[Tutorial] Baixar as temperaturas elevadas nas placas graficas 8800 GTS e 8800GTX

Jert123

I'm cool cuz I Fold
[FONT=&quot]Resolver os problemas de temperaturas elevadas nas placas graficas 8800 GTS e 8800GTX.

Bem para muitos utilizadores de placas 8800GT* as suas placas atingem temperaturas muito elevadas como 90ºC e 80ºC quando jogam...
Ora bem a solucao passa por acelarar a velocidade de funcionamento da fan da placa grafica...
(na data em que isto foi escrito ainda nao havia muitas maneiras de controlar a FAN da placa grafica...)
Ora bem existem 3 passos...

1º Diagnosticar a temperatura da minha placa grafica em Idle e em Full. (no meu caso rondava os 60ºC(idle) e 80/85ºC(FULL))
2º Fazer o download do NTUNE no meu caso a versao e a "5.05.25.00_ntune_winxp_international" pesquisem no google
3º Modificar a velocidade da FAN...


Vou agora esplicar passo a passo como fazer(espero que isto seja bem pago :joker:)


1º Passo

[/FONT]
[FONT=&quot]Primeiro para diagnosticar as temperaturas em Idle e Full devem proceder ao download do progama [/FONT][FONT=&quot]ATITOOL(clica para o download)[/FONT][FONT=&quot]
depois de instalar e fazer o seguinte: mandar correr o teste Show video 3D(isto nao e full penso eu mas ja esquenta bastante...na minha ja foi em 1m30s aos 85ºC e o quarto e arejado..)
Assim ficamos a saber as temperaturas da nossa placa ..em Full
Vamos agora saber em Idle que e mais simples ... e so ligar o ATI TOOLS e esperar que ele nos de as temperaturas ou seja nao usar qualquer tipo de software que faca com que a grafica trablhe (aconselho a fazer isto quando se arranca o pc ... sem correr qualquer tipo de jogo ... e esperar uns 15 minutos... para a grafica esbilizar (se calhar estou a exagerar no tempo de espera mas ok :))

As temperaturas deveram andar ah volta de

60/64 "IDLE"
78/85 "FULL"

2º Passo

Bem entao o que temos de fazer agora e ir ao site da Nvidia e fazer o download de um programa chamado Ntune este programa encontra se na pagina seguinte..

[/FONT][FONT=&quot]Ntune (download)[/FONT][FONT=&quot]

apos o download deveram instalar o mesmo...
assim poderam agora obter uma nova disposicao do control panel da nvidia...




agora que o ja temos o nosso programa instalado podemos entao acelarar a velocidade da FAN ... por defeito penso que ela trabalha a 50% mas nao tenho a certeza...

3º Passo

ora entao no painel de controlo da nvidia vamos clicar a opcao "DESEMPENHO"
vamos dar a um ecran com isto


agora vamos clicar na opcao que diz "Ajustar as definicoes do GPU"
Atencao cuidado com este passo pois podem tar a mexer em coisas que nao devem.... (ou nao)

agora vai aparecer um menu destes


vamos ao que diz definicoes de ventoinha da GPU e vamos subir a escala para cima e manda em seguida aplicar...
ATENCAO : NUNCA DESCER PORQUE ASSIM VAO BAIXAR AS rotacoes da ventoinha o que nos queremos e subir... aconselho a deixar em 80% nao faz mto ruido e baixa aproximadamente 10Cº ao que estava antes ...

Nao me responsablizo por qualquer estrago causado ao equipamento ou outros factos que possam ocorrer apos isto...


Cumps
Jert123[/FONT]

espero que tenham umas boas jogatinas...:lol:
 
faço isso com o rivatuner ;) ou deixa-se em auto ou ajusta a la pata... Eu deixei a 65%, acima disso o ruido já se nota... E não passa dos 60 e tal a jogar...
 
Estranho!

Foi com atenção que li o teu post e detectei algumas diferenças com a minha placa gráfica.

Eu tenho uma motherboard Asus Commando e como gráfica tenho uma XFX GeForce PCI-E 8800GTS 320Mb GDDR3 (500M)

O estrranho foi quando fui á parte de Ajustar as definições de GPU reparei que eu não tenho acesso á ventoinha ou seja está tipo desactivado e não posso mecher na velocidade da ventoinha!

Preciso de ajuda pls.
 
tens que instalar o ntune só depois é que tens acesso aos clocks e setings da fan e penso que tens de por em manual, corrigam-me se estiver errado. já agora a minha está sempre a 49/51 graus em idle
 
Última edição:
A mim tb está bloqueado, mas tou a fazer isto para um portátil com uma 7600 Go.

Mas como é que vejo as temperaturas da grafica e vel. da fan? Eu fiz o download dos programas, mas não sei como é que vejo a temperatura. :(
 
basta mudar as definiçoes de relogio para: frequencias de relogio personalizadas.
bazarouco, á algumas graficas que nao tem sensor de temperatura pode ser o teu caso,mas podes sempre usar o ati tool
 
Bem este topico foi criado em vista em resolver problemas de temperaturas com 8800GTS
Embora eu ache que isto tbm deveria funcionar com as outras graficas...
bazarouco visto teres uma 7600GS e possivel que o teu portatil nao deixe mexer nas velocidades das Fans...
Nao tenho certezas...

 
Foi com atenção que li o teu post e detectei algumas diferenças com a minha placa gráfica.

Eu tenho uma motherboard Asus Commando e como gráfica tenho uma XFX GeForce PCI-E 8800GTS 320Mb GDDR3 (500M)

O estrranho foi quando fui á parte de Ajustar as definições de GPU reparei que eu não tenho acesso á ventoinha ou seja está tipo desactivado e não posso mecher na velocidade da ventoinha!

Preciso de ajuda pls.
bem olha enquanto ah grafica e igualzinha ah minha so que nao sao 500MB mas sim 640MB mas isso nao e relevante..:)
Olha convem sempre actulizares os drivers da grafica.. talvez seja por isso
 
bem olha enquanto ah grafica e igualzinha ah minha so que nao sao 500MB mas sim 640MB mas isso nao e relevante..:)
Olha convem sempre actulizares os drivers da grafica.. talvez seja por isso

Jert123 que drivers estás a usar?

Eu estou a usar estas drivers Forceware 101.02 2000/XP (32-bit) saquei-as daki http://downloads.guru3d.com

Entretanto acabei de saber que sairam umas drivers novas só para a 8800 GTS/GTX e que são estas ForceWare 97.94 Windows XP (8800) podem ser encontradas aqui http://downloads.guru3d.com/download.php?det=1613

Bem vou actualizar as drivers e já digo alguma coisa se continuo com o problema de não conseguir mexer nas ventoinhas.

Abraços
 
Jert123 que drivers estás a usar?

Eu estou a usar estas drivers Forceware 101.02 2000/XP (32-bit) saquei-as daki http://downloads.guru3d.com

Entretanto acabei de saber que sairam umas drivers novas só para a 8800 GTS/GTX e que são estas ForceWare 97.94 Windows XP (8800) podem ser encontradas aqui http://downloads.guru3d.com/download.php?det=1613

Bem vou actualizar as drivers e já digo alguma coisa se continuo com o problema de não conseguir mexer nas ventoinhas.

Abraços
pa olha eu tinha instalado os 97.92_forceware_winxp_english_whql
mas nao sei se com os novos muda alguma cena.. vou ver isso tou a sacar..
tbm
 
Jert ficou resolvido o meu problema de não conseguir mexer nos valores da ventoinha :D realmente notasse uma diferença se estiver só a ver sites, emails,irc e msn as minhas temps rondam os 58º e 60º mt bom mesmo :-D

O que fiz como disse no post anterior foi instalar as novas drivers que sairam no dia 5 deste mês só para a série 8800 e voltei a reinstalar o ntune.

E desde já agradeço-te pelas tuas respostas e o teu FAQ que foi muito útil, se não fosses tu eu acho que nunca iria mexer na ventoinha :P

A gente até pode usar este topico para trocar dicas sobre as nossas placas.

Abraços
 
Back
Topo