primeira frase, se me dissesses isso na semana passada eu dizia-te: "Porque não!". Mas agora, tens toda a razão, vou passar a fazer como o Koncaman diz, sempre que possivel liga-se o cabo e o software tira-me as fotos automaticamente e pronto. Não fazia ideia que "às vezes acontece":'(

Quanto à segunda, o cartão de 1GB justifica-se pelo modo video, mas isso é outra conversa...
 
Mas e um daqueles software de recuperação de ficheiros apagados?
Já tentaste usar o get data back ou assim?

O software que estava a falar é um software banal que vem com a máquina, não está relacionado com recuperação de ficheiros.

Não usei software nenhum para tentar recuperar as fotos, estava a usar Mac OS X e não faço ideia quando se deu a perda. Já fiz uma pesquina no disco do Mac e nada de fotos, como seria de esperar...
 
Pois, mas o soft que te indiquei é para procurar os ficheiros eliminados do cartão.
Ou seja, tenta recuperar os ficheiros depois de apagados.
 
Apesar de agora ser um bocado tarde para isso, o que aconselho é mal se chega a casa, passar as fotos para o PC, até podes manter na máquina, mas ter um backup no PC é fundamental.
Tenta usar um programa de recuperação de dados, pode ser que consigas. Boa sorte para isso ;)
 
não é à toa que o formato utilizado pelas máquinas de gama alta são os "velhinhos" compact flash. :) há registos de pessoal que deixa cartões nas calças, vão a lavar, secam e continuam a funcionar.. são muito mais resistentes que qualquer formato concorrente.

se não estiveres muito interessado no modo de filmagem utilizar vários cartões é mesmo muito preferível a ter só um de grande capacidade. ainda agora comprei dois CFs de 1GB em vez de um de 2GB que me saia mais barato.

em relação ao que aconteceu, como todas as coisas negativas que nos acontecem, servem para aprendermos! :)
 
as vezes acontece!
já aconteceu com outra malta as vezes ficarem ficheiros corrompidos da maquina a gravar mal no cartao!

Mas andar com fotos mais de 1 meses no cartao! :|

Não entendo poruqe não compram cartão de 512 e pronto ;)
dani - já me acoteceu o mesmo com a minha sony mas reavi todas elas fui á COLUMBIA Fotocine profissional av. Julio Diniz 14 frente ao campo pequeno:)
 
Última edição:
Back
Topo